Romãs de Outono...

    Olá!!
    Há quem diga que a romã está associada a grandes paixões, e à fecundidade. Há quem a considere o fruto do amor e há quem diga que a primeira romã foi plantada por Afrodite, a deusa do amor e da beleza!! Por mim digo que sim... embora por aqui, com romã ou sem romã haja sempre fartura... de  amor, para dar e para receber!





   Por aqui a romã come-se ao natural, bago a bago, com os olhos brilhantes e a boca sorridente!! E quando há paciência, fazem-se sumos, gelados, licores e até chás!! Ah pois é!!! A casca da romã depois de seca, de preferência ao sol, faz um chá delicioso. Experimentem!!
    



  
     Para nós, raparigas vaidosas, a romã é um excelente hidratante e  antioxidante. Para o sexo oposto há quem diga que faz milagres (não me perguntem onde, porque não sei!!). Agora na minha casa, sei que sim... que faz milagres... na decoração das mesas ou noutro sitio qualquer.


 




       Detalhes...




              Os bagos da romã juntos ao iogurte natural resultam numa sobremesa ou num lanche saudável, apetitoso e muito colorido!! Uma outra maneira saborosa de apreciar estes bagos é cobrir com eles uma boa taça de mousse de chocolate. Delicia sublime! Experimente... Os convidados e as suas crianças vão pedir mais!




        Uma boa alternativa ao iogurte natural, é servir queijo fresco com os bagos. Resulta numa entrada deliciosa para uma refeição simples ou requintada...Fácil, rápida, e também económica.



        Quando recebo visitas em casas, gosto mesmo de "receber"!! Estar com elas, e não passar horas na cozinha a preparar pratos complexos e demorados... Valeu a mania?!  Então vá lá... no Domingo quando receber aqueles amigos aí em casa, vá comprar uns queijinhos frescos, cubra com bagos de romã bem vermelhinhos, coloque numas taças bonitas e está pronta a entrada. Depois, sente-se tranquila na mesa, aproveite a conversa e a companhia...




        Escolha bem as suas romãs e enfeite a mesa com elas!! Já nem vai precisar de flores... Só por si dão aquele toque colorido.   De seguida aposte num prato simples e termine com a tal mousse coberta com os bagos de romã!!!






       E já agora, não se esqueça, "para acontecer é preciso querer"! E ter vontade de o fazer...

       E para as meninas que gostam de fazer coisas aí por casa, deixo ficar a minha receita de licor de romã!

INGREDIENTES:

2 romãs
3 dl aguardente
150 gr de açucar
1 limão

MODO DE PREPARAÇÃO:

Separar os bagos das romãs, colocar num recipiente de vidro, e pisar ligeiramente. Cubrir com o açucar e raspas do limão. Deixar repousar durante 48 horas. Acrescentar então a aguardente e deixar macerar durante um mês, tendo em atenção que se deve agitar o recipiente de vez em quando. Passar no coador e engarrafar.

Nota final: a garrafa de licor deve estar sempre no congelador, para ficar com consistência pastosa. Serve-se directamente do congelador.



          Bom fim de semana!
          Tudo de bom! E muito obrigada por gostarem de passar por cá... O blog é meu e é vosso!

Comentários

  1. Amo romãs. E amei o post. Lindo! Bom final de semana. Bjos. Isabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabela, que bom que gostou! Também gosto muito de romãs!! Bom fim de semana para si também! Bj.

      Eliminar
  2. Olá Manuela!
    O seu blog é sempre de uma grande inspiração! Ai as romãs... O que eu gosto de romãs... De todas as formas, abertas ou por abrir... De coroa e com a sua casca coradinha, alegram, dão vida, iluminam qualquer espaço onde se encontram... Para mim são também simbolo de fertilidade e de abundância ... ( bonita simbologia...). Abertas, eis os seus bagos vermelho- púrpura, brilhantes, carnudos, doces e de muito sabor... Parece-me um fruto muito abençoado ... Bem-haja por tamanha beleza ...
    Quero ainda agradecer a receita do doce de tomate.As proporções parecem-me muito equilibradas, e penso que o sumo do limão vai-lhe dar o equilibrio que eu não obtinha.
    V.Maria

    Agora queria fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. V.Maria, muito obrigada por passar por aqui e deixar palavras tão bonitas! Ainda bem que gosta...e partilha comigo o gosto pelas romãs! Bem haja também! Bom fim de semana para si...e faça como eu: reduza sempre na dose do açucar, os doces não se conservam por tanto tempo mas a saúde agradece... bj.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Meninas, muito obrigada por passarem por aqui e por terem gostado! Bom fim de semana para ambas, bj.

      Eliminar
  4. Que ricas!!! Y todo tiene muy buena pinta!! La mesa quedó estupendamente decorada.
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meninas, vocês são sempre umas queridas comigo! Achei a expressão "muy buena pinta" muito engraçada, e acho que vou passar a usá-la cá por casa... As minhas amigas portuguesas também vão gostar... Bom fim de semana, bjs para ambas!

      Eliminar
  5. Acabei de dar um salto na cadeira, bati com a cabeça no candeeiro, vou esperar que o galo cante e ainda corro o risco de levar com ele na "tola"...Caso se lembre de cair!!! E, o que é que isso importa? Foi por uma boa causa!!!
    Apaixonante!!!!
    "Louca"...Por romãs e dióspiros.Frutos da minha meninice!!! Foram paletes...Ao serão,à volta da lareira era uma festa!!!
    Era o meu querido pai que tirava os bagos,contava histórias da vida e ficava com as mãos vermelhinhas....
    OOOOOOOOOOOOOh Manuela isto não se faz...Ele é mousse de chocolate e tudo e tudo,assim como assim,ainda faltava o belo do licor de romã!!!Este fim de semana vai ser lindo!!!Vai,vai...E mais não digo!!!!
    Absolutamente FABULOSA,Manuela!
    Feliz fim de semana para todos!
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Maria, valha-me Deus!! Ainda por cima vem visitar o blog, deixar palavras tão bonitas e ainda "leva com o candeeiro na...tola"?! Obrigada querida! A sua infância deve ter sido mesmo muito bonita e carinhosa!! E também eu me lembro de ficar com as mãozinhas vermelhas de comer as romãs e depois a minha Mãe fartava-se de mas esfregar debaixo da toneira com água e muito sabonete, porque custava imenso a sair...Um bom fim de semana também para si! Bj.

      Eliminar
  6. Olá Manuela,
    Maravilhosas fotos a que já nos habituámos neste cantinho.

    Gosto de romãs, para comer ou simplesmente para decorar...gosto de romã com calda de mel e casca de limão, gosto de romã simples, gosto de gelado de baunilha ou chocolate com romã, gosto da cor, gosto dos bagos carnudos, gosto de as ver na fruteira...
    A receita do Licor de romã, vai comigo, mas tenho uma dúvida. Quando dizes; " a garrafa de licor deve estar sempre no congelador, para ficar com consistência pastosa. Serve-se diretamente do congelador", não congela????

    Bjs e bom fds,
    MJ



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, muito obrigada! Não sabia essa da romã com calda de mel e casaca de limão! Vou experimentar...Sabes, os licores, depois de feitos, devem estar sempre no congelador para ganharem a tal consistência pastosa, caso contrário ficam com a consistência de um vinho normal... E não fica congelado! Experimenta... A espessura fica semelhante à do anis...Se tiveres alguma dúvida, é só dizer... Bom fim de semana aí para casa! Bj.

      Eliminar
  7. Post lindo...adoro romãs ...mas é sempre o maridão que as arranja!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!! Obrigada! Que sorte o "maridão" ter essa paciência!! Há algum tempo comprei um recipiente para tirar os bagos das romãs que é óptimo e facilita essa tarefa... Nos supermercados Pingo Doce, nesta época, têm sempre isso à venda... Bom fim de semana, Bj.

      Eliminar
  8. esta mesa está fantástica!!
    Bom fim de semana Manuela!

    Santi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Vocês é que são fantásticas por gostarem e por deixarem comentários tão agradáveis... Bom fim de semana para si! Bj

      Eliminar
  9. Olá Manuela, então hoje foi a vez das romãs. Fruta tão bonita. e muito útil para a saúde, pois tal como diz, é antioxidante, mas também rica em potássio, e ajuda a mantar baixos os niveis de colesterol e tensão arterial. Aqui em casa costumo comprar, pois o filho gosta muito. Bem...eu também gosto, mas tem tanta mão d'obra a descascar que deixo o filho faze-lo.
    Não me passou despercebida a beleza dessa toalha de linho bordada e do guardanapo com ponto anjour.
    Sempre tão bom gosto, tanta delicadeza nos pormenores. Vejo tudo com atenção, aumento a imagem para nada me escapar.
    Bom fim de semana com beijinho
    da Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisete, muito obrigada!! Passe pelo Pingo Doce e compre o descascador de romãs que eles vendem... é muito útil! Ainda bem que gostou... e não conhecia o nome do ponto "anjour! O que eu aprendo com vocês!! E a Liste acabou de me dar uma ideia...hoje foi a vez das romãs, e amanhã ou depois pode ser a vez.. dos diospiros!!! Porque também é umas das frutas desta época que tanto gosto... Bom fim de semana, bj.

      Eliminar
  10. Olá!
    Mais uma vez ... deslumbrante! Adorei tudo e os efeitos de luz estão simplesmente ... brilhantes!
    Quando o dia não corre assim tão bem, basta visitar este blog e tudo parece melhorar!!! Obrigada por me proporcionares estes momentos de prazer!!!
    Bjinhos e um ótimo fim de semana.
    Parabéns!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é à toa que somos amigas há mais de vinte, trinta anos!!!!! Ainda bem que pensas dessa forma, porque eu também gosto de passar por aqui ao fim de um dia menos bom ou mais cansativo e ter o prazer de ler o que por aqui se escreve!!! E o que tu escreves!! Um xi-coração enorme!

      Eliminar
  11. Manuela a romã é dos meus frutos preferidos... Adoro e além disso acho um fruto lindo.
    E a Manuela como sempre sabe tirar partido desta beleza de fruto ao apresentar estas fotos magnificas.
    Beijinhos e um bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lenny, muito obrigada! Também acho que a romã é um fruto lindo... Cá em casa gostamos todos, e então opto por descascar bastantes, encho uma taça grande, e depois cada um serve-se!! Se não fizer desta forma, ninguém come, porque o mais aborrecido é descascar as romãs!! Todavia, comprei um descascador no Pingo Doce, e agora a tarefa resulta bem mais fácil... Beijinho para si também e um bom fim de semana!

      Eliminar
  12. Manuela, acredito muito nos ensinamentos do folclore, das tradições, dos ditados, dos provérbios, das histórias que ouvimos conforme vamos crescendo. Há um ditado que diz que tudo tem seu tempo certo, o de plantar e o de colher, o de dar e o de receber, mas será mesmo assim? Infelizmente cheguei ao seu blog depois do falecimento da minha amada mãe e parece que a cada postagem sua eu me aproximo mais dela porque passo a ver muitos traços culturais portugueses em muito do que ela era e fazia. Esse gosto por romãs, por exemplo. E o de fazer licor. E o de fazer compotas e geleias. E o de plantar. Esta vida é ou não interessante e surpreendente? Bom, amei tudo e principalmente as fotos e os detalhes da decoração: tudo um primor! Beijinhos e um bom fim de semana por aí, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza, que honra a sua visita!!!! Afinal parece que a tradição ainda é o que era!!! Tenho a certeza de que a sua Mãe lá onde está deve ficar muito tranquila e feliz por saber que a Tereza continua tão perto dela... Que bom que lhe trago essas lembranças...E fico muito feliz por partilhar os costumes da minha gente consigo, já que afinal somos um pouco conterrâneas, como se diz por cá! Um bom fim de semana para si! Beijinho.

      Eliminar
  13. fotos maravillosas ! un placer visitar tu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria! Também é um prazer receber a sua visita! Bom fim de semana, bj.

      Eliminar
  14. Oi, Manuela, por aqui não tenho o hábito de consumir romã, mas lembro que na infância comia bastante, pois um vizinho da minha mãe tinha uma árvore que ficava repleta delas. Deve ficar muito boa com iogurte! Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, então tem de retomar esse hábito saudável da infância!! É mesmo muito boa com iogurte... experimente! Bom fim de semana! Bj

      Eliminar
  15. Nosotros poco comemos las granadas , pero recuerdo en mi infancia como las disfrutaba,, linda fotografía
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica! Muito obrigada pela presença constante!! Tem de habituar as suas crianças a comer romãs!! São mesmo muito boas para a saúde... Bom fim de semana, bj!

      Eliminar
  16. Romãs, lindas, coloridas, gostosas, eu gosto muito delas, quanto aos detalhes, Manuela, eu acho que fizeram toda
    a diferênça, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mira! É sempre agradável ler os seus comentários tão gentis! Uma boa semana para si!

      Eliminar
  17. Manuela, adoro os seus posts, mas tenho um grande problema, que é não gostar de fruta. Infelizmente, sei que é uma grande falha, mas é assim. Romãs para mim, são lindas para decorar, e a sua mesa mais uma vez e como não podia deixar de ser, está linda e chiquérrima. Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Val, então é reciproco, porque eu também gosto das suas publicações! Como já deve ter reparado, o seu blog está na minha lista de blogs favoritos... Agora, diga lá, como é que uma adepta do desporto não gosta de fruta, hein?! Está na hora de mudar... eu se pudesse alimentava-me exclusivamente de fruta! Boa semana para si querida! Bj

      Eliminar
  18. Manuela, gosto muito de romãs, gostei das dicas do licor e das sugestões culinárias que deu...
    Vou experimentar a do queijo fresco para uma entrada, nunca me ocorreu!
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, ainda bem que gostou! Vamos aprendendo umas com as outras... Beijinhos!

      Eliminar
  19. Holaaaa
    Comentarte que tu blog ha sido nominado, pásate por el nuestro ...
    enhorabuena!!!!!!
    PetiteCandela

    ResponderEliminar
  20. Romãs, romãs, romãs!
    Adoro romãs (sabia que a primeira imagem a representar o meu blog era uma romã)!
    Dizem muitas coisas acerca da romã, da paixão, que representa a unidade (na igreja cristã) mas isto foram coisa que só mais tarde fui descobrindo.
    O que sei de verdade é que a primeira coisa que o meu marido me ofereceu, ainda enquanto frescos namorados, foi uma romã! Perfeita, vermelha e suculenta (quando a abri) e com a coroa imaculada (inteira, sem cortes, sem ter nem um niquinho partida). O mais curioso é que o rapaz não tinha à data, forma de saber a paixão assolapada que eu tinha pelas romãs (e por ele). Ele há coisas... :)

    ResponderEliminar
  21. Olhe só que bonito!! O seu Mais Que Tudo acertou em cheio na oferenda!! Afinal o que a história reza tem sempre um fundo de verdade...Bjinho.

    ResponderEliminar
  22. eu como romãs de forma muito gulosa. adoro-as, mesmo sendo um fruto mal amado pela forma como deixa marcas nas mãos se não tivermos cuidado. . estas, que aqui vejo, estão muito bem pocionadas boa semana, Manuela. beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mia, então somos duas! Este ano consegui encontrar um pequeno utensílio, que permite comer as romãs sem sujar as mãos! Está à venda nos supermercados Pingo Doce:) Beijinho

      Eliminar
  23. Olá boa tarde!

    Em minha casa, a romã, também é adorada. Meu filho adora e eu também, meu único senão é mesmo prepara-la. Também gosto de a usar para decorar as mesas e não só. Mas a romã também é boa para nossa saúde. Por coincidência, e porque meu filho está doente, fui consultar um livro que tenho onde sugerem 3 chávenas de chá de flor e a casca seca da romã para aliviar os sintomas de gastroenterite. Como sempre a mesa estava sublime. Beijinho grande. Isabel Araújo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares