Tamarilho

   Olá!

     Por cá a vida prossegue a um ritmo normal, com períodos de actividade, seguidos de outros mais pequeninos de descanso. É assim que deve ser... Ontem foi dia de ir à horta e trazer os cestos cheios de fruta. Não sou uma horteloa veterana mas com jeito hei-de lá chegar.

     Tamarilho, tamarillo, tomate japonês, tomate arbóreo e tantos outros nomes pelos quais este fruto é conhecido, hoje num lanche que os nutricionistas certamente aconselhariam. Com propriedades anti-oxidantes, fortalece o sistema imunológico, e é rico em potássio, cobre, ferro, fósforo, cálcio, vitamina A, B6, C e E, entre outros. Há quem também diga que este fruto é eficaz no controle do colesterol e ainda em dietas de perda de peso. Digo que sim, mas para mim, é delicioso em sumos, geleias e compotas.Vai bem numa salada de frutas e é excelente para acompanhar um bom bife grelhado ou uma carne bem assada! Mas também gosto de tamarilho para inovar e surpreender nos doces...






     Com o sol a brilhar, numa tarde a fazer lembrar a tão desejada Primavera, foi dia de o comer ao natural e com iogurte.




     Se comprar tamarilhos, prefira sempre os frutos maiores, rijos, e de pele lustrosa e sem manchas. Entre nós este fruto ainda não é muito conhecido, e o seu preço não é muito acessível, por isso se tiver oportunidade faça como eu e aposte no seu cultivo.






     Uma sugestão para um lanche diferente, e nutricionalmente recomendado! Afinal todos nós começamos o novo ano com desejos de muita saúde para todos. Mas para além destas propriedades, o tamarilho fica bonito a decorar uma mesa, e quase faz inveja às flores que todas nós gostamos de colocar nas jarras...





      Afinal a tarefa de decorar é bem simples e a natureza é sem dúvida a melhor aliada!




Bem hajam!


NOTICIA DE ÚLTIMA HORA: Vejam neste blog http://walkingonsunshinefnc.blogspot.pt/ , uma receita deliciosa e muito simples, de mousse de tamarilho!  Obrigada Lulu!

Comentários

  1. Increibles fotos! No tenemos ese tipo de tomate aqui, ¿Es dulce?, y lo has cultivado tu, estoy impresionada. Genial

    Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marina! É levemente adocicado, e por isso torna-se também numa deliciosa sobremesa! Boa semana...

      Eliminar
  2. Que alegria colher frutos tão bonitos! Adoro suas fotos, Manuela, tem um olhar todo especial. Beijo e ótimo domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São e facto frutos muito bonitos!! Dá vontade de deixar a decorar e não comer!! Uma boa semana para si!

      Eliminar
  3. Espectacular!!! Não conhecia e ainda bem que fiquei a conhecer. Agora falta mesmo conhecer o sabor.

    Manuela, consegue dizer-me que condições de cultivo necessita o tomarilho? Compra sementes ou as plantas já prontas a colocar na terra? Demora muito tempo até estar bom para comer? Em que altura plantaram?

    Desculpe as perguntas mas o meu pai é capaz de querer experimentar.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anabela! Exite em semente e em plantas. Os meus foram plantados (plantas pequenas). Mas também pode plantar estacas da árvore, o que por regra se faz na primavera! Se utilizar plantas pequenas, deve proteger das geadas... É um fruto que cresce e amadurece rapidamente. O seu Pai tem de experimentar:) Boa semana!

      Eliminar
  4. Olá Manuela, bom dia. estas imagens alimentam-nos e encantam-nos. confesso que nunca experimentei, mas o apelo por aqui deixado é capaz de surtir efeito. bom domingo, boa semana. fico à espera de mais... um beijinho. Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Vá lá então experimentar e e depois diga alguma coisa!! Beijinho e boa semana!

      Eliminar
  5. Mesa encantadora com cores bem alegres. Tudo para animar estes dias cinzentos. Não conhecia este fruto. Aprende.se muita coisa nesse teu cantinho. Bjos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga! Mostra ao teu Pai que certamente ele deve conhecer!! E tens aí um espaço óptimo para plantares... Um xi-coração!

      Eliminar
  6. Manuela, nunca provei tamarilhos! Nem reparei se vai existindo pelos supermercados, mas vou ficar atenta, pois se é da família do tomate, de certeza que vou gostar!
    As fotos estão lindas, gosto muito desses pratinhos floridos. E adoro cestos e bandejas cheios de fruta, remete à abundância!
    Sobre o restaurante do Oliver: essa visita à Londres já foi em fins de novembro, é que ainda rende mais uns posts. Ainda não estou nos meus meses off, quando estiver darei notícias. Mas o objetivo nem é viajar, que disso nem me posso queixar. É mesmo para me dedicar a atividades manuais que gostaria de aprender. BJJJJSSSSS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val! Tenho a certeza de que vai gostar!! Já há muita gente a plantar para exportação, tal como sucedeu com os mirtilos! Sabe que também gosto de ver cestos e bandejas cheias de fruta?! Faz lembrar as casas das avós de antigamente, certo? Gostei da sua postagem sobre o referido restaurante... você tem olho para essas coisas!!
      Quanto aos meses "off"... que delicia!!! Boa semana!

      Eliminar
  7. Um fruto muito fotogénico, sem dúvida. Adoro o livro da Teresa, tenho-o recomendado. Ainda não tenho nada na horta. O terreno no Inverno fica impraticável, mas ontem já jardinei um pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena! O livro da Teresa é de facto muito bom e tem sido muito útil! Já ofereci no Natal a várias pessoas que gostaram... Há vários livros do género à venda, mas a maior parte são livros estrangeiros, traduzidos para português, e depois não se adequam ao nosso clima e induzem em erro! Entende? Vá mostrando a sua horta! Boa semana!

      Eliminar
  8. Manuela nunca provei tamarilhos, mas se for parecido com o tomate eu gosto de certeza. Pois eu como tomate a qualquer hora... Gosto muito.
    Tem muita sorte em poder ter todas essas maravilhas, assim fresquinhas e colhidas por si.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Helena! Vai certamente gostar quando provar! É um fruto que todas as mulheres deviam comer! De facto tenho sorte em poder ter estes produtos à mão de semear, mas olhe que também é uma trabalheira!!!! Um beijinho grande e uma boa semana!

      Eliminar
  9. Que querida Manuela, muito obrigado ! nunca provei tamarilhos nem conhecia ! adoro o seu blogue é sempre uma inspiração. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! Muito obrigada por ter passado por aqui! Tem mesmo de provar tamarilhos e de seguida plantar! Pode ser em vaso! Aproveito para lhe dizer, que os seus livros que ofereci no Natal foram muito agradecidos e elogiados!! E de seguida quem os recebeu foi conhecer o seu blog e também gostou!! Ainda tenho esperança que um dia faça algo aqui pelo Norte... Um abraço!

      Eliminar
  10. Bem ...não conhecia e fiquei completamente fascinada...quero mesmo experimentar...!!!!
    Imagens sempre maravilhosas e de um cuidado cativante...privilégio passar por aqui querida Manuela!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que tenho o privilégio de a ter por aqui! Obrigada! Mas depois de experimentar diga alguma coisa :) Beijinho e uma boa semana!

      Eliminar
  11. Que imagens absolutamente saborosas!
    Não conhecia!Vou ficar atenta!Em menina,quando os dias eram só brincadeira comi muitas vezes tomate à mão,inteiro,retalhado em cruz com sal.Por vezes era mesmo eu que os colhia directamente dos tomateiros!
    Ontem o Sol esteve Maravilhoso,estou para aqui a"ver"a Manuela de botins,"rodilha" e cesto carregado de tomarilhos à cabeça e ainda de cesta na mão cheia da beleza do campo.E,eu aqui com vontade de fazer a trouxa e o farnel e mudar-me para o Minho!
    Uma feliz semana!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, o que eu ri consigo a imaginar-me de "rodilha e cesta à cabeça"!!! Já há muitos anos que não ouvia a palavra "rodilha"... E claro que tive de explicar aqui em casa o que era a rodilha, e o riso ainda foi maior!!! Pense lá então em fazer a sua "trouxa e farnel" e mude-se para o Minho!!! Estas expressões são muito usadas na região transmontana... A Maria é desses lados? Beijinho e até já!

      Eliminar
    2. Manuela sou da Beira Baixa.Não conhece Castelo Branco?É mesmo daí que eu sou.Serra da Estrela,Monsanto aldeia mais típica de Portugal!Castelo Branco é uma cidade muito bonita.Não conhece o famoso Bordado de Ponto de Castelo Branco?É feito em linho com linhas de seda.Quando tirar fotos aos meus vou enviar-lhe e aviso-a.Estava a brincar,a nossa vida é aqui!A minha filha está a tirar mestrado e nós queremos acompanha-la sempre.
      Ai, Manuela pode começar a preparar-se,o tempo não pára!
      Eu sou muito alegre!A minha filha costuma dizer que sou a"festivaleira" da família!E eu gosto de ser como sou!
      Tenha uma boa semana.
      Beijinho da Maria

      Eliminar
    3. Essas "meninas" Transmontanas,que já se aventuraram a ir a Paris(chique)!Lisboa é só mais uma viagem!
      Vamos mas é lá combinar isso.
      Beijinho da Maria

      Eliminar
    4. Minha querida! Quem não conhece Castelo Branco?! Lindo!! O famoso bordado, não conheço...Vou gostar de ver!
      Vou imensas vezes a Lisboa em trabalho e também em lazer... Por isso não vão faltar oportunidades!! Com muito gosto! Um grande abraço!

      Eliminar
  12. Total novidade para mim também, o apetitoso tamarilho.
    E obrigada por mais este lanche - para comer com os olhos! :)
    Beijinhos,
    Miú

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A casa das Miús, cheia de bom gosto e requinte ia gostar de uma cesta bem cheia de tamarilhos, tenho a certeza!! Então satisfaça a gula do olhar, enquanto eu lhe agradeço o comentário simpático:) Uma boa semana! Beijinhos.

      Eliminar
  13. Hummm!!!...adoro tamarilho.Nunca comprei, mas ao longo dos anos uma amiga tem-me oferecido e eu nunca me fiz rogada.
    Mesa linda e saborosa e tanto que gosto de iogurte e nunca me lembrei de os comer assim.
    Vou aguardar pelas novidades.
    Boa semana
    Beijinho
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim que alguém partilha deste meu gosto! Experimente então com iogurte... Então ainda nos vemos esta semana! Beijinhos!

      Eliminar
  14. Bellas imágenes ,Manuela por aquí no los conocemos.
    ¿Son de tu huerto?
    Besos de las dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meninas!!São da minha horta, sim! Besitos para ambas e uma boa semana, com muitas e boas ideias por aí...

      Eliminar
  15. Manuela, eu apostei que hoje teria postagem nova e acertei! Amei as fotografias. Na realidade gosto de fotografias assim, bem de pertinho. Lindos adereços de mesa e belas louças e cestaria. Fiquei pensando que o seu blogue nos motiva a comprar um sítio, a passar mais tempo no campo. Vou procurar e ver se vendem tamarilhos por aqui. Achei o fruto muito belo. Beijinhos, Tereza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza! A sério?! Acho que todos nós com mais ou menos intensidade, lá no fundo, partilhamos os mesmos sentimentos pela natureza... E o campo tem tantas coisas boas!!
      Tenho amigos brasileiros que consomem este fruto há muito tempo, ainda nem se ouvia falar dele em Portugal... Se encontrar conte a sua experiência!! Uma boa semana para si!

      Eliminar
  16. Olá Manuela
    Aqui na ilha são conhecidos por "Tomate Inglês" .
    Costumo fazer mousse de tomate inglês e este Natal fiz pela primeira vez Licor de Tomate Inglês uma delicia .
    Belas fotos e o dia ai parece ter estado espectacular .
    Boa semana
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lulu, eu sabia que este fruto existe com abundância na Madeira! Agora vou pedir-lhe o favor de me dar a receita dessa mousse! Deve ser deliciosa! Não se importa?! Obrigadaaaaa! Boa semana, se possível com muito, muito sol! Bj

      Eliminar
  17. Olá Manuela, como sempre, fotos de "fazer crescer água na boca", não conhecia esses tomates, têm um aspecto delicioso.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João! Tem de provar... Vai gostar! Um dia ainda lhe envio para provar:)

      Eliminar
  18. Que fruto lindo, nunca vi pessoalmente!
    E o sabor parece ótimo!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anne! É mesmo bonito e o sabpr é de facto muito agradável:) Beijinho

      Eliminar
  19. Olá Manuela,

    Ainda bem que passei por aqui e olhe que já vou pesquisar isso do tamarilho... Não conheço! Não conheço mesmo, nunca comi e acho que nunca vi esse fruto.
    Mas pelo aspecto parece bom e se tem um sabor adocicado deve ser muito bom :-)

    Obrigada por nos dar a conhecer sempre coisas novas e úteis!

    Beijinhos grandes***

    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom Joaninha! Veja então se pesquisa e se faz uma das suas receitas deliciosas!! E eu é que agradeço a sua presença!! Beijinhos!

      Eliminar
  20. Olá boa tarde!
    Tamarilhos! Nunca imaginei que esse fruto se desse cá?!! Que bonitos e viçosos... Deu-me vontade de entrar pelo computador e dar uma trinca! Realmente para decorar também são excelentes! Adorei! Beijinho grande e obrigada por este bocadinho. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou Isabel! Se passar no Pingo Doce encontra à venda... Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  21. Faz lembrar um misto de tomate com maracujá :)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  22. Para todos os doidos por tamarilhos recomendo que gostem da página do facebook "A Quinta do tio Ernesto", tem lá enumeras receitas com tamarilhos. Vendem também por 50% do valor de mercado. Aproveitem antes que passe a época, lembro que para quem não sabe que é um fruto de inverno. https://www.facebook.com/pages/Quinta-do-Tio-Ernesto.
    Um pelo e-mail: joao_lourenco33@hotmail.com

    ResponderEliminar
  23. Para todos os doidos por tamarilhos recomendo que gostem da página do facebook "A Quinta do tio Ernesto", tem lá enumeras receitas com tamarilhos. Vendem também por 50% do valor de mercado. Aproveitem antes que passe a época. Lembro que para quem não sabe que é um fruto de inverno. https://www.facebook.com/pages/Quinta-do-Tio-Ernesto.
    Ou pelo e-mail: joao_lourenco33@hotmail.com

    ResponderEliminar
  24. Hola Manuela siempre es una maravilla pasar por aquí , no conocía ese fruto ,, por acá no existe

    ResponderEliminar
  25. Deram-me há dias uns tamarilhos, corri para a intenet para ver receitas, ontem fiz uma sangria e coloquei alguns tamarilhos porque achei que ligava bem e depois lembrei-me do Licor. Vi que neste blog tem muitos apreciadores de tamarilho e são várias as experiências comos mesmos. Alguém já fez o licor do tamarilho ? Se sim querem partilhar a receita ?!!!

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena! Vamos então ver se alguém partilha a receita do licor! Deve ser delicioso:) Boa semana!

      Eliminar
  26. Eu também tenho e este ano tenho umas 5 árvores deste fruto!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como conseguiu? Comprou? onde posso comprar sou de Leiria, adoro este fruto mesmo e somente comido com colher.
      Acho muito parecido ao maracujá. Gosta de cultivar mesmo.

      Obrigado.

      Eliminar
  27. Procure a quinta do Tio Ernesto perto de Aveiro

    ResponderEliminar
  28. Boa noite tenho um tamarilho ainda é novo comecou agora a dar fruto será que tenho de o proteger da neve ?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares