Compota de uvas...

      Olá,

    Hoje dei por mim a pensar que tinha de responder ao desafio da Joana, autora do blog A Comida da Vizinha, como forma de retribuir a gentileza que ela sempre deixa transparecer nos seus comentários aqui no Cem Manias.(http://acomidadavizinha.blogspot.pt/2014/09/nunca-recuso-um-desafio-1.html)
    Sentei-me confortavelmente e depois respondi da forma mais simples que sabia... 
    Enquanto isso, e porque as tardes de Outono ainda são um convite ao dolce far niente, deixei-me embalar pela brisa que corre por entre as árvores, naquilo a que também se podia chamar de "doce preguiçar"...








     A variedade de sabores a adicionar a uma chávena de chá é ilimitada!! Desde as tradicionais torradas, bolos e compotas, existem inúmeras combinações que ficam ao critério de cada um... Por cá, foi dia de associar à chávena de chá tostas com compota de uva.






     A união da compota ao chá, foi ganhando terreno nas tardes passadas no campo, numa combinação que faz os sentidos vibrar... A compota de uva com um sabor intenso e um aroma campestre é inconfundível!





   
     Nada ultrapassa uma boa compota feita em casa com fruta fresca, com adição de pouco açucar, e consumida à temperatura ambiente... Servida com fatias de pão integral, com pão escuro, ou simplesmente barrada em tostas...







 Vamos então às questões colocadas pela Joaninha ,autora do blog "A comida da vizinha" a quem costumo carinhosamente de apelidar de "vizinha"...
                           

1- Diz 2 objectivos que tenhas a curto prazo?
a) Ser mais tolerante com os narizes empinados desta vida!
b) Conseguir contar até 20 antes de lhes dizer o que penso...

2- Qual a música da tua vida?
A música sempre foi uma constante na minha vida, mas o riso das minhas crianças foi sempre  a melhor música para os meus ouvidos!!

3- Já conheceste alguém da blogosfera? Repetirias?
Já! Certamente que repetiria e irei repetir...Pessoas adoráveis e que corresponderam exactamente aquilo que deixam transparecer nos seus blogs.

4- Qual o animal que mais gostas e porquê?
O cão é sem dúvida o meu eleito!

5- Se pudesses voltar atrás no tempo a saberes o que sabes hoje, farias tudo igual? Desenvolve!
Faria tudo exactamente da mesma forma: iria aos mesmos sítios, faria as mesmas coisas e amaria as mesmas pessoas! Gosto de mim como sou, com os meus defeitos e virtudes, e o que sou depende exactamente de tudo o que fiz até aqui!

BLOGS NOMEADOS:
E agora Joaninha, tenho mesmo de nomear outros blogs? Então cá vai:

1/ evelyne-home-interiors.blogspot.pt
2/http://www.arteemanha.net/
3/vickys-home.blogspot.com
4/http://decosurvintage.blogspot.pt/
5/http://acasadasmius.blogspot.pt/


Um abraço, boa semana!


Manuela




Comentários

  1. Como sempre :) Adorei.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Chã e compota de uva, que belo casamento, beijo Manuela

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, Manuela, por se lembrar de mim! (Fiquei a fazer um bocado de beicinho por apetecer só no fundo, mas não ligue, que eu sou uma mimalha, eheh!)
    As minhas respostas vão mesmo aqui, sim?

    1. Objectivos a perseguir: a) Desdramatizar. b) Dar mais vezes graças aos céus, com as duas mãozinhas bem levantadas, por amar e ser amada e por toda a sorte que tenho tido na vida!

    2. Músicas? Tantas, tantas...

    3. Nunca conheci ninguém da blogosfera mas tenho vontade de vir a conhecer. O que tenho é receio de desapontar, ou de as pessoas pensarem: "Oh, afinal ela é uma chata"...

    4. Animais: sempre fui de cães, mas tenho uma gata que adoro. E gosto muito de pássaros. O meu sonho sempre adiado é ter um papagaio, mas a longevidade deles assusta-me.

    5. A vida dá tantas voltas que, pelo meio, há algumas coisitas que não me importava de ter feito de outra forma. Mas somos o que somos, resultado do que fizemos bem e menos bem. E crescer é isso mesmo: é errar e aprender, num percurso que nos deixa marcas mas que nos enriquece!

    Um beijinho grande
    PS - Compota de uva? Acho que nunca provei... Parece deliciosa e os pratos já trazem um cheirinho a Outono.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Nunca ouviu dizer que os últimos são sempre os primeiros?!
      Por aqui estamos na boa onda dos doces, compotas e afins! Quando terminar, envio-lhe algumas para provar, valeu?
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Hola amiga querida!!!Yo probe en su pais compota de uvas !! es muy rico ! linda mesa.. que tenga un optimo comienzo de semana
    besos

    ResponderEliminar
  5. Dearest Manuela,
    As usual, you have such flair for creating a most lovely tea setting! Love your grape compôte!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
  6. No puede haber algo tan fantástico que pasar una agradable tarde con una compota de uva casera it un café con leche en este juego de porcelana tan encantador.
    Manuela,gracias por pensar en nosotras y nominarnos,siempre es un placer pasar por tu blog ,es un descanso para la vista,hacemos un alto en el camino y no relajamos un ratito.
    Te deseamos una feliz semana y muchos besos de las dos

    ResponderEliminar
  7. Por aqui os bules e as chaleiras também já retomaram ao serviço. Gosto tanto :)
    Boa semana.
    Beijinhos
    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Olá querida Manuela,
    Voltou o chá quente, as torradas, os scones e as compotas. Curioso, não me recordo de alguma ver ter comido compota de uva.
    Um beijinho grande e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
  9. Manuela,
    sua louça é mesmo linda e seu capricho me encanta. Você é uma daquelas pessoas afortunadas que podem fugir para suas casas de campo sempre que podem, parabéns pelo bom gosto.
    Beijos e boa semana.
    Tereza

    ResponderEliminar
  10. Olá Manuela,

    Estou encantada com este post! Sentei-me na cadeira, mas inclinei-me para a frente, assim com os olhos quase colados ao ecrã; está a visualizar a minha postura??? :-) Enquanto percorria o texto estive sempre (e estou) com os olhos esbugalhados a absorver cada foto, cada palavra... Magnífico!
    Ora, em primeiro lugar, quero agradecer de coração mesmo a amabilidade de ter aceite o desafio, é tão bom ficarmos a conhecer um pouquinho mais da pessoa do outro lado e ainda para mais não sendo perguntinhas demasiado 'íntimas'!
    Depois, essa compota parece deliciosa... Receitinha, quer partilhar connosco? É que sinceramente, compota de uva foi uma coisa que nunca me ocorreu sequer de poder fazer... E as tostas? Que tipo de tostas são essas, tão branquinhas e espalmadinhas? É que só de olhar para elas... Humm :-) E por fim, o conjunto de chá... Muito bonito! Simples... Mas requintados! E o fio dourado gasto, sinal da idade, do uso que se lhe dá :-)

    Manuela, obrigada por me ter adocicado a minha manhã de Segunda-feira :-)

    Uma excelente semana e beijinhos grandes desta sua vizinha***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Joaninha! É uma querida! Muito obrigada pelo seu carinho! Beijinho

      Eliminar
  11. Ah... Já quase me esquecia...
    A Manuela tem um gosto apuradíssimo no que toca ao bem receber por isso gostava de lhe pedir uma sugestão, se não houver problema da sua parte...
    O que eu gostava de saber é que tipo de toalha ficará bem numa mesa para depois servir um chá num conjunto de vidro (transparente)!
    Se me puder dar umas dicas, agradeço! (ou quem sabe fazer um post assim ilustrativo, que me diz? :-))
    Beijinhos grandes***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é assim Joaninha: o vidro permite muitas opções!! Se optar por uma toalha branca, fica muito bonito, se por baixo do prato da chávena, colocar um prato de sobremesa estampado, para dar cor. Ou então coloque um guardanapinho colorido. Se optar por uma toalha estampada, coloque por baixo do prato da chávena um prato de sobremesa branco ou da cor dos tons da toalha. Um destes dias faço um post para si, com vidros, ok? Beijinhos

      Eliminar
    2. Ahhhhhh! Que boa dica Manuela :-) Obrigada! Vou pôr em prática! Beijinhos grandes***

      Eliminar
  12. Que delícia Manuela!
    Adoraria tomar esse chá ao ar livd.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Manuela,

    Amo os seus posts, pois eles retratam o que mais valorizo na vida: O AMOR, em todas as suas nuances, principalmente na simplicidade do coração.

    Conhecer-te mais neste desafio, foi solidificar o que já transparecia no estilo das suas "manias"...rs

    Amei suas respostas.

    E a "vizinha" então, uma graça.

    Vou convidá-la a ser minha vizinha tbém....rs

    As imagens do chá e da compota, como sempre estão cheia de charme e de bom gosto.

    Uma linda semana pra vc.

    Um gde beijo
    Isabela

    ResponderEliminar
  14. desafios acompanhados de compotas, que delícia. boa semana, Manuela. beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Manuela, adorei as respostas. Principalmente a última, pois eu faria de outra forma algumas coisas que fiz no passado e dos quais "sofro "os efeitos até hoje. Aprendemos com os erros, é verdade, só que por vezes é tarde para repará-los! enfim, "dramas " à parte, essa compota de uva, faz-se como as outras? não tenho a certeza de gostar porque não gosto de uva, mas já o marido, iria se deliciar! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Val! No Natal envio umas compotas para o teu marido, valeu? Bjinhos

      Eliminar
  16. A compota parece deliciosa e as fotos estão lindas e inspiradoras!
    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Oi, Manuela, qual a receita dessa compota? Minha mãe fazia muita geléia, mas nunca me interessei em aprender, até porque achava que ela nunca iria morrer, mas agora vejo que perdi tempo. Ainda bem que vim a conhecer a rainha das compotas: dá para enviar a receita? A louça e tudo o mais estão belíssimos, bem clean e chic como gosto. Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza, eu vou fazer um post só com compotas e depois deixo ficar as receitas, ok? Um grande beijinho querida! Manuela

      Eliminar
  18. Que belos acompanhamentos para sua compota de uva! Bom conhecer um pouco mais sobre vc, embora a gente sempre descubra um pouco mais nas entrelinhas dos posts. bjs

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde! A compota tem uma aspecto delicioso... Dá mesmo vontade de tomar um chá. Um beijinho muito grande. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
  20. Manuela,
    A compota tem um aspecto delicioso... Como sempre!
    Não há dieta que aguente...
    Bjs
    :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares