Docinho de abóbora e noz...

Olá!

Por aqui ainda continuo na "mania dos doces!.... Vão sendo horas de passar os serões a preparar os cabazes de Natal!
 Hoje mostro os docinhos de abóbora com noz.... 

Pormenores decorativos dos frascos, que neste caso privilegiam a cor azul ...



O resultado é bonito e elegante...



Para complementar este " look", enfeitei os frascos com formas de papel nas respectivas tampas!



Estes frascos de doce fazem parte dos pequenos cabazes de Natal que já estão a ser elaborados por aqui...



No entanto, alguns destinam-se ao nosso consumo doméstico...



São as "manias" habituais do mês de Novembro... Ao lado dos doces, coloquei as minhas hortênsias, que já mostrei aqui no blog, mas na versão seca!!



Os projectos decorativos dos frascos de doce, envolvem sempre as minhas crianças. Tarefas simples, mas que os fazem começar a vibrar com antecedência o Natal...



Ideias simples, moldadas pelos "artesãos" cá de casa....



São sem dúvida, sugestões para conseguir a melhor das prendas: dias felizes e coloridos!!!!



Manias, é o que é...cheias de sentido artístico e num estilo comum a muitas de vocês!!!



Mesas decoradas com doces, biscoitos, chá ou café, e recantos preparados para receber quem chegar!



 Por aqui não faltam ideias, e vontade de as concretizar....



Faça como eu, dê as boas vindas à época natalícia, e crie decorações personalizadas com o que tiver à mão, e se possível a custo zero!



Detalhe das hortênsias, que no Verão colhi no jardim, e que foram ficando nas jarras até secar... Boa ideia?! O tal custo... zero!!



Bom fim de semana, ainda com bastante sol, mas muito frio aqui pelo campo... Lá fora, prepara-se o primeiro presépio... Cá dentro, acendem-se as lareiras, e aguarda-se pelo dia 1 de Dezembro para fazer a árvore de Natal!

Um abraço!

Comentários

  1. Ora Manuela, posso enviar-lhe a minha morada:)??!

    O único doce que eu adoro e venero é o de abóbora com noz :):) É tão bom! Os frasquinhos ficaram um miminho que toda a gente gosta de receber. Boa Ideia. Continuacão :) :)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, pode mandar, sim! Ainda bem que gostou... Boa semana :):)

      Eliminar
  2. Admiração é o que sinto pela Manuela,depois de ver estas imagens tão docinhas...
    Então não é,que os potinhos estão estão vestidos,para desfilar na passadeira da moda...Oh meu Deus...Que riqueza!Bolinhas e quadrados...Em azul!
    Quem os receber vai ficar de sorriso na cara de orelha a orelha!Doce de abóbora é divinal.....Com nozes!!! Esquece Maria!
    Tudo lindo!!!E,fico a aqui a imaginar o brilho desses olhinhos,depois de terminarem a sua obra de arte! Sei de cor o que é sentir esse turbilhão de emoções!
    (Não me diga que a cadeira é baloiço...Senão quero ser criança(mais?),outra vez,sempre!)
    Abracinhos quentinhos para todos,e docinhos!

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, ainda bem que gostou dos "potinhos"... Simples e bonitos, como gostamos, não é?! Depois vou mostrar os pequenos cabazes, ok? Não pode ser já senão deixa de ser surpresa para quem os recebe!!!! E bem que a cadeira podia ser de baloiço, mas esta não é.... Um abraço para si :):) Boa semana...

      Eliminar
  3. Na penúltima foto deslumbro,deslumbro uma arca linda! No sótão está uma igual,sem por nem tirar,que já não via à treze anos.Castanha,com fecho dourado,assim pró feio-te...Mas a sua está linda!Será que pintada de branco fica como a sua?
    O marido já disse...Não inventes!!!Ansiosa como sou,devia já ser pintada ontem....
    Estou já a fazer filmes,estou em pulgas,estou que nem posso,e não posso mesmo...É melhor ficares quietinha.Mas isto com calma vai lá!Vai,vai!
    Oh Manuela diga lá a verdade eu sou uma chatinha?Desculpe.
    Quero ver esse presépio na quinta!
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertou em cheio... Também fui buscar esta a um "sotão" de família e dei-lhe cara nova com tinta branca!! Gosto da mistura de madeira e branco, dá aquele ar campestre muito acolhedor!!! Pinte a sua e vai ver o resultado... Bj

      Eliminar
    2. Manuela,já vi tudo....Com estes OLHOS de lince!O resultado está na sua.
      O meu marido,costuma dizer que eu consigo ver coisas que não existem....Mas para mim tudo é possível...basta querer....Lá teve que ir ao sótão tirar fotos...Não sei se está a ver o mesmo filme que eu...É que partir daqui o filme continua....Mas ele sabe como eu sou.e no fim é o primeiro a dar o braço a torcer!!!
      Beijo
      Maria

      Eliminar
    3. Querida Maria, já vi que sim! Depois de pintar a sua arca, envie foto para eu ver... Já agora adianto que a minha foi pintada com tinta em spray, depois de levemente lixada. Nem necessitou de levar primário... Continue com esse seu olhar de lince :) :) Obrigada por gostar de passar por aqui! Boa noite!

      Eliminar
  4. Olá Manuela! abóboira com noz é um dos meus doces preferidos. Faço ideias os vossos cabazes! devem sair lindos e generosos! Um bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, prometo que mostro os cabazes, mas não pode ser já, senão estraga a surpresa de quem os recebe... São simples, os cestinhos de várias formas (muitos já existiam aqui por casa) são pintados, uns em dourado, outros em prateado, doces variados, nozes, avelãs, chás etc... Embrulhados em papel transparente, laçarotes, et voilá... Simples! Boa semana...

      Eliminar
    2. Simples? ok, ok...estou ansiosa por vê-los!
      Entretanto passei para responder a uma questão que a Manuela colocou lá no blog: a toalha da cozinha não é vinil. Na verdade é um tecido comum que comprei porque achei bonito, e pretendia fazer uns individuais, mas abri o tecido sobre a mesa para o ver melhor e por lá ficou. Se reparar bem, está curto e nem as bainhas feitas tem ! Bj

      Eliminar
    3. Que lindo é Val!! Fiquei encantada... Onde comprou?! Bj

      Eliminar
  5. No conozco abobora,,, es una fruta ?..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica, já mostrei aqui as abóboras... normalmente a abóbora é classificada como hortícola, mas o certo é que é um fruto. Por cá usamos muito nas sopas, e para fazer as tradicionais compotas e doces... Boa semana!

      Eliminar
  6. Que maravilla de imágenes Manuela, no he probado nunca este dulce, parece delicioso!!
    Que tengas un buen domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vicky, então tem de meter mãos à obra, e fazer este doce! Se desejar eu faculto-lhe a receita: é muito simples e deliciosa! Uma boa semana!

      Eliminar
  7. realmente quedaron bonitos y elegantes , muy bonitas las etiquetas y los papales usados , el azul queda muy bien con el color del dulce naranja ! saludos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado, Maria! Saludos, boa semana!

      Eliminar
  8. Hum, duas coisas que adoro: doce de abóbora, que sempre lembra minha avó, e hortências. Adorei sua embalagem com as forminhas, belíssima ideia! Beijo

    ResponderEliminar
  9. Manuela, querida, bom dia por aí! Olhe, nunca comi doce de abóbora com noz, só com côco, mas deve ser gostoso! Meu horizonte linguístico se alarga! "Estou em pulgas" eu entendi, mas estou a "fazer filmes" não entendi: o que é? E não vi a arca, onde está? Fiquei admirando os vidrinhos, muito lindos, e acho que aproveitou forminhas de cupcake, é isso? Há tempos venho vendo como o barbante de sisal é lindo e vou procurar comprar por aqui. Suas louças são muito bonitas e remetem a louças mais antigas, mas sei que é um trend do momento e muito bonito por sinal! Deixei lá no blog da minha amiga, a Carol do blog almofadas&bandejas, que conheci também pelo blog Anfitriã, e ela me disse (está lá o comentário num post dos últimos dias) que já viu o seu blog e que você escreve coisas lindas, e também acho isso. Manuela, vou ficando por aqui e te enviando o meu desejo de que tenhas um belo domingo, beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza, tem mesmo de provar o doce de abóbora com noz! E porque não fazê-lo?! Quer a receita para fazer? E agora, vamos ao nosso português: "fazer filmes" no sentido em que aqui foi usado, significa, "imaginar coisas, idealizar ..." É uma espécie de gíria, entende? A "arca" é uma caixa grande de madeira, que apenas se vislumbra na penúltima foto... A leitora Maria, tem um olho de "lince"!!!! Quanto às loiças, elas são de porcelana, mas são uma réplica de uma loiça que havia antigamente, e que era feita em alumínio... As antigas casas portuguesas usavam muito esse tipo de loiças, sobretudo na província... E de facto, são como a Tereza diz, "um trend" actual.. Já fui ver o que a Carolina escreveu, e agradecer-lhe a gentileza! Muito obrigada, e uma boa semana! Vamos nos vendo em casa da Priscilla!!!! Beijinhos....

      Eliminar
  10. Mmmmm,Manuela,seguro que esta riquísimo!! Por aquí también hace frío,el,sol lo hemos,visto poco estos días!
    Besitos de las dos
    Feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada às duas!!! Por aqui está muito sol, mas hoje está muito, muito frio... "Besitos" amigos!!

      Eliminar
  11. adorei e...salivei (com cuidado, claro)! tudo muito bonito e apetitoso. bom domingo. um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei!! Os seus "desabafos" simpáticos para começar bem a minha semana!!!! Beijinho! Boa semana...

      Eliminar
  12. Olá amiga. Imagino os teus cabazes.Devem estar lindos e bem deliciosos!! Não poderiaser de outra formar com o teu bom gosto e o teu jeito para as culinárias.
    Adorei a ideia das formas para embalar as tampas, muito original e elegante!!
    As hortênsias ficaram muito bem e a mesa sempre com o teu toque de requinte e com uma grande atenção a cada detalhe. Manias, não é verdade?
    Aproveito esta mensagem para felicitar-te pela postagem anterior, com muito azul, cor que aprecio bastante.
    As visitas inesperadas tiveram muita sorte!! Beijinhos. Bom domingo para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida! Sabes que o teu também já está pronto?! Vai tudo, tudo,tudo, em prata conforme o teu pedido!!!! E vais ter argolas novas...Mais não digo!! Já tenho saudades vossas! Um xi-coração!!!

      Eliminar
  13. Olá amiga nortenha :)
    Que ricos presentinhos ,adoro coisinhas feitas á mão para oferecer .
    Esses frascos estão um mimo e a mesa com as chávenas vintage e,as Hortênsias lindíssimo .
    As fotos estão lindas ,bom trabalho
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida! Os seus comentários são sempre doces como os meus docinhos!! Eu sei que por aí também faz coisas muito giras!!!! Boa semana!

      Eliminar
  14. Muito obrigada pelas suas palavras!
    Devem estar deliciosos!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. oh meu Deus está tudo tão mas tão bonito ... e a cor desse doce? uma tentação .. posso aparecer por ai e trazer uns para mim? :D

    ResponderEliminar
  16. Que potinhos lindos, Manuela! A combinação de bolinhas e xadrez ficou perfeita, ainda mais nas cores azul e branca! E o doces parecem deliciosos!!! Assim como vc, tb adoro incluir as crianças nos preparativos do Natal e curtimos muito!!! Prefiro eu mesma fazer as decorações e não contratar decoradoras, como algumas amigas fazem, para montar a árvore por exemplo. Pode até não ficar tão sofisticada, mas fica a nossa cara e desfrutamos momentos muito alegres nos preparativos. Adoro as suas ideias de reciclagem. As hortênsias ficaram muito bem! Beijinhos e boa semana! Renata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renata! Gostou mesmo?! Que bom! Sabe, sem dúvida alguma que tudo aquilo que fazemos pelas nossas mãos tem muito mais valor... Em Portugal, as famílias gostam de fazer as suas próprias decorações de natal, como se diz por cá, a "tradição ainda é o que era" .... Boa semana, beijinhos :):)

      Eliminar
  17. A cor do doce está divina. A decoração dos potes também ficou adorável.
    Minha mãe faz doce de abóbora também (mas nunca pensamos em adicionar nozes!), adoro o cheiro que fica pela casa enquanto o doce é preparado...
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anne, ainda bem que gostou! Experimente juntar as nozes, e vai ver como é saboroso... E o cheirinho que se espalha pela casa é de facto delicioso:) Beijinho

      Eliminar
  18. ADORO esse doce... é divinal abobora e nozes e os frasquinhos estão super giros

    Sonia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia, então somos duas!!! Obrigada por ter achado os frascos bonitos :) beijinho

      Eliminar
  19. How pretty your Christmas jars look! It must be a delight to receive one :-)

    Happy week!

    Madelief x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Madelief! Glad you liked it! Thank you ... :):) Have a good week!

      Eliminar
  20. Potes muito giros, doce com muito bom aspecto e posso garantir a todos que está divinal.
    O meu potinho já está vazio :) :) :).

    Adorei Amiga.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ni, que bom ver-te por aqui!! Há mais potinhos para ti... Valeu? Beijocas :):)

      Eliminar
  21. Também só vou fazer a árvore no dia 1 de Dezembro...mas estou atrasada em relação ao resto dos preparativos Manuela!
    Este vai ser um Natal diferente para nós e ainda estou às voltas com a maneira de conseguir integrar a diferença de uma forma positiva...! Achei os frascos de doce lindos...também costumo fazer pequenos cabazes, mas não os farei este ano...tive de optar por outras soluções...mas os seus são muito bonitos e fiquei curiosa de ver os cabazes...! Beijinhos
    e bom dia!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, que bom que gostou... Sabe, não importa que o Natal seja diferente, o importante é passá-lo bem pertinho de quem amamos... O resto?! O resto são pormenores! Vou mostrar os cabazes um pouquinho mais tarde, ok? Vá passando... Beijinhos!

      Eliminar
  22. Oi Manuela,
    Eu já adoro doce de abóbora, embalado assim tão lindo, fica mais gostosa ainda!
    Obrigada pelo comentário tão carinhoso lá no Tu Organizas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  23. E pela primeira vez aqui, uma coisa de que não gosto; doce de abóbora e noz!
    Eu sou mais pelo de tomate.
    Em contarpartida e para não variar, gosto de tudo o resto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Cá por casa também se fez de tomate e de kiwi...Deliciosos!! Já tirei todas as balanças de casa, porque as calorias (e quiça a idade...) começam a antagonizar-se com elas :):) Beijinho

      Eliminar
  24. Olá! Tudo muito apetitoso e requintado, ... como sempre!
    Bjihos

    ResponderEliminar
  25. Olá! Gostei muito de conhecer o seu Blog!
    Também costumo fazer Cabazes de Natal para oferecer com compotas, bolachas e outros apetites. Este ano vou optar por fazer Cabazes Perfumados. Vou-me aventurar a fazer sabonetes caseiros para oferecer. Vamos ver como corre. Continuação de bons preparativos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda... Mas agora fiquei curiosa com a ideia dos cabazes perfumados!! E que tal partilhar a ideia?! :)

      Eliminar
  26. Olá minha querida Manuela,
    Como sempre, fotos maravilhosas, este post tem tudo o que gosto...dos poucos doces que gosto, abobora com nozes (também gosto de chila com nozes), hortenses, AMO hortenses e loiça de esmalte...tão bom, lembram-me a minha infância, as chávenas de esmalte onde bebia o café com leite em casa dos meus avós, a cafeteira de esmalte para onde o café escorria do saco de flanela, a panela de esmalte onde a minha avó fazia a sopa de feijão com chouriço cozido...hum...aramos e sabores que não voltam e dos quais guardo as recordações com muito carinho.
    Um grande beijinho e obrigada por me ter feito viajar até ao passado.
    MJ

    ResponderEliminar
  27. Muito, muito obrigada Maria João! Só hoje vi o seu comentário!!!! Um abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares