Stress pós-férias ou nem por isso?!

     Olá!
     Por estes dias dei por mim a acatar o facto incontornável de que as férias de verão estavam quase a chegar ao fim. E com o aproximar do fim das férias, parece que ficamos com aquele sentimento de melancolia, principalmente se as férias foram agradáveis... Depois, damos por nós a pensar no regresso à rotina do trabalho, na melhor forma de articular os nossos horários com os horários escolares dos filhos, e por aí vai a infindável lista de afazeres pós-férias. A pensar nisso, cá por casa o inicio às rotinas, vai-se programando sempre com alguns dias de antecedência de forma a fazer uma transição mais tranquila do período de férias para o período de trabalho.
     Em conversa com a avó das minhas crianças, enquanto recordavamos alguns dos momentos divertidos destas férias, dizia-me ela  que o importante era enfrentar com energia o regresso às nossas rotinas, e ver o lado positivo das coisas. E foi neste clima da "tal transição", que lhe preparei um café colorido e docinho, bem ao jeitinho dela...










   Em modo tendência "é pro menino/azul, é pra menina/rosa", estes galináceos que fazem as delicias de todos, saíram do capoeiro, chegaram cá a casa pelo correio, e foram oferecidos pela querida Susana, autora do blog Cantinho da Gaiata .
É muito interessante, ver como a  Susana e a mãe, conseguem expressar individualmente a sua arte  através do crochê/croché, criando objectos de tricô, divertidos, coloridos e descontraídos, com uma técnica manual única, e saindo daquele "registo comum" a que normalmente estamos habituados. As peças delas são lindas! Escusado será dizer que a Gertrudes e o Gastão (foi assim que baptizamos estes dois exemplares), vão fazer parte de muitas decorações cá por casa, e já povoam o universo infantil dos amiguinhos mais novos que vão passando cá por cá!
   A mesa vestiu-se também em tonalidades de rosa e azul,  com tecido oferecido pela minha amiga Evelyne, autora do blog Evelynehomeinteriors.







     Penso que na nossa cultura, durante muitas décadas, quando se falava em artes estas eram ou pintura, ou música, ou teatro, ou escultura... O crochê não fazia parte das nossas aspirações intelectuais, nem era codificado como "arte". Penso que esta mentalidade está em constante mudança, e  a prova disso, é que já vemos em muitos museus peças de artesanato feitas com o recurso ao crochê .
Quando vejo os trabalho elaborados pela Susana e pela Mãe, só me ocorre pensar em... arte! Espreitem o Cantinho da Gaiata, e digam-me se não tenho razão!


     Um beijinho muito especial para a Susana!
     Um beijinho especial para a Evelyne!


     Um bom regresso de férias para todos.

      Manuela






 







Comentários

  1. Olá Manuela,por cá as aulas voltaram dia 1 de Setembro!
    Sim,precisamos de tempo para o preparo do recomeço!
    As imagens como sempre lindas. A Manuela sempre
    caprichosa.Bom retono ao cotidiano por ai,e bom ano
    para teus filhos,feliz semana,beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Por aqui ainda não se faz sentir o stress da volta às rotinas do ano que se avizinha...temos adiado o mais que podemos esse sentimento gráudos e miúdos...até porque por aí vem muitas, muitas novidades para alguns. Adorei a mesa e sobretudo as peças em crochet...há muito que não pego em agulhas mas gosto de trabalhos criativos como os que aqui apresentou com o bom gosto de sempre.
    Beijinhos e boa semana
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Bom regresso às rotinas e parabéns pelos galináceos muito giros.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela: que a transição das férias para a rotina seja o mais suave possível. Adorei a mesa posta com tanto carinho. O suspiro rosado deu um toque bem especial.
    As galinhas são lindíssimas e cheias de personalidade. Quase parece que vamos poder ouvi-las falar uma com a outra.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Inevitablemente lo bueno termina pero nos queda la ilusión de que el año que viene tendremos otra vez vacaciones.
    Vuelta a la rutina y horarios.
    Un conjunto encantador y las fotos preciosas.
    Los pollos una monada ,es verdad que el ganchillo es todo un arte.
    Besos de las dos

    ResponderEliminar
  6. Olá Manuela, por cá estamos a evitar o stress e deixar as coisas fluírem, se bem que uns dias correm melhor que outros, mas é assim mesmo. Quanto ao cafézinho está tudo tão amoroso. Adoro as cores escolhidas :-) Por curiosidade, esses 'bombons' cor-de-rosa que coloca no café são açúcar? Deve ter sido um serão muito agradável nesse cantinho. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Bom ...Manuela! fiquei sem palavras e um tanto comovida de ver este post.
    Já há muito esperado,claro que ia ser um post com outro valor para mim, pois estavam presentes os "meus" teus galináceos, ficaram muito bem enquadrados, nem podia esperar o contrário, só mesmo tu para dares vida a estes bichinhos que já andaram alguns kms, ficaram um encanto.
    Deve ter sido um café, acompanhado de muita risada com a Gertrudes e o Gastão.
    Muito obrigada por teres referenciado o meu blog, não olhava a isso.
    É muito gratificante quando sabemos que dão valor ao que fazemos, obrigada mesmo.
    Mais uma vez obrigada e Parabéns por o magnifico post.
    Beijinho grande e bom regresso ao trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Uma mesa encantadora como sempre! Adorei a loiça em azul, a ideia dos biscoitinhos de "suspiro" (será?) que ficam a boiar está o máximo. E os bichinhos tipo "amigurumi" são de facto encantadores! Bom regresso ao trabalho e que a transição seja o mais suave possível! :)

    ResponderEliminar
  9. Una monada de post, me encanta el juego de cafe, tengo uno muy parecido, los gallos son geniales y la composición combinada con rosa genial

    un abrazo

    Marina

    ResponderEliminar
  10. Que lindeza, Manuela!
    Eu amo crochê e qualquer peça me encanta.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá Manuela,

    Uma mesa linda, como sempre, os galos são lindos, encantadores e ficaram muito bem na sua mesa. Por aqui as férias foram ótimas e também já terminaram, mas as temperaturas aqui no Algarve continuam altas e a rotina do verão continuam como os jantares no terraço e os banhos de piscina.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Hola amiga querida !! Qué bueno que estés de vuelta de esas merecidas vacaciones !! Es difícil volver a la realidad y al rutina después de las vacaciones ., linda su mesa con esas bellas gallinas .. Yo adoro el Crochet

    ResponderEliminar
  13. Olá Manuela ;)
    As peças estão conjugadas entre si com tanta perfeição.
    O azul e rosa confundem se com o verde do campo .
    Agradável esta sua conversa,há que levar isto com calma .
    Este mês de Agosto foi para esquecer ,sem férias ,calor brutal ,incendios , incertezas .....enfim
    Tudo passa, e o melhor é mesmo levar um dia atrás do outro com serenidade .
    Fique com DEUS um grande bj
    Lulu

    ResponderEliminar
  14. Olá Manuela, não estou com stress pós férias porque...ainda não fui de férias! mas por acaso, nem costumo ter! A mesa está linda, adoro o azul profundo da loiça e que piada as galinhas! ainda por cima às bolinhas como os tecidos da Evelyn! Essa ideia do suspiro para adoçar o café, está um charme. Há certas "comidas" que eu gosto , por serem muito fotogénicas, é o caso do suspiro e da melancia. Pelas cores e formato ficam sempre bem nas fotos! Beijinhos, bom regresso!

    ResponderEliminar
  15. Olé!
    Mais um magnífico post!
    Lindo "capoeiro" deve ser este de onde saíram estes galináceos!
    Muito engenho e criatividade nestes trabalhos!
    Seja bem-vinda à rotina!! :)
    Beijinhos
    Elizabeth

    ResponderEliminar
  16. Amei a Gertrudes e o Gastão!!!! Como gostaria de saber fazê-los! Lindos demais!
    Assim que comecei a ler a postagem, pensei exatamente isso, que tem o outro lado, que não deixa de ser bom! Quando criança, eu ficava triste com o fim das férias, e ao mesmo tempo, feliz com o começo das aulas, os preparativos com o novo material ou reencontro com os colegas. Quase sempre tem algo bom, no que parece ser ruim.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  17. Realmente elas tem peças lindissimas. grandes fadas do lar, com as agulhas. A mesa como sempre está linda, das fotos então nem se fala, mas o Gastão e a Gertrudes são sem duvida os pressonagens principais. Por aqui em tempo de trabalho, as rotinas nem são muito diferentes, acordo á mesma hora (tola..) depois os dias vão passando, e rápidamente chega o regresso das aulas, que esse sim é importante para a filha.
    Bom resto de semana. Pinta

    ResponderEliminar
  18. Tudo sempre tão doce, simples e tão amoroso....
    Uma delicia que só os olhos conseguem comer.
    Parabens Manuela

    (apesar de nao comentar muito, espreito o seu blog, sempre que posso. E quando tenho posts em atraso, volto atrás, como nos filmes :))

    Beijinho grande
    Sweet

    ResponderEliminar
  19. Lindas, as bichinhas! :) Bom regresso, boa transição, bons mimos e bom tudo o que a vida tem para lhe oferecer! Beijinhos, Manuela.

    ResponderEliminar
  20. Que sejas bem regressada, Manela! E convenhamos: foram umas férias loooooooongas, não foram? Como diz a tua sogra, há que ver o lado bom das coisas. :) Quanto ao stress, a meu ver inevitável, é atirá-lo para trás das costas!
    Um beijinho, alegre como esses galináceos :)

    ResponderEliminar
  21. Oi, Manuela, férias de verão são sensacionais, é bom sentir o tempo correr de forma mais tranquila, sem grandes cobranças. O retorno é complicado mesmo, especialmente a primeira semana, mas sempre penso no que seria das férias se não houvesse esse tempo de labuta...Sobre a mesa, mais uma de suas composições lindas, descontraída e o toque das galinhas conferiu uma textura muito bonita. Bom, adoro crochê :) Beijo e tenha um ótimo domingo

    ResponderEliminar
  22. Com o tempo descobri que gosto muito da rotina. Voltar a ela acaba me fazendo bem. A mesa está linda e muito criativa com as peças em crochê. Adorei o colorido!

    ResponderEliminar
  23. Amei o azul os galos estão muito lindos.
    Boa continuação de semana.
    janicce.

    ResponderEliminar
  24. passei só para deixar um beijinho em azul total, e um suspiro por mais uns diazinhos de descanso.
    Beijinho,
    Mia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares