Queixinhas...


     Olá!!

     Em plena Primavera, a chuva teima em não dar tréguas, e ora vestimos roupa fresca e airosa, ora tiramos do armário as vestes do Inverno... E assim vamos nós, portugueses, apresentando queixas e reclamações a São Pedro e a quem nos queira ouvir!! Se chove é porque chove e a chuva aborrece, o vento incomoda e o frio é um desatino! Se está sol é porque está sol, o calor incomoda, e valha-me Deus que isto nunca mais refresca, e por aí adiante... um rosário infindável de queixumes e inquietudes... E quando o assunto é a "crise"?! Aqui então as queixas e azedumes multiplicam-se... Eu por mim falo!
E depois, claro, diz-se por aí que os portugueses são uns "queixinhas", que temos a cultura da "reclamação por tudo e por nada", que somos uma espécie de "piegas"...

     Nós portugueses até nem somos exigentes, aliás quando decidimos reclamar de alguma coisa, o que nem sempre fazemos, ainda pedimos desculpa, e por vezes até ficamos embaraçados....Somos um país de brandos costumes, essa é que é essa! Mas gosto deste meu país! Gosto de ser portuguesa, e sem sombra de dúvida sou uma boa patriota!! Ensino os meus filhos e os que me são mais próximos sobre os valores de cidadania, e tento alertar para o papel que cada um deles deve exercer na sociedade! É certo que Portugal vive tempos muito conturbados,  mas as pessoas que estão sempre a queixar-se, esquecem que um país é formado por indivíduos, e os problemas são o reflexo das acções desses indivíduos! Ou seja somos nós quem compomos o nosso país! Não adianta criticar se depois não se apresentam soluções...  Se me queixo?  Às vezes, mas sobretudo... actuo, ainda que muitas vezes o faça de forma isolada! Sou patriota! Mas isto é uma questão pessoal... que pode sempre ser aprendida! 

   Fica aqui o meu "desabafo", em nota de rodapé, como diria a Mia, uma amiga da blogosfera, num dia em que dei por mim inquieta, por não estar no campo...
    




     Num Domingo em que seria suposto estar no meio da natureza, a esquecer horários espartanos e actividades automatizadas, tal não foi possível!! Mas não me "queixo"... actuo!!




     Com o verde  presente em pequenos detalhes, acalmo esta minha inquietude. Manias...




     Idealmente estas plantas verdes deveriam ter vindo do jardim, mas não me "queixo"... há sempre uma colecção de flores e plantas artificiais, que pese embora não tenham perfume, têm cor e uma textura fantástica! 





     
   Neste Domingo chuvoso, não me queixo... estou onde quero estar, e com quem gosto de estar!

   Um abraço.



  
   

Comentários

  1. Olá Manuela :)
    Queixumes à parte ( que não servem para nada )e confesso a minha pouca paciência para os ouvir, passo a salientar o seu BOM GOSTO!! com essa loica magnifica, dos copos aos pratos, passando pelas colheres e pelas chávenas... adoro o seu parador :) :) :)
    Beijinho e tá para a semana :) :)
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Manuela, realmente este tempo até dá nervos. Hoje por acaso aqui no Porto nem esteve muito mau.
    Essas argolas de guardanapos são lindas... Aliás como tudo aí.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, hoje por aqui o calor veio em exagero!! São os tais queixumes!!! Beijinhos e venha ter conosco a Leiria!!

      Eliminar
    2. Eu adorava conhecer-vos, mas não vou poder ir, este fim de semana tenho outros compromissos.
      Quem sabe haverão outros encontros.
      Beijinhos:)

      Eliminar
  3. Imagens lindas. Ao que sei já vem aí o calor. Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fale!!! Hoje por aqui já chegou o calor:) Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Manuela,
    Hoje particularmente o tempo no Algarve esteve extraordinário! Um dia cheio de sol e calor. Até a esta hora do dia, encontramos um fim de tarde muito solarengo!
    Beijinhos e Boa Semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Silvia é uma sortuda!! Tomara viver no Algarve! Beijinhos

      Eliminar
  5. El que se conforma con lo que tiene y no ambiciona más ,este es feliz!!!
    Besos y feliz semana.

    ResponderEliminar
  6. no campo, na cidade, chova ou faça sol, com "queixinhas" ou sem elas, o certo é que as suas vivências de fim de semana não se inibem quanto ao bom gosto, mesmo com plantas artificiais, que, convenhamos fazem bem o seu papel, e mostram grande dignidade. o ser português também está patente aqui, pela forma como somos convidados a partilhar de bons momentos, e dizem que somos hospitaleiros; provas dadas neste "cem manias" . resumindo, apesar da chuva a boa disposição impera. boa semana, Manuela. Um beijinho. Mia

    ResponderEliminar
  7. Que lindo pensamiento Manuela querida !, una hermosa mesa para un lindo domingo
    Besos

    ResponderEliminar
  8. Manuela, querida, achei ótimo o seu queixume. Reclamar também faz parte do viver. E se algo não está bom, por que não o expressar? Queixume, reclamação só, como você bem o diz, é meio problemático, mas queixume com atuação, ah, isso é tudo de bom! Há vários ditados que mostram que temos mais é de atuar como: "Se a vida me deu limões, com eles faço uma limonada" e por aí vai, e o folclore (o folk lore, contos do povo) mostra muito bem essa realidade presente no viver. Amei a sua atuação e amo o seu blog, beijinhos, Tereza (lindo texto e linda mesa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tereza querida, não conhecia esse provérbio dos limões!! Está a ver como aprendizagem é reciproca'! Obrigada pelo se carinho, um grande xi-coração!

      Eliminar
  9. El negro y el dorado me parece un gran acierto para una mesa elegante.

    Besos.

    ResponderEliminar
  10. Olá querida Manuela,
    Queixinhas, somos todos nós, muitas vezes sem razão para as termos!
    No campo ou na cidade, com plantas naturais ou artificiais, com sol ou sem ele, a verdade é que as suas mesas são sempre MUITO inspiradoras! Gostei muito do seu serviço, mas a argolas, as argolas são maravilhosas.
    Um grande Beijinho e uma excelente semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, vamos aprendendo umas com as outras!! Fico contente que tenha gostado das argolas:) Beijinhos

      Eliminar
  11. Confesso que já ando fartinha deste tempo instável. Já anseio por sol ,calor, mas não desgosto de chuva. E sabe bem estar em casa e ouvir os pingos a bater na janela! :)

    Beijinho e boa semana *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Olá Manuela...

    Claro que há alturas em que nos queixamos, em que é impossível não queixar, mas por vezes também temos de saber dar a volta por cima e desfrutar das coisas boas e deixar as más um bocadinho encostadas... Nem sempre é fácil pôr isto em prática, mas quando o é, ficamos muito mais leves e felizes :-)

    Gosto muito do seu serviço de louça dourado e as flores artificiais fizeram bem o seu papel :-)

    Beijinhos grandes e boa semana Manuela***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Joaninha!! Fico contente que tenha gostado! Beijinhos grandes.

      Eliminar
  13. E,eu aqui não me queixo...A Manuela consegue com palavras,e tudo e tudo,deixar-me de "queixo caído!"
    Gosto de fio dourado nas loiças,em alguns móveis,por isso só posso dizer-lhe que gosto de tudinho mesmo nesta mesa!E eu também sou mais de pensar em soluções que queixumes!
    Uma Boa semana,e Tenham um excelente e Grande fim de semana."ABRACINHO para TODAS"
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria! Venha encontrar-se conosco a Leiria! Enquanto isso, ainda não esqueci o nosso chá em Lisboa! Beijinhos grandes para si!

      Eliminar
  14. Olá Manuela, não se queixe, que o calor está aí mesmo à porta. Vai ver Leiria no sábado, nem sei se conseguiremos ficar na esplanada...Enfim, com chuva, sol, frio ou calor, a Manuela apresenta-nos sempre umas mesas lindas. Esta, está super sofisticada! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O calor já não está só à porta!!! Já entrou!! Até Leiria, Beijinhos

      Eliminar
  15. Dearest Manuela,
    You do have the right attitude and yes, we have had such heavey rains too. But we create our own individual little safe haven inside our homes. Like you manage so well with some pretty things for detail you create happiness.
    Enjoy your 2nd Pentecost day; you are fortunate as the USA has no 2nd Christmas day, Easter nor Pentecost day....
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Mariette! I love reading your kind comments! Have a nice week! Hugs

      Eliminar
  16. Oh, Manuela, se todos pudéssemos dar valor às pequenas coisas! Afinal, é isso que verdadeiramente importa e nos dá prazer. Mas a prática da "lamechice" é um desporto nacional! Tem toda a razão: possamos nós dar o nosso pequeno contributo para que o espaço em que vivemos, na companhia dos outros, seja mais agradável!
    Um grande beijinho
    (E parabéns por mais uma mesa deliciosa - esta requintadíssima!)

    ResponderEliminar
  17. Em tudo, há que saber tirar partido das coisas, das situações e das pessoas. Tudo tem o seu lado positivo, só temos também de ter um olhar positivo. Tal como a Manuela, eu também sou bem patriota. Quando me queixo, e queixo-me bastantes vezes deste nosso país, ou melhor, destes nossos governantes, sem qualquer tendência partidária, logo me lembro da nossa luz, da nossa comida, da nossa paisagem, do cheiro do nosso ar, da alma do nosso povo, do nosso hino, da nossa bandeira colorida e sem dúvida que imediatamente me apercebo que estou em casa. É, temos mesmo de escolher a atitude certa. E a Manuela faz isso de uma maneira dourada, como o fez neste post. Beijinhos e uma semana cheia de luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente consigo Margarida! Temos formas de estar e pensar muito semelhantes:) Beijinhos e muito obrigada!

      Eliminar
  18. Que lindas louças!
    No Brasil também ouço pessoas reclamando assim do tempo... porque chove, porque não chove, porque faz frio, porque faz calor, porque venta... Acho que é natural do ser humano!
    O desafio é fazer o dia ser lindo, independentemente do tempo!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Anne!! O grande desafio é mesmo esse... Obrigada, beijinhos

      Eliminar
  19. Oi anjo! Tudo bem?!
    Sim... se queixam do que tem e do que nao tem... e assim vamos.
    Essas argolas de guardanapos são lindas... Aliás como tudo que postas!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belle, muito obrigada! Gosto sempre de a ver por aqui! Beijinhos

      Eliminar
  20. Enfim, com chuva, sol, frio ou calor, a Manuela apresenta-nos sempre umas mesas lindas. Esta, está super sofisticada! beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Olá Manuelita :)
    Por aqui também sou patriota e tenho muito orgulho em ser portuguesa e sortuda por ser madeirense ,
    Por aqui é lindo e calmo como eu gosto .
    Essa mesa está muito requintada e convida a um chá cheio de reflexões.....:)
    Boa semana e divirtam se muito no encontro de que eu quereria participar e muito ,.Terá de ficar para outra altura :)
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, depois dou-lhe novidades daquilo que por lá se conversou, ok? Beijinhos e obrigada pelo seu carinho!

      Eliminar
  22. Mesmo com queixinhas o bom gosto impera.
    Parabéns pelo excelente blog.
    Tudo com muito bom gosto.

    ResponderEliminar
  23. Manuela, as suas mesas são sempre uma linda inspiração.
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Querida Manuela,

    Gostei imenso de ler as suas palavras. Também tenho muito orgulho em ser portuguesa e em ser 'queixinhas' lusitana. Amo os verdes, as planícies, as rosas, as sardinhas e o bacalhau. Amo os sotaques de cada região e a cultura de cada cidade. Já para não falar das docarias, que são sempre uma perdição.

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que pensa assim! Fico feliz por ter pessoas aqui no blog que pensam dessa forma;)Beijinhos para as duas.

      Eliminar
  25. Adorei os posts, o bom gosto, mas sobretudo, querida Manuela...adorei conhecer-te.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Foi reciproco! Beijinhos para ti e para os meninos lindos!

      Eliminar
  26. Mas que bom gosto, uma inspiração.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Que saudades de por aqui passar Manuela...e como sempre sou bem recebida...como se não me tivesse ausentado...harmonia elegância...beleza de mãos dadas com valores que também perfilho e ensino aos meus!!! Não podia ser melhor!!! Obrigada amiga! Estou de volta devagarinho e hei-de ir lendo aos poucos o que tenho perdido!
    Beijinhos e obrigada pela companhia assídua lá no blogue!!!
    Maria

    ResponderEliminar
  28. Obrigada Maria! Ainda bem que voltou! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  29. Que luxo sua mesa! Que luxo de porcelana! Porta guardanapo encantador, chique e combinou com a mesa! Amei! Um beijo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares