Colher e armazenar plantas

       Olá!
     

        No campo, apesar de o tempo ser gratuito, há dias bem produtivos. Hoje falo de colher e armazenar plantas. Nas sociedades industrializadas em que vivemos, o consumo de plantas está a anos luz daquele que era efectuado pelos nossos antepassados, no entanto, julgo que há cada vez mais pessoas a cultivar as suas plantas, frutos e  legumes que utilizam na sua alimentação. Tenho mesmo para mim que nunca desde o tempo das nossos avós, a horticultura se tornou tão popular! O desejo de viver da forma mais saudável possível, e o termos a certeza daquilo que comemos faz com que os hábitos se vão alterando.
      Em Julho, fiz neste blogue uma publicação sobre a minha horta e hoje mostro-vos algumas das minhas colheitas. "Fresco, sazonal e caseiro" é hoje  para mim uma espécie de mantra.  

        Fique para ver algumas das minhas plantas e a forma como as armazeno depois de secas.




               Agosto foi o verdadeiro mês da abundância, e a palavra de ordem foi "colher" tudo aquilo que foi semeado e tratado ao longo da Primavera e inicio do Verão. Por aqui há uma tarefa rotineira que sempre levo a cabo no inicio do mês de Agosto, apanhar louro,



             colher a erva cidreira,



           e    colher o limonete, ou lúcia-lima.



               Depois, enquanto vou de férias, é a altura ideal para estas plantas ficarem a secar. Espalho-as num local fresco e arejado e sem luz directa do sol, para que sequem naturalmente em ambiente bastante seco. Tenho por hábito colocar a secar bastantes quantidades destas plantas, e quando regresso de férias, é altura de as armazenar!  Em saquinhos devidamente identificados....





                Alguns destes saquinhos ficam depois a aguardar a altura do Natal, para fazerem parte dos pequenos cabazes que tenho por hábito fazer, e que também incluem compotas, biscoitos, bombons de chocolate e brigadeiros, feitos por mim. Com um "ingrediente quase secreto : muita alegria por saber que quem os recebe quer sempre mais!



               As plantas que se destinam ao nosso consumo, são guardadas em recipientes herméticos e ao abrigo da luz- por norma são colocadas borrachas vedantes nas tampas dos frascos, a fim de melhor as conservar.



             As que se destinam a oferecer, ficam dentro destes saquinhos, em cestos colocados em locais secos, arejados e ao abrigo da luz solar directa.


               Bom, e uma das minhas manias, é que gosto de frascos enormes, em vez de encher e atafulhar a cozinha com dezenas de frasquinhos e caixinhas minúsculas que me provocam sempre aquela sensação de "horror ao vazio" da qual não gosto!



           Uma mania que fui adquirindo ao longo dos anos, é que é sempre melhor oferecer coisas consumíveis, algo que as pessoas normalmente gostem, e que é tão fácil escolher e até economicamente mais acessível : chás, chocolates, sabonetes, compotas, um bolo... a lista é infindável! E se forem feitos por nós... maravilhoso!



                  Erva cidreira, de nome cientifico Melissa oficinalis, também conhecida como citronete ou apenas cidreira.



             Louro, para estar sempre à mão nos meus temperos.



              Limonete ou lucia lima e cidreira....






       Setembro assinala a chegada do Outono. Nesta altura as primeiras colheitas chegam ao fim. Se tem horta, vá se despedindo do feijão verde, pimentos, tomates, curgetes e pepinos... É tempo de plantar e semear cebolas e outras verduras. Vá cuidando da sua horta.Tenha uma vida mais saudável!


                           Bem hajam! Um abraço especial a todos os que vão passando por aqui...




Comentários

  1. Mmmmm,desde aquí percibimos el aroma de tus plantas aromáticas,una delicia.Las botellas y bolsitas te quedaron genial.
    Y las piedras son preciosas!!
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  2. Olá, passei a ser sua seguidora sem sequer pedir autorização. Foi por impulso, pois nem sei como vim aqui parar e logo fiquei encantada com a sua escrita e os temas que aborda. Também tenho uma mini horta de varanda e já recolhi cidreira e lucia lima. Adorei esses frascos grandes. Beijinho da Lisete

    ResponderEliminar
  3. Oi, Manuela, uma excelente mania! As pessoas têm sim mudado o hábito em relação às plantas, tenho percebido um resgate aos hábitos passados, embora as moradias de hoje em dia não colaborem muito com jardins e hortas. Beijo e um excelente setembro pra vc!

    ResponderEliminar
  4. Ai que maravilha! E eu para aqui sem uma folhinha de louro, nunca me aconteceu! Já pedi a uma vizinha, mas ainda está muito verde...
    Chá de lúcia lima é um dos preferidos cá em casa, costumo ter sempre. Mas esses pacotinhos são também um óptimo presente, ou parte interessante de um cabaz!

    Beijinhos e boas colheitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlinha, ainda bem que gostou! Assim que tiver disponibilidade peço a um pombo correio que lhe faça chegar o meu louro... Um xi-coração para si!

      Eliminar
  5. Manuela ,adorei essa dos tesourinhos deprimentes :P
    Eu tambem deste lado apesar de não ter uma horta ,vou á "fazenda" todas as sextas .
    A bem dizer ao mercado dos lavradores e lá encanto me com tudo o que a terra dá .
    Gosto muito de presentes caseiros e no Natal ou quando quero fazer um miminho , ofereço sempre alguma coisa caseira.
    Sou adepta dos licores e das compotas
    Cá em casa anda a macerar o licor de tomate ingles,este é para o Natal.
    Já congeli os maracujás que estavam a bom preço e agora so faltam as amoras.....
    adorei o post e esses saquinhos estão o máximo
    bj e boa semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a ver como temos os mesmos gostos?! Boa semana para si!

      Eliminar
  6. Oi Manuela,
    Que delícia que deve ser a vida no campo!
    Eu adoro plantar e colher, mesmo que quase nunca faça isso.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá manuela!
    Adorei tudo, e que trabalheira, mas vale a pena e de certeza que são momentos bem passados em família, em que todos colaboram. Também gosto muito de dar e receber presentes consumiveis. Se feitos em casa, mais valor têm, sem dúvida!
    Os frascos king size, são lindos, e os saquinhos para presentar estão um mimo. Bjs e parabéns a todos que colaboraram na colheita, secagem e armazenagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então vou transmitir o seu recado à minha gente! Boa semana para si!

      Eliminar
  8. Hola Manuela que suerte tener una huerta en casa , .. me gusta mucho también dar a mis amigos presentes comestibles.. que tenga una optima semana

    ResponderEliminar
  9. Olá Manuela,

    Gostei imenso deste post.
    Tanto trabalho mas com tanto prazer. Também gosto de dar presentes caseiros e as ervas aromáticas são uma excelente escolha.
    Gostei muito, muito dos seus frascos, fizeram-me lembrar a casa da minha avó materna.

    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério? A sua avó era de certeza uma pessoa cheia de "manias" e bom gosto! Muito obrigada, e boa semana para si!

      Eliminar
  10. Olá. Adorei a cesta com os lindos sacos. beijos para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já asbes que alguns são para ti!! Xi-coração para ti.

      Eliminar
  11. Olá! Gostei de passar por aqui... e estou seguindo...parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  12. Que giro! Depois de um tempinho sem passar por aqui, dou de caras com o que me anda a "bater". Para além do campo e de tudo o que ele evoca e que a Manuela tanto por aqui partilha, no que me revi neste post foi na erva cidreira! Comprei esta semana para plantar na minha varanda. Este ano a "jardinagem/agricultura" na varanda não correu muito bem. Nada produziu e quase tudo murchou. E não foi por falta de água. Bom, em vez de desanimar, plantei a erva cidreira que fica ali tão bem, de folha gorducha e cheiro fantástico. Veio trazer novo ânimo. E se este ano não deu, e enquanto me tenho de ficar pelos vasos mesmo, vou tentando conhecer a terra, as plantas, o que se dá aqui e o que não se dá, o que posso multiplicar por estacas, sementes ou raízes e a verdade é que, a par do tanto que murchou, há plantas novas que se estão a adaptar e a encher a floreira de amarelo e lilás. Tão bonito... Xiii, já vou longa. Mas não resisti a partilhar o que me vai no coração. Beijo e boas colheitas para consumo prazeroso e prendas emocionantes.

    ResponderEliminar
  13. Que comentário delicioso! Gosto quando as pessoas se identificam com os meus posts! Este ano foi mau para as colheitas mas espero que a Margarida tenha sorte com as suas... um abraço para si e venha sempre dar uma espreitadela!

    ResponderEliminar
  14. amo las aromáticas . te conocí gracias al premio de las chicas de decosur66 realmente muy bueno tu blog, me quedo por aqui. saludos

    ResponderEliminar
  15. E que belíssimos cabazes deve fazer a Manuela :))
    Concordo plenamente consigo, em vez de gastar dinheiro numa coisa que nos deixa na dúvida se a pessoa vai gostar ou não, nada melhor que um presente perfumado e ao mesmo tempo consumível.
    Um chá cai sempre bem ;)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  16. Talvez não vás acreditar...mas tenho o louro, o limonte, a erva cidreira, a lúcia lima e outros (que colho na casa dos meus sogros) guardados em frasco de vidro iguais aos teus :)))
    Só não tenho por hábito fazer esses saquinhos bonitos para as visitas; quando querem ofereço-as nos frasquinhos mesmo (nuns iguais mas em pequenito)
    Great minds think alike :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério?! Ok! Great minds think alike:)) É por isso que também gosto de passar pelo teu blog...

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares