quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Parabéns para a Revista Jardins!

     Olá!

     Com o intuito de entrar no novo ano a par das últimas novidades no que toca a Jardinagem, não podia deixar de comprar a revista Jardins, nas bancas desde o dia de ontem, e actualmente sob a direcção técnica da arquitecta Teresa Chambel, autora do blogue que dispensa apresentações, Um Jardim para Cuidar.

     Dei por mim, assim num misto de vaidade e orgulho logo que folheei a revista... A páginas 28 e seguintes sabem quem está lá?! Eu!!! E algumas das minhas manias...
Então é assim, para quem quer conhecer a pessoa que está nos "bastidores" do Cem Manias, é só folhear a revista!! Para já, abro um pouco da pontinha do véu....
     Entre vários artigos interessantes para todos aqueles que gostam de jardinagem, tem um artigo que recortei e colei em local bem visivel da casa!!!! Um calendário lunar, que nos vai orientar nas nossa lides campestres! Imperdível.
    Tem também um jardim natural, encantador, cujo projeto esteve  a cargo de uma colaboradora da Revista que também dispensa apresentações, a Ana Antunes, do Querido Mudei a Casa, e autora do blog Home Styling. Uma reportagem excelente sobre o Bosque Pintado (Bosque animado de Oma), levada a cabo pela própria Teresa Chambel,  receitas deliciosas pela mão da Joana Roque, autora dos blogues As minhas receitas e a Economia cá de casa ... Enfim, artigos excelentes, assinados por nomes de referência nacional. 













     É um verdadeiro prazer partilhar isto convosco, numa forma de agradecer a vossa presença constante por aqui. Sem vocês o Cem Manias não seria a mesma coisa!

Nota: Este não é um post publicitário.  Agradeço à arquitecta Teresa Chambel, o ter-me autorizado a divulgar a capa da revista aqui no blogue- apenas tomei  a liberdade de mostrar parte do artigo aos leitores do blogue.


     Manuela.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Dietas e manias criativas à mesa...




      Olá!

     Quem não se lembra da pequena Mafaldinha, aquela menina que odiava a sopa tanto quanto adorava os Beatles? Hoje lembrei-me dela, quando uma das minhas crianças quase me dá a entender que a culpa de chegar atrasado à escola é da sopa! Recordei aquela célebre frase dela, e que ficou na memória de tantos nós... de que a sopa é para as crianças, o que o comunismo é para a democracia! O certo, certo, é que muito tempo depois, a Mafaldinha ainda continua dentro das nossas casas!
     Assim foi, dei por mim a pensar na tal da sopinha!





  


  Cá por casa, a estação mais gastronómica de todas é sem dúvida alguma o Inverno. E uma boa tigela de sopa, servida como acompanhamento e às vezes até como prato principal, aquece a alma, sossega o estomago e embora não extasie o paladar dos mais pequenos, tem sempre lugar cativo à mesa!







  Nos dias mais frios, sabe bem quentinha, e se possível servida de forma a conquistar o olhar... Em pequenas terrinas individuais a sopa  ganha protagonismo à mesa. Manias!







      Vamos então servir a sopinha de forma divertida, renovar os temperos, provar novos sabores e deixar de lado os pratos  enfadonhos em que habitualmente  a apresentamos. E com isto juntamos o útil ao agradável: vamos controlando a quantidade que se come do prato principal  sem termos de fazer contas às calorias... 







     Pequenos truques para transformar a  hora da sopa em longos e agradáveis momentos de partilha... Para isso basta estender a criatividade às loiças e aos acessórios, e da cozinha deixar que saia a receita perfeita: sopinha de abóbora, colhida na horta, pois então!!





 
      Uma boa semana para todos, e se possível com sopinhas saudáveis!!

 



   Um abraço,

   Manuela.








  

   
























Uma boa semana!


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Pelo campo...

     Olá!

     Com o Inverno solarengo que se fez sentir nos dias imediatamente a seguir às festividades, ainda foi sendo possível desfrutar das zonas exteriores. Há quem por estas alturas prepare as casas para receber o frio... por aqui prepara-se o exterior para aproveitar todos os bocadinhos de bom tempo, e no mesmo compasso, cuida-se das plantas e da horta. Manias...




   Uma nota divertida e cosy é dada pelos sininhos de loiça pendurados nas árvores. O aconchego da manta feita pelas mãos da avó compôe este ambiente campestre...





         Almofadas, mantas, loiças clássicas e contemporâneas ...ideias simples para dar mais vida a uma simples hora de chá!





     Aqui não há tempo para desinquietar a mente e até mesmo o tempo frio, convida a permanecer no exterior. Opções de vida, que sem dúvida exigem muita determinação... e apenas para quem gosta de Natureza. E para quem gosta de mais...por menos!! Como nem sempre é possivel, financeiramente contemplar todas as possibilidades, julgo que a verdadeira sabedoria está em defenir aquilo que realmente é importante na vida, e saber equilibrar as opções que se fazem....





    Hoje em jeito de sugestões  para  viver melhor o campo!
   

      Um abraço!

     





domingo, 11 de janeiro de 2015

Projectos para 2015...


     Olá!

    

     Depois de uns dias de pausa, em que fiz de conta que as rotinas não existem, e em que deliberadamente me alheei do que normalmente acontece à minha volta, numa espécie de deliciosa dormência, dei por mim a pensar que vão sendo horas de retomar rotinas, hábitos e ...manias!
     Iniciar o novo ano com projectos e desafios novos seria o ideal. Por mim, impus-me a mim própria e aos mais novos da casa, um  "Projecto de Leitura obrigatório"! E se assim o pensei, melhor o fiz. Fui às estantes,  retirei o pó a alguns livros, e coloquei-os a jeito... Não sei se levarei o barco a bom porto, mas disso darei o meu testemunho daqui por algum tempo!
   
     Por isso neste inicio de ano dei por mim a pensar nesta "mania". Ler, ler, ler... E obrigá-los a ler, ler, ler. Obras literárias! Para os mais pequenos, certamente nas versões actualmente existentes no mercado, para "gente nova". Cá em casa,  vou (re)começar, juntamente com eles, por Eça de Queiroz!  Manias...
    
   Mas antes, fica um pequeno estímulo visual, em jeito de sugestão, para horas de café particularmente literárias, numa visão "campestre multicultural"... Elegância à mesa para dar inicio ao novo ano, pois então! 









       Numa homenagem deveras original a Eça de Queiroz, a Vista Alegre, em parceria com a Fundação Eça de Queiroz, criou uma linha de loiças com o monograma de Eça de Queiroz, e a sua assinatura, reproduzindo o contrato de venda dos Maias...







    
     Para quem não sabe, aquela Fundação tem por objectivo primordial divulgar e promover quer a nivel nacional quer a nivel internacional, toda a obra de Eça de Queiroz.








      Cá por casa, foi este o meu tributo a Eça de Queiroz, em jeito de pretexto para um café na companhia de alguém especial, e de um par de horas de boa conversa...





 


     Por aqui, em primeirissima mão, produtos que reflectem a qualidade da oferta do mercado português, numa casa naturalmente portuguesa!

Uma boa semana para todos!
Muito obrigada pelos vossos comentários. Estarei por cá com um cem número de "manias"!
Um abraço,

Manuela.