"Manias" de Natal...

     Olá!

     Enquanto descia uma das principais avenidas da minha cidade, constatei que a época natalicia arrancou oficialmente! Os rituais vão-se repetindo ano após ano, as ruas estão iluminadas, as montras coloridas num convite a entrar... As casas vestem-se com ar de festa, e enquanto isso todos se preparam com simplicidade e requinte para cumprir  a tradição.

     Eu também!





     Por cá não há lugar para modismos castradores e ainda são os mais novos que começam por decidir os acessórios a utilizar na árvore de Natal. Desta feita, aproveitaram-se as decorações do ano anterior, acrescentaram-se mais alguns enfeites, e a árvore manteve-se docinha! 






     Os mesmos acessórios natalicios dispostos de forma diferente, em concordância com o resto da decoração...Opções cromáticas para um Natal citadino.







     É certo e sabido que para comemorar o Natal em familia, como manda a tradição, tem de ser passado no campo! Nada como sentir a nebelina matinal, o cheiro da madeira queimada na lareira e o aconchego de fins de tarde passados em familia! Manias...


     Bom fim de semana!

     Manuela

Comentários

  1. Gostei dessa dos "modismos castradores"! :) É isso mesmo, Manuela... Com tanto minimalista às vezes perde-se a calidez e o conforto!
    A tua árvore está linda.
    Já eu, este ano, nada de árvore até... quase as vésperas de Natal!
    Beijinhos com luzinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...com tanto "minimalismo", quis eu dizer. :(

      Eliminar
    2. Obrigada! De facto assim é, e o Natal não pode ser minimalista...digo eu:)
      Ainda vais a tempo de deixar o pequerrucho encher a árvore de muita cor!!
      Beijinhos com ...estrelinhas:):)

      Eliminar
  2. Precioso el árbol añadiendo nuevos adornos.
    En el campo y con la chimenea encendida junto a la familia nos parece una opción magnífica para celebrar estas fechas.
    Besos y feliz finde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias chicas! O meu Natal vai mesmo ser com a "chimenea encendida junto a la familia"! Gracias pelo espanhol que aprendo convosco:):)

      Eliminar
  3. bom fim de semana, rodeada de aconchego! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Manuela a tua árvore está mesmo um doce! Gosto muito! E como já é costume por aqui todas as decorações também estão muito bonitas!
    Beijinho e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. Doçura e luz é coisa que abunda por aqui!
    Eu estou sempre atenta Manuela!Penso que não me fiz entender:vou ficar atenta ao correio.Se for em Lisboa,só se de todo não puder.
    No Verão passado encontrei a família da Lúcia,gostei muito de os conhecer! A Lúcia é muito querida,mesmo!
    A filhota anda atarefada com a tese de Mestrado mas,sempre pronta a partilhar e ajudar a Mãe.Porque Natal também é isso!
    Bom fim-de-semana!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Mas eu aviso, ok?
      A sério que conheceu a Lúcia?! Essa é aideia que eu tenho dela...
      Boa semana para si e tudo de bom para a filhota! E de fcato assim é: o Natal é tempo de partilha! Mas não devia ser só nesta época...Beijinhos grandes:)

      Eliminar
  6. Dearest Manuela,
    Lovely photos and above all I love the candle holders with the candles inside... Great atmosphere; enjoy your family time during this Advent and Christmas season.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
  7. A árvore está muito bonita e a restante decoração tambem.
    Eu não passo o Natal no campo mas a casa tem lareira, coisa que eu adoro e não tenho aqui.
    Bom fim de semama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pintinha, eu também tenho lareira na cidade, mas que não é a mesma coisa, lá isso não:):):) Boa semana e obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  8. Olá Manuela
    Época natalicia ..tempo mágico..amo!
    Tudo muito lindo por ai,amei!
    Feliz final de semana querida,beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patricia! Fico feliz que tenha gostado! Beijinhos

      Eliminar
  9. Que linda a tua árvore! Lembrou muito a árvore que montávamos na infância. Não exatamente pelos enfeites docinhos, mas o colorido ficou muito parecido. Adoro a época do Natal, mas as crianças dão uma vida diferente a ele, fazem com que os adultos virem crianças também, e aqui, não temos crianças, infelizmente! Linda a tua decoração! Bom final de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tiane! ONnatal com crianças tem um encanto diferente, mas esse encanto pode ser sempre encontrado mesmo sem elas :):) Boa semana!

      Eliminar
  10. Por aqui a cidade sempre foi conhecida pelos enfeites mas esse ano
    a coisa anda meio devagar.
    Enquanto o povo não se puxa, aprecio a sua bela árvore que está de encher os olhos.
    Bom domingo.
    janicce.

    ResponderEliminar
  11. Hola amiga querida ! Navidad es magia para los niños y representa el nacimiento del niño Jesús ,, su arbo esta muy lindo,,deseo que tengas un bendecido fin de semana
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Angélica! Uma boa semana para si e para as crianças! Besitos

      Eliminar
  12. Também não gosto de minimalismos....falta-lhes calor e alma,coisa que não falta na sua decoração.Está linda e acolhedora! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste, que bom vê-la por cá!! Então e eu não sei que temos tantas coisas em comum?! Beijinhos. (Ah! Reparou na toalha que usei no outro dia?! )

      Eliminar
  13. Linda a sua árvore, Manuela querida! Por aqui já fiz uma pequena, porque estou à procura de uns galhos secos, mas minha procura tem sido em vão. Em contrapartida, tem enfeites por toda a casa, inclusive no lavabo e na cozinha! Outro dia descobri que há uma Zara Home aqui e já associo a loja a você, sempre! Beijinhos, vou fazer aquelas bolachinhas do post anterior. Fiquei é super com vontade de ver os seus presépios espalhados pelo campo: bem que isso daria um post lindo e super diferenciado!!! Beijinhos, Tereza (dê Boas Festas à D. Elvira quando você a vir, Ok? Outra coisa: viu a plantinha com frutinhas que a Priscilla usou na última decoração de loja, uma com frutinhas vermelhas, a hipericum, hipérico, erva-de-são joão? Eu as achei muito lindinhas e nunca tinha visto no Rio. Aliás, por aqui já temos Halloween, Black Friday, Cyber Monday, enfim, estamos ficando "globalizados", mas a miserabilidade ainda é grande neste país).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza! Vou dar o seu recado à minha D.Elvira!!
      Que pena morar tão longe, pois galhos secos é o que não falta por aqui... Vi a tal planta e fiquei com vontade de trazer para casa!!!!!!!! Linda!
      E vou tentar mostrar os presépios!!
      Sabe Tereza, sou um pouco anti-Hallowween, anti-Black Friday etc... Embora eu seja a favor da tal da globalização, acho que andamos a importar demasiada " cultura" que não é nossa!! Mas enfim, isto seria o mote para uma longa conversa, e eu sou muito latina na discussão destes assuntos, por isso é melhor ficar por aqui rsrsrs

      Eliminar
    2. Oi, Manuela, então temos mais um ponto em comum, além de todos os outros. Beijinhos, Tereza (obrigada pelos galhos mesmo eles não podendo chegar por aqui rsrsrs).

      Eliminar
  14. Olá Manuela, aqui por Lisboa, as ruas e os bairros estão bastante enfeitados. A baixa está bem decorada. Penso até que terão se esmerado mais este ano que em épocas anteriores.
    Gostei de ver a tua casa a rigor. Pela árvore nota-se que ainda há mais novos por aí! Por aqui ainda estou em "aquecimento", mais 8 dias talvez para me mexer e ir à arrecadação buscar o pinheiro...Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val! Lisboa nesta época é imperdível...
      E já agora, toca a sair dessa preguiça, pois estou ansiosa por ver a tua árvore... tal como no ano anterior, já sei que vais surpreender:):) Beijinhos!

      Eliminar
  15. Me encanta tu decoración Navideña Manuela, está llena de calidez y magia!! Que tenga un buen día, besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracioas VicKy! Ainda bem que gostaste da minha "decoración Navidena"... Logo vou mostrar outra que fiz mais tradicional! Que tengas una buena semana! Besos.

      Eliminar
  16. Sabe que eu adoro o branco? :) Gosto muito desta última foto a madeira e o branco, que linda decoraçao Manuela! Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Olá Manuela,

    Que árvore docinha vocês aí teem em casa :-)
    E gostei do projector a iluminar...
    Cá em casa também já é Natal à algum tempinho... Secalhar um dia destes ainda mostro alguns pormenores do 'Meu Natal' :-)
    Os arranjos e os copinhos das velinhas que tem na mesa ao lado também são muito giros!!! Dão um ar tão bonito e levezinho, talvez pelas cores :-)

    Beijinhos grandes querida vizinha***

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares