segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Felicidade homeopática...


     Li algures por aí um artigo curioso  da jornalista brasileira Leila Fernandes, que vem de encontro aquilo que penso. Escrevia ela sobre felicidade... felicidade homeopática! A felicidade seria então, a soma de pequenas felicidades. Pequenos momentos que vão chegando, nas palavras dela, a conta-gotas. Um pôr-de-sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém-coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir... São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que merecem -alegrias de pequeno e médio porte e até grandes (ainda que fugazes) alegrias, escrevia ela. E bem, digo eu.
     Por vezes ficamos presos a um conceito fantasioso de felicidade que nos impede de apreciar pequenos momentos, ansiamos por abraçar o mundo, e nem percebemos o que está na palma das nossas mãos. Afinal a felicidade não é um estado mágico ou duradouro. É a tal felicidade homeopática, que se pode traduzir em momentos curtos e simples. Como estes, em modo pré-outonal...






   Encontrei no Minho esta cerveja artesanal de chocolate, do estilo Stout, e adorei. Um momento feliz. Com sabores marcantes de café, malte e chocolate, combina perfeitamente com sobremesas a base de cacau e chocolate. Uma sugestão excelente para um fim de tarde colorido já em tons que anunciam a chegada do outono. Também a anunciar o outono, vêm aí os cestos de verga cheios de castanhas, as compotas e os dias mais pequenos. As mantas axadrezadas que aconchegam as noites mais frias, o chá quente a substituir os gelados e os refrescos. Claro que gostamos do Verão e coisa e tal... Mas também é bom entrar na nova estação, quanto a mim mais cosy e confortável.
 Se está para aí virado, pegue nestas ideias, troque-as  por momentos felizes e comece já hoje a contabilizar, ainda que a conta-gotas, pequenos momentos de felicidade...






   Uma boa semana para todos!


  Manuela



7 comentários:

  1. Olá Manuela! Penso que nós brasileiros, já nascemos com este sentimento de,"felicidade homeopática"! Sempre escrevo no blog sobre esta felicidade a qual eu acredito,sinto e vivo.Sim a felicidade está nestes pequenos detalhes do dia a dia.Cá na Bélgica tem uma cerveja de chocolate deliciosa.Fiquei com vontade de provar esta.A tua mesa sempre caprichosa. Boa semana para si e os seus,Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo Manuela, penso da mesma forma que a Jornalista Leila Fernandes, felicidade é isso, nas pequenas coisas que nos dão prazer e nos fazem sorrir todos os dias.
    Quanto à cerveja fica a curiosidade pelo sabor, mas que eu comia uma fatia desse bolo delicioso, comia.
    Uma mesa mesmo chamando a nova estação, adorável como sempre, Parabéns.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela, acho que com a idade começamos a nos aperceber que a felicidades está sim nas pequenas coisas. E que são os momentos e não as coisas que contam. Hoje em dia, procuro colecionar momentos, assim como oferecer momentos. E tenho passado o conceito aos meus filhos na esperança de que eles se apercebam disto rapidamente (ou seja, ainda novos). Quanto à cerveja, ia te falar das cervejas belgas mas há aqui em cima uma expert no assunto, hahaha, e como não bebo (gostava muito, acho que em pequenas doses é relaxante) vou te dizer que fiquei de olho mesmo foi na fatia de bolo! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Manuela, é de grande sabedoria saber e poder apreciar todos os momentos feluzes, como por exemplo, degustar um copo dessa cerveja tentadora.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. OLá Manuela, partilho do conceito na totalidade, sempre defendi que a felicidade é uma soma de bons momentos. Como dizes, um fim de tarde na companhia de quem queremos a usufruir dos pequenos prazeres da vida... e que tal partilhares a receita do bolo, para mim e para a Val? (e para quem mais aparecer... ).
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Que delicioso post Manuela!!
    A felicidade está mesmo nas pequenas coisas da vida!
    beijinho enorme e obrigada pela inspiração de sempre!

    ResponderEliminar