Mimos e ...peras!

   
      Olá!

     Hoje por aqui falamos de "mimo"... de presentes pequenos no tamanho e grandes no afecto! Pode não ser valioso, imperioso é que tenha um enorme valor para o coração!!
      Mas afinal o que é isso de "mimo"?!
    No que ao mimo diz respeito, mantenho uma atitude de intransigência perante todos os que me rodeiam, gosto de receber e de dar mimo! Mimo pode ser um afago, uma dádiva, uma delicadeza, uma lisonja, uma lembrança. Para mim, mimo tem a ver com encanto, com suavidade, com gestos carinhosos. Mimo rima com "próximo", e para estar próximo de mim tem de ter o tal do encanto... mimoso!!

    Enquanto provamos uma fatia de tarte de pêra, cuja receita foi sugerida por uma leitora muito querida, a Lisete, vamos falando de mimo, e de mimos que chegaram recentemente cá a casa. Espreitem comigo e provem a tarte!




     Para a Lisete escolhi tons de Primavera... para retribuir o mimo que ela vai deixando por aqui!!




     A "tarte de peras de Alcobaça" ficou deliciosa!! E adoçou este final de tarde de sexta-feira...



   
     O Inverno rigoroso que tivemos, e que entrou sem pudor Primavera adentro, já foi embora...e agora  é tempo para estimular o paladar da família com novas receitas e desfrutar de bons momentos todos os dias.




     A si que passou por aqui, faça como eu:  aceite a sugestão da Lisete e  acrescente-lhe um toque pessoal na forma de a apresentar à mesa! Manias...




      Garanto que não vai sobrar uma fatia!




     E porque estamos em maré de ventos mimosos, fui esta semana surpreendida por uma outra leitora deste blog, a Joaninha, que é autora do blog "A comida da vizinha" - acomidadavizinha.blogspot.pt-  um blog com receitas de comidas muito simples e fáceis de fazer! Pois é, a Joaninha, vá-se lá saber como, descobriu o quanto eu sou vaidosa, e surpreendeu-me com uns brincos "mimosos", acompanhados de um bilhete que dizia " um miminho de mim para si!!" E cá estou eu, mimosa e vaidosa qb!! Obrigada Joaninha!



     Lindos!





 Queridas leitoras, estive ausente por motivos profissionais! Fiquei muito feliz com os vossos comentários mimosos e com o vosso cuidado. Tratam-me com muito mimo!! Obrigada!

   Um abraço!


Comentários

  1. Um doce regresso! Uma tarde com um aspecto estupendo, a mesa bem posta, miminhos bem merecidos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Oi, Manuela, retorno triunfal com esse prato florido combinando com o tecido da cadeira!!! A torta está super apetitosa visualmente e esse entorno está muito interessante. O que é essa forma na jarra? Primeiro pensei numa lagosta, depois num siri, ou caranguejo e depois vi uns dedos!!! É do Salvador Dali? É do Gaudi? Bem diferente! Estou alucinando??? Olhe, sabe que eu amo receber e dar mimos? Mais uma coisa parecida. Será que o sangue português faz isso? Corre nas veias diferente, trazendo e buscando aconchego? Beijinhos, Tereza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tereza! Eu sei que também gosta de dar e receber miminhos!!! A jarra é made in Portugal, da Bordalo Pinheiro. E é uma lagosta! Quanto ao sangue português, não sei se lhe dou razão (rs rs), é que eu acho o povo brasileiro mais caloroso... Um abraço grande para si!

      Eliminar
  3. Hola Manuela lindos esos aretes realmente esa tarta de pera se ve muy rico ., es u mimo para su amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angélica, experimente fazer a tarte para os seus filhos! Certamente que vão gostar! Besos.

      Eliminar
  4. Deliciosa esta tarta de peras! Seguro qué disfrutasteis de saborearla! Y esos platos tan primaverales que alegran las mesas son maravillosos!
    Buen fin de semana y besos de las dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummmm!! Têm de fazê-la para os vossos filhos!! Besitos para as duas!

      Eliminar
  5. Dearest Manuela,
    You show us a yummy looking pear cake and the presentation with those summery plates is so beautiful.
    Also the gifted earrings are lovely and I love the open work embroidery on the cloth...
    Happy weekend to you!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glad to hear you liked it! Thank you for your visit.Hugs

      Eliminar
  6. mimando a los tuyos y siendo mimada por tus lectoras, que maravilla Manuela , ese postre tiene que estar riquísimo, la combinación de ingredientes me encanta, preciosas tus fotografías!!

    ResponderEliminar
  7. Olá, mimos dá-nos a Manuela todas as semanas com as suas palavras e talento. Fiquei contente por ter gostado da tarte, aqui por casa também é muito apreciada. Prato lindissimo, almofada igual, e o tal jarro que tem uma asa que ainda não entendi. Prenda mimosa a da Joaninha, a brilharem em cima dos guardanapos de linho bordado.
    Abraço
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisete, muito obrigada!! A receita é mesmo deliciosa!! Cá em casa não temos hábito de fazer sobremesas com pêras, mas esta vai certamente passar a fazer parte dos lanches cá de casa! Os mais novos adoraram, e até a avó se "lambuzou" com ela! Ainda vou postar aqui mais algumas receitas de outras leitoras... A asa da jarra é uma lagosta:):) É Bordalo Pinheiro. Mas a Zara Home já teve igual (provavelmente produzida pela Bordalo ). A Joaninha é uma querida... Tal como a Lisete! Um grande abraço para si!

      Eliminar
  8. Olá Manuela, mais uma vez, aqui a delirar com as suas louças. E hoje, para deixar ainda mais o pessoal a babar, apresenta almofadas no mesmo padrão!! Isso não se faz!!! Sobre a tarte não comento, porque estou em dieta. Mas que parece apetitosa, lá isso parece. Manuela, enquanto não se apresenta a oportunidade de irmos explorar juntas os Estados Unidos, espero que nos vejamos aqui mais perto, em Leiria. Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, a delirar com as minhas louças?! Eu deliro é com as suas viagens... essa dos Estados Unidos fica registada:) Mas para já, Leiria! Vamos lá juntar estas "raparigas" do norte e sul, à volta da mesa!!! Beijinhos grandes!

      Eliminar
  9. Oi, Manuela, mimo faz um bem danado pra quem dá e pra quem recebe. E é justamente o que disse: é o afeto que carrega que o torna tão especial! Estou aqui admirando esse festival da primavera em forma de louça e almofadas, que coisas lindas! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helka! Como vocês dizem, "mimo faz mesmo um bem danado"!!! Fico contente que tenha gostado:) Um abraço

      Eliminar
  10. eu já ontem tinha espreitado e tive que sair porque estas imagens "tartianas" colocam-me em alerta para consumo...e não quero abusar. Mas hoje, tive de voltar para dizer que entre o dourado da tarte, o colorido do prato a conjugar com o tecido da almofada, e uma lagosta, é o que me parece, a emoldurar um jarro é demais para ignorar. boa semana e até um dia destes, aqui bem perto de mim. beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mia, não fique só "pelas imagens tartianas" :):)!!! Faça a tarte e depois diga-me!!!! E...bingo! É uma lagosta, sim!! Já viu que algumas leitoras se questionaram sobre a asa?! E... Leiria nos aguarde!! Beijinhos!

      Eliminar
  11. Manuela, peço desculpa pelo abuso, pois estou de novo a comentar, mas esqueci-me de fazer referência aos seus novos brincos no comentário anterior. Além de bonitos, o gesto, só por si, é mesmo mimoso (de mimo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abuso?! Eu gosto de a por aqui! A Joana é um doce de pessoa! Foi uma surpresa deveras mimosa:)

      Eliminar
  12. Bom dia Manuela,
    Mais uma mesa diferente, uma tarte com um aspecto delicioso... e a sua delicadeza sempre presente!
    Parabéns pelo oferta recebida, foi sem dúvida um Miminho...
    Beijinhos e Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia, obrigada! A tarte é mesmo boa! Experimente fazer... É muito fácil, super rápida de fazer! A Joana foi uma querida e gostei muito dos brincos:) Beijinhos para si!

      Eliminar
  13. Ola minha querida Manuela,
    Estava a estranhar a sua ausência. Ainda bem que o motivo se deveu a questões e profissionais e não outras.
    Para não variar, as suas loiças são lindas e desta vez, com almofadas iguais lindas e maravilhosas!!!
    A tarte deve ser uma delicia, mas preciso perder uns quilos, por isso, nem vou experimentar fazer!
    Os brincos são lindíssimos e com as cores deste verão.
    Um grande beijinho,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, obrigada pelo seu cuidado:) Faça a tarte para os seus Tesourinhos!!! A sua receita vai ser a próxima...
      Também achei os brincos lindos, combinam com quase tudo!! A Joana também vende estes brincos, e os preços são muito acessíveis. E também faz brincos, para além de fazer umas comidas simples e deliciosas! Um xi-coração para si.

      Eliminar
  14. Olá Manuela, a tarde parece deliciosa!! E os brincos são muito bonitos :) parabéns.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia! Que bom vê-la por aqui! Experimente fazer a tarte para as suas meninas...
      Também gostei muito dos brincos! Um abraço grande!

      Eliminar
  15. Olá Manuela!
    Que bom ter voltado, pois já tinha saudades dos seus post's deliciosos (à vista e ao paladar...)
    Mais uma vez, coisas lindas na decoração... Quere-me parecer que a louça e padrão do tecido da cadeira é da Zara home... Será?? Só que tecidos a metro, desconheço que lá haja...
    Beijinho para si. Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera! Obrigada pelo seu cuidado! A louça e as almofadas são de uma colecção mais antiga da Zara Home. As almofadas foram compradas na altura, e fazem parte de um conjunto de capa de edredão e lençóis... Como são floridas, gosto de as usar na Primavera na varanda ou no jardim!!! Manias:):) Um grande abraço!

      Eliminar
  16. Bom dia, Manuela, que tarde maravilhosa, que mesa linda, amei o prato e a torta, claro.
    Beijos
    Tereza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tereza! Muito obrigada pela sua visita! E fico muito contente que tenha gostado... Beijinhos!

      Eliminar
  17. Olá Manuela...

    Já li o post, já me embebeci com as imagens, já li os comentários, já tornei a puxar o post p'ra cima e li e vi as imagens todas de novo :-) :-) :-)
    Estou realmente encantada! É tudo tão lindo, o prato a conjugar com a almofada, os cálices, o jarro (de meter inveja a qualquer um) o pano de linho com os brincos (adorei o miminho de fotografar - fico tão tão contente, ainda bem que gostou) :-)
    Obrigada tenho eu de dizer por me deixar fazer parte deste seu cantinho tão especial! E o que eu estava necessitada de vir aqui espairecer............. Que bom! Já tornou o resto do meu dia mais bonito...

    Beijinhos grandes Manuela***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha!!! Muito obrigada querida!! Espero poder retribuir o seu "miminho"!! E eu é que agradeço poder tê-la sempre por aqui, a si e às suas comidinhas! Como já lhe referi, "amei" os brincos e já usei ambos. Combinam com as minhas roupas de Verão!! E até a filhota gostou deles!! Um beijinho muito especial!

      Eliminar
    2. Olá novamente Manuela :-)

      Estou mesmo muito contente por ter gostado dos brincos :-) Queria dar algum miminho que realmente lhe despertasse interesse em usar :-) Quanto ao retribuir o miminho, se a Manuela imaginasse o que já retribui com este seu lindo cantinho... Só o facto de colocar posts tão relaxantes, com imagens tão bonitas, o facto de nos dar a conhecer (às leitoras) um bocadinho de si... só isso já retribui e bastante :-) Continue sempre com essa inspiração que nós por cá agradecemos...

      Beijinhos grandes e já agora (de vez em quando empreste os brincos à filhota) :-) ***

      Eliminar
  18. Que detalhes maravilhosos, Manuela!
    Do prato, ao jarro, ao garfo, ao copo... É tudo lindo! A tarte tem um aspecto delicioso!
    Assim como os detalhes dos posts anteriores, que tinha perdido e fui actualizar-me! Dá gosto ver tanto apreço e tanto cuidado em proporcionar bons momentos em família como estes à mesa! :)

    Beijinhos

    Sofia

    http://framesandhighheels.blogspot.pt/



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Sofia! Fico contente que tenha gostado e por ter tido paciência de ver os posts anteriores:):) Volte para ver o post de amanhã! Beijinhos!

      Eliminar
  19. Olá Manuela :) :)
    A tarte parece divinal! Os pratos são espectaculares, a condizer com as almofadas! Lindissimo :) :)
    Que cantinho mimoso em todos os sentidos :)
    É só mimo!!
    Um grande beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresinha!! Ainda bem que gostou... mas lindas, lindas, são as almofadas que você faz, e que um destes dias têm de vir parar cá a casa:) Obrigada pelo seu "mimo"! Espero encontrá-la em Leiria... Beijinhos

      Eliminar
  20. Buenos días Manuela, este pastel de pera parece delicioso, y tan bien presentado es simplemente encantador, se come con los ojos!!!
    Besos

    ResponderEliminar
  21. Hum, que delicia. De certeza que não sobrou nem uma fatiazinha para enviar para aqui? :P
    Até já sinto o cheirinho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pudesse enviava uma inteira:):) Beijinhos para ambas.

      Eliminar
  22. Olá Manuela :)
    Que lindas imagens ,alguém que sem duvida sabe ensinar a arte de receber pessoas em casa e não só .
    A Manuela é que mima o pessoal e depois só tem miminhos e coisas boas de quem passa por aqui ;)
    Boa semana e adorei a loiça ,como sempre de bom gosto .
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu,eu não sei ensinar nada!!! Limito-me a aprender e a partilhar o que aprendo:):) Mas fico sempre feliz por saber que gosta de passar por aqui. Um xi-coração para a Madeira!

      Eliminar
  23. Como siempre, todo tan bonito. El pastel tiene que estar de riquísimo de pera. Me encantan los platitos.

    Besos guapa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias! Um placer tenerte por aqui! Que tengas una feliz semana! Besitos!

      Eliminar
  24. A tarte tem optimo aspecto, faço uma semelhante mas de maça.
    O prato é lindissimo e delicado, tenho um muito parecido mas com borboletas.

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  25. Agora que o diz, vou experimentar com maça... Obrigada, beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Uma tarte que é um mimo, servida num prato lindamente florido, já o jarro, deixou-me completamente apaixonada a parecer-se com um Bordalo Pinheiro... Ou é?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares