Galos e peras...


   Olá!


  Hoje os meus galos fugiram do capoeiro e resolveram brincar na mesa... Esperava-os uma deliciosa tarte de pêra com amêndoa, cuja receita foi sugerida por uma leitora amiga deste blog, a Maria João, autora  do blog Koisas da Minha Casa. Uma receita fácil e rápida de executar! Nós gostamos, querem ver?
   




     Confortavelmente instalados à mesa, os meus galos preparam-se para um sereno convívio em família, proporcionado pela querida Maria João, que gentilmente participou no "desafio das peras" ...




       Florir  a mesa com pratos e objectos tradicionais, com as latinhas de chá Harrods que renasceram como vasos para as flores amarelas, qualquer lanche se converte em algo simultaneamente alegre e moderno!! A tarte? Uma delicia!! Experimente...




     Hoje, uma nova sugestão com pêras fez a sua entrada em cena: coberta com amêndoa, encantou os apreciadores de peras cá de casa, que não resistiram a saboreá-la até ao ultimo pedaço!! E para orquestrar este balê de sabores e cores, haverá melhores aliados que estes tradicionais galos tipicamente portugueses?!




     De crista vermelha, estes tipicos galinhos, anunciam as suas raízes portuguesas, e hoje serviram de mote para introduzir a tarte da Maria João, num cenário campestre à boa maneira portuguesa!!!




     Aqui no campo,  mais do que gerir uma casa, gerem-se os tempos livres em  família...
    Aqui, as sobremesas querem-se simples, cultivam desejos infantis, como chupar rebuçados aromatizados, mergulhar a colher no frasco de compota ou trincar esta tarte de pêra fantástica!



 
      Uma boa semana para todos e hoje em particular para si Maria João!!


       Nota: Na sequência do desafio "Peras", ainda irei publicar mais duas sugestões de leitoras.
                 A receita desta tarte está no comentário da Maria João, ao post "Com peras".






Comentários

  1. Usted siempre sorprendiendo me con esas lindas mesas ,, me encanta esa forma delicada que usted tiene para adornarla ,que tengas un buen día
    Besos

    ResponderEliminar
  2. As peras casam perfeitamente com amêndoa. Já estou com água na boca!
    Bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela, adorei, adorei, adorei esses pratos encarnados ( e não sou do Benfica) e as latas da harrods, que tenho igualíssimas há anos, e nunca saíram do armário! agora, vão sair. Pêras com amêndoas, nunca me passaria pela cabeça! mas deve fazer uma bela combinação. Beijinhos e obg por este lanche num ambiente tão encantador!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado! Tenho uma colecção enorme destas caixinhas do Harrods. Às vezes uso-as com suculentas (naturais e até artificiais), ficam girissimas na cozinha ou noutro sitio qualquer...Bj

      Eliminar
  4. As pêras são a minha furta preferida. Os galos estavam super giros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então experimente esta tarte!! E já agora experimente também a da Lisete, que leva menos ingredientes e também é deliciosa! Está no post "Mimos e pêras". Beijinhos

      Eliminar
  5. Que apetecible este pastel de pera con almendras,que bien se te da la pastelería.
    Has puesto una mesa preciosa...el detalle de las gallinas nos encanta!!!
    Un beso,Manuela.
    Feliz semana

    ResponderEliminar
  6. Hummmmm parece-me deliciosa!!!
    Beijinhos e Boa semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ritinha, peça à Mãe para fazer para os seus meninos:):)

      Eliminar
  7. Manuela, eu já fico aqui esperando por post novo, principalmente num domingo como este que estou sem visita alguma (vieram ontem). Amo visitas, mas amo tomar meu vinho do Porto com o marido (fizemos, os dois, um strogonoff de filé mignon), olhando meu belo gramado e minhas belas flores. Uma das minhas manias é considerar meu jardim, uns 300 metros quadrados, como se fosse um work-in-progress, para enlouquecimento do meu irmão, engenheiro agrônomo e meu paisagista, e dos paisagistas que venho a contratar. Bagunço todo design e enfio uma muda aqui, outra muda ali. Agora cismei e este mês vou plantar uma jabuticabeira, uma figueira (minha mãe fazia doce de jiló, açúcar, água e folhas de figo, sem destampar até 24h do dia seguinte) e um pé de ipê branco! Talvez até uma romã para poder fazer as simpatias do final do ano! E daí a uns dois meses contrato um paisagista para analisar os meus rombos no projeto rsrsrs. É por esta razão que me referi ao pedaço de sua quinta cuja natureza é indomável, lembra?^Enfim, amei sua mesa, sua torta e seus galinhos! Tudo lindo coroado por seu belo texto. Beijinhos, muitos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, o seu jardim deve estar lindo!! E que sorte poder contar com o seu irmão!!! Julgo que não existe nada melhor do que podermos usufruir da natureza... Traz boa energia e sobretudo ensina a valorizar a vida de uma forma mais saudável e sustentável! Um xi-coração enorme!

      Eliminar
  8. "Olá, Manuela; reparo que se os" galos fugiram", apesar de tudo, aquietaram-se em bom lugar; junto a um prato que resplandece de bom sabor! viver no campo ao fim de semana é de facto, segundo o que aqui se mostra, muito bom! boa semana que vai chegar num instantinho. Beijinho, Mia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom mesmo!! Mas vou ter de devolver os galos ao capoeiro, é que as galinhas já entraram em greve de fome por causa disso:):):):)

      Eliminar
  9. Eu tenho uma latinha de chá igual à sua da esquerda, Manuela! Que giro, até fiquei emocionada. Foi-me trazida por uma amiga muito querida que visitou Londres na altura e apesar de tantos anos já passados, guardo-a na minha varanda no meio das flores, como que a dar mais uma nota de cor ao ambiente. Por esse motivo, a pobre já está meio desbotada mais nutro por ela um profundo carinho. E também tenho um galo igual ou parecido com o seu, mas que uso no presépio que faço todos os anos pelo Natal... Enfim, a Manuela usa os seus à mesa, eu uso o meu no presépio - manias, eh eh!. Tão engraçadas estas coincidências. E apesar de o fim de semana estar mesmo no finzinho, será que ainda sobrou uma fatia da tarde de pêra para mim? É que tem um aspecto tão delicioso... Mas se não sobrou, não se preocupe, ficamos amigas na mesma! Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois olhe Margarida, no próximo Natal, vou colocar os meus galinhos no presépio em sua homenagem!!
      Já viu como temos tantas coisas em comum?! E cá em casa haverá sempre uma fatia de tarte para si!! Beijinhos!

      Eliminar
  10. Oi Manuela que composição linda gostei dos pratos vermelhos, das caixinhas
    dos copos dos galos...enfim de tudo.
    As fotos ficaram bem nitidas dá até vontade de comer essa torta.
    Esses momentos assim...são os melhores.
    abraços
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janicce! Obrigada! A sua casa de madeira está cada vez mais linda! Adorei visitá-la! Abraços

      Eliminar
  11. Me pareceu delicioso! Ainda mais com essa mesa linda!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Olá Manuela :-)

    Essa tarte da Maria João parece-me muito boa, gosto especialmente do toque da amêndoa por cima que deve dar um gosto especial e cortar o sabor da pêra!

    A sua mesa como sempre está muito bonita, os lanches assim devem saber mesmo bem :-)

    E os galos tipicamente Portugueses dão um toque excelente ao lanche!

    Beijinhos grandes Manuela***
    Uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tarte é muito boa! Fico contente que tenha gostado dos galinhos. Já viu como podemos dar um toque especial a uma mesa?! Qualquer coisa às vezes serve para marcar a diferença! Os meus amigos gostam destas minhas "manias":):) Bjinhos

      Eliminar
  13. Olá Manuela,
    que delicia essa tarte e as fotos também.
    Para fazer o colar que publicámos no blogue basta cortar pequenas tiras em feltro das cores que quiser. Enrola-as e cola as pontas. Depois cola as 5 folhas das flores com o centro da flor e adere-as a uma base em feltro, para que fiquem direitinhas. Alguma duvida, pergunte. Espero ter ajudado ;)

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meninas!! Cá em casa a menina mais nova já vai tentar fazer:) Bjinhos

      Eliminar
  14. Olá querida Manuela,
    Adorei mais uma vez a sua mesa. Os pratos vermelhos e os galos trazem à mesa uma harmonia fantástica, o pormenor das latinhas da harrods, terminam na perfeição a composição da mesa...já para não falar na envolvência do espaço.
    Que bom que gostaram, nós lá por casa adoramos. Agora tem que experimentar com maçã.
    Um grande beijinho e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu a dica! Com maça deve ficar fantástica:) Beijinhos grandes

      Eliminar
  15. Olá Manuela, mais um mesa lindissima e com uma tarte de pera de aspecto delicioso. Gostei dos galitos, as caixinhas são o máximo, tudo lindo. Só tem um senão...desculpe lá, mas tenho que o dizer. Vi uma lágrima de tristeza no sapo, por não ter falado dele lol
    Abraços
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :):):) Sabe que eu nem reparei que o sapinho estava ali?! lol! A sua tarte também era uma delicia! Já voltei a fazer para oferecer à Avó dos mais pequenos... Um abraço!

      Eliminar
  16. Dearest Manuela,
    Some very lovely photos with your perfect looking pear and almond pie!
    Love such outdoor settings as it adds to everything we do. Life in summer is good and let us enjoy it while it lasts.
    Hugs to you,
    Mariette

    ResponderEliminar
  17. Eu já tinha reparado na receita da nossa Maria João e tenho de experimenta la ,tem mesmo bom aspecto .
    A cereja no topo do bolo ,é mesmo apresentar a receita nesse estilo chique campestre lindo de morrer .
    Adorei ver as latinhas com as flores ,ficaram um mimo :)
    Boa semana
    (os galos vão fugir .......coloque os na capoeira :P
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu! Sabe que tem razão? Vão já para a capoeira porque as galinhas já estão zangadas comigo:):) Obrigada pela sua gentileza! Beijinhos fofos!

      Eliminar
  18. Beeem, a tarte está cá com um aspeto!

    ResponderEliminar
  19. Olá Manuela :)
    Não é que eu pensei que tinha mesmo acontecido um acidente e os galos tinham fugido da capoeira?? Até comecar a ver as imagens :) Dah...
    É sempre de uma criatividade e essa tarte... tem um aspecto delicioso :)
    Grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, quando li o seu comentário, estava numa pausa de trabalho. Ri com tanta vontade que todos quiseram saber qual era a piada:):) Beijinhos!

      Eliminar
  20. Ah Manuela!

    É sempre um prazer vim visitá-la.

    Gosto dos seus textos leves, cheios de humor e carregados de vida.

    A vida no campo deve ser maravilhosa.
    Um verdadeiro "reenergizar" interno dentro da rotina corrida da vida na cidade.

    A mesa tá linda e a receita muito apetitosa.
    Parabéns a vc e a Maria João pela receita.

    Um gde beijo
    Isabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabela, que bom vê-la por aqui! Está tudo bem consigo?
      Obrigada pelo seu comentário simpático! Beijinhos

      Eliminar
  21. Manuela, uma mesa cinco estrelas, e que sorte os seus galos portarem-se tão bem, beijos

    ResponderEliminar
  22. Olá Manuela, essa tarte tem cá um aspecto... Humm!
    Quanto ao resto, como sempre tudo maravilhoso!
    Beijinhos e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  23. Encarnado,amarelo,verde!Pronto vejo Portugal nesta sua mesa!
    E, não é que foi na hora vou fazer(para os gulosos cá da casa)quando estiver-mos a ver os jogos da selecção a tarte da Maria João!
    Gostei dos malmequer amarelinhos!
    Eu vi um sapo a encher o papo....Com licença,vou então fazer a tarte...Que espero fique docinha e bonita como a Manuela.
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só a Maria para reparar nos malmequeres amarelinhos que o meu rapazinho pequeno apanhou no campo para mim!! TTambém viu o sapinho?!
      Contamos consigo em Leiria? Passe no blog da Evelyne, para perceber melhor.Beijocas fofinhas para si!

      Eliminar
    2. Oh Manuela,eu sei que estou em falta com a Evelyne.
      Na semana da Páscoa fui sem a família para Castelo Branco.Estive a acompanhar a minha mana...Só as duas..Ela precisava de sossego,força e muito carinho.Agora está muito melhor!
      Quando estive lá,convidaram-me para lá ir dia 21 de Junho para fazer parte da festa " Malta de 63" daí ainda não ter dito nada.É difícil gerir,quando não está tudo bem.
      Eu conheço Leiria (A minha Amiga vive lá),e gostava mesmo me juntar a todas.A minha Filha vai começar os exames(mestrado) no próximo sábado...para Ela também não tem sido fácil lidar com toda a situação da Madrinha! Mas Graças a Deus e a todos temos conseguido!
      Vou falar com a Família,para ver o que devo fazer!

      Em Leiria há um restaurante" O índio",nós costumamos ir lá!O preço é x ...mas servimos de toda a comida existente no restaurante...e a quantidade que se deseja,café incluido.Agora já não vamos algum tempo mas na altura pagámos muito pouco por pessoa,preço fixo.
      E, não eu não como muito,sempre fui magra,no meu metro e 73.
      Beijinho da Maria e também para a Evelyne.
      (isto de não perceber nada de aiped,aifone,e outros existentes não me ajuda mesmo nada)
      Nestas "coisas" sou uma "velhinha"!
      Muito Obrigada Manuela

      Eliminar
  24. Cara Manuela,
    Mais uma mesa colorida, cheia de tudo...
    Para variar a tarte de pêra com amêndoa tem um aspecto delicioso!
    Muitos Parabéns Manuela!
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Silvia, uma mesa cheia de tudo... Gostei:):) Beijinhos

      Eliminar
  25. Manuela, querida, sou eu aqui de novoI Olhe, fui olhar a receita e lá diz 12 peras e aí eu me perco, pois há peras mais gordinhas e mais magrinhas, e há as duras e as macias. Pergunto, então: que quantidade eu uso de peras (em gramas)? Peras duras ou macias (as daqui são bem duras mesmo)? Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tereza, eu fiz a olho, porque as minhas peras também eram grandes e duras! Usei cinco, mais ou menos 700gr. Penso que quando a Maria João se refere a 12 pêras, têm de ser necessariamente pequenas.Espero ter ajudado! Beijinhos

      Eliminar
  26. Que puedo decir !! Siempre pones en tus mesas objetos delicados, preciosos, tus comensales deben estar muy contentos contigo.

    Feliz miércoles guapa,

    MAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias chica! És sempre com placer que recebo tus comentarios! Besos!

      Eliminar
  27. A tua tarde tem um excelente aspecto!
    E adoro os teus conjuntos de loiça! :)

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares