Com Pêras...

       Olá!
 
     Hoje por aqui, com chuva, não foi possível sair para o exterior! Mesmo assim,  vesti a mesa para a Primavera, com pêras... com amarelo e com castanho! Tonalidades suaves que tornam esta Primavera ainda mais apetecível! Por cá, o jardim e as varandas convertem-se em locais de eleição para fazer as refeições, mas quando isso não é viável, trazemos o exterior para dentro de casa!
    São as vantagens de estar no campo... Vamos entrar?!






      Manias para partilhar convosco, num jogo de cores que nem sempre tem adeptos! Misturar e ousar... porque cá em casa, a mistura, é agora mais do que nunca o contemporâneo!!



     
     Agora que os dias estão mais longos, plenos de luz e de frescura, é a altura ideal para fazer refeições simples, mas que se tornam em momentos únicos! Fazem-se planos para o Verão, arejam-se as ideias...




     Os mais novos gostam destas manias da Mãe, e a Mãe gosta destas manias para eles...   



   
    Inventar ambientes diferentes nesta casa de campo é fácil...ao longo dos anos, e lentamente, a casa foi ganhando novos/velhos objectos que se misturam, reinventam, e reutilizam... reflectindo  os gostos dos moradores!




     Gosto de casas cheias... de gente e de coisas! E esta, está sempre cheia!  Desde o inicio foi pensada com uma intenção bem definida: acolher os tempos livres da melhor forma possível, e cultivar nas crianças o gosto e o respeito pela natureza,  a responsabilidade pelos animais, e a partilha... de tarefas, de risos e de grandes conversas!  Por isso gosto de vir para cá, e venho sempre que posso!
     



        Um abraço!

       Nota: E se aí por casa tiveram receitas deliciosas para fazer com pêras, deixem ficar nos vossos comentários as mesmas... tal como fizeram com as laranjas!! Depois encarrego-me de fazer chegar um mimo para a receita que colher mais votos cá em casa! Por mim, e em jeito de sugestão para o fim de semana, fica uma receita deliciosa de,

 PÊRAS BÊBADAS:

Ingredientes

  • Pêra: 6
  • Açúcar: 200 g
  • Vinho tinto7,5 dl
  • Limão1
  • Vinho do Porto1 cálice
  • Canela1 pau

Preparação

Descascam-se as pêras inteiras mantendo-lhes o pé e envolvem-se em sumo de limão.
Enche-se um recipiente com água e junta-se o açúcar. Leva-se ao lume. Adiciona-se o vinho tinto e deixa-se levantar fervura.
Juntam-se o pau de canela e uma casca de limão. Introduzem-se as pêras e deixa-se cozer em lume brando até ficarem macias.
Quando estiverem prontas retiram-se com cuidado para uma taça.
Mantém-se no lume o vinho com o açúcar e junta-se o vinho do Porto. Deixa-se ferver até a calda apresentar um aspecto de xarope.
Nessa altura, retira-se o molho do lume e derrama-se sobre as pêras.  Valeu?


Comentários

  1. Oi, Manuela, querida, gostei muito das suas peras e da decoração que fez! E da receita também. Aqui em casa, mania minha, não falta Vinho do Porto. Quando uma garrafa vai acabando, vou providenciando outra... Ou seja, terei logo (quando encomendar as peras) tudo para ter minhas Peras à Manuela! Beijinhos, um bom domingo por aí, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tereza, então quer dizer que é fã do nosso vinho!!! Então faça estas peras e depois diga-me se não são deliciosas... Um abraço grande e uma boa semana para si!

      Eliminar
  2. Olá Manuela, mais um post surpreendente. Amei as cores suaves no fundo branco da cortina. Tarte de peras de Alcobaça. Não é minha, é do chef Silva, Teleculinária n.º 3 uma delicia para os sentidos.
    INGREDIENTES:
    Para a massa: 125 gr de farinha; 75 gr de margarina; 50 gr de açúcar; 1 gema de ovo;1 colher de café de fermento em pó. Para o recheio: 700 gr de pêras maduras; 50 gr de margarina; 200 gr de açúcar; 2 ovos inteiros; umas gotas de sumo de limão
    PREPARAÇÃO:
    Sobre a pedra da cozinha faça um monte com a farinha, abra-lhe uma cavidade ao centro e deite aí a margarina, o açucar e o fermento. Amasse bem, junte a gema e continue a amassar com as pontas dos dedos. Envolva depois tudo com a farinha e, com as palmas das mãos, amasse bem para obter uma massa areada. Deixe repousar meia hora. Polvilhe a pedra da bancada com farinha e estenda a massa com o rolo (eu prefiro pôr a massa directamente na forma e ir esticando com os dedos do centro para os bordos). Forre a tarteira com a massa. Descasque as pêras, corte-as em oitavos e disponha-as sobre a massa de modo a cobrir todo o fundo. Junte à margarina derretida o açúcar e mexa bem. Adicione os 2 ovos e as gotas de limão e continue a mexer para ficar bem ligado. Deite esta mistura sobre as pêras e leve a cozer no forno a 180º cerca de 40 a 50 minutos.
    A massa é muito quebradiça, por isso é bom ser feita em forma com fundo amovivel
    Resto de bom fim de semana com um beijinho da
    Lisete






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lisete! Parece-me muito boa esta receita! Logo, logo, vou fazer... vai ver! Um grande beijinho!

      Eliminar
  3. Fico de olho cheio só de ver o capricho da sua mesa, dos pormenores, tudo pensado ao mínimo detalhe...viver numa casa assim vale a pena!
    Bom fim de semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Yo hago un jugo bien parecido de peras amiga querida ,,,Que tengas un óptimo domingo
    Besos

    ResponderEliminar
  5. Manuela,nos encantan estas decoraciones de tus mesas,en los mismos tonos y está con la peras no puede ser menos.
    Preciosa la pera de porcelana,todo esta monisimo.
    Recetas no sabemos ,el peral no abunda por aquí.
    Esta receta parece rica,rica.
    Besos de las dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grácias, e a mim me encantan os vossos comentários:) Besitos e una feliz semana para vos!

      Eliminar
  6. Por acaso nunca fiz nada com pêras! E e a fruta preferida da minha filha, mas acho que só mesmo ao natural!
    Já eu adorei essa pêra artificial gigante;)acho que ficava linda cá em casa:p
    Um beijinho grande e toca a aproveitar essa maravilha que e uma casa no campo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que eu também não?! Mas desta vez, vou experimentar as receitas que as leitoras têm a gentileza de partilhar comigo! Depois mostro, ok? Beijinho

      Eliminar
  7. Olá Manuela.
    Bom dia. Mais um domingo em que me deleito a espreitar as suas "manias" que começo a divulgar entre os meus mais chegados, mostrando-lhes o bom gosto que por aí habita. Hoje, mais uma vez, não me surpreende a mostra. E não "culpe" o tempo; a Manuela tem sempre algo na manga quer faça chuva quer faça sol. As pêras ganharam com a chuva miudinha e a mesa está um encanto mesmo ambiente campestre. E sei que partilhou o sábado em boa companhia, como aliás vai ao encontro de gostar de ter a casa cheia. Desejo-lhe um bom domingo e boa semana Beijinhos Mia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por mostrar estas manias aos seus, Mia! Eu de pêras sei muito pouco!!! Mas vou experimentar estas receitas das leitoras!! Já viu o que eu aprendo por aqui? Ah! O sábado foi mesmo passado em boa companhia:) Beijinho enorme!

      Eliminar
  8. Oi Manuela,
    Eu adoro pera, mas aqui em casa os meninos não gostam e acabo não comprando.
    Achei suas taças lindas.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá NIna, isso também acontece cá em casa... vamos ver se eles vão gostar das receitas das leitoras... Beijinhos

      Eliminar
  9. A mesa, as cores a composição não poderia estar mais bonita. Que capricho, chego até a ter inveja quando vejo casas assim, mas cada um é como é e não há nada a fazer.
    Sobre as peras não tenho receita nenhuma.
    bom restinho de dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pintinha, esta casinha é muito simples!!! Mas com coisas simples fazem-se maravilhas, certo? E eu sei que por aí também se passam bons momentos campestres, eu vi:):) Beijinho!

      Eliminar
  10. Olá Manuela,
    Uma mesa perfeita, vom tons que adoro. Os pratos castanhos lindos e a Pêra grande um mimo!
    Quanto à receita, faço uma de maçã que é muito apreciada cá em casa e um dia que apareceram visitas e não haviam maças suficientes fiz com pêras e digo-lhe Manuela que achpo que ainda é melhor.
    Base: Massa folhada fresca.
    Recheio:
    12 Pêras;
    1 lata de leite condensado;
    4 Ovos;
    1 colher de café de isencia de baunilha;
    1 calice de vinho do porto ou da madeira.
    Forrar a forma com a massa folhada cobrir com "laminas" de pêra de forma a preencher toda a base.
    Guardar a mesma quantidade de pêras usada na base, para a cobrtura.
    Depois, juntar as que restam com todos os igredientes e bater tudo junto de forma a criar um creme espesso.
    Deitar na tarteira, cobrir com as restantes "laminas" de pêra e colocar lascas de amêndoa por cima, levar ao forno pré aquecido a 180 graus, cerca de 25m.
    Antes de servir, polvilhe com açucar em pó (se for de maçã, polvilho com canela).
    Cá em casa gostamos muito e e´muito fácil e rápida de fazer.
    Espero que gostem.
    Um beijinho e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau!! Parece-me muito boa... Antes de fazer vou esconder a balança cá de casa, só para o caso de ela ficar com vontade de se chatear comigo:):) Beijinhos querida, e obrigada! Depois mostro aqui!!

      Eliminar
  11. Como sempre, a mesa ficou linda! A pera rocha bem que merece um destaque assim. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga italiana!! Beijinho e ba semana também por aí!

      Eliminar
  12. Oi anjo!
    Adorei as suas peras e adorei a receita!
    beijos e uma excelente semana para vc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Belle! Uma excelente semana também para si! Beijinho

      Eliminar
  13. A mesa está linda, Manuella! E a mistura de cores ficou perfeita! Você é muito caprichosa e encantadora! Tinha escrito um comentário no post "As Andorinhas", mas infelizmente se perdeu na net... Muitos beijos pra você e boa semana! Renata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Renata! Você é uma querida! E que pena o seu comentário ter ficado perdido! Um abraço muito grande para si e uma boa semana!

      Eliminar
  14. Dearest Manuela,
    What a lovely setting using pears in different styles.
    Hugs
    Mariette

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito desta decoração de mesa com pêras, gosto das cores, dos motivos dos tecidos, das loiças e da disposição do objectos, mas eu teria reservado tudo isto para um almoço outonal.
    Vou pensar numa receita com pêras, e se me lembrar de alguma, depois venho aqui deixar :)
    Boa semana e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Doyle, também concordo contigo, por isso quando chegar o outono, vamos ver novamente aqui estas pêras:) Fico à espera dessa tal receita, ok? Beijinhos para ti e para o Lucas!

      Eliminar
  16. Desculpe-me, Manuela! Escrevi o seu nome com dois "L"... Beijos. Renata.

    ResponderEliminar
  17. Receitas não tenho, Manuela, mas tenho olhos, que ficaram deliciados com esta mesa tão elegante e original! :) Os pratos castanhos sobre os outros amarelo-esverdeados, lindos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério?! Fico a babar com este comentário oriundo de uma menina tão elegante (eu sei que sim...)! Beijinho.

      Eliminar
  18. Cara Manuela,
    Tive mais sorte, quanto ao tempo... o fim de semana no Algarve esteve espectacular! Com um sol radioso...
    Quanto à sobremesa, de certeza que a da Manuela superou a minha...
    Beijinhos e Boa Semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Silvia, é nestes dias que eu dava tudo para viver no Algarve!!! Beijinhos

      Eliminar
  19. Já entrei na sua casa ,sentei me deliciei me com uma pêra.
    Depois de arejar as ideias volto para a ilha ,lembrado me que há uma receita fácil com pêras que há algum tempo não faço .
    Deu me uma ideia depois partilho
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu, fico curiosa para ver essa ideia!!! E já agora aproveito e vou consigo para a ilha!! Beijinhos grandes!

      Eliminar
  20. Boa noite Manuela, confesso que a pêra não é dos meus frutos preferidos, mas gosto de pêra rocha bem rija.
    Mas ao ver este post até dá vontade de comer...Que mesa linda!
    Essa pêra gigante é fabulosa, parabéns por tudo... Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Helena! Ainda bem que gostaste! Confesso que também não sou muito fã de pêras, mas vou passar a ser, com estas receitas deliciosas que já vi por aqui!! Beijinhos!

      Eliminar
  21. Olá Manuela, estou a babar com as imagens: os pratos são lindos e a pêra nem se fala. Não posso entrar no desafio "receita" por razões que já são conhecidas de todos: uma negação na cozinha! Um bj com o sol da Califórnia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val... "sol da Califórnia"?! Que inveja... Partilhe lá essas imagens:):) Beijinhos grandes!

      Eliminar
  22. Olá Manuela!Por todo o lado que eu vá,encontro sempre alguma coisa que me faz lembrar de si...Por lá falei do muito que aprendi consigo...Encontrei "coisas"que vou com certeza dar ainda mais valor!E cuidei de quem precisa.
    Já lhe disse que,gosto sempre de passar por aqui?Que sempre,mas sempre me deixa a recordar....E...Recordar é Viver.
    Venham de lá essa receita,que cá por casa há sempre pêra Rocha!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, que bom que voltou!! E fico feliz por ter sido contemplada nas suas conversas!! Imagino também as "coisas" que trouxe de lá!!!! Logo, logo, já lhe digo se as receitas são ou não boas!!! Um abraço grande para si!

      Eliminar
  23. Olá Manuela! Continua a surpreender-me com as suas mesas... sempre diferentes, sempre inspiradoras!
    Esta, com sabor a pêra, está deliciosa!!
    Agora que fala nisso, não tenho nenhuma receita com pêras, mas o maridinho no ano passado fez um licor de pêra que ficou muito bom!!
    Um beijinho, Liliana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana! Fico contente que tenha gostado:) O licor de pêra deve ser muito bom...Beijinhos!

      Eliminar
  24. Olá Manuela :-)

    Quando foi o desafio das laranjas eu não participei e confesso que fiquei tristinha :-(
    Por isso a ver se entre hoje ou amanhã faço assim uma receita com pêras... Não a coloco já aqui porque quero testar primeiro (porque normalmente como as pêras cruas ou bêbedas como a sugestão da Manuela e pouco mais)... Mas brevemente terá notícias minhas ;-)

    A sua mesa ficou de babar, mesmo! A pêra em louça é LINDAAAAAAAAAAA, os pratos igual, os cálices super chiques e o guardanapo com a pêra, olhe... Adorei!

    Beijinhos e até breve!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, fico à espera, ok? Ainda bem que gostou desta "mania" com pêras!! Simples para recriar aí em casa:) Beijinhos!

      Eliminar
    2. Olá novamente Manuela :-)

      A minha sugestão para o seu desafio com pêra já está no meu cantinho... Está certo que eu podia simplesmente colocar aqui a receita, mas sinceramente não era a mesma coisa... Eu queria fazer, testá-la, prová-la, sentir o cheiro, a textura, o sabor do que fiz e depois sim pedir que experimentem aí em casa e que digam o que acham :-)
      Espero que gostem! E desta vez não falhei ao desafio ;-)

      P.S.) É uma coisinha muito simples, nada de muito elaborado, mas eu gosto de coisas simples e rápidas de confeccionar...

      Beijinhos grandes para a Manuela e para os seus provadores***

      Eliminar
  25. Como sempre, fotos fantásticas e decorações maravilhosas! Um beijinho

    ResponderEliminar
  26. Sugestões super apetitosas e ambientes muito acolhedores.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Hola Manuela,
    Como siempre la personalidad que le imprimes a la mesa es fascinante, parece increible que con un sólo objeto seas capaz de adornar la mesa dándole un cariz tan especial.

    Que pases un feliz fin de semana, guapa,

    MAR

    ResponderEliminar
  28. Oh...cheguei tarde para este desafio...tenho pena...só mostra como ando atrasada nas visitas que gosto de fazer com calma e agora só tenho feito por "atacado", mas sempre com interesse e amizade...! Magnífico o ambiente criado como aliás é habitual...obrigada por nos fazer sentir sempre especiais convidados em sua casa...recebe como ninguém!!!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde! Afinal as peras já aqui estavam... costumo ver do mais recente para o mais antigo ... Ficou muito, muito gira a mesa. Adoro ver esta combinação de cores. A receita da pera bêbada pode servi-la dentro da terrina pera. Uma delícia! Obrigada por estes momentos tão agradáveis. Beijinhos. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel! Vou acolher a sua sugestão e servir a pêra dentro da terrina...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares