Como vai o meu pomar...

     Olá!

   Como em qualquer casa de campo a zona exterior é uma mais valia... De facto, é para viver a natureza que fugimos da cidade...
   Aqui as árvores de fruto, nomeadamente as laranjeiras são uma presença forte da natureza!
   Querem ver?





Durante muito tempo ouvi dizer que "comer laranjas à noite faz mal", e lembro do velho provérbio " laranja de manhã é ouro, à tarde prata e à noite mata"...



Actualmente já toda gente sabe que isso não corresponde à verdade, e os nutricionistas aconselham vivamente o consumo diário de laranja... E se no Inverno a laranja é a nossa grande aliada contra as gripes e constipações, no Verão ajuda a manter o peso, uma vez que possui um baixo valor calórico.



A laranja também é rica em sais minerais, ajuda a reforçar as defesas do organismo, para além do seu alto nível de protecção anti-oxidante. Facilita a digestão, ajuda a manter a estrutura óssea e sabem o que descobri recentemente?!



A laranja reduz os danos causados pela acção dos radicais livres, possibilitando um aspecto jovial por mais tempo!! Sabia?!



Enfim, manias à parte, tudo boas razões para incentivar ao consumo da laranja!



Por aqui as laranjas abundam, por isso as receitas gastronómicas cá em casa são muito variadas:  sumos, saladas, mousses, e claro, os habituais doces e compotas de laranja, que a seu tempo mostrarei por aqui...



Depois enchem-se cestos para oferecer a quem por aqui passa!



E já que passou por aqui, e se gosta de laranjas e tem receitas deliciosas para fazer com este fruto, partilhe-as comigo! Terei todo gosto em fazer e depois mostrar aqui o resultado! A receita mais saborosa, será premiada... Valeu?



Mais detalhes das minhas laranjeiras...



Mais...



Estas estão à mão de colher... Pode tirar!



Um bom fim de semana!



Um abraço!

Comentários

  1. Oh como eu gostava de ter uma casa com espaço exterior para ter uma natureza tão vibrante à porta de casa. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Oh Manuela, que inveja desse pomarzinho... Adoro laranjas! Em minha casa consome-se muitas laranjas!! :) Até já pensei plantar uma laranjeira num vaso, na varanda... :) Mas, para além da habitual torta de laranja não tenho receitas... :( . Um grande abraço!
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, vamos então plantar uma laranjeira num vaso grande, ok? O problema...é que vai ficar gigante:):) Um abraço!

      Eliminar
  3. Olá Manuela,
    A laranja, é provavelmente dos alimentos mais completos, pena que na minha casa o consumo não possa ser diário como devia. O tesourinho teve em tempos uma mononucleose e por isso o consumo para ele tem que ser regrado, como é "louco" por laranjas, opto por comprar apenas de vez em quando.
    Embora não seja uma receita, deixo uma dica, quando as laranjas são mais azedas, corte em rodelas e sirvo com groselha, hum....delicioso!
    Bjs e bom fds,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, que pena o pequerrucho não poder comer!!! Vou experimentar então a laranja com groselha!! E vou colocar por aqui... Quem sabe o meu presente não vai parar a sua casa?! Beijinho!

      Eliminar
  4. Eu ADORO torta de laranja - na realidade, sou fã do sabor a laranja em quase tudo. E chocolate preto com laranja, da Lindt? Delícia. Estou já a salivar com as maravilhas que de certeza a Manuela aqui vai mostrar. Eu é que, de receitas, nada sei. Desgraça...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miú! Hummmmmm, chocolate preto com laranja? Adoro!! Vou mostrar aqui algumas delicias!! Sabe que já fiz chocolate preto com casca de laranja seca no forno, e ficou óptimo? Beijinhos:)

      Eliminar
  5. Olá Manuela,
    Essas histórias de não se comer isso e aquilo à noite, faz-me sempre lembrar do meu avô que era médico. Quando nós lhe perguntávamos "Vôvô , banana à noite faz mal?" ele descontraidamente respondia: "e o estômago lá sabe as horas que são!" Ou seja podia-se comer tudo a qualquer hora!
    Estão lindas as suas laranjas! só não posso participar do seu desafio: receitas, não é comigo! bjs e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val! De facto o seu avô era um médico sábio!! Tirando aqueles alimentos que têm elevado teor energético e que podem tirar o sono, como de tudo a qualquer hora do dia ou da noite!! Sabe, as minhas laranjeiras este ano estão super carregadas de laranjas!! Gosto de as apanhar de manhã.e comer de seguida... Vá lá pensar um bocadinho e descobrir uma receita saborosa para partilhar aqui no cem manias!! Beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar
  6. Gosto imenso de laranjas quer em sumo quer no meio de uma qualquer receita...cá por casa comece bastante e também conhecia o velho ditado agora contrariado por que mais sabe...A única coisa na laranja que não gosto é do persistente cheiro que deixa no ar depois de a comermos...mas diz outro velho ditado que não há bela sem senão!!!!
    Já há muito tempo que não cozinho com laranja mas vou pensar se tenho alguma coisa do tempo que fazia...se assim for terei todo o gosto em lhe enviar...!!!
    Beijinhos e boa sexta
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se se lembrar de alguma receita, então partilhe por aqui! Aproveito para lhe desejar um bom fim de semana! Aqui pelo norte, está muito frio e chuva... Resta a lareira e muito chá quente!! Beijinho!

      Eliminar
  7. Tienes toda la razon las naranjas tienen muchas propiedades y con ellas se puedes hacer recetas deliciosas.
    Un beso grande para ti.
    Decosurvintage.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas!! E com o frio que se tem feito sentir, o suminho de laranja tem dado muito jeito... Bom fim de semana! Beijinho!

      Eliminar
  8. Adoro.
    Este ano também vou plantar o meu pomar, que alegria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Depois mostre as fotografias! Bom fim de semana!

      Eliminar
  9. Olá Manuela :-)

    Que laranjeira enorme e bonita! Na casa dos meus pais também existem duas por isso eu tenho o privilégio de comer muitas laranjas caseiras e são muito sumarentas e saborosas...

    Cá em casa bebe-se muito sumo de laranja caseiro (sem açúcar), para as marmitas faço muitas vezes nuns tupperwares umas rodelinhas de laranja e no fim beber o sumo que fica no fundo... humm!
    Pudim de laranja também é muito bom! Compotas de laranja confesso que não ligo muito :-(

    Receitas com fotos??? Pode-se arranjar isso :-)

    Beijinhos grandes*

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, já sabia que de si ia chegar alguma sugestão gulosa!! Esse pudim de laranja deve ser bom!! Não quer dar a receita? Se preferir publique-a no seu blog que eu irei lá espreitar... Beijinho, e bom fim de semana!!

      Eliminar
  10. El Naranjo es un árbol muy bonito y sus flores tienen un aroma muy característico que nos encanta!
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe que também gosto das flores da laranjeira? Lindas... e cheirosas! Besos

      Eliminar
  11. Oi, Manuela, suas laranjeiras mais parecem árvores! E Viva Portugal! Aqui só vejo umas laranjeiras de no máximo 1,80m mas irei pesquisar. Cada dia quero uma coisa diferente para o meu jardim: um pé de limão siciliano (já plantei), um pé de louro (já plantei), mas faltam 1 jabuticabeira (já tive a dica de que tem que ter umas jabuticabinhas no pé), 1 ameixeira (quero aqueles galhos que nem os seus), 1 pé de romã (para ficar mais fácil fazer uma simpatia que minha mãe fazia para trazer dinheiro no ano que começa), 1 cajueiro (acho lindo), 1 pé de grape-fruit (lembranças da minha infância no sítio de meus pais). Depois do seu post vou incluir uns pés de laranja e um pé de tamarilho (preciso pesquisar onde vende)! O projeto paisagístico do meu jardim vai ficar um horror, mas depois eu repenso tudo. Quando fui a New Orleans há uns anos, amei as bananeiras em todos os lugares e plantei umas na minha casa, também. Agora, com jardim 10 vezes menor, plantei umas bananeiras pequenininhas, mas que dão cacho grande, umas belezinhas. Enfim, é isso, mostre todas as suas plantações por aí que por aqui eu vou delirando... Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tereza! As minhas laranjeiras são mesmo árvores enormes! Já vi que o seu jardim vai ficar encantador!! Com tanta árvore...Tenho pena de que por cá não possa ter muitas dessas espécies... por exemplo bananeiras!! Mas o clima não permite! Vou mostrar então algumas das plantações que tenho por aqui! Tenho a certeza de que vai gostar! Um grande xi-coração para si!

      Eliminar
  12. Olá Manuela, por aqui comemos laranjas todo o ano sem olhar a horários. Quanto a receitas costumo fazer a torta de laranja tradicional, um bolo de laranja delicioso em que se trituram as laranjas com casca e tudo, quando são mais azedas descasco-as, corto-as às rodelas e rego-as com groselha. Para além disso, faço também o tradicional pato com laranja.Já fiz compota de laranja,mas não foi muito apreciado pela familia, mas eu gostei do seu sabor agridoce.
    Bom fim de semana
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisete! Fiquei curiosa com essa receita de bolo de laranja com a casca! Não quer deixar-me a receita? A leitora Maria João também sugeriu a laranja com groselha! Vou experimentar... deve ficar com um aspecto de "laranja à chef"!!! Aqui apreciamos muito a compota de laranja, a qual para não ficar com esses sabor agridoce, tem os seus truques!!! Bom fim de semana e obrigada por estar sempre por aqui!

      Eliminar
    2. Manuela a groselha a que me refiro é daquela que se vende em licor no supermercado, costuma estar ao lado da garrafa do capilé, não me lembro da marca, mas vale a pena comprar da melhor, que depois também utilizamos para fazer batidos, misturando com leite. Quanto à receita do bolo aqui vai:
      Ingredientes:
      2 laranjas pequenas ou 1 grande
      4 ovos
      1 chávena de óleo
      2 chávenas de açúcar
      2 chávenas de farinha
      1 colher de sobremesa de fermento
      Preparação:
      No liquidificador coloque os ovos, a laranja cortada em 4 e retirados os topos, o óleo e o açúcar.
      Misture durante uns minutos. Num recipiente coloque a farinha e o fermento. Junte o preparado do liquidificador à farinha. Unte um forma de buraco com margarina e farinha. Coloque aí o preparado
      e leve ao forno a 180º durante 45 minutos. A tampa do liquidificador terá tendência para saltar se o copo for pequeno, nesse caso aconselho a pôr a mão em cima para prevenir algum acidente chato. Espero que goste, é muito bom e super fácil de fazer






      Eliminar
    3. Obrigada! Vou fazer! Beijinho:)

      Eliminar
  13. Hola Manuela querida usted vive en un verdadero paraíso , ahora es que tiene un árbol de Naranjo !,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica! Não é só uma, são muitas laranjeiras:) Obrigada! Beijinho

      Eliminar
  14. Preciosas fotografías, parece que puedo oler el aroma de las naranjas,
    Buen fin de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vicky! Obrigada... se vivesse perto fazia chegar-lhe algumas! Besos!

      Eliminar
  15. Bem o que eu aprendo com a Manuela!
    Não sabia que este ar jovem se deve ás carradas de laranjas que devorava em criança!É que só pode...Ihihihi!
    Estão carregadinhas delas!Em tempos...lá nas nossas colocavam umas estacas de madeira para melhor suportar o peso.
    Fruto de algum trabalhinho,pois sei que precisam ser regadas durante o Verão!
    Para "matar" as saudades colhi algumas das suas..cortei com a tesoura,era assim que tinha que ser para ficarem sempre com pé e alguma rama!E,que lindos ficavam os cestos!
    Um dia vou voltar para as minhas!
    Obrigada Manuela,por trazer de volta a minha infância!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, ainda estou na fase experimental do "ar jovial"!! Ainda não lhe posso dar certezas!! Mas pelos vistos a Maria já tem a certeza :):) Ainda bem que "colheu" algumas das minhas... e muito bem, com tesourinha!!! E sabe, estou a olhar para os meus cestos... lindos! Têm lugar de destaque por toda a casa. Como a entendo! Obrigada pela presença amiga! Beijinhos!

      Eliminar
  16. Já avisei!
    Quando eu voltar a nascer, que seja no campo, com terra e terreno!
    Uma delícia.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então que assim seja!! E enquanto isso não acontece vá passando por aqui, e desfrute do meu "campo":) Beijinho.

      Eliminar
  17. Manuela, com um fim de semana tão cinzento, as cores aqui postadas até nos deixam mais alegres. Enquanto pequena tive sempre o privilégio de ir à árvore e colher diretamente para comer...agora só mesmo na loja, infelizmente. Da sorte que a Manuela tem, nesse paraíso em que vive ao fim de semana, nem é preciso falar...quanto a receitas, estou no clube da Miú, laranja com chocolate é por demais pecaminoso. adoro. bom fim de semana. beijinho. Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mia! Nem me fale em fim de semana cinzento!! Por aqui ainda não parou de chover, mas as vistas da varanda alegram-me o olhar!! Vou então " pecar" com laranja e chocolate!! Depois mostro por aqui! Beijinho!

      Eliminar
  18. Manuela continuo a dizer que você é uma sortuda. Por acaso gosto imenso de laranjas.
    A forma que eu as preparo é muito simples: Gosto de depois de descascar, cortá-la às rodelas fininhas e dispor numa taça ou travessa com açúcar por cima. E depois regar com algum sumo e deixar assim uma hora antes da refeição.
    Também adoro sumo de laranja pela manhã e bolinho de laranja. É um fruto cheio de potencialidades.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Helena! Gostei da sugestão! E sempre é uma maneira diferente de servir a laranja!! Vou fazer e depois mostro aqui...Mas regas com sumo de outra fruta? Beijinho e bom fim de semana!

      Eliminar
    2. Manuela, eu rego com um pouco de sumo de laranja e deixo marinar. Gostamos muito cá em casa.
      Beijinhos!

      Eliminar
  19. O jardim dos meus pais é conhecido como o jardim das laranjeiras. Desde miúda que amo o perfume das flores e o sabor dos frutos. Mando uma receita estranha, mas, certamente, diferente das que lhe chegarão. Pessoalmente, não me agrada, mas na Sicília, onde vivi durante muitos anos, é considerada muito boa. Aqui vai.
    Salada de laranjas: descascam-se as laranjas, inclusivamente da pele branca. Cortam-se em fatias e temperam-se com cebola cortada finamente, oregãos, sal, azeite e piripiri em pó. Eu prefiro, mil vezes, o doce de laranja feito com a casaca ralada. Mas, gostos não se discutem. Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar e mostrar! Obrigada! Cá em casa há alguém que deve gostar!

      Eliminar
  20. Que lindas suas laranjeiras! Passaria horas sentada na sombra e comendo várias laranjas, adoro! Beijo

    ResponderEliminar
  21. Está fantástico o seu pomar :)

    Santi

    ResponderEliminar
  22. Olá Manuela. Como é bom ter árvores de fruto! O sabor é outro, a cor é outra, o perfume é outro! O primeiro doce que fiz em casa como "mulherzinha crescida" foi precisamente de laranja e, talvez por sorte de principiante, foi dos melhores que fiz: ficou no ponto certo e nunca ganhou uma pontinha de bolor! E como eu conheço bem o ditado relativo às laranjas! O meu pai fartava-se de o empregar mas eu já comprovei inúmeras vezes que ele é errado... Tão bom vir aqui recordar momentos e vivenciar cores e sonhos por concretizar. Um beijo enorme e que a sua vida continue a produzir bons frutos em todas as áreas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Margarida! É sempre tão agradável ler os seus comentários! Também gosto de passar no seu cantinho e vivenciar as suas experiências! Um grande beijinho para si!

      Eliminar
  23. Olá! Não fazia ideia que beneficiamos tanto em comer laranja. É um privilégio tê-las no quintal pois além de ser uma óptima fruta, também é uma árvore bonita, ora está decorada com as laranjas ora cheira deliciosamente quando está com a flor. Um dia desses também vou experimentar fazer compota de laranja, tenho que procurar uma receita. Tenho feito compota de abóbora com laranja. Obrigada por este passeio pela sua quinta. Beijinho grande. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, faça então a compota de laranja! É absolutamente deliciosa! Beijinho!

      Eliminar
  24. Olá Manuela!
    Quando aqui passo, é quase impossível não fazer um comentário...É tudo tão belo, com a natureza sempre como "figura" principal... O seu laranjal é lindo! As clementinas parecem tão vivas, que apetece trincá-las... como esse bolo tão amarelinho e fofo. Penso que a Manuela é muito "prendada" para a cozinha, e acho isso muito bonito... tem um cariz muito feminino. Depois não falta o chá sempre reconfortante nestes dias chuvosos. Muito bom!
    Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por saber que a Vera gosta de passar por aqui! Significa que temos muito em comum! Sabe, as laranjeiras ao vivo ainda são mais bonitas!! Gosto de apanhar as laranjas e ficar sentada no chão a comê-las...Manias!! Quanto a ser prendada para a cozinha...tenho as minhas dúvidas!! Mas tento sê-lo, pelo menos ao fim de semana! Um abraço!

      Eliminar
  25. as fotos estão lindíssimas, tal como o espaço que mostra :) eu também tenho uma laranjeira (é a minha mãe que cuida dele, bem como das restantes árvores) e adoro laranjas!

    está a decorrer um sorteio no meu blog.. se puderes, participa! :) beijinho
    http://lajoiedevivrebyclaudia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. E sabes que a palavra árabe para laranja se diz "portugal"?
    Para eles Portugal é o país da laranjas :)

    ResponderEliminar
  27. Suas laranjeiras são lindas e as imagens dizem tudo!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  28. Que maravilha de laranjeiras! Estão carregadinhas, dá gosto ver:) No ano passado plantei uma tanjerineira mas ainda não deu fruto :( Parabéns pelas suas!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares