Ameixas...

       Olá!

     Enquanto se aguarda pelas férias, vamos reinventando novas formas de aproveitar o campo. Aqui o ar é sempre mais puro, as noites mais escuras, iluminadas pelo brilho das estrelas, e o tempo, esse é sempre muito menos apressado! Nos vários recantos e espaços há sempre algo diferente para fazer. Hoje foi dia de apanhar ameixas, e de as comer em jeito de piquenique....
     





          No meio da erva, por entre uma grande variedade de árvores, formam-se excelentes espaços de sombra que permitem saborear sem pressas as primeiras ameixas do ano.
   



     Diz o provérbio que "ano de ameixas, ano de queixas"! Pois por aqui ninguém se queixa... saborear a sumarenta polpa das ameixas acabadas de apanhar da árvore, é das melhores sensações de liberdade que se experimentam no campo.




     Com o verde no tom certo e os complementos adequados: com riscas, quadrados e flores, numa singular fusão de contrastes! Os cestos brancos, simples, versáteis e intemporais, próprios de ambientes campestres singelos...




     Um fim de tarde tranquilo, num local de lazer ainda mais tranquilo em perfeita comunhão com a natureza.




     Quando o tema é piquenique, todo o ritual se torna divertido e para os mais novos resulta num incentivo ao contacto com a natureza... 




        Detalhes...
   



          E cá estão elas! As minhas ameixeiras, ameixoeiras, ou ameixieiras... como preferirem.
     



       Uma boa semana para todos!

       Manuela.

Comentários

  1. Oi, Manuela, que bom ver essas fotos! Fiquei amando essa combinação da toalha de mesa/guardanapos/cestos/pratos e demais enfeites: tudo muito lindo e super adequado à cor das ameixas! As gaiolas, os passarinhos, tudo ficou belíssimo e apetitoso. Beijinhos, uma bela noite por aí e uma ótima semana, Tereza M.

    ResponderEliminar
  2. Cenário encantador :)
    Também gosto muito de pegar numa cesta e de ir à colheita de ameixas, mas as minhas são brancas. E o Lucas também já come e adora :)
    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Olha como o Lucas já partilha os seus gostos comigo!!!! Beijinhos

      Eliminar
  3. É realmente uma sensação maravilhosa :)
    Boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não é a minha fruta favorita mas com esse ambiente até iam as ameixas...:)
    Uma boa semana Manuela e um grande abraço
    Teresa

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida,
    Que saudades eu tinha deste seu cantinho, das suas fotos da sua escrita...
    Por aqui o tempo é cada vez menos, a vida corre-me a um ritmo alucinante, os vossos cantinhos têm ficado para trás, mas fazem-me falta!
    Precisava muito desta lufada de ar fresco, de respirar o seu campo, de viajar nas sua fotos, das ler as suas palavras.
    Vou tentar encontrar-me novamente nos vossos cantinhos, ter mais tempo para mim, para vocês.
    Um grande beijinho,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Maria João!! Um destes dias vai ter noticias minhas! Beijinhos!

      Eliminar
  6. bom dia, boa semana. sobre as ameixas nada a dizer. elas falam por si; carnudas, sumarentas e deliciosas. outro fruto que, em versão vermelha, amarela, ou verdinha mais escura (chamam-lhes rainha cláudia) fazem as minhas delicias. beijinhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não conhecia a designação de rainha cláudia!! Bom fim de semana!

      Eliminar
  7. Adoro ameixas!

    Boa semana para ti, querida Manuela.

    ResponderEliminar
  8. Olá Manuela,

    Os ameixos (chamo-lhes assim, sempre no masculino) são um bom fruto :-) Os meus pais teem uma árvore que ano sim dão muitos frutos e ano não (não dão praticamente fruto nenhum)... Não se é normal, mas lá em casa deles é assim!
    Gosto de piqueniques, o meu filho gosta mais ainda e este seu piquenique está muito giro :-)
    As cores, os cestos, os guardanapos são lindos...
    Acho que me vou sentar nessa toalha e tirar um ameixo da cesta, posso? Ou melhor... Vou esticar a minha mão bem no alto e apanhar um directamente da árvore... Limpo o ameixo à camisola, e como-o assim mesmo :-) Como a Manuela diz, não há coisa melhor...

    Beijinhos grandes vizinha Manuela,
    Mais uma vez, obrigada por nos abrir a porta...
    Uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá vizinha! Acho graça a essa dos "ameixos"... nunca tinha ouvido! E deixe que lhe diga que também eu gosto de "esticar a mão e apanhar directamente da árvore"!!! E limpar à camisola... Bom fim de semana, beijinhos!

      Eliminar
  9. Dearest Manuela,
    You sure have very juicy plums and quite large ones.
    Enjoy them and your summer!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for your kind comment!! Have a nice weekend! Hugs

      Eliminar
  10. Preciosas las fotos!! Y que árbol de ciruelas tan divino!! Besotes
    Patri

    ResponderEliminar
  11. Cara Manuela,
    Confesso que não sou apreciadora de ameixas... mas gostei das imagens que vi, pois revelam descontracção, relax e um descanso já muito desejado!
    Beijinhos e Boa semana!
    :)

    ResponderEliminar
  12. Querida Manuela, que lindo cenário.
    É mesmo uma sortuda. Eu adoro ameixas, é dos meus frutos favoritos, por isso compro sempre de várias qualidades.
    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Manuela as tuas fotografias estão lindíssimas, cheias de pormenores cada um mais bonito que outro.
    Adoro ameixas e estamos no tempo delas, tenho aqui tantas em casa que estou a pensar em fazer doce para não deixar estrar nenhuma!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Manu,
    amo piqueniques e amo ameixas!
    Ou seja, adorei tudo!
    muito lindo!

    donaingrid.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  15. Parece un día perfecto de campo, tus fotografías son muy bonitas y campestres!!
    Besos

    ResponderEliminar
  16. Nada de quejarse con unas ciruelas como estas,como nos gustan!!!
    Tienes un huerto muy prolifero y tus fotografías son precisas y cuidando al máximo los detalles.
    Manuela.te deseamos una magnífica semana.
    Besos de las dos desde Mallorca

    ResponderEliminar
  17. ¡Nos encantan tus composiciones, Manuela! Ese contraste entre el blanco y negro y el color de las ciruelas es muy inspirador.

    Muchos besos de las dos

    J&Y

    ResponderEliminar
  18. No me gustan mucho las ciruelas pero si los complementos que has fotografiado !!!

    Un beso guapísima, feliz noche,

    MAR

    ResponderEliminar
  19. Olá Manuela :)
    Já respirei o ar do campo e quase que saboreei um ameixa ;)
    Vive de bem com a natureza por esse lados ,agora vou em paz ................pois já me inspirei
    Boa semana
    bjs Lulu
    Ps (preciso do seu email ,não o encontro aqui )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, cá vai: manuelacarvalho.2013@gmail.com
      Beijinhos grandes!

      Eliminar
  20. Quer saber? Vou no supermercado comprar ameixas, fiquei com agua na boca. Queria mesmo tirar da arvore, mas como nao posso, porque nao tenho uma, vou no Carrefour hahahahahah
    Beijos anjo

    ResponderEliminar
  21. Hola aboga querida ! Usted tiene ciruelas? Que hermoso poder recoger de la mata una fruta , lindas foros amiga

    ResponderEliminar
  22. Olá Manuela,
    gosto imenso da toalha preta ( no ano passado adorei aquela tua da Zara, acho que não é a mesma deste post, e nunca consegui encontrar para comprar) dos guardanapos e cestos. As ameixas, infelizmente não olho para elas, porque gosto bem pouco de fruta! Mas se em vez de ameixas colocasses aí umas maçãzinhas, juntava-me ao pique nique! beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val, um destes dias apanho umas maças para ti, ok? A toalha é a mesma!! Quando encontrar mando-te uma! Beijinhos!

      Eliminar
  23. As fotos estão lindas e as ameixas tb. Não conhecia a planta. Gosto de ameixas e compro vez por outra no supermercado.
    Boa semana, Manuela. Bjs

    ResponderEliminar
  24. Tantas ameixas e tão apetitosas, Manuela! Mas parte do atractivo vem do arranjo que essas mãos mágicas põem em tudo...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou acreditar que sim:):):) Bom fim de semana, beijinhos

      Eliminar
  25. Ah, Manuela, ameixas frescas e sombra, o que mais se pode desejar? Dessa forma, a gente renova os pensamentos e começa tudo outra vez muito mais feliz. Beijo

    ResponderEliminar
  26. Bom dia querida amiga, tudo lindo como sempre por aqui...! Passei para deixar um abraço apertado e dizer que estou de volta!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem Maria!! Um abraço grande! Bom fim de semana...

      Eliminar
  27. Olá Manuela! Que saudades eu já tinha de vir aqui! Ai as ameixas... Já eu me queixei este ano por tantas que tive de aproveitar. Mas adorei. Fiz doces, licores, comi muitas até andar com a barriga às voltas, mas se a Manuela está agora a colher as suas, já as daqui pararam a sua produção. Agora são os pêssegos e as pêras (com acento circunflexo, eh eh). Adoro esta profusão da natureza. E qualquer fruto nos providencia essa sensação de liberdade no campo, de que fala. Chegar à árvore, colher e comer, é das maiores bençãos que existem, sem dúvida. E nos diferentes nomes que se dão à árvore que produz as ameixas, acrescento mais uma, muito popular por aqui mas falta-me confirmar, de português duvidoso: amexigueira. Este nome dá-me vontade de rir. Sempre ouvir falar em amexigueira, mas nunca me encaixou muito bem, eh eh... E de toda a preparação do seu piquenique tão especial, não deixei de reparar no portão de madeira lá atrás, que penso ser o portão que dá para a horta. Oh coisa mais linda. Sou apaixonada por esse portão. Um beijo grande e continue sempre assim, com alma campestre e feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida querida! Somos duas almas campestres:):):) E sim, o portão, "made by us" dá para a horta!!!! Quanto à designação "amexigueira".. desconhecia!! Mas gostei:) Um grande abraço!

      Eliminar
  28. Querida Manuela,

    As fotos estão lindíssimas. As nossas ameixas são da mesma qualidade e são óptima.Muito docinhas e saborosas. A vida no campo faz-nos mesmo bem à alma:)

    ResponderEliminar
  29. Que fotos lindas! As frutas então, me deram água na boca! Quando ando por aqui, viajo nas imagens,a tranquilidade que me passam. Bjs

    ResponderEliminar
  30. Olá! Essa paz é tão boa. Como sempre está tudo tão bonito. No fim de semana que passou, também andei de volta de ameixas com minha mãe. Fizemos compotas, outras foram congeladas para futuras tartes no inverno, e ao lunch foi tarte de ameixa. A natureza é muito generosa conosco. OBrigada por este bocadinho tão agradavel. Beijinho. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
  31. Isabel, tarte de ameixa deve ser deliciosa!!! Vou pedir-lhe a receita!!! Beijinho!

    ResponderEliminar
  32. Oh my, what a wonderful way to spend a summer afternoon, love the beautiful setting! And the plums look so fresh and delicious. Gorgeous pictures! Love the cute baskets and the little squirrels are adorable:)~hugs, Poppy

    ResponderEliminar
  33. Olá Manuela, passei para deixar um beijinho, já que meteste férias no teu próprio blog, mas continuas assídua no dos outros! Já temos saudades de ti e das tuas mesas!

    ResponderEliminar
  34. Gosto sempre das suas mesas decoradas, mas esta em especial está lindíssima!! Adorei o vaso trabalhado e os pratos... bem os copos são a minha perdição e os talheres... não me posso alongar :)
    Tenho uma toalha de piquenique igual à sua, faz as nossas delícias neste tempo!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por saber que temos gostos iguais! Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares