Fazer acontecer...

     Nestes tempos difíceis, a capacidade de reinvenção de cada um de nós é surpreendente, e agora que os dias são passados em versão caseira, parece que o tempo dá para tudo. Ontem foi dia de cozinha - afinal a felicidade também pode ser uma cozinha repleta de sabores, com tempo para criar memórias e partilhar esperança em dias melhores...- e vai daí, saiu esta laranja cristalizada, perfeita para aromatizar um café ou decorar aquele bolo de laranja de que tanto gostamos. Agora que as casas se tornaram em refúgios seguros e obrigatórios, pese embora haver dias em que a vida dentro de casa se pode tornar verdadeiramente caótica, há que fazer acontecer. Fazer acontecer dias melhores em tempos tão difíceis. Nós estamos em casa. Gratos por esse facto. Fiquem também dentro das vossas casa, se puderem, para que isto passe mais rápido...










Fiquem com a receita que em tempos já por aqui foi partilhada:

Cortam-se as laranjas em quatro partes, retirando-se toda a polpa. Cortam-se em tiras de cerca de 1 cm. De seguida levam-se ao lume com água suficiente para as cobrir e deixa-se cozinhar dez minutos, contados a partir da fervura, após o que se retira e escorre. Volta-se a levar ao lume com nova água, pelo mesmo tempo, devendo isto ser repetido três vezes na totalidade. Entretanto leva-se ao lume uma panela com 500g de açucar (notaeu coloquei apenas uma chávena de açucar!!),  e água .Quando começar a engrossar colocam-se as cascas de laranjas e deixa-se cozinhar em fogo lento, mais quinze minutos, mexendo sempre para que não pegue no fundo até que a calda esteja quase seca. Colocar num tabuleiro, papel absorvente e cobri-lo de açucar. Com um garfo, passar as tiras uma a uma pelo açucar. Deixar repousar por uma noite e depois guardar em recipientes de vidro fechados e forrados interiormente com papel absorvente.




 Até já,

Manuela

Comentários

  1. Que ricas se ven esas naranjas confitadas.
    Te mandamos un abrazo enorme

    ResponderEliminar
  2. Laranja cristalizada lembra-me a minha infância. Que bela recordação que esta publicação que me trouxe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. POr aqui também temos feito muitas coisas gostosas na cozinha.
    Obrigada pela receita da laranja.

    ResponderEliminar
  4. Alô Manuela!
    Por aqui estou em missão de solidariedade para com o nosso Hospital, estou fazendo toucas em tecido e cogulas, teem sido muitas mesmo, começo a mostrar cansaço.
    Ontem tive mais um pedido de 130 toucas e 200 viseiras , para o hospital São Camilo e Santa Casa da Misericórdia, onde já tinha entregue 40 toucas, como vez o tempo mais que preenchido.
    Adorei a tua partilha da receita, nunca fiz mas gosto muito, vou levar comigo.
    Fiquem bem e mil bjs para todos.

    P.S:Não me esqueci do suporte de tabuleiro, deixa passar esta guerra .

    ResponderEliminar
  5. Boa ideia de aproveitamento ;)
    As fotos como sempre encantam qualquer alma ;)
    bj e resto de dia feliz
    Lulu

    ResponderEliminar
  6. Olá Manuela, o tempo tem dado para tudo, ou quase tudo, é verdade, mas no meu caso pessoal, nunca na cozinha! No entanto esta tua laranja cristalizada parece uma delícia e gostaria muito de um cafézinho (já tenho saudades de um tomado na rua) acompanhado deste pequeno luxo. Beijinhos e continua a brindar-nos com as tuas ocupações em casa...

    ResponderEliminar
  7. ¡Qué pinta tan deliciosa tiene esa naranja! Confesamos que no somos muy cocinillas, sin embargo, estos días sí estamos dedicándole mucho tiempo a la misma; es momento de aprovechar y comer muy sano y también de disfrutar entre fogones.

    Besos mil de las dos

    J&Y

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares