domingo, 30 de novembro de 2014

Biscoitos de chocolate!


     O prometido é devido!  Esta é uma proposta de deixar água na boca, e que pode servir para presentear toda a família e amigos.   Vamos deixar de lado coisas complicadas, gastos excessivos com os quais o Natal nada tem a ver, juntar a família, e fazer biscoitos de chocolate com amêndoa... Se tem crianças em casa, escolha um dia e deixe-as desfrutar deste momento. Com uma confecção caseira, sem necessidade de ligar o forno, e uma apresentação cuidada não há quem resista!

     Querem ver?

 


Não podia ser maís simples:
*Chocolate de culinária ( em barra ou pedaços, de preferência de boa qualidade), amêndoa,  e papel vegetal de uso culinário. 

     1/ 400 gr de chocolate



     2/ 200 gr de amêndoa



     3/ Levar a amêndoa ao forno previamente aquecido a 180º, e torrar ligeiramente (este processo é muito rápido, pelo que se torna imperioso estar atento, uma vez que a amêndoa queima rapidamente. Por norma deixo no forno cerca de 3 minutos).





     4/ Derreter o chocolate em banho maria.



     5/ Colocar a amêndoa torrada em recipiente de vidro, e juntar o chocolate derretido.




     7/ Envolver bem.




     8/  Colocar uma folha de papel vegetal de culinária num tabuleiro (rolos à venda em qualquer superficie comercial), e verter pequenos montinhos do preparado em cima do papel. Para cada bolacha, uma colher de sopa mal cheia.



     9/ Levar ao frigorifico... Fácil!



     Atenção especial: Estes são momentos para partilhar em familia!





     De vez em quando também é tempo de reunir familia e amigos, e por esse motivo as bolachinhas de chocolate deram o mote para um lanche diferente!
    








    
     Uma receita-base simples com alguma imaginação pelo meio, são suficientes para criar momentos especiais e presentes únicos! Coloque as bolachinhas em frascos de vidro, caixas ou apenas embrulhadas de forma original e ofereça neste Natal a pessoas muito especiais... De preferência, confeccione apenas nas vésperas de Natal.



     Por mais simples que seja o presente, dedique alguma atenção à forma como o embrulha, porque é muito simples surpreender as pessoas de quem gostamos. Não há duvida de que tenho uma relação especial com estas minhas manias...

     Um bom fim de semana para todos!

     Manuela

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Presentes sustentáveis!

     Olá!


      Hoje por aqui damos inicio a um sem número de "manias" natalícias! Para quem gosta de viver a época de festa que se aproxima existem pequenos hábitos instituídos que podem fazer a diferença... Encontrar os objectos e as peças certas para presentear aqueles de quem gostamos, nem sempre se revela tarefa fácil.   Por isso, vamos cuidar com minúcia de todos os pormenores, atempadamente, para que no final tudo espelhe a nossa imagem e uma forma de estar que se pretende genuína... 

     À semelhança dos anos anteriores, tudo aquilo que irá compor os tradicionais cabazes de Natal, já começou a ser preparado. As mesas vão-se enchendo de ideias, e lá fora os cestos começam a ser pintados, para depois se encherem de surpresas e iguarias.

Vamos ver...







      Doces, compotas, biscoitos, chocolates, marmelada e pequenos sacos de chá colhido aqui na quinta.
     A fruta veio directamente da horta, e foi dando lugar a compotas várias. Até ao Natal, muitas outras ainda surgirão: de kiwi, laranja e tangerina, frutos silvestres... Conforme as frutas forem amadurecendo.






     Com a ajuda dos mais novos, o chá foi devidamente armazenado em sacos próprios, e depois colocado dentro de sacos de papel alusivos à época que se avizinha...






     Algumas compotas também já estão devidamente rotuladas- os rótulos estão disponíveis na internet, basta personalizar e posteriormente mandar imprimir em papel autocolante. Fácil e barato... Experimentem fazer os vossos.
Uma excelente forma de aproveitar as frutas da época e poder saboreá-las ao longo de todo o ano é transformá-las em doces e compotas. Para que tudo resulte na perfeição, vou fazendo as compotas à medida que vou colhendo as frutas.






     Este ano, e para aproveitar as nozes, apostei na marmelada com noz. Excelente para acompanhar com queijos!






   As tigelas da marmelada, foram escolhidas a pensar num Natal em tonalidades fortes... Os cabazes estão a ser pintados de branco, para que posteriormente os seus destinatários lhes possam dar nova utilidade.






     Este ano, fiz argolas de guardanapos para dar cor aos muitos jantares e reuniões de Natal que sempre acabam por acontecer! Estas argolas têm a particularidade de poder ser usadas não só nos guardanapos, mas também em composições natalícias,  decorações de  mesas, em castiçais... 






   Alguns sacos de papel, contêm chá, e outros  biscoitos  para os mais pequenos!






       Detalhes das mesas...






     Este ano reservei uma salinha, com mesas, onde coloquei tudo aquilo que por aqui se vai fazendo, até chegar a altura de preparar os cabazes! E o engraçado, é que as visitas vão sempre lá espreitar...






     As argolas de guardanapos vão também fazer parte de alguns dos cabazes. Uma ideia gira, que vocês podem aproveitar...Neste caso, foram entrelaçadas bolas de azevinho e pequenas pinhas à volta de heras. Mas existem tantas possibilidades! Para já, estas têm destinatária!! 






      Uma outra novidade para os meus cabazes de Natal, vão ser estas bolachas de chocolate com amêndoa torrada! Muito fáceis, rápidas de fazer e deliciosas...a verdadeira tentação do chocolate e da amêndoa crocante!Se alguém quiser fazer é só dizer que terei todo o gosto em ensinar! Todavia, gosto de as fazer apenas uma semana antes do Natal. Depois irão também dentro de saquinhos de papel coloridos. Estas foram feitas para acompanhar o chá deste dia chuvoso !! 






     Mais detalhes...






     Mais tigelas de marmelada em tonalidades suaves para oferecer às avós...






     São apenas algumas sugestões do muito que pode ser feito em casa, para aliviar o stress em que se costuma traduzir a corrida desenfreada às lojas para compras de última hora. Manias...




 



     Entretanto, irei mostrando por aqui mais sugestões para alegrar estes dias que antecedem o Natal. Enquanto isso, já dou por mim algo inquieta e com vontade de fazer as árvores de Natal! E vocês?!







    Uma boa semana para todos!




    Recado para uma amiga do blog, a Maria João: espero que as argolas vão a tempo de inaugurar a sua nova casa!





     Um abraço!

     Manuela.