Pêra ou pera?!

     Olá!

     Escreve-se "pêra" ou "pera"?
     Em bom português escreve-se pera!
     Dizem os entendidos que o Acordo Ortográfico não muda a pronúncia mas sim as palavras, e parece que agora, em bom português, se escreve pera e não pêra... Ou seja, o novo Acordo Ortográfico roubou-nos o acento circunflexo... Antes, escrevia-se pêra, com acento, no singular. Já no plural, escrevia-se peras, sem acento. Estas coisas deixam-me confusa! Não sou rapariga de grandes modernismos!
Ora, se o Acordo, é um acordo meramente ortográfico, restrito à língua escrita, e que portanto não afecta a língua falada, porque raio não hei-de eu escrever da forma como falo?! Eu até falo bem... Manias, é o que é!! Pronto, não gostei das alterações introduzidas na língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico! Confundem-me, baralham-me... a mim e às minhas crianças! 
     Por isso, por enquanto, ainda sou da geração pré- Acordo Ortográfico de 1990! Perdoem-me as leitoras que são professoras de Língua Portuguesa, mas hoje por aqui ainda se escreve no antigo bom português: pêra!

    Depois deste desabafo "cem manias" e sem preconceitos, deixo ficar aqui a sugestão da Joaninha,  autora do blog  acomidadavizinha.blogspot.pt, para dar continuidade ao desafio lançado " Com peras"...
     Fiquem então com os queques/muffins de pêra, cuja receita foi facultada pela Joaninha, e tenham um bom Domingo!







     A receita foi sugerida pela Joana, e pode ser consultada no respectivo blog!





     A Joana é uma jovem mamã, e um doce de pessoa! Razão pela qual achei que a tonalidade rosa seria a  que melhor se adequaria para apresentar o seu contributo neste desafio! E para fazer jus aos seus muffins de pêra, improvisei uma argola de guardanapo com folha de videira e umas peras em miniatura...




   
     Detalhes da loiça escolhida...





     Às vezes perguntam-me acerca da loiça utilizada aqui no blog... Provavelmente já perceberam que tenho a "mania" de comprar louças!! Gosto de receber, e apresentar mesas diferentes... Gosto de cozinhar e de receber a familia e amigos, e mostrar mesas criativas é já cartão de visita da casa... Às vezes basta trazer para a mesa elementos da natureza, e misturar aquilo que normalmente as pessoas guardam dentro dos armários!!! Valeu?





    Um simples açucareiro, aqui em casa pode desempenhar várias funções: pode ficar na mesa cheio de flores, pode guardar biscoitos, e até pode ser usado para servir uma compota deliciosa...





     Gosto de olhar para os objectos de forma personalizada, porque só dessa forma os ambientes podem resultar originais. É a minha forma de estar, sem ter  a preocupação que tudo resulte enfadonho/perfeito...





     Por aqui a aparente desorganização funciona... Manias!!




     Os queques da Joaninha não saíram com a forma esperada, mas ficaram muito saborosos, e foram aprovados por quem os comeu!!




        Obrigada Joaninha!

        Um bom Domingo para todos!

         Manuela



Nota para as leitora que participaram no desafio "Com peras": ainda vou postar aqui a sugestão facultada pela Lulu, e posteriormente farei uma publicação onde anunciarei a receita que obteve maior aprovação e quem irá receber um miminho do "Cem Manias".

  

Comentários

  1. Manuela, adoro essas suas loiças entre o rústico e country-chic! :) E os queques, oh, parecem deliciosos. O problema é que, com uma cozinheira assim, deve ser difícil manter a linha aí em casa. Lar, doce lar!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, vou responder-lhe do alto do meu 1,52m, e dos meus poucos quilos (!!) : aqui quem come a doçaria não sou eu!!! São os homens da casa... Lar, doce lar!!

      Eliminar
  2. Olá Manuela, primeiro que tudo assino em baixo do pré acordo ortográfico. Nem faco qualquer esforco para me lembrar como é que se escreve hoje em dia...
    Os queques de pêra parecem absolutamente deliciosos, rodeados pelo ambiente do costume: cuidado, original e no meio da natureza ou com a natureza no meio! Adorei o bule do acucar...
    Estou já curiosa pelo próximo fim-de-semana para ver o que vem daí :) :)
    Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, ainda não vai ser este fim de semana!!! Obrigada pela presença amiga! Beijinhos!

      Eliminar
  3. Manuela, querida, sabe que também detesto esse acordo? E são mil e uma regras! Eu gostava de escrever "ela pára na frente de casa" e não gosto de "ela para na frente de casa", acho horrível! E ideia, o voo do avião, eles veem os passarinhos, tudo isso é horrível! Eu quero muito esse acento circunflexo de volta também! E o problema com os hífens? Eu tenho de saber isso de cor porque escrevo muito e publico, ou seja, não posso ignorar essas regras. Sabe que você é a primeira que vejo manifestando a sua indignação com tanta veemência (essa continua com acento, felizmente)? Gosto mesmo é de vir aqui aos domingos e às quartas, pois já quase sinto que você tem a mania de postar no domingo e responder às leitoras na quarta-feira!!! Ou, pelo menos, esse tem sido o padrão! E amo ver suas postagens e suas decorações inusitadas! E amo esse mergulho na alma portuguesa! Tudo lindo e gostoso e inspirador! Beijinhos, Tereza M. (Uma pergunta: já leu Rousseau? Ele era um rebelde muito interessante e amava passear pelos campos: não conheço você, mas acho que você carrega dentro de si um pouco dessa rebeldia rousseauniana, expressa de mil e uma formas diferentes! Só os fortes podem se dar ao luxo de serem rebeldes, tenho dito!!!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza! Conforme já adivinhou, eu gosto de responder aos comentário no meio da semana, quando tenho mais disponibilidade! Esta semana não consegui, mas vou responder-lhe agora... gostei de ler o que escreveu! E sim, há já alguns anos, li várias obras de Jean-Jacques Rousseau! Há uma frase dele que uso muito, "Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objectivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada."!! Define um pouco a minha forma de estar...
      Sabe, é um prazer enorme conversar consigo! Gostava de ler algumas publicações suas... Um grande xi-coração!

      Eliminar
  4. Manuela, eu escrevia pêra, ainda bem que deu essa dica, quanto há loiça, gostei muito, invulgar, beijos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mira, vamos aprendendo uns com os outros! Beijinhos

      Eliminar
  5. Un post encantador con la vajilla en rosa acompañando a las peras.
    La servilleta con la puntilla en rosa nos parece una monada.
    Siempre nos deleitas con unas fotos impresionantes.
    Feliz semana y un besito de las dos

    ResponderEliminar
  6. un post como siempre amiga querda ! esa mesa llena de encanto con esas pera !! por aca se dice tambien pera!!

    ResponderEliminar
  7. Para mim será sempre pêra. Sou completamente contra o novo acordo ortográfico, que acho uma aberração :S
    Muito bonitos estes queques.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. bom dia Manuela. com acento, sem acento, isso só interessa a gramáticos que mais não têm que fazer, tenho a dizer que esses muffins estão perfeitos; na cor (de certeza no sabor) , na apresentação, e estão muito bem rodeados de universo cor de rosa (sem hífen) numa louça muito bonita. beijinhos. boa semana. parabéns à Joaninha e sua sugestão. ah! gosto das argolas de guardanapo...criatividade e bom gosto (acho que já tinha aqui dito isso, mas gosto de repetir) é o que não falta aí para esses lados. beijinho outra vez!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo inteiramente o seu comentário no que toca ao AO. Quanto ao resto...obrigada:):):) Beijinhos!

      Eliminar
  9. Olá Manuela,

    Numa segunda de manhã ser invadida logo por este post tão lindo, com os queques que parecem com muito melhor aspecto que os meus, uma louça em rosa (e já agora, obrigada, acertou em cheio porque eu adoro a côr rosa), com uns detalhes tão românticos... Obrigada por ter tornado o início do meu dia muito mais airosos e alegre :-)

    A argola de guardanapo, que linda! E adequa-se ao tema perfeitamente...

    Quanto ao novo acordo ortográfico, como já deve ter percebido pela forma que eu escrevo não ligo nadinha e é que nem faço muito esforço para entender... Quando o meu pequenote entrar na escola acho que me vai fazer uma tremenda confusão tentar ajudá-lo/ensiná-lo... E a matemática? A maneira nova de fazer contas de dividir e tantas outras coisas que mudaram? :-( Não gosto e custa-me a modernizar nestes campos também...

    Beijinhos grandes e muito obrigada por ter experimentado a minha sugestão :-)
    Uma boa semana para todos aí de casa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço Joaninha!! Ainda bem que gostou do rosa... eu já adivinhava!!! Beijinhos para vocês também!

      Eliminar
  10. Dearest Manuela,
    What a lovely post; so well written and expressed from the heart!
    One often wonders WHY certain things need to be changed...?
    Pear has a special meaning to both of us as well. Husband Pieter's Mom's Maiden name was: Peer = Dutch for pear. So we always have looked at pears in a different way.
    I'm like you, setting a special table as a trade mark for guests. They feel pampered by the special attention and that elevates the joy of the food and company.
    Hugs to you and thanks for sharing such lovely photos with yummy looking cupcakes.
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Mariette,
      I loved reading your comment just as mutch as I liked reading your story. It's allways nice to share these things with you.
      Hugs,
      Manuela

      Eliminar
  11. Olá Manuela.
    Que espaço maravilhoso e de muito bom gosto.
    Concordo plenamente com a tua posição. Esse Acordo Ortográfico mais atrapalha do que ajuda. Principalmente para nós Gaúchos do Rio Grande do Sul, que gostamos de pronunciar bem as palavras, perdemos o trema. O que dificulta para muitos que leem nossos escritos pois não hão de saber que a palavra quéra se pronuncia cuéra (homem), ou rastaquéra (rastacuéra) homem sem valor. Assim como muitas coisas que por esse acordo foram alteradas. Outrossim, descobri em teu blogue que a palavra queque é de origem portuguesa, pois lá em minha cidade natal de Pelotas, a mais portuguesa das cidade do Brasil, é a única em todo o país de mais de 5500 municípios que usa este termo, e os queques de Pelotas são deliciosos e seu formato é diferente. Lá temos a Fenadoce, Feira Nacional do Doce, que nos brinda com os maravilhosos doces de origem portuguesa. Saborosos, como Pastel de Santa Clara, Camafeu, Olho-de-Sogra, Quindim, Ninhos, Fatias de Braga, Monserat, Trouxas de Amêndoas, Bom-Bocado, Ovos Moles, Rei Alberto, Papo-de-Anjo e outros.
    Muita saúde e paz;
    Com muito respeito e admiração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vindo.... Muito obrigada por partilhar a sua opinião e por dar a conhecer essas delicias gastronómicas! Muita saúde para si também!

      Eliminar
  12. Que linda apresentação deliciosamente rosinha,como deliciosos os queques!Que linda a argola do guardanapo!E esse picot tão mimoso!Por cá também se aposta nos picot em crochet,alguns feitos por mim.Gosto desses pequenos pormenores!Gosto do prato de bolo improvisado.
    Beijinho da Maria
    (Estou para aqui toda baralhada...Deixei de brincar muitas vezes,para aprender a escrever sem erros...Esta palavra leva chapelinho...esta não leva leva porque sim...Manuela, agora escrevo como sempre aprendi...só porque sim...Ora essa!!!Teimosa,eu sei que sou!)
    Uma semana Feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Deliciosamente rosinha"... se não assinasse eu já sabia que era a Maria! Sabe fazer picot?! Uau... E faz muito bem em escrever como aprendeu!! Teimosa ? Talvez... Como eu!!!! Um grande xi-coração!

      Eliminar
    2. Olá!Manuela se puder vá ver a sua caixa de correio....Eu sou uma "Cachopa" muito prendada....mas de computadores e afins... nadinha!
      Nem sei muito bem o que mandei ! Depois diga-me! Eu explico!
      Beijinho da Maria

      Eliminar
    3. Maria, já vi o seu email e já respondi... Obrigadaaaaaaaaaaaaa!

      Eliminar
  13. Olá, Manuela.
    Não me esquento com essas dúvidas. Quando surgem corro para o Google e resolvo.
    Esses muffins estão lindos e certamente deliciosos.
    A louça bonita.
    Beijinhos e boa semana. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria! Obrigada por partilhar a sua opinião! Beijinhos e bom Domingo para si!

      Eliminar
  14. Pêra ou pera... O que é certo é a fruta que gosto muito... Uma apresentação e pêras a que partilha conosco:-))

    ResponderEliminar
  15. Olá Manuela, adorei (mesmo) a combinação das cores. Está lindo o rosa com o verde, e o toque de preto nas chávenas. Das mesas mais giras que já vi aqui. A loiça é linda, o paninho com o picot, um encanto. Os queques da Joana, já os tinha elogiado, pois é um bolinho ótimo para piqueninque ou para se mandar para a escola, para os miúdos lancharem.
    Quanto ao acordo ortográfico, tento na medida do possível segui-lo, pois não adianta ir contra a maré. Mas certas palavras ficam tão esquisitas, que nem consigo escrevê.las!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Val!! O paninho com o picot veio da feira de antiguidades de Leiria, lembra-se?
      Um grande abraço!

      Eliminar
  16. Em vez de "Cem manias" o teu blogue devia ser o "cem mesas" :) Adoro as fotografias das tuas mesas e as tuas sugestões. Também gostaria de fazer o mesmo mas falta-me espaço para tantas loiças diferentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AH! AH! Obrigada:) Se reparares, as loiças repetem-se muitas vezes em combinações diferentes!!! Por isso parecem muitas...

      Eliminar
  17. Cara Manuela,
    Cada vez que vejo as suas imagens fico sempre deliciada com o aspecto de TUDO!
    Parabéns, mais uma vez, pela dedicação, pela paciência e pelas mãos prendadas!
    Beijinhos e o resto de uma boa semana!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia, obrigada!! Vindo de si é um elogio! Um bom Domingo aí pelas praias algarvias!!! Beijinho

      Eliminar
  18. Estupenda apresentação! Não falemos no novo acordo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, tudo bem? Não falemos então no novo AO. Beijinhos para si e para a filhota!

      Eliminar
  19. ¡Que maravillosas fotos y presentación, Manuela! Esa vajilla es preciosa, y los cubiertos y las servilletas. Nos encanta la combinación del negro con el rosa. Los detalles de las peras son el complemento perfecto a estos bodegones.

    Muchos besos de las dos

    J&Y

    ResponderEliminar
  20. Oi meu doce!
    Entao eu tambem nao gosto do novo Acordo Ortográfico. Depois cada pais "cria" o seu idioma, mesmo falando o mesmo. Na Argentina eles batem o pé dizendo que falam casteliano mesmo, que oficialmente, o idioma é espanhol. Nós, brasileiros, temos o portugues de Portugal, mas como os outros paises que falam a mesma lingua e Portugal tambem... criamos nossas "manias" de lingua e para mim teria que conservar... Enfim...
    Adoooooooro rosa, é realmente a minha cor. Me controlo muito para nao parecer uma pantera cor de rosa vivendo na casa da Barbie hahahahahahahahahahahahahaha. E nem preciso dizer que sua mesa esta linda, neh? Elas sempre estao!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei de ler a sua opinião Belle!
      Beijinhos cor-de-rosa para si e para as meninas!

      Eliminar
  21. Olá. Mais uma postagem linda, com bela combinação de cores. Beijos. Avelina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Evelyne, que bom que já regressaste:):) Beijinhos grandes!

      Eliminar
  22. Que lindas fotos y bella la vajilla, super dulce en esos colores tan femeninos.
    Besitos.

    ResponderEliminar
  23. Ah, Manuela, fico maluca com essas novas regras também. E existem palavras com as quais estamos tão habituadas que, com novo acordo, parecem virar outras. Algumas uso do modo antigo, outras resolvi substituir e assim fiz "novas amizades". Sua mesa é sempre belíssima, como gosto do rosa e verde juntos! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo... Vamos trocando opiniões:) Beijinhos!

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares