Dietas e manias criativas à mesa...




      Olá!

     Quem não se lembra da pequena Mafaldinha, aquela menina que odiava a sopa tanto quanto adorava os Beatles? Hoje lembrei-me dela, quando uma das minhas crianças quase me dá a entender que a culpa de chegar atrasado à escola é da sopa! Recordei aquela célebre frase dela, e que ficou na memória de tantos nós... de que a sopa é para as crianças, o que o comunismo é para a democracia! O certo, certo, é que muito tempo depois, a Mafaldinha ainda continua dentro das nossas casas!
     Assim foi, dei por mim a pensar na tal da sopinha!





  


  Cá por casa, a estação mais gastronómica de todas é sem dúvida alguma o Inverno. E uma boa tigela de sopa, servida como acompanhamento e às vezes até como prato principal, aquece a alma, sossega o estomago e embora não extasie o paladar dos mais pequenos, tem sempre lugar cativo à mesa!







  Nos dias mais frios, sabe bem quentinha, e se possível servida de forma a conquistar o olhar... Em pequenas terrinas individuais a sopa  ganha protagonismo à mesa. Manias!







      Vamos então servir a sopinha de forma divertida, renovar os temperos, provar novos sabores e deixar de lado os pratos  enfadonhos em que habitualmente  a apresentamos. E com isto juntamos o útil ao agradável: vamos controlando a quantidade que se come do prato principal  sem termos de fazer contas às calorias... 







     Pequenos truques para transformar a  hora da sopa em longos e agradáveis momentos de partilha... Para isso basta estender a criatividade às loiças e aos acessórios, e da cozinha deixar que saia a receita perfeita: sopinha de abóbora, colhida na horta, pois então!!





 
      Uma boa semana para todos, e se possível com sopinhas saudáveis!!

 



   Um abraço,

   Manuela.








  

   
























Uma boa semana!


Comentários

  1. Grande Mafalda y que rica la sopa! Principalmente en invierno,es reconstituyente!
    Las vistas y tu mesa siempre maravillosas!
    Feliz semana y muchos besos de las dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Mafalda!!! Gracias meninas:) Besitos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Eu sou fã da Mafalda, mas também de sopa. E agora? E fiquei fã dessas terrinas individuais.
    Bom domingo!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mia, a próxima vez que a encontrar levo-lhe umas! Beijinho

      Eliminar
  3. Oi Manuela,
    Eu adoro sopa! Principalmente em dias bem quentes.
    Meu filho reclama do feijão, aqui temos o hábito de consumir esse alimento diariamente
    e ele reclama... e demora para comer.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nina! Cá em casa também o feijão é consumido de forma habitual!! As minhas crianças também reclamam sempre do feijão:):) Bj

      Eliminar
  4. Olá Manuela!
    Que bela "mania" de nos apresentar uma bela sopinha...Cá por mim, nem os garotos por mais manhas que apresentem, se recusam a comer a sopa... Com essa forma de tomate ou de abóbora e essas cores de encantar, não há miúdos nem graúdos que resistam... E depois a sopa hoje, é mesmo indispensável para uma boa saúde.O fantasma que a sopa engorda, já passou, felizmente!
    Imagens muito bonitas. Gosto!
    VeraM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vera!! Também acho um absurdo ouvir dizer que a sopa engorda! Nessa matéria sou um verdadeiro general: cá em casa são todos, sem excepção, obrigados ao consumo diário... É sempre agradável falar consigo! Bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Que bonito post, me he paseado por tu bloc y me ha encantado.
    Te animo a hacer una ojeada en el post de esta semana y seguro que veras algunas ideas realmente interesantes.Deseo que te guste y si es así me alegraria que te hicieras seguidora. gracias por visitarme.
    Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Manuela, sopinha é alimento que vai sempre á minha mesa, então de inverno aquece mesmo a alma, gostei da mesa, beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  7. Olá Manuela, eu gosto de comer sopa principalmente nos dias mais frios.
    Além disso é indispensável numa alimentação saudável.
    Por cá está sempre presente. Quanto a essas terrinas... São mesmo fofas!
    Beijinhos e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, é isso mesmo!! Uma alimentação saudável passa necessáriamente pela ingestão de sopinhas... Beijinhos e um bom fim de semana, apesar de o tempo não estar muito promissor...

      Eliminar
  8. Ola manuela,

    Que lindo sua louça, com certeza que a hora da sopa fica muito mais agradável com potinhos lindos assim!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Regina! Julgo que tudo se torna mais agradável se servido em objectos visualmente apelativos, não é? Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Olá Manuela,

    Que excelente "desculpa" para se comer sopa. Eu adoro sopa, quer seja servida em prato ou em tigela. É sempre bem vinda e é uma excelente refeição. Escusado será dizer que a decoração está um máximo, parabéns.

    Beijinho
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom meninas! Bom fim de semana, beijinhos para as duas-

      Eliminar
  10. Adoro a Mafalda, a sopa e as terrinas idividuais, tudo juntinho no quentinho da sala :) :)
    Um bom fim-de-semana e uma boa semana!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Teresinha!! De vez em quando tiro alguns livros da Mafaldinha da prateleira e passo uns serões super divertidos:):) Bom fim de semana, bjinho

      Eliminar
  11. Adoro Manuela :)


    Santi
    santiroyalhome.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Dearest Manuela,
    LOVE your precious lidded soup bowls and your soup looks yummy too.
    Funny as we also at soup as a meal... Love to warm my hands around a bowl of soup and it feels so good in winter!
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Mariette, thanks for your kind comment! Hugs for you and have anice weekend:)

      Eliminar
  13. Adoro as terrinas e as tábuas, Lindo.
    E a sopa tem muito bom aspecto:)
    Beijinhos e boa semana Manuela.
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Annabelle, nada que se compare às sopinhas deliciosas e super originais que tu fazes!! Beijinhos para ti e para o pequeno Lucas.

      Eliminar
  14. Eu adoro sopa querida Manuela!
    Como-a todo o ano, mas no Inverno é quando me sabe melhor :)
    Bem quentinha é perfeita :)
    Gostei muito das taças, são um mimo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, aposto que também faz umas sopinhas deliciosas, a julgar pelo que vejo no seu blogue:) Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  15. Que maravilha Manuela,
    Adorei as terrinas individuais, nunca tinha visto.
    Lá por casa, a sopa entra a todas as refeições e já sem protestos, que já perceberam que não vale a pena.
    Tenho a certeza, que servida dessa forma, a degustação se torna muito melhor.
    Bjs e boa semana.
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, eu não sei se a terrinas são para servir sopa!! Sei que desde que as comprei sempre achei ser essa a sua melhor funcionalidade... Vamos improvisando e fazendo de cada dia algo especial!! Sobretudo pelas crianças... Beijinho para si, e beijocas repenicadas para os Tesourinhos da mamã!

      Eliminar
  16. Olá Manuela,

    Eu gosto muito de sopa... Aliás, de sopas... Qualquer tipo de sopas (excepto canja) e cá em casa até o pequenote gosta, mas acho que qualquer dia entra numa idade em que a sopa deixa de ser atractiva para ele... Para já vamos bem encaminhados e come num ápice :-)
    E no Inverno principalmente ao jantar não há coisa que me conforte melhor... Quentinha, saborosa, acompanhada de pão... Muito bom!
    As suas sopas parecem-me muito bem, mas o que me parece melhor, muito melhor ainda são essas terrinas individuais... Que lindas Manuela!!! Como é que consegue que as suas mesas sejam simples e nessa simplicidade sobressair tanto charme? Uma mesa mesmo bonita...
    Eu já vi terrinas individuais bonitas, até porque já trabalhei numa loja de decoração e tínhamos louças bonitas, mas essas superam qualquer uma que tenha visto até agora!!! Adorei Manuela...

    Beijinhos grandes e desejos de uma boa semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, se bem a conheço aí por casa também devem sair sopinhas deliciosas!! E que bom que o pequerrucho gosta... Sabe, às vezes temos em casa objectos arrumados dentro dos armários e nem nos lembramos de usar e fazer as coisas de forma diferente, não é?
      Beijinhos grandes, e bom fim de semana...

      Eliminar
  17. Olá!
    Que loiças tão bonitas! Que mesa tão acolhedora... se essas taças resultassem em minha casa bem que as comprava. Realmente, as crianças e a sopa... Adoramos sopa mas meu filho... Diz-me sempre que já come na escola. Enfim, desculpas... A sopa de abóbora é deliciosa assim como todas as outras claro, principalmente no inverno. Já ia uma sopinha! Beijinho enorme. Isabel Araújo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, tudo bem consigo?
      Que bom vê-la por aqui! Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  18. Olá Manela
    Cá em casa a sopa também faz parte da ementa semanal .
    Faço muito creme de abóbora com alho francês ,é uma delicia e acerta sempre ,ovinho escalfado que delicia .
    Essas terrinas podiam vira cá para casa ;)
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu! Quando for à Madeira levo-lhe umas! Fica prometido! Beijinho

      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuela! Estava com dificuldades em enviar o comentário e ele foi em duplicidade, por isso que removi. Beijinhos minha querida, Renata.

      Eliminar
  20. Que mesa linda, Manuela! Eu adoro sopa e, todas as noites, tem que ter aqui em casa! Já os meus filhos... só um deles que toma sopa uma vez por semana... com o outro, não consegui acordo (rsrs). Você, como sempre, muito caprichosa!! Beijos querida e um feliz 2015!!! Renata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Renata!! Os filhos às vezes não são nada bons para fazer acordos conosco, rsrsrs Sei bem o que isso é! Um bom ano de 2015! Um grande xi-coração.

      Eliminar
  21. Bom dia. Tem uma mesa fabulosa. Onde se podem encontrar essas terrinas? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom dia! As terrinas, foram recentemente compradas na loja CASA, em promoção. Volte sempre!

      Eliminar
  22. Cara Manuela,
    Já tinha deixado um comentário mas pelos vistos... não aparece...
    Para variar adorei as cores da mesa e da paisagem envolvente!
    Beijinhos e Boa semana!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia, não vi... às vezes a internet tem destas coisas:) Obrigada! Beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar
  23. Que linda mesa e com sol, dá vontade de ficar e ficar e ficar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla! Então deixe-se ficar :) Bom fim de semana.

      Eliminar
  24. Olá Manuela, por acaso cá em casa não tenho o problema da sopa. Pelo contrário, reclamam é quando esqueço-me de a fazer! Mas tens razão, servida nessas mini terrinas, que encanto que fica e que bem que deve saber. Diz-me : são loiças novas ou antigas? lindas, lindas. Nunca tinha visto...Quanto aos descansa talheres, já os conhecia (haha) e ficaram a matar no conjunto. Uma linda mesa com o sol de inverno a bater! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, são loiças recentes. Encontrei-as casualmente na Casa, em saldos (-70% !!!). Ficaram quase ao preço de um café:):):) Pareciam esquecidas, ninguém deve ter gostado porque a prateleira estava cheia. Escusado será dizer, que logo que lhe pus a vista em cima achei que eram ideais para comer a sopa ao ar livre!!
      Um destes dias vou em trabalho para os teus lados... Beijinho

      Eliminar
  25. NOTA: o quis mesmo dizer foi: uma linda mesa de inverno com o sol a bater. É um poucochinho diferente o sentido. Bjs!

    ResponderEliminar
  26. Oh, o Quino e a sua Mafaldinha!... Merecidíssimo o Príncipe das Astúrias que recebeu em 2014!
    Quanto à sopa, a tua está perfeita, Manela - na amesendação e no aspecto, aveludado e cremoso!
    Só discordo é que a sopa "não extasie o paladar"... No passado talvez concordasse mas, sabes, desde que ofereci a Bimby ao meu cônjuge :) as sopas cá em casa passaram a ser, sem excepção, divinais. A sério, não estou a exagerar! Calcula que até o meu Feijão exige a "chopa"...
    Mas olha que essa tua sopinha de abóbora, se não foi feita numa Bimby, imita muito bem! :)
    Um grande beijinho, cheio desse sol maravilhoso que nos aquece a alma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro a Mafaldinha!! Ela não se ia dar bem com um "Feijão" que gosta de "chopinha"!!!!
      Minha querida, costuma ser o inverso, o cônjuge marido é que gosta de oferecer a tal da Bimby à cônjuge mulher... Não obstante, cá em casa o cônjuge sempre esteve expressamente proibido de me oferecer eletrodomésticos e afins:):):) Agora, fiquei com a pulga atrás da orelha... quem sabe se tb eu devia oferecer ao meu cônjuge a Bimby?!!! Não sei se ele irá gostar da ideia, a ver vamos :):)
      Beijocas, hoje com muitaaaaaa chuva:(

      Eliminar
    2. Bem, é que eu não te contei a história toda... O meu marido é, de facto, quem se ocupa das artes culinárias cá em casa - e muito bem, com muito talento, imaginação e qualidade! Quando, nos anos dele, há coisa de 3 ou 4 anos, me pus a pensar numa prenda, hesitei entre um iPad e uma viagem. Mas, passado algum tempo, pensei na Bimby, achando que lhe tornaria a vida mais fácil. Não posso dizer que tenha sido o presente mais bem-sucedido que já lhe dei na vida (tive de o compensar com muitos beijinhos), mas com o passar do tempo até ele acabou por dar o braço a torcer. Olha, coisas de uma família moderna! :)

      Eliminar
    3. AHHHHH! Já estou a pensar seriamente se também hei-de oferecer a Bimby ao cônjuge... E se ele me troca pela Bimby?!! ups!

      Eliminar
  27. Adoro sopa e se servida com esse bom gosto, melhor!
    Beijo

    ResponderEliminar
  28. Manuela, que linda mesa!
    Amo sopa, e amo mais ainda sopa de abóbora! Você falou tudo: aquele a alma e sossega o estômago!
    Que adorável lembrança a da Mafaldinha, é muito famosa e querida também aqui no Brasil.
    Beijo

    ResponderEliminar
  29. Hola Manuela querida , que bonito ese tipo de recipiente para la sopa,, yo uso unos especies de lo listas pequeñas para servir sopa,,,,
    que tenga un buen día
    Cariños

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Angelica! Um dia tem de nos dar uma receita das vossas sopas:) Cariños

      Eliminar
  30. Adoro sopa, meu prato favorito no inverno. As crianças aqui de casa curtem muito, inventamos diversos "acessórios" para incrementá-las mas, sem dúvida, o de maior sucesso é o presunto parma bem tostado e salpicado sobre o prato. Muito simpática sua mesa, como sempre, desse jeito certamente seus pequenos irão se render! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber que temos mesmos hábitos! Obrigada, bom fim de semana.

      Eliminar
  31. Oh Manuela, que loiças tão lindas e que sol tão fantástico! Mas sinceramente, o que me tocou mesmo foi a paisagem, o ar livre, a Mafaldinha e a nossa sempre tão estimada sopinha. Tudo maravilhoso. E vindo da horta então, não se pode pedir mais! Ainda hoje fiz para o jantar sopa também e legumes salteados provenientes da nossa horta: azeite, alho, cenoura, cabeça e rama de nabo, couve coração e uma pitada de sal - bom, mas bom. Nem precisei de carne, comi assim mesmo! E a sua sopa tinha um aspecto tão apetitoso. Estou a imaginar o ar frio ao redor dessa mesa em contraste com o sol e a sopa quentinha e aconchegante. Ai ai, só me imagino aí :). Beijinhos e boas refeições!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, também faço isso!!! Com legumes da horta quem precisa da carne?!
      E sabe bem comer na rua, quando está sol, apesar do frio... nas fotos não mostro, mas normalmente faço-me acompanhar de mantinhas de lã, já bem gastas pelo uso, mas que nos aconchegam as pernocas enquanto o sol aquece o rosto e as mãos!! As coisas boas da vida de facto não têm preço, as pessoas é que parece que ainda não descobriram... Quem sabe um dia não vem cá comer uma destas sopinhas?! Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  32. Manuela, querida, mais parece um post primaveril tantas são as cores desta postagem! Amo sopas! Amei ver as abóboras junto com essas flores lindinhas! Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Tereza!! Sempre achei que no Brasil as pessoas não eram apreciadoras de sopas, mas sim de muita fruta!! Ou isso é devido à sua costela portuguesa?! Beijinho!

      Eliminar
  33. Gracias Manuela por tu visita, yo también me quedo por tu blog si te parece bien.
    Tienes cosas preciosas, una bonita mesa preparada con todo lujo de detalles. Hasta la próxima.
    Feliz semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias! Fico muito satisfeita:) Entonces, hasta la próxima!

      Eliminar
    2. Gracias! Fico muito satisfeita:) Entonces, hasta la próxima!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares