sábado, 7 de fevereiro de 2015

à minha maneira...

     Olá!

     Neste sábado de Fevereiro, com muito frio e sol à mistura, entre os afazeres familiares, foi dia de tratar das plantas e da horta. As primeiras flores fizeram brilharete num dia em que o dress code foram as várias tonalidades da cor púrpura, para sublimar o verde da natureza...

      Num dia quase, quase Primaveril!






     A meio da manhã uma pausa para retemperar energias, com pormenores que marcam a diferença, sem gastar muito, apenas tempo e dedicação. 






     As flores vieram da horta (sim, na minha horta também tenho flores! Manias, essa é que é essa...), e juntamente com os frascos de vidro deram lugar a uma composição simples e alegre.
      Depois bastou juntar uma mão cheia de mirtilos!  Quem me conhece sabe o quanto sou apreciadora de mirtilos. ver AQUI






       As flores foram colocadas em frascos de vidro, que aproveito, e aos quais depois dou diversos usos: desde castiçais, jarras...





     Li algures por aí, que a tendência actual está na mistura de padrões, cores e texturas... mas depois também li que afinal a tendência são as tonalidades monocromáticas, o tom sobre tom. Ora isto baralha-me, deixa-me confusa!! Afinal não será melhor criarmos o nosso próprio estilo?! Muitas das leitoras deste espaço " maniento" são verdadeiras "experts" nestes assuntos, por isso esclareçam-me por favor!!
     Por cá, a natureza é teimosa, aposta sempre no tom sobre tom, mas sempre com tendência para convergir no verde das plantas, no azul do céu, e hoje na tonalidade púrpura, presente nos mirtilos, no sumo dos mesmos, no tabuleiro e nos guardanapos...






     Bom fim de semana para todos, com muito sol e vontade de o saber aproveitar!






     Um abraço,

     Manuela.

   


66 comentários:

  1. Un día muy soleado también en Mallorca ayer pésimo y muy frío.
    Uauhhhh preciosa imágenes de estas bonitas flores en estos frascos de cristal tan finos.
    Hay que aprovechar los días en que se asoma el sol,es tan agradable.
    Besos de las dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hay que los aprovechar! Gracias chicas:)
      Besos para las dos.

      Eliminar
  2. Que privilégio Manuela ter estas flores em pleno inverno!
    Casó terei flores no jardim na primavera,tulipas e jacintos!
    As imagens estão lindissimas ,moras no paraiso,beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Manuela.

    Adoro as flores, são lindas! E os mirtilos, podia mandar uns para aqui que os comia de muito bom grado ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que bonitas fotos Manuela y la ambientación, las copas divinas, por aqui deseando que llegue la primavera también
    Saludos

    ResponderEliminar
  5. oi Manu, que coisa mais linda estas imagens, um colírio
    para nossos olhinhos!!

    bju bju
    ana

    ResponderEliminar
  6. Manuela querida, tua delicadeza e bom gosto encantam e fazem brilhar nossos olhos, que maravilha de fotos, que encanto na mesa, amei demais e sempre é assim quando passo por aqui, cuidas sempre dos detalhes que refinam os momento, és uma inspiração para mim. Parabéns e obrigada pelo carinho, bjinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Eva! É sempre um prazer enorme recebê-la por aqui:)
      Beijinho

      Eliminar
  7. Dearest Manuela,
    Your very OWN STYLE is always the very best!
    That's at least what I too adhere too.
    You created lovely photos and those flowers in the different bottles look stunning; so do your blueberries.
    Hugs,
    Mariette

    ResponderEliminar
  8. Unas fotos fantásticas Manuela, me encantan, adoro los arándanos los tomo todas las noches con yogurt, aunque no son frescos sino desidratados, un abrazo desde Jerez

    Marina

    ResponderEliminar
  9. Bom Dia Manuelita
    Hoje um dos raros domingos em casa ,é altura de estar aqui no sofá e inspirar me na paz do seu cantinho .
    Não sei se é tendencia ou não os monocromaticos ,o que sei é que neste seu jardim tudo se conjuga com naturalidade .
    Bom Domingo com muita PAZ
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  10. Oi Manuela,
    Que privilégio ter uma paisagem dessas em sua própria casa!
    Linda a cor das flores, adorei também os guardanapos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. ¡Nos encanta esta composición de vidrio y flores, Manuela! Como siempre, tienes un gusto y una sensibilidad especial a la hora de agrupar objetos con belleza.

    Un beso enorme de las dos

    J&Y

    ResponderEliminar
  12. Manuela, que lindas imagens. Quase me fazem esquecer o frio que aqui está.
    Essas cores, flores, luz e paisagem já cheiram a Primavera. Lindas combinações!
    Beijinhos e uma boa semana:)

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Manuela,

    Sumo de mirtilo caseiro? Receitinha quer partilhá-la???
    Gosto muito destes tons rosa/roxos... e este fim-de-semana teve um tempinho muito bom para se desfrutar do campo, como a Manuela disse até parece um cheirinho a Primavera :-)
    As flores nos frascos de vidro dão logo um charme diferente...

    Beijinhos grandes minha querida vizinha*** Desejos de uma boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, fica prometida a receita. Depois faço um post sobre isso:)
      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Bom dia Manuela, que bom voltar a ser visita em sua casa...Obrigada por continuar a brindar-nos com imagens e sentires onde a elegância se mistura com sabores sensações e emoções...!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  15. Oh...tão giro :)
    Adoro tanto esta sua forma de viver.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá minha querida Manuela,
    O que interessam as tendências neste belo cantinho? O seu bom gosto e dedicação a este espaço superam qualquer tendência.
    As fotos são lindas, cheias de vida e iluminadas pela fantástica paisagem desse seu retiro.
    Um grande beijinho e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, é uma querida! Um abraço para si e para os Tesourinhos.

      Eliminar
  17. Me encantan las flores en botellas de cristal , y así agrupadas quedan preciosas !!!
    Besos y una buena semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim tambien me gustam estas botellas de cristal:) Gracias, besos.

      Eliminar
  18. As flores estão lindíssimas. Adorei também a forma como arrumou a mesa, tudo muito alegre e delicado!
    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Manuela, querida, eu sempre fui meio rebelde e avessa a rótulos, ditames, regras que eu não entendo e por aí vai. Mas também sou esperta: o xadrez é moda, aí é que uso mais aquela roupa xadrez que eu gosto e que já usava mesmo. Mas acho que a pessoa é a pessoa e a casa é a casa da pessoa! E casa tem de ter cara que alguém nela habita, casa é para os moradores e não para só virar foto num porta-retratos ou sei lá onde! Se uma hora quer misturar, misture! Se quer monocromia, que seja! Agora: a equação tem de terminar em beleza (como beleza é subjetiva tem que terminar atingindo o que achamos que é o belo), caso contrário não tem graça! A vida já é complicada ou nós que a fazemos ser assim, mas também podemos colocar flores nos jarros, pegar uma manta colorida, marcar e comparecer a uma audiência com nós mesmas (não vale atrasar e esquecer do encontro marcado na hora e dia que quiser ou nem marque, seja como o barquinho num mar revolto e não brigue com ele) e ser feliz! Eu amo tudo o que você faz por aí e hoje fiquei aqui embevecida vendo sua bandeja, guardanapos tudo do mesmo padrão e tudo combinando com o colorido das flores e das frutas: tudo lindo, tudo Manuela. Beijinhos, Tereza M>

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza, os seus comentários são verdadeira escola da vida!! De quem sabe valorizar o que é de facto importante... Sabe, eu também acho que a casa tem de ter a cara de quem nela habita , como dizia Carlos Drummond de Andrade! E eu tenho sorte de ter uma familia que valoriza os pequenos detalhes, e que são óptimos companheiros em tudo aquilo que faço... Obrigada pela sua delicadeza, foi um prazer enorme conhecê-la! Um xi-coração.

      Eliminar
  20. Querida Manuela que fotografias mais bonitas. Que inspiração que nos traz com estas imagens, obrigada!
    Essas flores são lindas e esses mirtilos parecem mesmo apetitosos, uhmm já os estou a imaginar nos meus pequenos almoços:))
    Beijinho grande e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, que bom!
      Compre mirtilos e faça uns pequenos almoços diferenciados:) Bom Domingo, bjinho.

      Eliminar
  21. Sempre tão inspirador por aqui, parabéns.

    ResponderEliminar
  22. Gosto muito, Manuela, do pormenor dos vários vasos improvisados, com as flores! As cores de todo o conjunto também estão lindas, bem a remeter a frutos vermelhos! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val!! Tenho uma colecção enorme destes frascos de vidro, e de vez em quando vêm a calhar:):) Beijinhos

      Eliminar
  23. Que imagens lindas, amei tudo por aqui. Passe lá no meu blog, está acontecendo um sorteio bem legal.
    Bjos!

    http://www.studioartecasa.com.br/2015/01/sorteio-de-4-anos-do-blog-art-casa.html

    ResponderEliminar
  24. Por mim, estou contigo: prefiro as consonâncias às dissonâncias! E que a prova está nessa mesa tão harmoniosa. Mirtilos? Hmmm, dariam um bela compota, que delícia! Mas acho que compota nenhuma supera - ou sequer igual - uma certa especialidade de tangerina...:) É a MELHOR compota que já comi na vida. Tenho-me literalmente regalado.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miú, um destes dias dou a provar as de laranja!! Beijinhos

      Eliminar
  25. A tua maneira, qualquer recanto fica lindo. Como sempre a decoração da mesa está muito criativa e simples. As vistas que tens na tua quinta são maravilhosas. Beijinhos. Evelyne.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por aqui:):) Bom sinal! Beijinhos querida.

      Eliminar
  26. Coisas simples e básicas nas tuas mãos ganham vida.. Como sempre lindas as fotos.
    Bom restinho de semana
    Pinta

    ResponderEliminar
  27. Adorei a composição! As flores são lindas e ficam lindamente nesses frascos :)

    Beijinhos,
    Carolina

    ResponderEliminar
  28. Maravilhoso*
    http://mypreciouspace.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Suas imagens são lindas!!! Tendencias legal, mas usar o que temos e seguir o nosso coração, com simplicidade, conseguimos fazer coisas lindas.Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida:) Obrigada por passar por aqui! Beijinho

      Eliminar
  30. Que bom que é deixar a natureza marcar a tendência! Ela é a detentora de toda a beleza e sabedoria, daí nunca haver erro quando se trata de a seguir. Essa paisagem, esse verde, esse azul, esse sol, esses guardanapos, esses mirtilos... tudo me arranca suspiros. E arranca-me essa vontade de aproveitar as coisas boas da vida. Como plantar esta semana o arbusto que nos dará mirtilos! Acho que é um fruto lindo, mas... não lhe conheço o gosto! E estou ansiosa. O mais engraçado é que me disseram que eu tenho no meu terreno um arbusto que é provável ser uma qualidade rústica dos primeiros mirtilos existentes. Que emoção! Tenho de averiguar essa informação que, a ser verdadeira, me permitirá ter um arbusto a manter e a mimar. A natureza é esplendorosa. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que tem um esses arbustos?! Depois diga-me se facto são mirtilos!
      Vai adorar os mirtilos! O seu cultivo não requer cuidados especiais, a não ser proteger por causa dos pássaros,,, Eu utilizo uma rede fininha.
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Fica prometido, Manuela. Mas se calhar ainda vai demorar o seu tempo porque, a avaliar pelas fotos que tenho, só darão fruto lá para o próximo outono. Até lá, terei de ficar atenta à floração e ao comportamento dos pássaros, factores que determinarão uma resposta mais conclusiva. E fica também a sua dica para proteger o arbusto que plantei. É que quero mesmo provar mirtilos sem que para isso tenha de pagar um preço proibitivo acompanhado dos respectivo químicos. Beijinhos.

      Eliminar
  31. Com tanta natureza em redor a ideia do vidro tranparente só fez brilhar ainda mais!! :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  32. Que linda paisagem!
    Adoro as flores e os mirtilos :) Estão mesmo bonitos!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar