Festejar o outono...

   Olá!

    Por vezes perguntam-me como posso eu gostar assim tanto do campo. Gosto porque gosto! No campo o ar é mais frio... gosto de acordar bem cedo, sair para a rua, e aquecer as mãos nos bolsos do casaco. Enrolar o cachecol no pescoço, calçar as galochas e sentir o cheiro da terra molhada! E nesta altura, o chão está coberto de pinhas, os muros de pedra estão cobertos de musgo. E na horta, os legumes estão sempre à disposição, seja para consumir, seja para fazer um arranjo de mesa campestre.
   Porque gosto do campo?! Por isso e muito mais.... E os meses frios que se avizinham são um mero pretexto para ficar e desfrutar do que a natureza tem para oferecer.
Os ramos da ameixoeira cortados na primavera, ainda enfeitam a minha sala, e em Dezembro serão pintados para dar lugar a mais uma árvore de Natal. Por aqui já se acendeu a lareira, já se encheram cestos de pinhas, e as castanhas já assam no forno!!  As abóboras vieram directamente da horta para a mesa, e as avelãs, chegam todos os anos à nossa casa, trazidas pela fada madrinha da minha filha, que carinhosamente as apanha e selecciona para nós...









   Enquanto isto, lembrei-me de quando alguém muito pequenino, aqui em casa dizia "mamã...vais pôr a loiça do robalo pinheiro?!", em vez de dizer Bordallo Pinheiro... Era risada sempre certa!!! Enfim, histórias de uma casa pintada nos tons de uma família, que um dia decidiu que a vida é feita essencialmente de pequenas coisas...







   Obrigada por ter passado por aqui, e por achar que afinal as suas manias também são iguais às minhas!!






             Um abraço!

Comentários

  1. Boa tarde Manuela, conheco a descricão que faz do campo muito bem, com algum saudosismo :) Já vivi numa pequena aldeia, no meio do campo, do aconchego do frio e da natureza Não tenho tido saudades mas essa descricao trouxe-me à memória essas sensacões deliciosas...
    A mesa cheira a Outono :) Tá linda! Disfrutem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou!! E ainda bem que lhe trouxe memórias agradáveis... Um grande beijinho para si e não esqueça a sua lojinha on line :)

      Eliminar
  2. Que imagens lindas ! que inveja ..viver no campo é tão bom ! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que feliz fico de a ver por aqui! Tenho a certeza de que a Teresa faria maravilhas aqui no campo... Como já tive oportunidade de referir, o seu livro tem sido muito útil cá por casa, de tal forma que já compramos mais dois, para oferecer no Natal a dois amigos que adoram jardinagem... Um grande beijinho para si!

      Eliminar
  3. Olá boa noite! Enquanto que o jantar acaba de cozer, sobrou um pouco de tempo... estava ansiosa por aqui vir. Como sempre a mesa está linda. Adorei tudo! Ficou fantástica! A louça "Robalo Pinheiro" é mesmo linda, mesmo juntando serviços diferentes ficou muito harmonioso. As abóboras e as curgetes ficaram muito bonitas e os galhos também. O campo é realmente fantástico! Um beijinho e bom fim de semana. Obrigada por este bocadinho que me sabe sempre tão bem. Isabel Araújo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Isabel, esta loiça foi comprada na sua loja,lembra? Ainda bem que gostou e fico muito contente que goste de passar por aqui! Muito obrigada, um grande beijinho!

      Eliminar
  4. A Manuela a chamar o Natal!!!Lindas as cores!E viva a alegria!!
    Hoje corri tudo o que era sítio para encontrar abóboras pequenas,e cabaças mas....Não consegui encontrar nadinha de nada!!!
    Gosto delas assim como as suas com o pé grande!!!!Ai se a Manuela estivesse mais perto ...Não sei não ...Era menina para ir até aí Minho...OOOOhhhhh se era !!!!
    Já lhe disse que gosto de espreitar pela soleira da porta das suas casas!!!!Gosto muito!!!
    Feliz fim de semana, gente BOA,
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, sempre com os seus comentários gentis e tão agradáveis! Gosto muito de a ver espreitar pela soleira das minhas portas!!! E se vivesse mais perto certamente que teria todo o gosto em oferecer-lhe as minhas abóboras...
      Uma boa semana para si e muito obrigada pelo seu carinho!

      Eliminar
  5. Que bela forma de festejar o outono, com muita cor e elementos da natureza. As fotos estão perfeitas. Parabéns . Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, espero muito em breve festejar o outono contigo!! Quem sabe não fazemos o tal magusto?! Um xi-coração para ti

      Eliminar
  6. Linda mesa. Eu adoro o Outono. Também vivo no campo e é quase perfeito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sério que vive no campo?! Que sorte... Eu só desfruto do campo nos fins de semana! Beijinho para si!

      Eliminar
  7. Linda mesa Manuela y una hermosa manera de festejar con muchos elementos otoñales
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou Angélica! Com o seu bom gosto, só posso sentir-me lisonjeada! Besitos.

      Eliminar
  8. Olá Manuela!
    Mais uma vez gosto da sua bonita mesa. Mas acho espantosa a variedade de louça e complementos para as sua mesas!
    Desta vez é a louça do Bordallo Pinheiro e como gosto dela, principalmente dos pratos encarnados! Trazem um "cheiro" de Natal. Mas acho o desenho desses pratos lindo.Tenho alguns rosa, mas de sobremesa... essas florinhas são uma delícia. Também gosto dos azuis-claros, dos brancos... E sinto que hoje em dia são muito moda. Mas, para além dos pratos, adorei o seu ramo de ameixoeira, e imagino como vai ficar lindo no Natal... As abóboras desde sempre que me encantam e aqui numa casa de província, embora não seja no campo (é numa pequena aldeia), nesta altura do ano sempre as arranjo, e ficam junto ás romãs e nozes, perto da lareira, enquanto esta não se acende... Para mim esta casa é quase uma casa de campo, onde a vida é calma e pacata... Há alturas que me cansa e sinto saudades do tempo que vivi na grande cidade, mas também é verdade, que quando isso acontece, desligo e vou uns dias à cidade, onde o movimento e o stress já não me atingem como noutros tempos... pois sou eu que disponho do tempo a meu belo prazer...
    E por hoje já vou adiantada. Boa noite, Manuela.
    Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Vera Maria, ainda bem que gostou! Também gosto da loiça Bordallo Pinheiro, e as cores mais suaves já estão na minha lista de desejos para o Natal... Depois vou mostrar as minhas árvores de Natal, ecológicas,muito simples e fáceis de fazer...Sabe, estou ansiosa que chegue o dia em que também eu possa dispor do meu tempo da forma que descreve... Por enquanto, não me resta alternativa, tenho mesmo de ser citadina durante a semana!! Muito obrigada! Um grande beijinho para si!

      Eliminar
  9. Manuela, não leve a mal.....cachecol.
    Pronto já disse .
    Beijinhos
    MAriia

    ResponderEliminar
  10. Que forma de celebrar que estamos en otoño con esa mesa que no falta detalle,bonitas calabazas y esas nueces y castañas,nos encanta ese toque de rojo con verde.
    Besos de María Inés y Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaram! Julgo que o vermelho e verde, no outono resulta bem... Besitos para a Inês e para a Maria.

      Eliminar
  11. Nada como celebrar com as pessoas queridas, sendo recebidas pela essa mesa linda e bem aconchegante..as louças vermelhas me deram um toque especial.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandrinha, que bom que gostou! Muito obrigada pela presença constante! Um beijinho para si!

      Eliminar
  12. Preciosa decoración de mesa con colores de otoño!!
    Saludos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vicky, os seus comentários é que são sempre preciosos!! Saludos!

      Eliminar
  13. Una mesa estupenda, alegre, colorida y viva. Y unos pensamientos aún más alegres y positivos. Enhorabuena

    Marina

    ResponderEliminar
  14. Olá Manuela, que mesa tão inspiradora e já com sabor de Natal. Como sou visita frequente da terra de Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha), é com imenso agrado que me identifico com essas lindas louças. O resto é magia sua. Adorei essa caixa vintage com as avelãs e nozes.
    Um abraço
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! A magia é vossa, que tornam este blog numa espécie de tertúlia entre pessoas de bem!! E os seus comentários são sempre uma delicia! Um abraço também para si!

      Eliminar
  15. Olá Manuela por cá também já se acendeu a lareira e comeram-se belas castanhas.
    Confesso que estava a espera de uma receita sua de castanhas... Estas imagens lindas que nos apresenta são muito convidativas. Adoro avelãs e já cheira um pouco a Natal, que eu tanto adoro!
    Beijinhos e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lenny, então vou fazer algo com castanhas só para si! Aguarde para ver... Obrigada por estar sempre presente...É uma amor! Uma boa semana para si! Um grande beijinho...

      Eliminar
  16. E como adoro ler ,ver e sentir estas suas saudaveis manias ;)
    Neste caso o vermelho com o verde ,as avelãs ,os raminhos ,...............................passarinhos
    Tudo numa dose certa e equilibrada de alguém que já nos mostrou saber viver bem a vida
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lulu, gosto sempre dos seus comentários!! Gente boa é o que é... Sabe, nem sempre sei viver bem a vida, mas todos os dias faço algo para que assim seja... Valeu? Um beijinho enorme para si!

      Eliminar
  17. Olá manuela, sou fã número 1 das loiças das Caldas, e ando a combinar com uma amiga lá ir para comprar mos um serviço. O problema é que, sei lá, só se alugar um armário na cozinha da minha vizinha, porque cá em casa, só com muita imaginação é que consigo mais espaço.
    Dou muitas vezes uma ou outra peça das Caldas de presente a estrangeiros que me visitam, ou quando as minhas filhas vão para casa de alguém fora de Portugal. Acho super originais as jarras e os pratos com feitios de frutas. E as cores são lindas. Adorei esta mesa. Cor é comigo, como sabe, quanto mais, mais me identifico. Bjs e uma boa semana para todos aí em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Val! Sabe que também gosto de oferecer estas peças?! E mesmo aquelas pessoas que gostam de linhas mais modernas, acabam por gostar de misturar estas peças pelo meio e o resultado é giro... Já tenho duas travessas embrulhadas para oferecer no Natal. Agora quanto ao problema de que fala, a ideia de alugar um armário na cozinha da vizinha... quem sabe não vira negócio?! Agora a sério, como eu a entendo... Um grande beijinho, e os de cá de casa também desejam uma boa semana!!

      Eliminar
  18. Manuela, uma boa noite por aí! Antes de ver este post eu já ia mesmo fazer uma árvore com galhos: uma árvore branca com bolas vermelhas e algodão. Esse seu galho está lindo. Há pessoas que pintam galhos bonitos de vermelho coral e acabam parecendo mesmo coral e podem ser usados durante o ano todo. Louças lindas, combinação de mesa ousada, brincando com as cores, o que acho ótimo e que incentivo! Aqui a louça de vocês "Vista Alegre" é objeto de desejo de muita gente, e eu aí me incluo. Mas aqui atualmente temos a marca Porto Brasil que tem propostas bem lindas. Quanto ao seu amor pelo campo eu também amo o campo, a praia (de preferência as mais afastadas), a cidade (mas não consigo ficar nela mais de 4 horas porque na minha cidade os prédios são encostados uns nos outros, barram a entrada de sol quando já são 11 horas da manhã, as saídas dos prédios apitam a cada carro que entra e sai, enfim, acho meio tumultuado e meio inóspito. Na última década, vim morar a 40 min da cidade e estou adorando, pois foi aqui onde passei minha infância, mas hoje está bem diferente e bem povoado mas ainda há inúmeros pássaros, etc. Hoje meu irmão me visitou e já conversamos sobre inserir mais árvores frutíferas aqui no meu jardim (no terreno ao meu lado foram-se 1000 metros de vegetação pois vão fazer uma vila e a uns 20 m mais de 1500m onde já fizeram um condomínio de 3 andares com uns 20 apartamentos e os passarinhos desta região estão um pouco órfãos e quero cuidar mais deles). Meu irmão (engenheiro agrônomo) foi o meu paisagista, mas nem se incomodou de eu mudar o projeto dele que, aliás, tinha mais de 7 anos, e a gente muda em sete anos, não é mesmo? Até mesmo em um dia ... Bom, Manuela, estou gostando muito das suas manias do bem!!! Na realidade nem poderiam ser chamadas de manias, mas são as suas opções, as suas escolhas, e essas escolhas são o seu diferencial, fazem parte da sua personalidade, ou seja, elas são você!!! Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza, muito obrigada por partilhar um pouco da sua vida aqui no meu blog! E como já tive oportunidade de referir, é um privilégio enorme a sua presença por aqui! Claro está que para mim torna-se numa responsabilidade acrescida...sobretudo no que toca à parte da escrita!!! Acabou de me dar um ideia fantástica... Na primavera vou então pintar uns galhos em vermelho coral!!! Já vi que também gosta das coisas simples da vida... será que isso também tem a ver com o facto de ter algumas raízes portuguesas?!!! E sabe, de facto as minhas manias são isso mesmo... são opções e escolhas de vida... Muito obrigada querida! E como nós dizemos por cá às pessoas de quem gostamos, um xi-coração para si!

      Eliminar
  19. Olá Manuela, boa noite. gostei do ambiente aqui transmitido. eu vivo na cidade por imperativos que não vêm aqui ao caso. durante tempos, viver no campo, para mim, tinha aquele sabor de uma famosa série americana com o mesmo nome. o barulho da cidade é que era. hoje, já não tenho tanto a certeza. eu gosto de agitação, se precisar de calma procuro-a. mas, repito, hoje se calhar, repensava as minhas prioridades.estas sugestões com "robalo pinheiro" incluído, adoro! estes copos, então...levam-me a outros lugares! boa semana. beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda por aqui! Ainda bem que gostou do "robalo" (!!!), e ainda bem que partilha comigo o gosto por estes copos...porque eu gosto deles em todas as cores!! Manias, é o que é... Sabe, também eu vivo na cidade durante a semana, e também me faz falta a tal agitação de que fala... mas sempre que posso optar, é no campo que gosto de me refugiar com os meus... Uma boa semana para si! Parabéns pelo seu blog, os seus "desabafos" são os desabafos de muita gente...

      Eliminar
  20. Passando para te desejar uma boa segunda!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  21. Querida Manuelita,

    Amei tudo e mais ainda, AMO sua maneira de escrever...

    Uma linda e abençoada semana para vc!

    Bjos
    Isabela

    ResponderEliminar
  22. Olá Manuela,
    Para além do encanto das fotos que já tantas vezes referi, fica o encanto da forma como escreve. O carinho dedicado a cada mesa que compõe.
    A alegria do vermelho a vibrar com o verde, as aboboras e os galhos secos a que se juntam a delicadeza dos passarinhos...a certeza de que nessa casa de campo, habita uma família feliz!
    Muito obrigada por mais esta partilha.
    Um grande beijinho e uma excelente semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria João, encantador é o seu comentário!! Pelas imagens que já mostrou também já vi que por aí há uma família muito feliz!! Eu é que agradeço o privilégio de ter pessoas como a Maria João a fazerem parte deste blog! Um grande beijinho para si! Tudo de bom!

      Eliminar
    2. Manuela,
      Agradeço e retribuo o carinho nos comentários que me deixa.
      um grande beijinho,
      MJ

      Eliminar
  23. Respostas
    1. Sério?! Vindo de si é um elogio! Obrigada! Boa semana ):

      Eliminar
  24. Nada como uma mesa bem posta e colorida para celebrar com as pessoas queridas.Gostei muito dessas louças. O verde combinando com o vermelho. Adoro esses copos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado!! Também gosto destes copos... em todas as cores! Bjs

      Eliminar
  25. Mais uma vez e como sempre uma mesa muito bonita :) eu adoro esses copos da marinha grande! Trabalhei numa loja onde vendia imeeensos, então na altura do natal era certinho! Infelizmente nunca comprei nenhuns para mim :) mas fazem uma mesa lindíssima.

    um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lúcia! Obrigada!! Também gosto muito destes copos... São um eterno clássico! Tem de pensar em comprar os seus... E no depósito da marinha grande pode comprar individualmente, o que facilita o orçamento não é? E aos poucos vamos tendo o conjunto...Um beijinho grande!

      Eliminar
  26. Olá Manuela,
    Mais uma mesa cuidada e colorida!
    Parabéns! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia, às vezes também é bom dar um pouco de cor ao dia a dia, não é? Beijinhos para si também :).

      Eliminar
  27. Eu nasci e fui criada no campo hoje moro a 4 anos em SP e não me acostumo amo o campo por tudo isso que você falou e muito mais mesmo, é uma delícia as frutas, o chão verde, os galhos secos, os pássaros na rua comendo as migalhas que ficam no chão, enfim é tudo lindo e maravilhoso, eu amei a sua ideia da árvore seca, das aboboras mesa muito linda. beijus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou! E que bom que partilha comigo o gosto pelo campo... Bj

      Eliminar
  28. Também eu gosto muito do campo. E dessa mesa linda ainda mais.
    Beijo

    ResponderEliminar
  29. Manuela, vim aqui responder à sua questão sobre o candeeiro: comprei-o na Conran shop ( que existe online) em Londres mas é francês e chama-se " la volière" que em Português quer dizer aviário. Se colocar no google imagens " la volière pendant lamp" ou melhor, Mathieu Challières, que é o nome do criador e fabricante, vão lhe aparecer várias versões: de mesa, de pé , aplique de parede. É um candeeiro muito gracioso, mas somente decorativo, a luz é pouca. Na cozinha uso mesmo é a luz da bancada. Eles são todos diferentes porque os passarinhos são feitos com penas verdadeiras. A Manuela tem olho para as coisas diferentes! Fiquei tão contente que tivesse reparado nele, porque deu-me um trabalhão trazer aquilo na mão ( na verdade o meu marido é que se ofereceu para o fazer porque achou que eu ia dar cabo do candeeiro) , no avião a caixa não cabia no sitio das malas de mão e a hospedeira estava com uma má vontade em arranjar um lugarzinho para o colocar . Gosto mesmo dele, só não vai para cima da mesa de refeições porque a luz é pouca. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Val! Vou pesquisar mesmo! É um mimo!! Já estou a imaginá-lo em muitos sítios cá em casa...Beijinhos agradecidos!!!

      Eliminar
  30. Olá Manuela,

    Amei o post, a descrição dos detalhes, seu amor ao campo, tudo. Também gosto muito da vido no campo, aqui com muito mais calor, mas mesmo assim feito de coisas simples. Passo a semana na cidade e no final de semana corremos cedinho para o mato! Lá eu e o marido nos sentimos acolhidos, tranquilos, com menos pressa e com mais alegria.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regina, então temos gostos parecidos!! E é assim mesmo que eu me sinto no campo: tranquila, com menos pressa e com mais alegria!! Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  31. Manuela querida, o que é "marinha grande"? Uma das Leitoras mencionou isso e eu não entendi. Até o dicionário não me deu nada de pista: é mesmo da marinha??? É uma loja??? Aqui houve uma época em que comprei casacos de napa verde numa loja da marinha perto do Ministério da Marinha: o preço era ótimo e as coisas de qualidade, mas já lá se vão umas décadas. Beijos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza, em Portugal existe uma fábrica de vidro, absolutamente maravilhosa, que se chama " Depósito da Marinha Grande", e fica na Marinha Grande, uma cidade situada no distrito de Leira.Depois existem várias lojas espalhadas pelo país, os chamados pontos de revenda. Os copos que vê nas fotos são dos mais tradicionais que se fabricam por lá, e existem em inúmeras cores. Julgo que o design dos mesmos é desta fábrica, e penso que só posteriormente esta linha foi lançada pela Vista Alegre e por outras marcas! Também já tive a oportunidade de verificar, que no Brasil também usam muito estes copos, não é? Muito obrigada pela sua visita! Um grande xi-coração para si!

      Eliminar
    2. Agora a informação foi totalmente decodificada por mim. Aqui esse tipo se chama "bico de jaca" e são lindos e eu tenho só transparente. Com a menção à marinha grande (se houvesse escrito com letra inicial maiúscula eu iria procurar no "Tio Google" mas lá não encontraria nenhuma pista -- lá só fala em população maior feminina...[é, fui lá agora, mas em vão]) eu fiquei foi achando que aquele prato verde grande meio cerâmica era o tal rsrsrs!!! Esse blog está sendo um show!!! (por aqui quer dizer muito bom!!!). Beijos, Tereza M.

      Eliminar
    3. Muito, muito obrigada! Já agora aproveito para informar, que os pratos vedes e os vermelhos são a conhecida loiça portuguesa Bordallo Pinheiro.... E gostei do nome "bico de jaca"!! Vou reter na memória... rsrs, Beijinhos!

      Eliminar
  32. Amiga, fico encantada com seu gosto ao enfeitar a casa, lindo demais, super parabéns! bjinhos

    ResponderEliminar
  33. Olá amiga! Apesar de nem sempre deixar um comentário, quase todos os dias visito o teu blogue! Depois de um dia de trabalho sabe bem ver as tuas "habilidades" de criar ambientes de exceção! Adorei este post! Obrigada por me proporcionares momentos tão agradáveis! Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pronto!! O teu comentário foi a cereja no topo do bolo! Não é à toa que somos "irmãs" há tanto tempo, não é fada madrinha?!! Bom fim de semana...

      Eliminar
  34. Ficou bem gira a decoração :)
    beijinhos

    Que diz de nos seguirmos?

    http://passosdemoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares