Vintage? Retro? Porque não?!

     Olá!

     Os pequenos almoços tardios caracterizam as manhãs de sábado passadas no campo. Hoje não fugiu à regra! A mesa onde se degusta com prazer o pão acabado de fazer, fica sempre pronta de véspera, num ritual que se repete todos os finais de semana!

Querem ver?




     Um cenário tranquilo para um pequeno almoço sem pressa.
     Os bules foram resgatados ao passado, e remetem para a casa da avó...



    O vintage é actualmente considerado como marca registada da década de 60, e conta cada vez com mais adeptos. Além de fazer sucesso em peças de vestuário, também dentro das nossas casas vai estando cada vez mais presente. Gosto dos meus bules vintage!



     As louças, essas são estilo retro. Digo eu...  Às vezes confundem-se os dois estilos. Chama-se vintage aquilo que é retro e retro aquilo que é vintage!  Fazer a destrinça entre ambos nem sempre é fácil. O vintage é algo velho - por norma com menos de 100 anos, porque  a partir daqui já é considerado antigo-  mas com cara de novo!!

   




     Gosto destas misturas! Manias...  As  louças são estilo retro! São actuais, em porcelana, mas parecem aquelas louças antigas de alumínio, que existiam nas casas das nossas avós.  O retro é algo novo com cara de velho! Actual, mas a recriar o tal velho com mais de 30 e menos de 100 anos... Tenho para mim, que quem gosta do  vintage gosta de retro, e quem gosta de retro gosta necessariamente de vintage! Estou certa?!







      Os talheres, são actuais e já os mostrei várias vezes por aqui.  Existe uma tendência generalizada para se usarem os objectos sempre da mesma maneira : aquela toalha tem de ser para aqueles pratos, aquele casaco tem de ser usado sempre com aquela saia, e até aquela sobremesa tem de ser sempre para acompanhar aquele assado... Esta é talvez a única mania que não tenho!!!   Gosto de misturar tudo, com certo equilíbrio e moderação.






     Detalhe dos recipientes para as infusões, que resistiu a muitas e muitas horas/anos de chá!




     E porque ao sábado a preguiça fala mais alto, as flores são artificiais...
    






     Aproveitem a sugestão e preparem uma mesa de pequeno almoço diferente para o dia de amanhã, Domingo. Algo me diz que a vossa gente, quando acordar, vai gostar desse mimo!! Depois venham cá contar!
 



      Um abraço!

Comentários

  1. Estas lozas estilo retro nos gustan muchísimo! Ha quedado una mesa realmente bonita!
    Feliz domingo!
    Besos

    ResponderEliminar
  2. La presentación de tus mesas siempre es exquisita, esta combinación de amarillo blanco y azul es perfecta!!
    Besos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Manuela...adoro vintage ...e sim gosto de retro...mas sou uma mulher que trabalha no passado e por isso prefiro as primeiras , com as suas histórias de vida sussurandas em cada nova utilização.... tenho algumas peças recuperadas dos armários dos mais "antigos" da família...gosto muito de as usar!!!
    Beijinhos e um domingo maravilhoso para si amiga!

    ResponderEliminar
  4. Dear Manuela, most lovely table setting! I enjoyed the photos very much, white, blue and silver are so nice together... The old dishes look so inviting... Yours Sarah

    ResponderEliminar
  5. Olá, Manuela! Outra mesa linda! Pessoalmente gosto muito desse arzinho antigo!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  6. olá, Manuela, boa tarde, quase noite. também tenho um ritual: esperar pela hora mais tardia de domingo e, com muita calma vir "espreitar" as ultimas do "cem manias". nunca fico defraudada. hoje; vintage e retro: e sim, eu tenho (tinha) alguma dificuldade na distinção - agora já não! sinto-me completamente identificada com essa ambiência; ando mesmo obcecada. beijinhos. Mia

    ResponderEliminar
  7. Só tenho uma coisa a dizer...AMEI!! Gosto de tudo o que seja vintage, e gosto de retro. No geral gosto de objectos que tenham uma alma, uma história para contar. E aqui em casa também há mesas bonitas e alegres para pequenos almoços, chás, lanches e afins :)
    Gosto muito da loiça de cerâmica que parece em esmalte, onde a compraste?
    Uma boa semana para ti, cheia de inspiração.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que aí em casa também há mesas muito bonitas:):) As chávenas pequenas de café e os pratos rectangulares foram compradas há muitos anos na loja Casa; os bules pequeninos com flores e as chávenas grandes de café foram compradas recentemente na loja Viva. Beijinhos para ti e para o Lucas.

      Eliminar
  8. Uma mesa assim é capaz de aquecer estes dias húmidos e frios. Qualquer que seja o nome, gosto do estilo, das cores, da conjugação do "velho" e do novo.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos duas!! Também gosto de conjugar o velho com o novo... Beijinho amiga italiana!

      Eliminar
  9. Olá Manuela,
    Mais um fim de semana de relax e descontração e "sem manias"!
    Obrigada pela partilha!
    Boa semana!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo "sem manias" Silvia:):) Eu é que agradeço!Beijinhos.

      Eliminar
  10. Olá amiga,vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho.
    Fiquei feliz com sua doce presença!!! Obrigada!!!
    Linda decoração, amei passear por aqui!!!!!
    Beijos Marie.

    ResponderEliminar
  11. Olá Manuela, o que se aprende consigo, eu não sabia que vintage tem que ter mais de 30 anos e menos de 100. Fiquei toda contente. Como estou casada à quase 36 anos, todos os meus "tarecos" devem ser vintage. Ahahah!!!! Mas o que eu achei uma gracinha foi essa panelinha com os quadrados de açúcar. Ainda tenho um tacho e um púcaro em esmalte dessa côr, que teimam em resistir. Vintage pois então!!!
    Boa semana com um abraço
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei dessa dos "tarecos" vintage! Ah!Ah! Vistas as coisas dessa forma, também estou a entrar na era do tudo vintage cá em casa:):):) O que eu tenho tentado arranjar essas tais louças em esmalte... Mas já não se encontram...preserve as suas! Beijinhos.

      Eliminar
  12. O antigo traz o encanto das coisas vividas a qualquer espaço. Sempre fui apreciadora. E como gosto de ver apontamentos clássicos na decoração contemporânea!
    E os seus bules são lindos. :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Miú!! Já viu como temos tantos gostos em comum? Beijinhos

      Eliminar
  13. Boa noite querida Manuela, sempre a surpreender com as suas belas mesas.
    Esse estilo de louça, pode não ser o melhor que já aqui mostrou, pois tem louças lindas, mas você tem o poder de fazer qualquer tareco brilhar numa mesa.
    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Helena! Já me ri com essa dos "tarecos"!! A Lisete também usa esse termo, que eu acho super engraçado... Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  14. Amiga Manuela, é sempre com deslumbre que visito o teu blog. Fantástica mesa de pequeno almoço, de um bom gosto excelente.
    Um beijinho e boa semana, apesar do mau tempo, aqui pelo nosso Norte. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela! Nós mulheres nortenhas gostamos destas coisas, não é?! E viva o Norte!!! Agora é que as demais leitoras se vão zangar:)Beijinho

      Eliminar
  15. Hola Manuela querida , yo no se sí es vintage o retro ,, sólo se que esa mesa esta hermosa amiga mis !,, e tengas un óptimo comienzo de semana
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola amiga Angélica, hermoso és tu comentário!! Gracias, besos!

      Eliminar
  16. Olá querida Manuela,
    Mais uma mesa maravilhosa, como é hábito.
    Passar pelo seu cantinho à 2ª feira de manhã, é como uma terapia marcada pelo médico. Faço-o religiosamente e sem falhar.
    Agora consigo perceber qual a diferença entre o retro e o vintage, gosto dos dois estilos e aqui, fica a prova de que os estilos misturados com gosto, ficam lindos!
    Gostei de tudo na sua mesa, mas penso que isso não será novidade para si.
    Obrigada Manuela por mais esta lufada de ar fresco.
    Um grande beijinho e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então fique com a minha terapia, que o médico sempre cobra alguns trocos!!! Gosto sempre de a ver por aqui! Um abraço para si e para os seus Tesourinhos!

      Eliminar
  17. Manuela adoro as suas mesas. Adorei a explicação da diferença entre retro e vintage. Gosto de ambos, mas gosto mais de ver as peças vintage com as contemporâneas... deve ser mania. Não é o caso das duas canecas, que são o máximo e ficam lindas com os bules, mas algumas peças retro... não têm tanta graça.
    Beijinhos e boa semana para si.
    Inês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Também não acho tanta graça ao retro... e concordo consigo, o vintage fica muito chique com o contemporâneo! Beijinho

      Eliminar
  18. Oi, Manuela, não me canso de suas louças, sempre encantadoras. Uma bela mesa, adorei o jogo americano em crochê e o detalhe das flores amarelas. Beijo e ótima semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helka! Vindo de si é um elogio... o jogo americano (nós chamamos individuais) não é croche, é uma imitação de croche em plástico que a Zara Home lançou. Beijinhos

      Eliminar
  19. Olá Manuela, Adoro seu blog, e o visito semanalmente, e achei muita coincidência pois o primeiro post do meu blog recém criado foi sobre as diferenças entre o Vintage, o Retrô e o Kitsch, depois vc dá uma passadinha pra fazer uma visita, ele se chama

    acasinhadavovoreformada.blogspot.com

    e foi justamente inspirado nessa minha paixão por objetos antigos, tenho um monte....

    Adoro seus posts, é como uma visita à fazenda...

    Parabéns pelo blog, um abraço....

    ResponderEliminar
  20. Olá Manuela... Eu não percebo muito disso dos nomes das tendências, gosto/não gosto e pronto :-) Mas então está visto que gosto do vintage e de retro... Mas essas louças matam-me... A minha mãe ainda tem 1 caneco de ferver o leite desses brancos, borda azul já todos com piquinhos escuros (eu nem sei bem o tipo de louça/cerâmica) que é... Sei que são giros que se fartam e velhinhos... Mas não deixam de ser giros!
    Essa mesa está muito bonita :-)
    Obrigada por tornar o meu início de semana logo mais bem-disposto!

    P.S) Se não for pedir muito é possível dar-me o seu email para poder contactar consigo? Obrigada!

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá vizinha! Eu também sou assim : gosto/não gosto e pronto!! Preserve essas louças, porque são únicas e lindas!

      Cá vai:
      manuelacarvalho.2013@gmail.com

      Eliminar
  21. O estilo vintage é um estilo muito encantador!! Desejo votos de uma excelente semana,fica com deus!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Querida Manuela,
    A mesa está lindissima. As flores remotam ao campo e á primavera que teima em ficar.
    Um beijinho,

    Maçã e Canela
    http://blogmacaecanela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Manuela, adivinham-se pequenos almoços divinais! O cenário idílico, as mesas vestidas de uma forma deliciosa e as iguarias ... então não necessitam de adjetivação.
    O fim de semana deve ter sido bom, de certeza. O começo foi prometedor :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, temos de compensar aquilo que não conseguimos fazer durante a semana:):) Beijinhos!

      Eliminar
  24. Muito, muito bonito! Tudo. Dá vontade de nos demorarmos num pequeno almoço assim... dá vontade que não seja pequeno! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel! Há que aproveitar estes momentos... Beijinho

      Eliminar
  25. OI, Manuela
    Adoro o estilo dos dois, e a mesa está florida e bela.
    Bjos, uma linda semana, querida
    Sheyla.

    ResponderEliminar
  26. Manuela, querida, tudo lindo e até me admirei com as cores novas introduzidas neste post. Novas (de novidade, de uma quebra no padrão) porque nos últimos posts havia uma prevalência do vermelho, acho. Gostei muito do post instrutivo, apontando as diferenças entre antiguidade, vintage e retro. Nem todo mundo sabe distinguir e há muitas pessoas que se aproveitam disso para cobrar mais caro por uma peça. Aqui essas peças em azul e branco, como as canecas, eram feitas em ágata e lembro muito delas sobre o fogão à lenha, no sítio dos meus pais em que passei parte da minha infância, em férias, feriados, finais de semana. Aqui hoje em dia não se fala muito em flor artificial. Ao invés disso se chama flor permanente, que particularmente acho muito mais bonito e não traz aquele ranço de coisa mal feita, barata. Na realidade, hoje as flores permanentes, pelo menos aqui, são bem caras. Fiquei pensando no que você disse num post anterior: que você quando chega no campo já encontra uma cesta com hortaliças/frutas etc. E a pergunta: você tem caseiro? Você tem alguém que ajude na cozinha nesses dias? Beijinhos, amei o post de hoje, tenho bules assim, antigos, com um design lindo como o dos seus, amei essa louça e vou procurar por aqui. E mais do que tudo amo as suas manias e a mania de ser rebelde, ousar, traçar caminhos novos nunca percorridos, e isso é o que você faz quando foge ao convencional, quando ousa dar novos sentidos a objetos, o que me leva a crer que estenda isso à sua vida como um todo. Beijinhos, muitos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tereza! A partir de agora vou utilizar a expressão "flor permanente", adorei saber! Muito mais bonito do que dizer "artificial"!! E sim, Tereza, tenho uma caseira, que cuida dessas coisas para mim. Quando chego, ela já tem as frutas apanhadas, os legumes, e até os frangos depenados!!!! E eu aprendo essas coisas com ela!! Ate me ensina a plantar na horta... E já vi que entendeu bem as minhas "manias"! E esse é o objectivo do blog, ensinar as pessoas de que devemos ousar quebrar as nossas rotinas, fazer coisas diferentes... Deste modo a vida acaba por se tornar mais leve (apesar do trabalho que tudo isso envolve!!). Já que fala em cores novas, prometo que esta semana vou mostrar o melhor da natureza em ... amarelo! Um grande xi-coração!

      Eliminar
  27. Olá Manuela
    Que mesa linda para um pequeno almoço em família .
    Fica aqui a promessa de que um dia deixo a mesa pronta de véspera para um pequeno almoço de Sábado em família :)
    Com este post aprendi a diferença entre retro e vintage .Outra coisa essa loiça podia vir cá para casa ;)
    Boa semana
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, eu sei que os madeirenses gostam de tudo o que é bonito e florido! Deixe então a sua mesa já posta, e mostre no seu blog! Vai ver como a sua filhotinha e os que vivem consigo vão esboçar os seu melhores sorrisos quando acordarem... Beijinho

      Eliminar
  28. Oh Manuela, é tudo tão lindo!! Adorei as louças, trazia tudo pra minha casa, eh eh. Adoro o estilo antigo e tenho a mania de guardar tudo o que é velho e que os outros não querem, porque mais cedo ou mais tarde venho a dar-lhe uso. E depois, aqueles que queriam deitar aquilo para o lixo, dizem que afinal até é giro. Pois claro que é! E é por isso que adoro visitar feiras de velharias. Encontram-se sempre preciosidades a preços simpáticos. E adoro ir a casas velhas e/ou abandonadas e descobrir relíquias. Ainda da última vez que fui a casa da minha avó, trouxe de lá umas latas velhas e ferrugentas. Houve quem me chamasse doida por ter trazido aquilo, mas são tão giras, tão antigas, que de certeza que elas não existem em mais lado nenhum. E mesmo ferrugentas, são únicas! Um dia destes ainda lhes ponho umas flores dentro e posto no meu blog... E a sua varanda? Meu Deus, como eu adorei a mesa, as flores, o verde em volta. E sem dúvida que a consegui imaginar a chegar, com as flores, frutas e legumes à sua espera, a suspirar de alívio e a relaxar por estar em casa, em paz e feliz. Oh alegria! Só lhe digo que este post e o da varanda me pareceram tirados de uma revista, com a diferença de que essa é uma realidade vivida por si e não apenas um cenário montado para fazer sonhar. E como já me estou a alongar demais, quero deixar aqui o meu agradecimento pelas suas palavras de incentivo. A sua identificação comigo é a prova que me dá de que eu estou no caminho certo. Isto se não fosse suficiente a paz que sinto e que me dá a certeza de que aquele é o caminho... Muito obrigada, Manuela. Realmente, não há acasos... Beijo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Margarida! Tenho visto as suas andanças nestas lides campestres, e está de parabéns! Um dia vamos as duas a essas feiras de velharias... E essas suas latas velhas com flores dentro vão ficar encantadoras (também faço isso!!!).
      E acredite que está mesmo no caminho certo! E quem mais vai beneficiar vai ser o seu filho... Sabemos do que falamos, não é?! E... não há acasos! Um abraço, e muito obrigada por este comentário tão pessoal!

      Eliminar
  29. Boa tarde Manuela
    Que postagem mais linda!
    Uma linda semana para voce!
    abraço fraterno!
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  30. Ay!! me encantan esas tazas blancas y azules. Es posible que incluya algo en mi tienda.

    Besos guapa.

    ResponderEliminar
  31. Olá Manuela, passei por aqui para te fazer uma visita.
    E me deparo com essas fotos lindas da mesa... vintage ou retro não importa é tudo muito lindo.
    Aqui pelo RS essas peças custam bem caro. As pessoas já se ligaram e pedem preços absurdos.
    Quando compro algo assim, é nas feiras de São Paulo ou fora mesmo.
    A mania por aqui agora é de colecionar regador.
    Abraços
    Janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janicce!! Obrigada :) Espero ver essa colecção de regadores... Abraço para si também e bom fim de semana!

      Eliminar
  32. Suas mesas são sempre especiais! Amo tanto as peças vintage como retrô. Concordo que não tem como gostar de um sem gostar do outro!
    Beijos

    ResponderEliminar
  33. Ai Ai Manuela, nem sei por onde comece....gosto de tudo....Ok então escolho as peças em casquinha, lindas, lindas, e chiquérrimas. As loiças trompe l´oeil, já vi em alguma loja, não me lembro agora qual. Chamou-me a atenção e ficou-me debaixo de olho. O meu problema (grave) é que já não tenho mais armários disponíveis na cozinha! beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val!! O seu "grave" problema é também o meu :):):) Numa próxima vida, vou ter uma casa com "closets" só de louça!!!!!!!! Enquanto isso não acontece há que criar uma espécie de "mantra" : "não comprar mais louça, não comprar mais louça, não comprar mais louça..." Bom fim de semana, que pelo norte vai ser bem chuvoso...

      Eliminar
  34. Que mesa linda!! Retro/vintage, azul, amarelo e branco, adoro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado!! Beijinhos para si e para as pequeninas!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares