Felicidade homeopática...


     Li algures por aí um artigo curioso  da jornalista brasileira Leila Fernandes, que vem de encontro aquilo que penso. Escrevia ela sobre felicidade... felicidade homeopática! A felicidade seria então, a soma de pequenas felicidades. Pequenos momentos que vão chegando, nas palavras dela, a conta-gotas. Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir... São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem -alegrias de pequeno e médio porte e até grandes (ainda que fugazes) alegrias, escrevia ela. E bem, digo eu.
     Por vezes ficamos presos a um conceito fantasioso de felicidade que nos impede de apreciar pequenos momentos, ansiamos por abraçar o mundo, e nem percebemos o que está na palma das nossas mãos. Afinal a felicidade não é um estado mágico ou duradouro. É a tal felicidade homeopática, que se pode traduzir em momentos curtos e simples. Como estes, em modo pré-outonal...






   Encontrei no Minho esta cerveja artesanal de chocolate, do estilo Stout, e adorei. Um momento feliz. Com sabores marcantes de café, malte e chocolate, combina perfeitamente com sobremesas a base de cacau e chocolate. Uma sugestão excelente para um fim de tarde colorido já em tons que anunciam a chegada do outono. Também a anunciar o outono, vêm aí os cestos de verga cheios de castanhas, as compotas e os dias mais pequenos. As mantas axadrezadas que aconchegam as noites mais frias, o chá quente a substituir os gelados e os refrescos. Claro que gostamos do Verão e coisa e tal... Mas também é bom entrar na nova estação, quanto a mim mais cosy e confortável.
 Se está para aí virado, pegue nestas ideias, troque-as  por momentos felizes e comece já hoje a contabilizar, ainda que a conta-gotas, pequenos momentos de felicidade...






   Uma boa semana para todos!


  Manuela



Comentários

  1. Olá Manuela! Penso que nós brasileiros, já nascemos com este sentimento de,"felicidade homeopática"! Sempre escrevo no blog sobre esta felicidade a qual eu acredito,sinto e vivo.Sim a felicidade está nestes pequenos detalhes do dia a dia.Cá na Bélgica tem uma cerveja de chocolate deliciosa.Fiquei com vontade de provar esta.A tua mesa sempre caprichosa. Boa semana para si e os seus,Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo Manuela, penso da mesma forma que a Jornalista Leila Fernandes, felicidade é isso, nas pequenas coisas que nos dão prazer e nos fazem sorrir todos os dias.
    Quanto à cerveja fica a curiosidade pelo sabor, mas que eu comia uma fatia desse bolo delicioso, comia.
    Uma mesa mesmo chamando a nova estação, adorável como sempre, Parabéns.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela, acho que com a idade começamos a nos aperceber que a felicidades está sim nas pequenas coisas. E que são os momentos e não as coisas que contam. Hoje em dia, procuro colecionar momentos, assim como oferecer momentos. E tenho passado o conceito aos meus filhos na esperança de que eles se apercebam disto rapidamente (ou seja, ainda novos). Quanto à cerveja, ia te falar das cervejas belgas mas há aqui em cima uma expert no assunto, hahaha, e como não bebo (gostava muito, acho que em pequenas doses é relaxante) vou te dizer que fiquei de olho mesmo foi na fatia de bolo! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Manuela, é de grande sabedoria saber e poder apreciar todos os momentos feluzes, como por exemplo, degustar um copo dessa cerveja tentadora.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. OLá Manuela, partilho do conceito na totalidade, sempre defendi que a felicidade é uma soma de bons momentos. Como dizes, um fim de tarde na companhia de quem queremos a usufruir dos pequenos prazeres da vida... e que tal partilhares a receita do bolo, para mim e para a Val? (e para quem mais aparecer... ).
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Que delicioso post Manuela!!
    A felicidade está mesmo nas pequenas coisas da vida!
    beijinho enorme e obrigada pela inspiração de sempre!

    ResponderEliminar
  7. Pois é, Manuela, acho que essa tal felicidade homeopática é mesmo o que realmente importa. Viver correndo atrás apenas das felicidades de grandes dimensões pode ser frustrante e deixamos passar pequenos momentos tão especiais e que poderão ser lembrados inúmeras vezes, sempre com aquele baita conforto que aquece a alma. E vc me parece ser uma excelente provedora de momentos assim! beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá Manuela
    Cerveja de chocolate!Ora ai está algo de que nunca ouvi falar, gosto de uma cervejinha quando o calor aperta .
    Mas esta de chocolate apela sem duvida o outono , o estar por casa e apreciar estas novas cores que agora vão aparecendo .Parece mentira mas não tarde estamos já em outobro .
    Vamos então coleccionar momentos de felicidade e fazer com que estes perdurem no nosso coração .
    Bom fim de semana
    Lulu

    ResponderEliminar
  9. Lindas as suas fotos.
    Cheguei há poucos dias de viagem para o sul (moro no nordeste) e pude conhecer cervejas artesanais.
    Momentos prazerosos são para mim, momentos de felicidade.
    Bjs e ótimo final de semana.

    ResponderEliminar
  10. Sejamos práticos — e prosaicos: como diz o Povo, "grão a grão enche a galinha o papo"! 😋
    Vamos degustando as pequenas coisas que, juntas, formarão um todo agradável, que nos ajuda a superar as crises...
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares