Natal sustentável...

    
     Olá!

     Este ano, e como já vai sendo habitual no campo, usei motivos decorativos discretos, para um Natal  ecológico e sustentável,  com notas de muito vermelho para criar um ambiente aconchegante e tradicional. Elegi também o branco para suavizar a força do vermelho e  para combinar com o resto da decoração da casa. E afinal, se as casas são espaços onde cada um reina como bem quer e vive como escolhe, nesta época de uma forma ou de outra, há sempre aquele sentimento comum que nos leva a vesti-la com as cores de Natal...








     Para os cristãos, a coroa de Natal, símbolo de eternidade e paz que representa o ciclo da vida,  não pode faltar em casa! Feitas de várias formas e feitios, com uma diversidade enorme de materiais, elas enfeitam os ambientes nesta altura do ano. Também eu, rendida que ando aos factores ambientais, decorei as minhas de forma simples e catita, com pormenores que lhe conferem graça. Manias, essa é que é essa...








     
    Elementos naturais em harmonia com apontamentos de branco e muito vermelho...







A árvore de Natal, adornada com a simplicidade de corações de bagas naturais, da Sia.



  
 Bonecos de neve, que muito embora não sejam oriundos do hemisfério norte, o certo é que já são uma tradição cá em casa, e recordam-me sempre momentos de muita alegria...



     Os espelhos tiveram direito a pequenos guizos brancos, que certamente irão tilintar na véspera do nascimento do menino Jesus!





Falta ainda o mais importante, o presépio! Mas esse aguarda pelas férias escolares das minhas crianças...

Uma boa semana para todos !

Manuela







Comentários

  1. Por aqui tambem o vermelho reina.
    Gosto das bagas e não as conheço, e do trenó das renas, é muito bonito.
    Boa semana
    Pinta

    ResponderEliminar
  2. Todas as decorações muito bonitas e originais! Este ano a minha árvore vestiu-se de luto. Fi-la em roxo e prata, em memória da minha avó que partiu em Agosto. Poderia ter feito de vermelho, que não tem mal nenhum. Mas já foi vermelho o ano passado, e acho que assim também ficou bonita para além de ter significado. beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela gostei muito das suas decorações de Natal, beijinhos:)

    ResponderEliminar
  4. Uma decoração muito aconchegante e cheia de amor. Cá por casa optei por decorar a árvore com poucos enfeites e o mais natural possível. Depois crio ambiente com luzinhas, que adoro!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Dein Weihnachtsbaum-Schmuck ist so wundervoll. Ich liebe es mit Hagebutten zu dekorieren.
    Liebe Grüße und einen schönen Abend,
    Christine

    ResponderEliminar
  6. Tudo tão lindo Manuela... e tantos adornos por vários pontos da casa... Parabéns Manuela! Pela iniciativa, pela paciência, pelo gosto. Gosto dos bonecos de neve tão artesanais com materiais da natureza, das renas que puxam o pai Natal, dos guizos, das bagas das coroas, dos arranjos das jarras... Tudo com o encanto e a graça da época. Beijinhos Manuela!
    VeraM

    ResponderEliminar
  7. Olá Manuela,

    Lindos! A decoração da árvore ficou linda, os detalhes das velas e os bonequinhos um mimo, o trenó é inrresistivel e também trouxe um para casa :), e também apostei nas cores tradicionais: verde, vermelho e branco.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Que linda decorações minha querida, simples e amigas do ambiente! Adoro!!
    Gosto imenso de sentir que cada vez mais as pessoas tomam consciência de como nos devemos preocupar em ser mais sustentáveis e mais amigos do ambiente! Com pequenos gestos podemos fazer grandes diferenças!
    Beijinho enorme, e parabéns pelas tuas lindas decorações!

    ResponderEliminar
  9. Olá Manuela, está lindo o teu Natal tradicional e muito adaptado à tua casa de campo. Adoro os corações feitos de bagas e pequenos troços de troncos assim como os "candelabros" com as velas vermelhas. Muito aconchego vai por aí nesta quadra! beijinho.
    PS: não pude deixar de reparar no armário branco cheio de loiças.....ah que tinhas que mostrar isso com mais detalhe! bjs

    ResponderEliminar
  10. Adoro. O meu Natal também é muito ecológico. Vai espreitar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Fiquei encantada com a combinação das três cores, vermelho, branco e verde, ficam uma delícia na tua casa de campo, onde o refúgio é uma doçura.
    Não sei bem qual a decoração que selecione, mas acho que apostava na árvore de Natal, adoro os corações feitos de bagas naturais da sia, que não conheço.
    Beijinho grande e fico aguardando o próximo post do presépio.

    ResponderEliminar
  12. Olá Manuela :)
    Simplicidade e muito bom gosto nesta decoração rustico/chique
    Gostei muitas destas fotos e mais uma vez um bom gosto fica aqui bem registado .
    Gosto muito das peças da sia e até tenho uns vasos é uma tentação ,pena é o preço .
    Achei giro ter aparecido um bocadinho do armário onde coloca as suas louças!
    Sou mesmo curiosa :D
    Gostaria muito que participasse no meu desafio com uma das suas belas mesas,seria uma honra ;)
    Grande bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  13. Olá Manuela
    Adoro os teus enfeites. Estão encantadores para esta época, o vermelho o verde e o branco são um charme e dão um ambiente tradicional que cheira e transpira Natal.
    Um grande abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. É tão bom que cada vez haja mais preocupação com o ambiente!
    Quanto à decoração está um verdadeiro encanto! Tudo tão bonito :)
    Gostei imenso querida.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que lindo, Manuela! Que ambiente natalício tão acolhedor. A Manuela sabe o que faz ;) De tal forma, que ainda me lembro de algumas das suas decorações do ano passado! Será que vão voltar este ano novamente? Suspense... :) Beijinhos e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  16. Quanto aconchego! Costumo dizer que devemos nos sentir abraçados sempre que colocamos os pés em casa, e seu "lar doce lar" é exemplo disso.
    Parabéns, decoração encantadora.
    Bom fim de semana,
    Tereza

    ResponderEliminar
  17. Olá Manuela,
    Uma decoração tradicional, mas muito bonita!!!
    Um Feliz Natal com muita Saúde!
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  18. Adorei a decoração de Natal, tradicional e com vermelhos como eu gosto, mas o que me mais me encantou foi a coroa, pela simplicidade, graça e beleza, e a cadeira vermelha, tão gira, não me passou despercebida, tudo *****, beijinhos

    ResponderEliminar
  19. me encanta disfrutar de las decoraciones de los demás, rojo como debe ser, cascabeles preciosos, gracias por compartir

    Marina

    ResponderEliminar
  20. Tudo lindo, mas a árvore ficou um amor :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares