Manias "bolbosas"...

    Olá!

   Nunca pensei dedicar parte do meu pouco tempo livre à jardinagem, até descobrir um companheiro precioso nestas lides, com soluções fáceis e sobretudo objectivas. Refiro-me a um livro ao qual já aqui fiz referência e que muitos de vocês conhecem : Um Jardim Para Cuidar, da arquitecta paisagística Teresa Chambel, e também autora do blog com o mesmo nome. Segui à risca muitas das suas dicas!  Uma delas refere-se aos bolbos das frésias, flores que espalham pela casa um perfume muito agradável! No inverno, depois de lançar um olhar critico sobre o espaço que tinha disponível, lá me decidi a plantar bolbos... Muitos! Tantos, que agora já nem sei o nome das flores. Ontem, de regresso ao campo, apanhei pela primeira vez um molho de frésias!!

    Obrigada Teresa! Devo-as a si!



    Hoje em dia há cada vez mais pessoas a dedicar algum tempo às suas varandas, terraços e jardins. Eu sou uma delas! Pensei que fosse mais complicado... As "dicas" da Teresa Chambel foram muito úteis.
 


     Isto de modas tem muito que se lhe diga!! Começar a jardinar é um fenómeno curioso, aos poucos tudo se vai transformando em muita cor, e o gosto vai crescendo...



Ainda bem que aderi a esta "moda"... descobri o prazer de decorar com flores, um prazer simples, quase sem custos e com tantas compensações!!
   


     E se às flores juntarmos a fruta da época, tudo resulta em perfeita harmonia.
 


     Mais flores que desabrocharam esta semana...


   
   Pequenos grandes prazeres, simples e frugais, onde a "joie de vivre" tem um significado muito particular.



     Uma mesa cheia de perfume e cor...





    Soluções simples, ao alcance de todos nós, mas que transformam a hora do lanche numa experiência irresistível.





     A vida dá estas voltas!




     E foi assim que as manias "bolbosas" se transformaram em flores verdadeiramente majestosas!     Uma opção prática e económica para ter flores coloridas durante a Primavera e Verão.




       Ao plantar os meus bolbos, e fruto da inexperiência, fi-lo de forma isolada, pelo que o seu efeito decorativo deixou muito a desejar!!! Devem ser plantados em grupos de bolbos da mesma espécie e da mesma cor...






     Com o aproximar da Primavera,  as tardes dos fins de semana já convidam a conversas amenas no exterior. É tempo de por em prática estas "manias" coloridas e cheias de flores! 



   Na introdução do seu livro, a Teresa Chambel, refere " Espero que este livro seja útil e se depois de o ler tiver vontade de ir para o seu jardim, terraço ou varanda meter as « mãos na terra», ficarei muito contente".
    
   Por mim, pode ficar contente Teresa! Um abraço! 

   Um abraço para todos!
 

Comentários

  1. Também tenho este livro e gosto muito. Bom domingo e boa jardinagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Uma boa semana para si e vamos trocando impressões sobre estes assuntos:)

      Eliminar
  2. Que flores e mesa lindas!
    Bjs e bom dia!
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Manuela que lindo bouquet de fresias,nos encantan sobretodo su perfume.
    Los tulipanes a tope y es tiempo tan primaveral invita a pasar ratitos bajo el porche.
    Uhmmmmm estas fresas....
    Una acierto de libro.
    Besos y feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas! Sei que também gostam de flores... e estamos na altura delas, não é? O livro é mesmo bom! "Besitos" para ambas, e uma boa semana!

      Eliminar
  4. Ainda ontem queria ter passado num centro de jardinagem para comprar bolbos. Acho que já estou atrasada para os plantar. Deixo um pergunta, se calhar um bocadinho parava, mas cá vai. Normalmente plantam-se os bolbos num ano e depois não precisamos plantar mais? Ou isso tem de ser feito todos os anos?

    Mesa linda, como sempre.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela! Passe no blog da Drª Teresa Chambel, tem lá muita informação sobre este assunto. No entanto daquilo que aprendi, depois dos bolbos secarem, são tirados da terra e depois novamente plantados no inverno. Eu fiquei rendida aos bolbos, e no próximo ano, vou apostar em muitas variedades... Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  5. Olá , bom dia. "manias" bolbosas" é um ótimo incentivo à prática de jardinagem, principalmente, quando a futura jardineira (eu) é mesmo muito inexperiente. Tenho fugido dos bolbos como "o diabo da cruz" por achar que ia ser um fracasso. Afinal, estas imagens, já me puseram no bom caminho; boa energia e positivismo. Tenho de fazer pesquisa para encontrar o bolbo do mês. Dificilmente alcançarei o nível deste colorido (imagens - como já é hábito - de eleição) mas não custa tentar. bom domingo. beijinho. Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mia!! Inexperiente, também eu sou e olhe só as minhas flores!!!Não "fuja"dos bolbos... encha vasos e mais vasos e vai ter uma varanda/terraço bem colorido!! Espreite a varanda da Teresa Chambel e aguce o espirito aventureiro... Beijinho!

      Eliminar
  6. É tão bom rodearmo-nos de colorido, especialmente quando advém de flores. A sua mesa está linda e apetitosa. Os morangos de vidro são divinais (onde é que encontra estas coisinhas :)
    O nosso terraço também está a ficar colorido e convidativo com as novas flores a desabrochar (estavam desejosas de ver o sol espreitar). Um beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Carlinha, fico tão contente de a ver por aqui!! As minhas "coisinhas" vou encontrando por aí!!! Os morangos de vidro são da Marinha Grande! Comprei para fazer umas argolas de guardanapo com eles... mas ainda não tive tempo!! Depois mostro-lhe! Estou desejosa de ver o seu terraço!! Deve estar lindo... como tudo aquilo em que mete mão à obra, ou à.. ARTE!!!! Um xi-coração para si!

      Eliminar
  7. Olá Manuela que mesa linda e com tanta cor.
    Realmente a Manuela tem louça muito bonita e variada. Adorei esse serviço de chá.
    Continue a mostrar as flores lindas que vai plantando, pois vale a pena a partilha para alegrar as nossas vistas. Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena! Obrigada querida! Vou então mostrar mais flores... o próximo post vem aí cheio de flores coloridas... Beijinho:):)

      Eliminar
  8. Olá Manuela, então hoje foi a vez das frésias. Acho-as de facto muito bonitas e perfumadas, mas eu não consigo ter jeito para essas plantas de bolbo. Estou habituada aos meus cactos e agora ando na expectativa, à espera de flores em alguns deles. Muito embora não seja cacto, mas é suculenta, não deixei de reparar que tem aí uma agave americana bem grandona, parecem espadas pontiagudas a tomar conta do quintal. Não tenho o livro de Teresa Chambel mas vejo com muita frequência o seu blogue. Acho que deve ser mais uma daquelas pessoas que a gente gosta, mesmo sem conhecer não é? Só um pormenor: essa toalha tirou-me do sério, tão bonita.
    Boa semana com um abraço
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisete!! Mostre-no os seus cactos!! Não sabia que esta planta se chamava "agave americana"!!! Tenho várias... vieram dos Açores! E tem razão... a Teresa Chambel "cai nas graças" de quem a vê e de quem a ouve:):) Temos de combinar assistir a um workshop dela, ok? Beijinhos!

      Eliminar
  9. Oi anjo! Ai esta chegando a primavera e aquí o outono. O verao este ano por aquí foi mais timido que o ano pasado e teve muitas chuvas e algumas tormentas que trouxe alguns problemas. Mas toda as estacoes tem sua vantagem... a minha estacao é sem duvidas a primavera, mas as cores do outono sao lindas, nao é mesmo?
    Fiquei com agua na boca olhando os seus morangos! A mesa, como sempre, impecavel!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Belle! Que pena não morar perto daqui... eu levava-lhe uma cesta destes morangos:) Beijinhos!

      Eliminar
  10. Manuela querida, que imagens lindas e que lindo isso de ver os ciclos da natureza, isso de plantar para colher flores meses depois. Acho que plantar bolbos é também um aprendizado da paciência. Esta semana saí muito e fiquei incomodada com a pressa das pessoas nas ruas, calçadas, em tudo. O pior é que certamente elas nem têm mesmo hora em nenhum lugar, ou seja, correm sem precisar. E reclamam, e buzinam, um horror! Já vi ontem esta postagem mas comento só quando tenho tempo de parar e desfrutar de tanta coisa linda que você posta. E estou sendo levada a acreditar que a luminosidade dessa sua quinta em Portugal é fantástica. Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza! Gostei da expressão "aprendizado da paciência"!! Sem dúvida que é isso mesmo. Quando vejo as pessoas nessa correria que refere, penso exactamente da mesma forma: muitas vezes correm sem precisar! Pena que nem sempre percebam isso... Quanto à luminosidade que menciona,pode ter mesmo a certeza, é de facto fantástica... não troco por nada:):) Os meus filhos "amam" como vocês dizem!! Muito obrigada pela sua presença por aqui... Um grande, grande xi-coração para si!

      Eliminar
  11. Esses frésias hot pink são impressionantes e ainda mais ao lado de branco.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Manuela,
    Sim as frésias têm um cheirinho igual a perfume de luxo :) Não sabia que era uma flor de bolbo... tenho as no jardim do meu trabalho e estou sempre com uma ao lado... Eu també sigo o Blog da Teresa Chambel tem ideias óptimas!
    Já agora, o servico de chá é espectacular!!!!!!!!!!!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! Sabe que eu penso o mesmo? Tenho a casa a cheirar a "perfume de luxo":):) AS ideias que a Teresa Chambel dá são excelentes, porque ela sabe do que fala... O serviço de chá, já não é bem um serviço:):) Já parti tantas peças!!!! Beijinho!

      Eliminar
  13. Querida Manuela, desde que você falou pela primeira vez neste livro, fiquei com vontade de adquirir um exemplar. E agora, depois de ver este post com estas lindas fotos, amanhã mesmo providenciarei. Ultimamente, tenho me dedicado à jardinagem (muito embora ainda seja uma iniciante) e já tenho até um jardim vertical na minha casa (moro em apartamento). É uma terapia e um grande prazer cuidar das plantinhas. Aos pouquinhos, estamos estruturando o nosso sítio (quinta) e não vejo a hora de ter o nosso pomar, horta e plantas decorativas para cuidar! Aqui no seu blog, sempre tenho incentivo e inspiração!! Beijos, Renata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Renata! O livro é óptimo... mas se tiver dúvidas, passe pelo blog da respectiva autora, Está na barra lateral do meu blog... Encontrará inúmeras dicas para o seu "sitio" (acho gira a designação que vocês utilizam para designar uma quinta!). Gosto muito dessa ideia de jardim vertical... fica muito bonito! Fico muito feliz por encontrar aqui algum incentivo e inspiração... muito obrigada! Um grande xi-coração para si!

      Eliminar
  14. Querida Manuela, fico sempre muito comovida com as suas palavras ! nem imagina como fico feliz por ver as suas frésias, as suas mesas são sempre uma inspiração. É por pessoas como a Manuela que vale a pena ter um blogue !! obrigado pelas suas palavras sempre tão doces. um grande beijinho e até sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa! Eu é que agradeço aquilo que me ensinou! E para mim é um orgulho enorme vê-la aqui no meu blog, e deixar um comentário tão bonito como este! Pelo que vejo dos comentários aqui no blog, o seu trabalho é apreciado e conhecido por muita gente... Alguém aqui perguntou se o seu livro está à venda no Brasil... Um abraço enorme para si!

      Eliminar
  15. Vaccines has announced gigs in Belfast, Inverness, Glasgow,
    Bristol, London, Manchester, NH, and Providence, RI. One of
    the best hotels in Edmonton with the added advantage of
    its convenient location with access to all the words with your family or friends.
    Aside from enabling you to purchase tickets before the general public gets a chance
    to rejuvenate themselves through these concerts. If you prefer, go all
    out with a luke bryan opening act holographic wristband.
    Live shows by this band are truly electrifying.

    ResponderEliminar
  16. Olá Manuela,
    Mais uma mesa maravilhosa como já nos habituámos a ver por aqui!
    Como a Manuela diz, uma mesa cheia de cor e de cheiros, estes últimos, quase os consigo sentir aqui, tal a profundidade das fotos e da descrição.
    Este blogue, é sem sombra de dúvidas, "o meu passeio pelo campo". Bem haja por me acompanhar nestes belos meus belos passeios.
    Obrigada Manuela.
    Bjs e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria João, desde o inicio do blog que fico feliz em " recebê-la" por aqui... E espero que ainda possamos fazer muitos passeios pelo campo... Obrigada! Beijinhos e boa semana também para si!

      Eliminar
  17. Oi, Manuela, também faço parte do time da jardinagem, ontem mesmo passei o dia só cuidando das verdinhas. Lindas suas flores, bateu uma vontade de plantar bulbos por aqui, nunca me aventurei com eles, apenas com mudas mesmo. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Que bom! Vá acorrer comprar alguns bolbos e plante!! O clima daí deve ser excelente para estas flores, não? Beijinhos!

      Eliminar
  18. Hola Manuela yo también he descubierto el placer de la jardinería y de los frutos de ella !, la felicito por tan linda composición fotográfica entre flores y frutos rojos
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica! Pois imagino que o seu jardim por esta altura deva estar lindissimo!! Besitos!

      Eliminar
  19. Olá Manuela, quando espreita a primavera, a única coisa que apetece é flores e cores! ontem foi o meu dia de jardinar, ou melhor "terraçar", mas não sou tanto de bolbos, prefiro mudas de flores mais resistentes, pois a minha mão não é muito verde! a mesa, como sempre, um espanto! bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val, pois já que apetece flores e cores, não perca o próximo post... vem aí muitas flores e cores para si!!!!! Beijinhos!

      Eliminar
  20. Olá! Ainda bem que descobriste mais esta "mania" - cultivo de flores! Está tudo maravilhoso, como sempre!
    A toalha é lindíssima, assim como as louças!
    Bjinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, tu conheces-me!!! Fico feliz de te ver por aqui... O próximo post vem com uma composição das flores que me ofereceste, do teu jardim... Agradece por mim também ao D. Não percas!!

      ResponderEliminar

      Eliminar
  21. ¡Cuánto colorido! La primavera está a la vuelta de la esquina!! Me encantan las fresas!!

    Besos

    ResponderEliminar
  22. Olá Manuela,
    Uma mesa primorosa, cheia de cores primaveril, que vindos do próprio jadim traz ainda mais alegria! Amei cada detalhe, os morangos de vidro são lindos, o bordado da toalha uma beleza, tudo organizado com tanto cuidado e carinho!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Regina! Fico muito contente que tenha gostado.... E tem razão, quando as flores vêm do nosso jardim ainda parecem mais bonitas e alegres!! Um grande beijinho para si!

      Eliminar
  23. Olá manuela...

    Que vista linda parece ter aí da sua casa de campo :-) A mesa está muito bonita em tons de fogo, de vermelho, de paixão :-)
    E é com paixão que nos compõe estas mesas para nos alegrar a todas que por cá passamos, nota-se!
    Os moranguinhos em vidro confesso que me cativaram...
    Beijinhos grandes e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "vizinha" Joana! Por aqui tenho de facto umas vistas super lindas!! Gostou dos moranguinhos de vidro? Sabe, foram comprados para fazer umas argolas de guardanapos com eles... mas ainda não tive tempo!!!! Depois mostro-lhe ok? Devo dizer-lhe que se colocarmos uma boa dose de paixão nas pequenas coisas do dia a dia, a vida é tão mais simples... para nós e para quem vive conosco!! Mas julgo que sabe ao que me refiro...Beijinhos grandes!

      Eliminar
    2. Olá novamente Manuela...

      Sim, eu em cima já li noutro comentário que os moranguinhos serão para futuras argolas de guardanapo, fico à espera de ver essas maravilhas :-)
      Sim, sim, (Suspiro)... Se fizermos as coisas com paixão e dedicação saem bastante melhores e a vida tem de ser vivida com esses sentimentos positivos! Temos que nos agarrar ao de bom que a vida tem :-)
      Beijinhos grandes vizinha ;-)

      Eliminar
    3. É isso mesmo Joaninha! Beijinhos

      Eliminar
  24. Lindas fotos!
    Será que o livro vende no Brasil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Seja bem vinda por aqui... Vou tentar saber, ok? Beijinhos

      Eliminar
  25. Manuela, nada caracteriza melhor a Primavera que uma jarra com fresias e uma taça de morangos. Que domingo perfeito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miú! Obrigada... e concordo consigo: flores + morangos, sinónimo de Primavera!! Beijinhos!

      Eliminar
  26. Que bonitas son las flores rojas Manuela !! Preciosa composición para decorar una mesa primaveral, cuando la miras te recarga de energía. Grácias por compartir, guapa.

    Saluditos !!

    MAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mar! Eu é que agradeço a sua visita e o seu comentário ... Gracias!

      Eliminar
  27. Olá Manuela :)
    Cheguei tarde mas estou aqui ;)
    Essas sua frésias estão lindíssimas ,eu imagino o perfume nesse jardim ,apetece mesmo estar na rua não é ?
    As mesas sempre tão originais ,essa loiça coral linda e os morangos em vidro da Marinha Grande
    Cá em casa há varandas ,há algumas plantas ,andei a podar algumas coisitas a ver o que acontece .
    Bolbos tenho poucos e ainda não deu nada ( nunca mais aparecem os meus narcisos )
    Esperar a ver ,desejo um resto de boa semana
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu! Nunca é tarde para passar por aqui... já faz parte deste cantinho!!! Sabe que foi a primeira vez que plantei bolbos?! E de facto agora começa a apetecer estar sempre no exterior... Por aqui,só faz falta o "seu" mar:):) Beijinhos!

      Eliminar
  28. Olá Manuela!
    Tenho andado um pouco "arredada" desta máquina, mas hoje, aqui estou ... As suas frésias são lindas, lindas! Eu adoro frésias... adoro, é inexplicável o seu aroma... e como diz a Teresa, a casa fica a cheirar a perfume de luxo... (que feliz comparação...)
    Esta época já as comprei para casa. E é isso, o aroma corre no ar e duraram uma semana, tendo em conta que todos os dias as "catava" e punha água nova. Então as amarelas até parecem mais cheirosas que as vermelhas ou brancas, não sei se é mania minha...
    Beijinho Manuela!
    Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera! Sabe que eu também achei que a expressão que a Teresa utilizou caracteriza sem margem para dúvidas estas flores?! No próximo ano vou plantar muitos bolbos de frésias...Uma amiga minha no outro dia perguntou-me que ambientador eu estava a usar em casa porque "cheirava tão bem"... Eram as frésias!!! Acredita?! Beijinhos para si, e muito obrigada pela disponibilidade em ir passando por aqui!

      Eliminar
  29. OLÁ MANUELA EU GOSTO MUITO DE VIR AQUI SUAS AS FOTOS SEMPRE SÃO TÃO LINDAS QUE PARECEM DE REVISTA E QUE VISTA LINDA, VOCÊ SEMPRE DECORANDO MESAS E LUGARES COM TANTO BOM GOSTO. ESSA VERMELHINHA AINDA NÃO CONHECIA A AMARELA E A BRANCA ACHO QUE SÃO IGUAIS A UMAS QUE MINHA AVÓ TINHA. BEIJUS AMEI OS MORANGOS TAMBÉM KKK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gabi! Para mim é um prazer ter a sua companhia! Beijinhos!

      Eliminar
  30. Wow! What a stunning tablescape you have created, Manuela! Your tablescapes are always so beautifully done and I love how you incorporate flowers and fruits to create tablescape masterpieces:) The freesias are looking so beautiful, vibrant and charming at your table setting and I am loving the delicious strawberries in those pretty crystal compotes. Thanks for sharing with us~hugs, Poppy

    ResponderEliminar
  31. Estava tudo tão lindo :) As cores, as flores, os morangos... imagino os aromas :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares