E viva o São João!



        Junho é por natureza o mês dos Santos Populares. Santo António, São João e São Pedro dizem-nos para festejar! De norte a sul do país são realizadas festas e romarias em sua homenagem,  as ruas são enfeitadas a preceito com balões, arcos de papel coloridos e muita alegria. Muita gente nas ruas,  manjericos perfumados,  muito convívio,  música, marchas e bailaricos. São dias e noites festivos, muita folia à mistura, e não falta o cheiro da sardinha assada no ar, dos pimentos assados, e claro,  um bom caldo verde e um copo de vinho tinto a acompanhar.
Assim manda a tradição que também dita que em todo o São João não faltem os martelos, as fogueiras, os balões e as sardinhas. Transversal às festas populares são também os manjericos!
Com um formato e um cheiro inconfundíveis, os manjericos são as  ervas aromáticas que celebram o São João e também Santo António e São Pedro. Reza a tradição que se deve comprar o manjerico e conservá-lo até o dia seguinte, não se devendo cheirar mas tocar com a mão para só depois sentir o cheiro.
     E para quem não gosta de grande confusão, nada como festejar em casa...

 









      Pssst, pssst!
      E já que falamos em festejar,  o Cem Manias está de Parabéns! Com 6 anos de existência, o Cem Manias tem vivido e registado momentos únicos e partilhado outros tantos, por isso mesmo endereça um enorme “Obrigado!” a todos que, ao longo deste percurso, se tornaram leitores, visitantes e comentadores. Alguns ultrapassaram até a barreira do estritamente virtual, e tive o privilégio de conhecer gente fantástica... Por isso, o Cem Manias vai continuar de portas abertas.  Uns dias com manias e outros "cem"manias nenhumas. Mas sempre com vontade de partilhar a tal arte de saber viver...


Manuela







Comentários

  1. Parabéns Manuela e obrigada pela inspiração que me deste ao longo destes anos.
    Fico sempre à espera de mais ;) Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Bela decoração! Parabéns pelo "Blogversário"! E viva São João!

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns, venham eles durante muitos e largos anos com as tuas deliciosas mesas para nos alegrar a vista.
    E viva o São João 🎉
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela, antes de mais, parabéns por 6 anos de postagens lindas, inspiradoras e genuínas! Aniversário que fica aqui registado com esta mesa de um São joão revisitado, bem ao teu estilo e alegre, como manda a tradição. Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Olá Manuela!
    Parabéns pelos seis anos do seu blogue com ideias tão originais em relação à maioria do que conheço. Considero ser uma lufada de "ar fresco". Tem beleza e é inspirador.
    Mais anos que venham!
    VeraM

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Manuela por mais um ano de existência deste cantinho. Tenho andado mais ausente da blogosfera do que gostaria, mas este ano está a ser inundado por muitas coisas e sinto-me um bocadinho assoberbada de todos os lados, mas sempre que posso cá venho visitar. Por cá também se celebra o São João e sempre em modo caseiro. Não gosto muito da confusão noturna nestes dias. A decoração escolhida está muito bonita. Assim dá gosto festejar.
    Beijinho. Joana.

    ResponderEliminar
  7. Ainda venho a tempo, um mês depois? Parabéns pelos seis anos de alegria blogosférica! E sobretudo por essa capacidade única de passares do lado daí, virtual, para o lado de cá, real e interpessoal, onde conquistas qualquer um com a tua simpatia e espontaneidade. Mas não vale passar tanto tempo em silêncio, Manelinha! Já tenho saudades. Quando voltares do Açores avisa, sim? Bjs

    ResponderEliminar
  8. 6 anos já! Meu Deus o tempo passa! 6 Anos de extremo bom gosto, de muita hospitalidade! Espero em breve ligar-lhe para o bendito café. Até lá boas férias. Um beijinho enorme. Isabel (colaboradora da ex-Instantes)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares