Pequenas tentações...

     Com a despedida do Verão e a chegada dos dias mais curtos e frios, há quem entre assim numa espécie de astenia, em que a falta de energia é quase uma constante e  há também quem entre num estado de catarse, numa espécie de purgação espiritual, que os conduz a verdadeiros estados de graça e de libertação. Certo, certo, é que devagarinho, com pezinhos de lã, assim vai entrando o outono nas nossas vidas.
     No intuito de desconstruir a ideia de que com o Outono  vêm dias cinzentos,  fui à horta e enchi a cozinha de cor e aromas, que certamente irão aconchegar o ânimo nos dias mais frescos- amiúde, a balança vai zangar-se comigo, mas não há como resistir a renovar temperos e provar sabores de outono! Desta feita, marmelos, nozes, abóboras, lúcia lima e araçais, tudo se misturou para que ao final do dia na cozinha surgissem produtos com verdadeira galula!
E sem querer falar para já no tal velhinho de barbas brancas que se faz transportar num trenó puxado por renas,o certo é que no campo não há quem resista a começar a preparar os mimos festivos...    
   









     Ao inicio da tarde já saíam as primeiras iguarias, a saber, marmelada...








        De seguida, doce de abóbora...





    Araçais em calda...








         Compota de abóbora e noz...





        E já ao final do dia, ainda se prepararam frascos com chá de Lúcia Lima...






Psst, psst...
Desse lado,  é favor apimentar  os preparativos a tempo e horas para que o resultado seja no mínimo, tentador! 

Uma boa semana!

Manuela

Comentários

  1. Imagino os aromas que se instalaram na cozinha!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela, sou suspeita pois ADORO, adoro mesmo, o Outono e tudo o que lhe diz respeito. Até os dias que vão ficando curtos e o frio e a chuva, o que direi dos aromas e sabores da época. Já estás aí na tua cozinha a trabalhar a todo o vapor para as festas que se avizinham, e olha, eu, pasme, também já comecei. Se bem que na máquina de costura, que é mais a minha praia. Coragem e que saiam das tuas mãos marmeladas, compotas, chás e outros quitutes que irão fazer muita gente passar bons momentos. Beijinho, boa semana.

    PS: tudo primorosamente embalado com gosto e muito carinho!

    ResponderEliminar
  3. Mas que post tão inspirador! Apetece-me ir já fazer marmelada e doce de abóbora. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Oh Manuela que inspiração! Não sei o que gosto mais, que lindos cabazes vão sair daí, como sempre! Devo dizer que também estou apaixonada pelo Outono. Sabe divinalmente depois deste calor todo. Um grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro o Outono :)
    É das estações que mais gosto!
    Tanta inspiração, tanta coisa boa querida.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Por aqui já temos doce de tomate, geleia de tomate, marmelada, geleia de marmelo...
    É tudo muito lindo sim senhor mas eu deprimo com o frio...
    Beijinhos queria Manuela <3

    ResponderEliminar
  7. Ai ai Manela, este ano foi uma viragem tão grande na minha vida que ainda não fiz nada para o Natal.
    Estou vendo e ficando com "inveja" da boa com as tuas novas ideias para este ano, fiquei muito curiosa com esses araçais em calda, nunca ouvi falar em tal coisa, acho que tenho que pesquisar.
    Com este tempo de frio e chuva bem que apetece estar no sofá comer umas bolachinhas com doce e beber um belo cha de gengibre.
    Beijinho grande e até breve.

    ResponderEliminar
  8. Que dia tão produtivo e que gulodices tão apetitosaaaaaaaaas!...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que post tentador ....hummmmm
    Já vi que tem tudo muito adiantadoai em casa .
    Por aqui só fizemos licores e algumas prendas estão compradas .A árvore de Natal ainda não está feita ....
    Adorei o texto tal como as imagens .....sonhadoras mesmo
    Bj e resto de boa semana
    Lulu

    ResponderEliminar
  10. Qué bonitas fotos! Adoro las frutas de todas las maneras y tipos. Y tienes una cocina preciosa con esos azulejos tan vintage y tantas cosas bonitas!
    Besos desde España!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares