Andorinhas...

     Olá!

     Reza a lenda, que num  dia de sol na Nazaré, o Menino Jesus brincava com barro, e com as suas mãos pequeninas moldava pássaros de asas abertas, os quais ia colocando no chão. Surgiu então um homem de maus instintos, que tentou esmagar os pássaros. Muito aflito, o Menino Jesus bateu as mãos e os pássaros de barro começaram a voar fugindo para longe. E assim nasceram as andorinhas, que mais tarde vieram poisar sobre o beiral da casa onde vivia o Menino, e aí, construíram o seu ninho de barro. Reza ainda a lenda, que mais tarde, quando Jesus foi crucificado, as andorinhas, com os seus bicos retiraram da coroa os espinhos que o magoavam. E perante  a dor de Jesus, as andorinhas nunca mais perderam a cor negra...

      Lendas à parte, sempre gostei de andorinhas.Associo-as ao tempo quente, à Primavera, e à Páscoa... Uma amiga minha, presenteou-me com as tradicionais andorinhas pretas, feitas de barro, um verdadeiro ícone da Primavera portuguesa!!


     Querem ver?





     Com a chegada do bom tempo, chegaram então estas andorinhas, e nós, marcamos encontro com a natureza.




     Pequenas peças em cerâmica, com alma e carácter, estas andorinhas, foram pensadas em português! 




     Voaram directamente para a minha varanda, conferindo uma lufada de ar fresco à decoração de Páscoa, de forma delicada e original...    




     Símbolo de liberdade, de amor e aconchego.




     A paisagem verdejante e os ovos de Páscoa, foram o enquadramento perfeito para estas andorinhas, que encontraram na minha varanda a sua morada de eleição.




     Foi neste ambiente de extrema tranquilidade, de sons e aromas díspares, que elas- e nós- encontraram o local ideal para se instalarem!




         Por agora estas pequenas andorinhas,  encontraram o seu ponto de eqíilibrio entre os ovos de Páscoa e a natureza cheia de energia vital...




       Um abraço e uma Santa Páscoa para todos vós!



     

Comentários

  1. Adoro andorinhas,mesmo!Boa Páscoa e um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela, lembro-me de em pequena ver destas andirinhas nas casas das minhas avós e em todas as casas que visitava, depois estiveram anos desaparecidas e agora voltaram em força!
    Fico à espera de uma mesa com poiso para as suas andorinhas.
    Um grande beijinho e uma excelente Páscoa!
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, vai ver essa mesa, pode ter a certeza:) Beijinhos e mais uma vez, uma Páscoa feliz!

      Eliminar
  3. Boa noite Manuela, desejo-lhe uma Páscoa feliz com todos aqueles que ama.
    Beijinhos, Lenny:)

    ResponderEliminar
  4. Ah, estas deixam-se "apanhar" nas fotografias!
    Boa Páscoa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que deixaram mesmo?! Um abraço! Boa Páscoa!

      Eliminar
  5. Estou mais rica. Não conhecia a lenda. Mas sempre simpatizei com elas.

    ResponderEliminar
  6. Lindos pajaritos y huevitos ,,,Que tengas una linda Semana Santa
    Besos

    ResponderEliminar
  7. Dearest Manuela,
    Wishing you a very meaningful Good Friday and a Happy Easter for you and your loved ones. Thanks for sharing this swallow story. Legends that involve Peace are always worth sharing!
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Mariette, wishing you and your family a Happy Easter! Hugs

      Eliminar
  8. Te deseamos unas felices fiestas de Pascua,Manuela! El árbol está fantástico!
    Besos de las dos

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Manuela.
    desejos de uma Feliz Páscoa para si e família, e que as negras andorinhas sejam sempre portadoras de boas notícias. aproveito ainda para saudar e eleger o folar transmontano como um manjar dos deuses. Beijinhos. Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, o folar transmontano é mesmo um manjar dos deuses! Tudo de bom para si e para a sua familia nesta data festiva! Um abraço!

      Eliminar
  10. Olá Manuela,

    Em 1º lugar confesso que ao ler este post senti um apertozinho no coração, fez-me lembrar um tia minha que era solteira e dedicou muito da sua vida aos outros e à família, principalmente aos sobrinhos... Como ela foi praticamente a vida toda catequista, sabia tantas histórias e canções do menino jesus... Tantas mesmo! Ela lavava a roupa no tanque à mão e eu sentava-me no chão a ouvir as suas histórias horas a fio... Tenho imensa pena porque muitas histórias não as decorei, era pequena e agora já não tenho essa tia e dou por mim a pensar nela muitas vezes e o quanto gostava de poder ensinar esses mesmos contos e canções ao meu filho... Mas pronto, ficam as minha memórias e hei-de proporcionar também memórias diferentes mas não menos interessantes ao meu filho, se Deus quiser :-)

    Em segundo, fico feliz por ter a oportunidade de ler mais um post seu antes de ir de fim-de-semana de Páscoa :-) Muito bom mesmo! Vou com o <3 mais cheio :-)

    Beijinhos grandes e uma Excelente Páscoa para si e para os seus***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belas recoradações Joaninha! Fico feliz por gostar de passar por aqui! Um grande abraço e uma Páscoa muito feliz para si e para a sua familia!

      Eliminar
  11. Boa Páscoa Manuela!
    Adoro andorinhas!!!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha! Muito obrigada:) Uma Páscoa feliz para si e para os seus!

      Eliminar
  12. Querida Manuela, você e seu blog têm o poder de me elevar e enlevar! Achei incríveis essas andorinhas e essa lenda que narrou. Minha avó Elvira também tinha inúmeras histórias para contar e eu, que nem a moça da 'acomidadavizinha', não tive ideia de guardá-las no papel e também eu era jovem. Eu na realidade nunca achei que alguém que eu amasse muito morreria algum dia. Enfim, visitar seu blog, ler suas palavras me tem feito um enorme bem. Ontem perdi mais um ente querido e hoje estou aqui envolta com a dor e na dor. Mas suas imagens, as andorinhas que também fazem parte do meu imaginário de criança, tudo isso me consola. Acho lindo você enfeitar suas árvores, achei lindo seu presépio nas pedras do riacho, acho lindos os seus patos, todos os seus animais, enfim, acho seu blog lindo e nem venho aqui para ver mesa bonita: a mesa bonita é que acaba surgindo, volta e meia. Beijinhos, Feliz Páscoa, muito obrigada por tudo, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Tereza é de facto uma mulher das letras!! "Elevar e enlevar"... Gostei! Desejo com sinceridade que este momento de dor que está a atravessar, passe rápido, para dar lugar apenas à saudade... Os meus sentimentos querida!
      A parte final do seu comentário, foi um belo presente de Páscoa! Muito obrigada! Um abraço especial no dia de hoje!

      Eliminar
  13. Também gosto das andorinhas Bordalo Pinheiro e até já tive vontade de comprar umas para colocar na varanda, à boa maneira antiga... e nunca o cheguei a fazer.
    Desejo-lhe uma boa Páscoa em família. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlinha, que bom vê-la por aqui:) As minhas andorinhas não são da Bordalo Pinheiro, mas são artesanato português! São feitas na fábrica da familia da minha amiga. Uma Santa Páscoa para si e para a sua familia! Um grande xi-coração.

      Eliminar
    2. Bom dia! Será que me poderia facultar o contaacto da fábrica? Obrigado :)

      Eliminar
    3. Vou saber o endereço correto e informarei:)

      Eliminar
  14. Desde pequena que gosto de andorinhas...faziam-me sempre pensar em recomeço...também gostei muito de relembrar a lenda:))!
    Mas hoje passei especialmente para lhe desejar uma Páscoa Feliz, de Paz e Amor!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria! Para si também desejo uma Santa Páscoa na companhia da sua familia:)

      Eliminar
  15. adorei :) linda esta lenda, as fotos e as suas palavras. Páscoa muito feliz <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cristina! Fico muito feliz em vê-la por aqui e ainda bem que gostou! Uma Santa Páscoa para si e para os seus!

      Eliminar
  16. Gosto imenso de andorinhas. Na varanda do vizinho do lado tem vários ninhos e é uma alegria ve-las chegar todos os anos para ocuparem os seus ninhos. Gostei muito da ideia de colocar as andorinhas nos ramos da sua árvore.
    Uma Páscoa Feliz com muita saúde, amor e docinhos
    Abraço
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lisete, sabe aquele ditado que diz, que quem não tem cão, caça com gato?! Pois então, como as andorinhas não pararam por aqui, eu resolvi o assunto!!! Também lhes desejo uma Páscoa cheia de alegria e muita tranquilidade! Um grande abraço!

      Eliminar
  17. Que lindas!! Adoro estas andorinhas :)
    Uma Páscoa feliz Manuela!!

    Santi

    ResponderEliminar
  18. Que linda decoração na sua varanda.
    Eu adoro andorinhas e não conhecia a lenda.
    Boa Pascoa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosinha! Fico contente que tenha gostado... Obrigada! Uma Santa Páscoa para si!

      Eliminar
  19. Olá! Adorei a lenda! Tão bonita. Também gosto muito das andorinhas, é sinal que o bom tempo vem aí. E que saudades... Desejo-lhe uma Santa de Páscoa junto a família e amigos. Beijinhos. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel, muito obrigada! Também lhe desejo uma Santa Páscoa! Beijinhos

      Eliminar
  20. Olá Manuela, não conhecia esta lenta tão bonita e tão cheia de significado. A vossa árvore de Páscoa está um encanto. Uma Santa Páscoa para todos é o desejo! Val

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val! É de facto uma lenda muito bonita, e muito nossa... Tudo de bom para vocês!

      Eliminar
  21. Lovely post. Your cute swallows and pretty eggs are a wonderful sign of spring.
    Happy Easter,
    Mary Alice

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear Mary Alice, thanks for your kind comment! Hugs.

      Eliminar
  22. Que história tão ternurenta esta do Menino Jesus e as andorinhas, Manuela!
    Gosto de Jesus e das andorinhas.Elas também são o prenúncio da Primavera! Aqui no sul, tem feito uns dias de sol, alguns por sinal, bem quentes, e também com os chilreios das andorinhas manhã cedo...
    Não quero deixar de lhe dizer que gostei muito dos seus pratos rosa com coelhos e cenouras do "post" anterior. Adoro tudo que tenha coelhos, dos peluches aos desenhos! E não é que, ao ver as sugestões de Páscoa da Liliana do "Branco às riscas", no nº.5 do "post" aparece um bule rosa com coelho de louça idêntica ao seu prato? Que belo "casamento"... Associei logo à Manuela...
    Uma Santa Páscoa para si.
    Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Vera! Sabe que eu também vi esse post da Liliana... e de facto aquele bule faz parte desta colecção de louça, embora eu não o tenha!! Aproveito para lhe agradecer todo o carinho que vai deixando nos seus comentários, e desejo-lhe uma Páscoa cheia de alegria na companhia dos seus! Um abraço!

      Eliminar
  23. Venho desejar uma feliz e doce Páscoa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Para si também! Um grande abraço Nina!

      Eliminar
  24. Lovely Easter decorations! Wishing you and your family a lovely time! Happy Easter!

    Madelief x

    ResponderEliminar
  25. Una idea preciosa y original para adornar los arboles y arbustos del jardín!!!

    muchos besos

    ResponderEliminar
  26. Una idea preciosa y original para adornar el jardín estos días!!
    Muchos besos!

    ResponderEliminar
  27. Dear Manuela,
    a lovely story about life, envy and faith... I liked your pictures from the little black swallows and the table setting from the last post - great!.
    Nive Easter-holidays to you!
    Yours Sarah

    ResponderEliminar
  28. Cara Manuela,
    Espero que tenha passado um Feliz dia de Páscoa!
    Beijinhos e Boa semana!

    ResponderEliminar
  29. Obrigada! Volte sempre... Uma boa semana, beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares