Descomplicar na hora de receber...

     Olá!

     Dizem por aí que os portugueses são gente hospitaleira, que são um povo acolhedor que sabe receber com cortesia e simpatia. É o que dizem...
Por mim digo que sim e que a nossa ancestral arte de bem receber é simples, e na maioria das vezes traduz-se num simples olhar, num cuidado, para que a outra pessoa se sinta esperada e verdadeiramente acolhida. Cultivar essa tal arte, surpreender as nossas visitas, ou simplesmente quem vive conosco é o desafio. Ou mania.

     Neste sábado ensolarado, uma mesa em total desacerto de objectos, padrões e texturas...

      




   Para mim é sempre um prazer receber amigos e familia. Gosto que as pessoas se sintam à vontade como se estivessem na sua própria casa. Para isso há detalhes que não descuro... 





     Descobrir o gosto pela mistura, pode resultar num contexto decorativo interessante e visualmente apelativo. À mesa, essencialmente em tons claros, juntaram-se pratos e talheres diferentes. A toalha foi escolhida a preceito, assim como os pequenos agrados para as visitas.




     A toalha em tons pastel, exibe chávenas desenhadas, que a tornam quase numa peça artística!







    Quando as visitas aparecem de improviso, a ideia é transformar aquele almoço simples em algo mais especial... e descomplicar.






     Os talheres de familia, em jeito de " um de cada nação", são a melhor opção para uma mesa que se pretendeu propositadamente diferente.





       Afinal... nós os portugueses, somos ou não gente hospitaleira?!

      Um abraço!

      Manuela

      

Comentários

  1. Olá Manuela, gostei da mistura, sabes que "um de cada nação" é a minha especialidade. Desde que haja equilibrio e um fio condutor (neste caso, a cor) resulta sempre bem. A toalha é apaixonante, parecem mesmo desenhadas as chávenas, e as paginas dos livros, verdadeiras. um autêntico trompe l´oeuil. Os guardanapos são páginas tb? quanto aos mimos, ficámos aqui em pulgas para saber do que se tratava! e os talheres, nem dá para comentar, a! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val! Sim, os guardanapos são páginas, mas cada um tem uma chávena diferente ao centro. Dentro dos saquinhos de linho? Alfazema:):) Beijinho

      Eliminar
  2. Manuela, só vi agora o teu comentário. Pensei em ti enquanto estive no Porto, mas não dava para dizer nada pois fui a uma festa de aniversário no domingo e estava atrelada a uma data de gente!! Mas adorei a cidade e vou ter que voltar. sorte a tua que tens aí a Casa Grande, a de Lisboa, ainda estou para descobrir onde fica, cá por mim, esfumou-se! bj

    ResponderEliminar
  3. Descomplicar? Improviso?
    Uma toalha que é especialmente especial, diferente e original e com guardanapos lindissimos, com prendas para as visitas... um servico que é 3 em 1...eu tenho de me mudar para o Norte outra vez...
    Adorei! Um bom fim-de-semana:) :)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresinha! Então muda-te... mas garanto que sentirias falta da capital:)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Manuela
    Apaixonei me por estes pratos ,lindooooos de morrer .De onde são ?
    Misturas que se interligam muito bem ,fiquei curiosa o que há dentro dos saquinhos ???
    Hoje estou muito cusca ;)
    Boa noite......
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá vai então:
      1º os pratos são da Casa;
      2º dentro dos saquinhos: alfazema.
      Beijinho grande:)

      Eliminar
  5. Manuela, num post anterior li que alguém disse algo usando a palavra 'despretensiosa'. Eu implico com essa palavra porque, no fundo, denota uma coisa/ação meio simples, sem pretensão. Mas procurar e criar o belo é ser despretensioso? Eu não acho nada seu simples. Espalhar uns elementos de um presépio em torno de um riacho é simples? Primeiro: quem tem um riacho por perto ou na sua própria propriedade/quinta/sítio? Eu conheço uma só e olhe que conheço muita gente! Quem tem um cômodo numa casa de campo só dedicado às prendas/geleias/etc que faz ao longo do ano para presentear amigos e familiares? Quem tem essa toalha linda com essas chávenas e esses jogos que se combinam entre si? Quem tem o bom gosto de combiná-los assim? Olhe, Manuela, nada disso me parece despretensioso, simples, mas de um extremo bom gosto, único, diferenciado. É só retornar às suas postagens e verá que tudo converge na direção do belo, da criação do belo em todos os recantos de nossa vida, seja essa vida na cidade ou no campo. Tentar criar o belo parece uma coisa simples, mas não acho que seja. Até pela vegetação da sua quinta você espalha as flores para dar uma 'ajudinha' para a Mãe Natureza, tornando-a mais bela! Eu não tenho nada contra quem usa essa palavra 'despretensiosa' mas não consigo ligá-la a você ou a seu blog! E quanto ao post de hoje só posso dizer que amei e até essa 'descombinação' é proposital, é planejada e criou essa linda combinação! E é verdade que os portugueses são generosos mas você seria generosa em qualquer região do mundo em que nascesse. Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tereza! Adorei ler o seu comentário! É uma querida.
      Sabe, nós usamos o termo "despretensioso" com uma conotação mais suave, no sentido de algo sem pretensão, sim, mas com um sentido de algo ou alguém que não é "afectado", entende? Até por vezes num sentido carinhoso.
      Mas foi muito bonito da sua parte o que escreveu, porque de facto, identifico-me com tudo isso. A Tereza já me conhece...
      Um xi-coração enorme. Gosto muito de si!

      Eliminar
  6. Somos pois!! E tu és uma prova disso! Receber bem com espaços cheios de requinte é contigo!
    Adorei cada pormenor desta mesa, desde a toalha, os pratos, os guardanapos, os talheres, tudo! Parabéns minha querida.
    As pessoas que te rodeiam são umas sortudas, é tão bonito o que preparas para as receber, cada detalhe está coberto de dedicação, e isso é maravilhoso!
    Beijinho enorme, tem um bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Catarina! Que sorte poder contar contigo aqui no Cem Manias. São pessoas como tu que fazem com que valha a pena ter estas "manias":):)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Oi anjo! Passando para te dar um beijo e matar saudade do seu cantinho!
    Beijoooos

    ResponderEliminar
  8. Si !! Me consta que el pueblo portugués es un pueblo hospitalario que le gusta recibir con cariño ..
    Que bonita su mesa con todo esos lindos juegos que combinan entre sí !!

    ResponderEliminar
  9. Una mesa de lo más encantadora,este mantel con hojas de libros antiguos nos ha encandilado y la vajilla con diseños diferentes pero conjuntada al máximo es un encanto.
    Los portugueses llevan en sus venas la hospitalidad,se nota en unos detalles para los comensales.
    Te deseamos una feliz semana,
    Un besos de cada una

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias chicas! Este mantel és de la Zara Home. Feliz fin de semana. Besitos para las dos.

      Eliminar
  10. Manuela. Não sei onde tens tantas toalhas e louças guardadas!! A mesa está como sempre, com detalhes maravilhosos, tudo está harmonioso e com muito bom gosto. Os teus convidados devem ter adorado! Eu adoraria com certeza. Tens mesmo jeito, para tudo! Beijinhos todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste! Conheces os convidados.
      Viver em duas casas implica tudo a dobrar. Daí que seja fácil gerir essa tal coisa de "arrumar tarecos":):)
      Um xi-coração!

      Eliminar
  11. Olá Manuela,

    Mais uma vez, que mesa tão bonita e tão bom gosto à mistura.
    Não sei onde vai buscar todos estes pedaços mas tudo junto fica um mimo. A toalha é lindissima e confesso ter ficado 30 segundos a perceber se de facto era uma toalha ou pedaços de jornal.
    Tudo tão bonito. tão elegante. Parabéns mais uma vez. Com esta decoração quem não gosta de ser recebido?

    Bom fim-de-semana
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas! É mesmo uma toalha :):) Ainda bem que gostaram!

      Eliminar
  12. Olá Boa tarde!
    Gostei tanto, tanto e tanto da mesa. a louça, os talheres e principalmente a toalha. A toalha é mesmo especial! Os tons suaves a contrastar com o tempo cinzento de hoje. Sim também acho que os portugueses são acolhedores. Aqui no cem manias sinto-me sempre bem vinda, é muito agradável mesmo. Obrigada por me receber e me deixar ver todas as suas maravilhosas manias. Beijinho grande com saudade de um cafézinho na sua companhia. Isabel Araújo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel! Eu é que agradeço! Temos de agendar então um cafézinho:) Beijinhos

      Eliminar
  13. ¡Y es verdad que sois encantadores y acogedores, Manuela! Nos ha encantado ese mantel maravillosos y como has coordinado los platos y los cubiertos para una mesa diferente y sorprendente. ¡Eres una maestra en este arte!

    Muchos besos de las dos

    J&Y

    ResponderEliminar
  14. Dearest Manuela,
    You sure are a master at creating a very elegant yet comfortable atmosphere at table! Who would not feel right at home?!
    If things are not looking overly PERFECT, it is far more welcoming to any guest.
    Sending you hugs and best wishes for a lovely new week.
    Mariette

    ResponderEliminar
  15. Foi o desacertado mais acertado que já vi! Adorei a decoração!

    ResponderEliminar
  16. Olá Manuela :)
    Adoro, mas a toalha e os guardanapos acho fantástico, são de onde?
    Beijos
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A toalha e os guardanapos são da colecção de inverno da Zara Home. Também gostei muito pela sua originalidade. Cada guardanapo tem ao centro uma chávena diferente. O mesmo padrão também existia em panos da loiça (que também tenho!). Beijinhos

      Eliminar
  17. Olá Manuela,

    À primeira vista esta seria uma decoração de mesa que eu não arriscaria, por ter vários elementos de 'diferentes nações' em que eu não me sinto ainda nada à vontade para brincar... Faço sempre a aposta certa, monocromática... Mas adorei ver! É apaixonante e dá vontade de arriscar :-)
    Eu cá acho que os Portugueses em geral são hospitaleiros e no que toca estarem à volta de uma mesa à boa conversa, com uma boa comidinha e um bom vinho, somos 'experts' nisso!!! agora o que me despertou curiosidade sabe o que foi??? Esses miminhos para os convidados :-) É que existem alguns Portugueses muito curiososssss ;-) (e eu incluo-me nesses) eheheheh!

    Beijinhos grandes Manuela com desejos de uma ótima semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, o importante é nós gostarmos, independente de ir ou não ao encontro das tais ditas tendências:)
      Os saquinhos têm alfazema;););)
      Beijinhos grandes

      Eliminar
  18. Olá Manuela,
    Adorei o "um de cada nação". Adoro a simplicidade dessa mesa, a toalha tão discreta mas tão vistosa, os pratos diferentes mas tão harmoniosos.
    Como sempre, uma mesa que nos inspira.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou Maria João!
      Um abraço e beijocas para os seus Tesourinhos

      Eliminar
  19. Cara Manuela,
    A toalha é um espanto e tudo o resto ficou excelente!
    Mais uma vez o bom gosto e a harmonia permanecem na sua casa e na sua vida!
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia! Fico contente por saber que gostou:)
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Olá Manuela,

    Uau que linda mesa! A toalha é maravilhosa, com detalhes tão lindos e delicados, a louça belíssima e os pacotinhos, que beleza de agrado! Perfeito como sempre.

    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Acho que esta é a mesa mais original que já alguma vez publicaste, Manela! E, para mim, uma das mais giras! Se me permites uma ligeira correcção, "uma mesa em total ACERTO de objectos, padrões e texturas". É que os padrões distintos harmonizam-se pela cor... É o tom sobre tom, que aqui resulta na perfeição. E aquelas chávenas impressas na toalha, de mil motivos? LINDAS!
    Uma beijoca
    PS - Temos de marcar um almocinho esta semana ou na próxima, com a amiga E.!

    ResponderEliminar
  22. Amei a postagem, capricho puro, parabéns! beijos

    ResponderEliminar
  23. A toalha é lindissima, as argolas de guardanapos, nada mais inovador. Adorei. Nas sei se fosse eu a fazer nada ficaria assim tão lindo e organizado como está nas fotos.
    Pinta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pintinha, tenho a certeza de que ficaria igualmente bonito:) Beijinho

      Eliminar
  24. Linda mesa :)
    Os pratos, os talheres, os guardanapos!
    Tudo fantástico!
    Mesa linda para receber qualquer um :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Em cima desta mesa só faltaria acrescentar uma das suas receitas para o cenário ser efectivamente fantástico:):):) Beijinho

      Eliminar
  25. Estou aqui de queixo caído ( boca aberta, rs) com tanta elegância Manuela!
    Mesa linda de viver, bom gosto ao extremo!

    bju bju
    ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Maria, e eu fico de "queixo caído" com o seu comentário!

      Eliminar
  26. Olá Manuela :)
    Mais uma vez uma mesa lindíssima!! Mas gostei mesmo, mesmo dessa toalha, que engraçada.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. O carinho é o que sempre se sobressai! Beijo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares