sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Vai um chá?!

       Olá!

     Pensar nos presentes de Natal, é viver uma experiência de emoções, que tem de passar necessariamente por gostar de dar e de partilhar afectos.
 Numa estação em que  a natureza nos presenteia com tanta coisa, basta usar um pouco de imaginação. Por aqui, e à semelhança daquilo que fiz em anos anteriores (pode ver AQUI ) as ervas de chá foram colhidas atempadamente, para que agora possam ser embaladas de forma apelativa, e posteriormente  encher pequenos cestos para presentear aqueles de quem gostamos.
A simplicidade dos invólucros e dos rótulos é sempre a melhor escolha, e escolhi um chá que normalmente agrada à maioria das pessoas...






   

    A Lúcia Lima, de nome científico Aloysia citrodora, é uma planta considerada verdadeiramente milagrosa devido às suas propriedades relaxantes que ajudam a acalmar o sistema nervoso e alivio das enxaquecas, além de ser uma óptima aliada para quem anda em falta com o sono, pois ela ajuda a regulá-lo.    É um arbusto que pode atingir de 3 a 7 metros de altura e exala um delicioso aroma alimonado. Também conhecida como Limonete, Bela Luísa, Erva Luísa, Doce Lima entre outros.




Indicações:

O chá dessa planta é indicado:
  • Dores menstruais;
  • Cólicas biliares e renais;
  • Enfartamento e má digestão;
  • Ansiedade – em alguns casos, o uso dessa planta trouxe resultados melhores do que os tratamentos químicos, com a vantagem de não possuir os efeitos colaterais.

E já agora, cá vai a receita para um delicioso Chá de Lúcia Lima!
A preparação do chá é simples. Colocar duas  colheres de sopa de folhas secas de limonete ou lúcia-lima no bule, com água fervente. Tapar, e deixar repousar mais ou menos 10 minutos. Depois, depois? É só beber!
Então, acerte o passo e não se deixe ficar para trás! Comece  a pensar naquilo que vai oferecer em Dezembro a quem lhe é mais próximo. É que no final vale mesmo a pena...



Manuela

21 comentários:

  1. Um chá maravilhoso que eu adoro e que tenho sempre em casa, pois tenho uma àrvore de Lúcia Lima!
    Houve um ano em que no Natal fiz cabazes para oferecer à famíla e claro não faltaram os saquinhos de chá!!
    Os teus estão muito bonitos!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Adoro chá e as saquetinhas estão amorosas. Parabéns, Manuela.
    Beijijnho.

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito desse chá e amo o seu cheirinho!

    ResponderEliminar
  4. Vai sim senhora! Aceito de bom grado! Adoro um bom chá! E então se for a acompanhar com umas bolachinhas melhor ainda! O de lúcia-lima faz parte dos meus favoritos! beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ah,eu amo chás e com este tempo frio cai bem.
    Ficaram lindos! e com certeza irá encantar à quem receber,
    Bom fim de semana,beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de chá e bebo imenso. Do lúcia lima, também. Independentemente das suas virtudes terapêuticas é muito agradável.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Oi, Manuela!
    Eu adoro chás! Tomo todos os dias. Gosto muito do chá de hibisco e de gengibre, também do chá verde. Pra mim seria um ótimo presente! rs
    Por aqui ainda não pensei nos presentes de Natal. Concordo com você que é uma oportunidade de compartilhar afeto.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  8. Entre muitos chás que consumimos por aqui esse é o que está sempre em primeiro lugar, simplesmente adorável! Venha ele que aceito de bom agrado e se for acompanhado com uma fatia de bolo de mel melhor ainda.
    Por aqui tal como tu Manuela, já estou em modo de Natal há um mês, à que preparar as ofertas com antecedência.
    Como sempre as fotos estão um mimo, Parabéns pela criatividade.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  9. Não há quem possa rejeitar um cházinho de Lúcia Lima. Aconchega qualquer estômago e alma! E assim, seco dura que dura. Ainda há poucos dias usei folhas de louro que me enviaste há quase dois anos!! beijinho, Manuela, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Há alguns anos havia uma pequena árvore de Lúcia Lima no quintal da mãe. Todas as vizinhas sabiam que quando fosse necessário, a porta estava sempre aberta para levarem um ramo de chá verdinho para casa. Entretanto a árvore secou. Nunca mais bebi chá sem ter de comprar, e gosto tanto de chá....

    ResponderEliminar
  11. Já não venho aqui há algum tempo. Tenho de me actualizar :) Tenho Lúcia Lima no meu quintal e adoro. Ficou-me a apetecer um cházinho. Acho que vou fazer um para me aquecer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Olá Manuela,
    Venho agradecer e retribuir os comentários assíduos e sempre positivos no meu Blogue.
    Votos de uma boa semana com uma gostosa chávena de chá.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  13. Eu confesso que não gosto nada de chá!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. Não gosto muito de chá.
    Na casa dos meus pais só bebia chá quando estava doente.
    Do lúcia lima, nunca tinha ouvido falar. Com seu post fiquei conhecendo suas virtudes terapêuticas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  15. Hallo Manuela,
    die Teekanne ist zauberhaft. Ein wahres Schmuckstück.
    Ganz liebe Grüße,
    Christine

    ResponderEliminar
  16. Bom dia Manuela :)
    Parece me uma boa opção de chá para ser partilhado neste Natal .
    Digestivo e calmante ......muitas vezes é disso que precisamos .
    Gostei muito dos cestos e cadeira em vime ,lembra a minha ilha
    Tenha um dia feliz
    Lulu

    ResponderEliminar
  17. Olá Manuela,

    Sempre me surpreendo com sua criatividade de usar produtos do seu jardim para presentear os amigos. Uma xícara de chá quentinho é tão bom, quando sabemos a origem e que foram carinhosamente embalados fica ainda mais gostoso!
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Por acaso aqui está algo que faz um chá que me agrada muito. Beijinho. 😊😊

    ResponderEliminar
  19. Adoro chá , é mesmo uma perdição e o chá de Lucia Lima traz-me memórias muito bonitas , era o chá que a minha avó mais usava e é inevitável não associar esse chá à minha avó :))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que linda idéia para presentear! Adorei!

    ResponderEliminar
  21. Belos mimos, Manuela, aquelas porções de carinho que serão lembradas a cada xícara! Não conheço essa planta, tentarei encontrar por aqui. Beijo e ótima semana!

    ResponderEliminar