Festejar o dia de S.Valentim à antiga portuguesa...
Olá!
De linho ou de algodão, são bordados de acordo com os gostos pessoais da bordadeira.
E agora, fica a sugestão para o dia dos namorados : celebre esse dia com verdadeira alma lusa, e como manda a tradição, com muito vermelho no branco...
Ardente q.b...
Porque nesse dia o ambiente não se quer amorfo. Necessita de muita cor, e se possível a cor do fogo!
Combine tudo com os adereços certos mas com uma certa dose de desacerto, manias... e faça você mesmo!
Detalhes...
As quadras dos lenços dos namorados, são muito conhecidas, e o seu valor literário, como aliás acontece na literatura popular, é sempre desigual, embora repleto de inspiração.
Inspire-se nalgumas dessas quadras...
" Coração por coração
sempre foi lial ó teu"
Muito embora seja uma "rapariga de tradições", o certo é que nunca fui prendada nas artes de bordaduras e afins... Mas aproximando-se o dia dos namorados, e vivendo eu na região minhota, não podia deixar de partilhar convosco propostas que valorizam a produção e criatividade nacionais. Hoje mostro uma forma interessante de festejar o referido dia, com cenário e protagonistas exclusivamente made in Portugal! Aproveite a sugestão, e ofereça ao seu ou à sua mais que tudo, um presente enamorado: um lenço dos namorados!
Hoje, falamos de cultura portuguesa!
Os lenços dos namorados existem por todo o país, embora com mais incidência na região do Minho, e traduzem a mais genuína forma, poética e artística, utilizada antigamente pelas raparigas minhotas em idade casadoira. Alguns dos meus lenços foram bordados por uma senhora com mãos de fada!
De linho ou de algodão, são bordados de acordo com os gostos pessoais da bordadeira.
Conhecidos desde o séc.XVII, tiveram na história uma função: a conquista do namorado! As raparigas de então, usavam-no no bolso do avental, e ofereciam-no ao rapaz por quem o seu coração suspirava...
Em troca, o feliz comtemplado passava a usá-lo ao pescoço ou no bolso da fatiota domingueira. Mas, perguntam vocês, e se o amor não fosse correspondido?! Bom, então o lenço era devolvido à rapariga.
Em Portugal, era costume ensinar às raparigas a arte de bordar, para que fizessem o próprio enxoval. O lenço era bordado nas noites longas dos serões à lareira, e a rapariga apaixonada, ia transpondo para o bordado do lenço os sentimentos que lhe iam na alma!!
Estes lenços, são de facto uma componente fundamental da arte e da cultura popular portuguesa!
E agora, fica a sugestão para o dia dos namorados : celebre esse dia com verdadeira alma lusa, e como manda a tradição, com muito vermelho no branco...
Ardente q.b...
Porque nesse dia o ambiente não se quer amorfo. Necessita de muita cor, e se possível a cor do fogo!
Combine tudo com os adereços certos mas com uma certa dose de desacerto, manias... e faça você mesmo!
Detalhes...
As quadras dos lenços dos namorados, são muito conhecidas, e o seu valor literário, como aliás acontece na literatura popular, é sempre desigual, embora repleto de inspiração.
Inspire-se nalgumas dessas quadras...
"Lencinho que foste feito
de noite ao luar
vai dizer ao meu amor
que eu de sempre o eide amar"
" Coração por coração
amor num troques o meu
olha que o meu coraçãosempre foi lial ó teu"
"O meu lenço colorido
O meu lenço bem bordado
Dado pelo meu amor
Amor de namorado"
"Entrego-te este lenço
todo bordado de amor
para ver brilhar os teus olhos
Que à minha alma dão calor"
Os lenços eram bordados com quadras da autoria das raparigas, e os erros ortográficos certamente que eram um pormenor insignificante, o que contava eram os sentimentos! As raparigas de então eram pouco dadas às letras, mas bordavam com a cultura que lhe advinha da tradição.
Actualmente, os rituais de conquista e as formas de namorar são outras, bem diferentes... mas os sentimentos ,esses, continuam hoje e então a ser iguais.
Um abraço!
NOTA: Um beijinho especial para si, D.Nidia, e bem haja pelos seus bordados!
Olá Manuela, que lindo post! Uma bela forma de celebrar o amor, enaltecendo a nossa tão rica cultura.
ResponderEliminarAs imagens são inspiradoras.
Um beijinho, Liliana
Ainda bem que gostou Liliana! Fico contente! Beijinho.
EliminarOlá Manuela! que belo post! são umas maravilhas os lenços de namorados, e algo que se conseguiu preservar na cultura portuguesa. O mais perto que tenho deles...são 4 chávenas de café da Vista Alegre!
ResponderEliminarManuela, fico contente que tenha gostado das minhas golas e...vou lhe fazer uma! preciso é organizar-me, mas vai chegar por aí! Mas vou já avisando, que o avesso, não é perfeito!! vamos é ficar de irmãs gémeas, separadas à nascença, uma no centro e outra no norte! BJSS!!
Ups! Já ganhei o dia! A Val é uma querida... Vou fazer um brilharete com essa gola lindissima, depois mostro-lhe o look:) A seu tempo irei agradecer o seu gesto simpático! Pensei que era menina de morar no sul e não no centro! Ora aí está a localização perfeita, para no futuro se programar um encontro de blogueiras... Que tal? Um xi-coração para si!
EliminarManuela, moro em Lisboa! é considerado mais centro que sul, acho eu!! excelente ideia esse encontro, lá mais para o tempo quente, se calhar? Maio ou início de junho! tou nessa, é questão de nos organizarmos! bjs
EliminarEu considero Lisboa/sul, embora na prática de facto seja centro.Fica então a sugestão... Maio ou Junho, ia ser giro! Vamos pensar nisso e organizar esse encontro! Bjs
EliminarMARAVILHOSO amiga. Que postagem encantadora, repleta de historia e muito amor.
ResponderEliminarDecoração perfeita. Com a dose certa da combinação do branco e vermelho. Adorei.beijinhos.
Vindo de ti só posso acreditar que sim! E por aí, já há ideias para festejar o dia?! Beijinhos grandes!
EliminarOlá Manuela, gosto dos lenços de namorados e desses lindos morangos, beijo
ResponderEliminarAinda bem que gostou:) Beijinho.
EliminarParabéns, D. Nídia!
ResponderEliminarEu adoro bordados pelo que gostei particularmente deste post! Vamos festejando até ao S. Valentim e depois até ao próximo.
Olá Helena! A D.Nidia vai certamente agradecer... Obrigada pelo seu comentário gentil! Ah! a salada siciliana continua a ser um sucesso:) Beijinhos!
EliminarQuerida Manuela, adoro os lenços dos namorados e a tradição em si...tenho alguns...! Gostei muito de os encontrar por aqui assim como a excelente explicação acompanhando as maravilhosas imagens...tão ao seu jeito que tanto aprecio!
ResponderEliminarBeijinhos e bom domingo!
Maria
Olá Maria! Ainda bem que gostou! E ainda bem que há estas "meninas" para quem a tradição ainda é o que era... Um grande abraço e tabém para si um bom Domingo!
EliminarAdoráveis, os lenços dos namorados, sem dúvida, e tipicamente portugueses!
ResponderEliminarMas, ó Manuela, aquele segundo lencinho a contar do fundo não parece muito genuíno: as letras são feitas no photo-shop, não são? ;)
Beijinhos
Ainda bem que me chamou a atenção! Essa imagem não era para este post... pura distracção minha:) Já a retirei. E sim, era photo-shop, Obrigada e bom Domingo para si! Em terras minhotas, a chuva continua a ser um convite ao dolce far niente:)
EliminarLindo a história dos lenços e os seus são muito bonitos.
ResponderEliminarParabéns pela bela decoração.
Abraços.Sandra
Sandrinha, obrigada! Certamente que também por aí existem tradições sobre o assunto, não? Um abraço!
EliminarOi, Manuela, adorei conhecer a história! E como são lindos esses lenços. Tenho alguns que foram bordados pela minha mãe, quando ela estava preparando seu enxoval, e tenho um xodó muito especial por eles. É um trabalho muito bonito, pena que eu não leve o menor jeito...Beijo
ResponderEliminarEntão somos duas! Bordar não é comigo! Tenho a certeza de que os seus também devem ser lindos... e bordados pela sua Mãe!! Beijinho
EliminarCaramba Manuela :) :) Adoro os lencos dos namorados!!
ResponderEliminarAndo à séculos para comprar um...
Uma amiga minha por saber da minha intencão ofereceu-me uma chávena da VA com esse motivo :)
Tenho que planear uma ida ao Minho...
Grande beijinho
Teresa
Teresinha! Pense então nessa vinda ao Minho, e avise-me:) Um abraço para si!
EliminarAinda não tenho nenhum, mas, quando parar em Viana vou comprar. Fazem uns quadros giríssimos!
ResponderEliminarBeijo e bom domingo.
Os bordados de Viana também são maravilhosos! Também gosto de os ver emoldurados... Beijinho e obrigada!
Eliminaradoro esses lencinhos. que boa ideia ter-nos lembrado, ainda mais tão perto do são valentim. um beijinho.
ResponderEliminarMinha amiga, é importante recuperarmos as tradições... que pelo menos a crise não nos tire isso:):) Beijinho.
EliminarOlá Manuela!
ResponderEliminarGosto imenso da tradição dos lenços dos namorados. Mas Manuela, vou-lhe dizer que nunca vi nenhum com os bordados tão perfeitos como os seus...Na verdade as mãos que os bordaram são especiais... Aqui onde vivo, no sul, não havia esse hábito, pois são originários da zona minhota. No entanto quer em Braga, quer em Vila Verde, nunca vi com o bordado tão perfeito ...
Gosto particularmente dos que têm os passarinhos e os ramos miudinhos. Acho a ideia de os emoldurar, EXCELENTE!
Veramaria
Olá Vera! A senhora que bordou os meus faz magia com as mãos!! E é de Braga! Achei que emoldurados ganhariam mais protagonismo do que escondidos numa gaveta... E a todo o tempo podem ser tirados da moldura... Ainda bem que gostou! Uma boa semana para si !
EliminarManuela que bela forma de celebrar o amor.
ResponderEliminarNo dia de S. Valentim também gosto de caprichar.
beijinhos:)
Olá Helena! Então aproveita a ideia... e "capricha" bastante:) Beijinhos!
EliminarOlá Manuela, que lindo este post, adoro estes lencinhos não só por ser do Minho, mas pela preservação artística das nossas tradições. Eu sempre valorizei os trabalhos manuais e agora mais do que nunca!!!!!!! Gostei da forma como apresentou esta decoração, parabéns está clean e alusiva a data em questão. Beijinhos
ResponderEliminarOlá Ilda! Fico muito contente por ter gostado! Julgo que é importante preservarmos a nossa cultura e valorizarmos aquilo que é nosso:) Muito obrigada! Beijinhos
EliminarOi, Manuela, tudo bem por aí? Eu achei essa história dos lencinhos muito linda e não me lembrava disso. As fotos, como sempre, valorizam ainda mais tudo! Eu fiz aula de bordado no colégio de freiras onde estudei e tínhamos até prova. Hoje raramente se vê alguém bordar. Eu mesma não bordo há anos. Reparei no uso da língua e há vários problemas nele: isso é assim mesmo, proposital, ou é um dialeto, ou é erro mesmo ? Vi "lial", "mercerá", "quém" etc. Veja bem, não estou desmerecendo nada, só queria saber. Beijinhos, Tereza Brasileira.
ResponderEliminarQuerida Tereza! Os erros ortográficos é mesmo propositado: as raparigas que antigamente bordavam estes lenços não eram muito dadas às letras, algumas eram mesmo completamente iletradas, entende? Daí os erros ortográficos... As bordadeiras que actualmente bordam estes lenços, procuram fazer réplicas dos lenços de então...com os mesmos erros de ortografia, a fim de respeitarem a tradição. Um grande xi-coração para si! Ah! Eu já sei quando o comentário é da Tereza Brasileira rs rs rs! Obrigada querida!
EliminarE escreveu meu nome com -z!!! Manuela, realmente eu estou me aperfeiçoando na cultura portuguesa. Eu nunca te disse, mas quando fiz licenciatura de português-inglês, tivemos 8 semestres de literatura portuguesa e até fui convidada pelo catedrático para dar aula de literatura portuguesa mas fiquei com a norte-americana por -n razões. Ou seja, sua cultura não me é estranha, além do mais, pelas raízes dos meus avós e minha mãe. Só lamento ter chegado aqui depois da morte de minha mãe: ela bem que amaria ver esses lencinhos. Mas a vida é como ela é e nem adianta ficar chateada pois pelo menos te conheci depois e você e seu blog agora alegram meus dias também! Beijinhos, Tereza (e o inverno já chegou no campo com neve e tudo??? Como estão os patinhos???).
EliminarObrigada querida! O inverno chegou com força, mas a neve não chegou ao meu espaço!! Os patinhos estão lindos e logo logo vou mostrar! Beijinhos
EliminarA menina tinha que arriscar em dar o lenço , tenho certeza que
ResponderEliminarnasceu muitos romances assim.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Certamente que sim:) Bjs
EliminarComo você respondeu sobre esse assunto de tradição..aqui na Bahia- Brasil é que não falta..boa ideia para posts!!
ResponderEliminarTenha uma ótima segunda.
Abraços.Sandra
Sandrinha, mostre um pouco das tradições da Bahia no seu blog:) Abraços.
EliminarDearest Manuela,
ResponderEliminarIt is a pity that making your own trousseau for women is becoming extict... Portugal is a country with beautiful embroidery, a very rich culture.
Hugs,
Mariette
Hello! It would be great traditions that remained ... thanks for your visit! Hugs
EliminarOlá Manuela,
ResponderEliminarAdoro os lenços dos namorados, são giríssimos, fazem parte da nossa cultura não só pelo magnifico trabalho efetuado à mão, mas também pela história por trás deles.
Na Madeira existe qualquer coisa do género mas ao contrário (acho) são os rapazes que dão às raparigas, foi assim que conheci o meu marido, embora sejamos os dois Lisboetas. Tudo começou com um lenço... Só me lembro que a música era qualquer coisa do género; "ai borda rica filha, ai borda..." e ele vinha sempre entregar-me o lenço a mim. Os lenços fazem parte da minha vida e são a prova de que funcionam mesmo! Curiosamente, não tenho nenhum.
Bjs e boa semana,
MJ
Que história gira a sua!!! Tudo começou com um lenço!!! Está a ver, a Maria João é a prova viva de que a tradição ainda é o que era... pelo menos na sua casa! E na minha :):):) E não guardou o tal lenço?! Isso é que era a cereja no topo do bolo... Uma boa semana para si e para os seus Tesourinhos (acho a designação uma verdadeira ternura!).
EliminarOlá minha querida Manuela, Pois não! o lenço pertencia ao rancho que estava a atuar no restaurante.
EliminarE são Manuela, a minha maior riqueza, os meu verdadeiros Tesouros!
Um grande beijinho,
MJ
Achei o máximo a sua história:) Beijinho.
EliminarQué bonito! Te sigo por GFC. Feliz lunes
ResponderEliminarGracias:) Saludos.
EliminarOi, Manuela! O seu blog é recheado de cultura e estou amando conhecer um pouco da tradição portuguesa!!! De fato, os lenços ficaram muito valorizados na moldura! Em breve, eu e meu marido iremos à ilha da Madeira (tivemos que adiar a viagem por um problema de saúde na família e ainda não remarcamos a data) e sei que lá se tem lindos bordados! Se você tiver alguma indicação específica de um local para comprar, fico muito agradecida. Parabéns pela decoração! Ficou muito linda!!! Beijinhos, Renata.
ResponderEliminarObrigada Renata! Ainda bem que gostou! Os bordados da Ilha da Madeiras são maravilhosos... eu vivo no continente, mas aqui no blog há uma leitora amiga, a Lulu, que vive mesmo na ilha da Madeira, e certamente poderá dar-lhe essas indicações. Passe no blog dela, http://walkingonsunshinefnc.blogspot.com e pergunte. Ela é um amor e vai prestar os esclarecimentos que a Renata quer. Beijinhos grandes!
EliminarOi, Manuela! Seria mesmo muito interessante um post sobre os bordados da Ilha da Madeira e até sobre dicas de passeio! Com certeza, vou sugerir para a Lulu! Obrigada pela dica. Beijos. Renata.
EliminarFaça isso Renata! A Lulu vai gostar da sugestão! Beijinho
EliminarOlá Manuela,
ResponderEliminarComo gostei da postagem de hoje! Descobri os lenços dos namorados há um tempo atrás e desde então fiquei apaixonada por eles! Adorei conhecer um pouco mais de uma tradição tão bonita e romântica. A mesa ficou maravilhosa, vermelho lindo, detalhes primorosos como sempre.
Beijos
Obrigada Regina! Fico muito feliz em saber que gosta das nossas tradições... Tenho a certeza de que no seu país também há tradições absolutamente encantadoras:) Beijinhos!
Eliminar!que bonito Manuela! Me encanta la forma que teneis de celebrar San Valentín, hasta el último detalle!!
ResponderEliminarMuchos besos de tu amiga en la distancia,
MAR
Obrigada Mar! Besitos grandes!
EliminarOlá Manuela :)
ResponderEliminarObrigada pelas lindas e sábias palavras no meu blog ,é que assentou que nem uma luva :) Obrigada .
A Lulu desconhecia a história desses lencinhos ,depois de ler este post fiquei bem esclarecida .
São bem lindos e ficou ai muito bem ,parabéns a quem os bordou .
Aprecio esses trabalinhos feitos á mão :)
Boa semana e continue assim a alegrar os nossos dias ,com os seus posts e as suas palavras sábias .
bj mt grande
Lulu
Que bom!!! Já agora fica a sugestão para a Lulu fazer um post lindo com os bordados maravillhosos da Madeira:) Vai ser um sucesso garantido... Obrigada pelo carinho! Um xi-coração enorme para si!
EliminarQue post bonito Manuela, vai ficar uma mesa linda :)
ResponderEliminarSanti's Royal Home
Santi
Ainda bem que gostou:) beijinho.
EliminarPassando para saber como estar..Bjs.Sandra
ResponderEliminarObrigada Sandrinha:)
EliminarMuy bonito Manuela , detalles con rojo pasión para un día muy especial!!
ResponderEliminarBesos
Gracias Vicky! Ainda bem que gostou:) Besos!
EliminarOlá Manuela,
ResponderEliminarJá somos suas seguidoras para não perder pitada! Adorei este post está verdadeiramente "português"! Obrigada pelas fotos que aqui, connosco, partilhou.
Um beijinho,
Maçã e Canela
http://blogmacaecanela.blogspot.pt/
Meninas, eu é que agradeço a vossa presença simpática:) Beijinhos.
EliminarAdoro estes bordados. Ficam lindos em qualquer ocasião numa toalha de mesa, emoldurados num quadro ou em capas de agendas. Já vi coisas lindissimas feitas com este padrão.
ResponderEliminarAinda bem que gostaram:) Beijinhos para ambas!
EliminarLovely colours and beautiful embroidery!
ResponderEliminarThanks for your kind comment! Hugs!
EliminarUma tradição amanter.
ResponderEliminarTão amorosos e mimosos.
Vermelho e branco é combinação poderosa.
Beijo
Ainda bem que pensa como eu:) Beijinho
EliminarOlá Manuela, Já tinha visto este post no outro dia mas só agora consegui comentar :-)
ResponderEliminarOs lenços são lindos, o trabalho, o amor, a dedicação com que são feitos e a tradição que eles teem merecem ser sempre lembrados!
Beijinhos grandes***
Olá Joaninha! Já vi que também é uma "menina" de tradições:) Obrigada pelo carinho, um xi-coração para si!
EliminarConfesso que sim... De tradições, de memórias, de coisas antigas :-) Sou saudosista (acho que é assim que se escreve)! :-)
EliminarBeijinhos grandes***