Gostas de amoras?! "Vou dizer ao teu Pai que já namoras..."

Olá!

Quem não se lembra de em criança ouvir esta lenga- lenga? Eu lembro-me de ser pequenina e agarradinha à mão do meu Pai, com um cestinho na mão, ir colher amoras! Invariavelmente, ele brincava sempre comigo e dizia "Ai gostas de amoras?! Então vou dizer ao teu Pai que já namoras!", e eu também respondia sempre da mesma forma "Ai sim? Mas tu és o meu Pai!!" E ríamos, ríamos... Quanta saudade Pai!

E foram as "tais amoras" que hoje me fizeram  sorrir e que deram o mote para uma mesa colorida...


      Ora espreitem...




      Cá estão elas a servir de entrada para o jantar, e porque não? 
     Parece que actualmente as tendências são apostar no chamado "color mix", mas isso já se faz há muito tempo cá por casa! Tenho de mim, que esta gente da moda, anda toda a despertar muito tarde.... Quem é que aí em casa não gosta de mesas coloridas?! E misturar cores?! 



      E misturar loiças? Tradicionais, contemporâneas, velhas,  novas... quem não gosta, hein?!  Mix de cores e mix de estilos! Manias... Mania de tirar partido de loiças soltas, que às vezes ficam esquecidas no fundo dos armários. Vá ver agora mesmo ao seu armário, e veja se não estão para lá esquecidos pratos, copos e tigelas desaparelhadas?! Então junte tudo e componha uma mesa gira, única, e com a sua cara!!



      Mais do que um estilo concebido, o que importa são os detalhes. E o empenho com que fazemos as coisas.




           O verde combina na perfeição com a madeira,  com o vidro, com os acrilicos, as possibilidades são infinitas! 



    Esta hera deu lugar a argolas para guardanapos, e sobrou ainda para elaborar outro tipo de composições!!  Quando fui visitar a Maison & Object a Paris,  também vi muitas decorações com esta hera artificial! Nas mesas e ... nas árvores de Natal!! Por pouco não pedi o livro de reclamações e falei em direitos de Autor!



             E depois, entre uma amora e outra, lá se vai colocando algo mais em cima da mesa, e vai surgindo um ambiente fresco e colorido, a lembrar que o Verão ainda não acabou...



           Detalhes coloridos das taças que foram adquiridas em várias cores, propositadamente....



         Um grande molho de flores comprado na "D.Elvira", que vende estes molhos de flores embrulhados em papel de jornal, sem ela própria saber como o ramo fica lindo, embrulhado naqueles jornais velhos que ela pede no café da esquina. E para rematar, o embrulho vem sempre acompanhado de um grande sorriso e de um "obrigado menina e desculpe lá o jornal.."! Bem haja D. Elvira!



        A "mania" hoje é esta... componha mesas giras, com detalhes feitos por si, com mistura de loiças, argolas de guardanapos que não precisam necessariamente de vir da Zara Home, e chame a sua gente para a mesa!!



         Os individuais também foram feitos na costureira da esquina... há muito tempo!!



       Para desfrutar o resto do Verão na companhia dos seus ou só da sua! Porque sei que desse lado também há gente que se basta a si própria... E gente bem resolvida com a vida. Porque como eu costumo dizer, "as vidas não são todas iguais, são únicas!".



            Vidros com cores alegres para alegrar qualquer ambiente. Ou pura e simplesmente alegrar... sem o tal do "ambiente"!



             Por aqui, há sempre uns olhinhos à espreita, como que a perguntar: "Mas olha lá Mãe, já podemos comer as amoras?!"



                  Detalhes que tenho a certeza gostam de ver...



              Mais detalhes...



          Mas não perca muito tempo com estes detalhes. Dê-lhe apenas a importância que têm,  porque a vida vale muito mais!! 






            Muito obrigada por passarem por cá, pelos comentários sempre amáveis, e por perderem algum tempo com estas "manias"...

             Bem hajam!

Comentários

  1. Adorei as cores e as flores do arranjo :)

    www.semjeitonenhum.com

    ResponderEliminar
  2. Manuela, gosto tanto, tanto de aqui vir.
    Juro que vou daqui para a cama com os olhos lavadinhos de tanta suavidade e bom gosto!
    A serio que vou!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Hoje vou adormecer e sonhar a cores!Flores que eu adoro,recordações,cores vivas,e palavras que caem sempre tão bem!A Manuela é muito à frente!Esta gente da moda está anos de luz atrás!!!
    Então muito obrigada "menina"pela alegria de cores,que de tão perfeitas deixaram um sorriso no rosto cheio de esperança!
    Beijo

    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério?! Os seus comentários fazem com que este blog de facto sirva para alguma coisa... Um beijinho enorme para si!

      Eliminar
  4. Olá Manuela eu adoro "perder tempo" aqui no seu blog. Quando não faz posts até estranho.
    É sempre uma lufada de ar fresco, beijinhos e continue dar ideias fabulosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Lenny!! Sendo assim, fica a promessa de muitas ideias cá de casa!!! Muito obrigada pelos seus comentários!! Beijinhos.

      Eliminar
  5. Oi, Manuela, sabe que aqui também se falava isso? Eu ainda vou pesquisar para ver como surgiu esse ditado. Será que tem a ver com a coloração da fruta, numa alusão à menina-mulher??? Bom, você sabia que o chá das folhas funciona para mulheres na menopausa e ainda ajuda a combater infecção urinária e outras coisas mais? Na casa da minha mãe tem um pé e uso as de lá, mas como ela faleceu em março deste ano, eu vou plantar um pé aqui em casa. Olhe, minha avó se chamava Elvira e amava flores. Quando vir a sua D. Elvira, mande-lhe um abraço meu. Tenha uma bela noite por aí, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza,um comentário vindo de si é uma honra e um enorme previlégio! Tenho a certeza de que nas suas investigações ainda vai encontrar algo muito pedagógico em relação a este ditado!! E gostei de saber dos beneficios da planta... Soube do falecimento da sua Mãe! Ela iria ficar muito feliz de saber que as amoras dela já estão a crescer na sua casa!! Ah! Claro que vou transmitir o seu abraço à minha D.Elvira... Um grande abraço para si!

      Eliminar
  6. Adoro as suas manias, viu?
    Um beijo bem carinhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Afinal penso que são as manias de muitas de nós, certo? Beijinho para si.

      Eliminar
  7. Bonitas imágenes,el mantel muy lindo,nos encanta!!!
    Besitos

    ResponderEliminar
  8. Hola Manuela! Gracias por tu visita a mi blog! Y que grata sorpresa conocer el tuyo. Me quedo un rato leyendo tus post. Y por supuesto te sigo.
    Este post me ha traído gratos recuerdos.

    Un abrazo!

    ResponderEliminar
  9. Oi, Manuela, flores embrulhadas em jornal já não vejo mais por aqui e a combinação realmente fica linda e simples. Gosto da mistura em tudo, seja na mesa, na decoração, por toda parte. Beijo!

    ResponderEliminar
  10. Viva Manuela!
    Não considero nada, que seja "perder tempo" com estes temas simples e tão naturais, dos seus "postes"... Acho que é usar bem o tempo, com as maravilhas da natureza, e que nem sempre damos por elas, ou nem sequer as "vemos"...
    O ditado das amoras também o conheço desde menina. E é bom lembrar que nesse tempo (já lá vão mais de 50 Anos...) havia uma família abastada que tinha 2 ou 3 amoreiras, mas que não aproveitavam as amoras . E vai daí, os miúdos, onde estava eu incluída, trepávamos às amoreiras e toca de apanhar, e também estragar, as amoras... Claro o vestido ficava pintado, joelhos esfolados e havia ralhete ao voltar a casa .... quase sempre do meu pai. A minha mãe foi sempre muito mais permissiva.
    Nos dias de hoje, vejo amoras no princípio de Julho, ou até antes, de pequenos agricultores que as vendem quase particularmente. E adoro come-las com um palito... São aromáticas que eu sei lá...Claro que nos hipercados também as há, mas não são a mesma coisa ... Acho curioso, as suas estarem tão bonitas em Setembro ... Certamente, é do clima, aqui é mais quente, é Algarve. Acho as suas taças cheias de cor e as heras de encantar.
    VMaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VMaria! Como eu gostei do seu comentário!! E as lembranças da nossa meninice até são parecidas... Ainda bem que gostou, porque também eu gosto muito de a ver por aqui!Beijinho.

      Eliminar
  11. Respostas
    1. É sempre uma querida! Mas não é talento... no fundo é o que todas nós gostamos de fazer, às vezes só falta é vontade!!! certo? Beijinho e muito obrigada!

      Eliminar
  12. oLÁ Manuela, Adorei as tuas flores, que conjugação de cores perfeita!! Ia bem uma taça de amoras!! Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  13. Nossa! Que mesa mais formosa! Que cores que tem! E essas amoras fazem que tenha um toque genial! Estão tão maduras que dão ganhas de apanhar uma!

    parabéns!!

    PetiteCandela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito contente que tenha gostado! Beijinho!

      Eliminar
  14. Una belleza de entrada me gustan los colores y llevas razón siempre ay olvidados en los armarios cosas curiosas y bonitas que olvidamos de sacar ........las moras creo que a muchas nos recuerdan tantas cosas, recuerdos del ayer que tenemos muy presentes y que cuando vamos a cogerlas nos recuerdan tantas cosas vividas y tantas sensaciones maravillosas, este verano yo también he cogido moras mi papá también nos cogía moras y nos enseñaba como se hacía con mucho cuidado para no pincharnos............es precioso recordar cosas tan bonitas como las que pasamos de pequeños......unas fotos maravillosas ,me encantan...........besitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal temos gostos semelhantes! Ainda bem que gostou e lhe trouxe memórias tão gratas! Gostei muito de ler o seu comentário! Beijinho.

      Eliminar
  15. Oi Manuela,
    Linda mesa e linda combinação de cores!
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Respostas
    1. A sério? Eu também! E gosto de fazer tartes e compotas de amoras...

      Eliminar
  17. Hi Manuela,

    Your brambles look really good! I enjoyed reading your memories of picking them with your father :-).

    Love your combination of glass, china, old and new!

    Happy weekend!

    Madelief x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hi Madelief!
      Thank you for your kind comment! Have a nice weekend! kiss

      Eliminar
  18. Gostei sobretudo das cores e da história da infância. Também eu fui lá atrás no tempo... E lembra-me as histórias de hoje em que, quando o meu filho me chama surda quando eu não o ouço à primeira, eu lhe respondo: "surda é a tua mãe e casou-se." Ele ri-se e responde sempre: "mas tu és a minha mãe!" As histórias repetem-se, passado e presente misturam-se e compreendemos que a essência humana é invariável. É bom podermos contar com estas constantes, quando tudo o resto parece mudar... Beijo e bons momentos para toda a sua família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonito Margarida! De facto, apesar de tudo à nossa volta ir mudando, certo é que os sentimentos e emoções se mantêm... Ainda bem! Gostei de ler o seu comentário! Muito obrigada, beijinhos para si e filhote!

      Eliminar
  19. Hola Manuela me he ausentado ya que estoy de viaje y deje unos post programados
    Besitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Angélica! Passarei por lá para ver!! Boa viagem!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares