domingo, 28 de setembro de 2014

Compota de uvas...

      Olá,

    Hoje dei por mim a pensar que tinha de responder ao desafio da Joana, autora do blog A Comida da Vizinha, como forma de retribuir a gentileza que ela sempre deixa transparecer nos seus comentários aqui no Cem Manias.(http://acomidadavizinha.blogspot.pt/2014/09/nunca-recuso-um-desafio-1.html)
    Sentei-me confortavelmente e depois respondi da forma mais simples que sabia... 
    Enquanto isso, e porque as tardes de Outono ainda são um convite ao dolce far niente, deixei-me embalar pela brisa que corre por entre as árvores, naquilo a que também se podia chamar de "doce preguiçar"...








     A variedade de sabores a adicionar a uma chávena de chá é ilimitada!! Desde as tradicionais torradas, bolos e compotas, existem inúmeras combinações que ficam ao critério de cada um... Por cá, foi dia de associar à chávena de chá tostas com compota de uva.






     A união da compota ao chá, foi ganhando terreno nas tardes passadas no campo, numa combinação que faz os sentidos vibrar... A compota de uva com um sabor intenso e um aroma campestre é inconfundível!





   
     Nada ultrapassa uma boa compota feita em casa com fruta fresca, com adição de pouco açucar, e consumida à temperatura ambiente... Servida com fatias de pão integral, com pão escuro, ou simplesmente barrada em tostas...







 Vamos então às questões colocadas pela Joaninha ,autora do blog "A comida da vizinha" a quem costumo carinhosamente de apelidar de "vizinha"...
                           

1- Diz 2 objectivos que tenhas a curto prazo?
a) Ser mais tolerante com os narizes empinados desta vida!
b) Conseguir contar até 20 antes de lhes dizer o que penso...

2- Qual a música da tua vida?
A música sempre foi uma constante na minha vida, mas o riso das minhas crianças foi sempre  a melhor música para os meus ouvidos!!

3- Já conheceste alguém da blogosfera? Repetirias?
Já! Certamente que repetiria e irei repetir...Pessoas adoráveis e que corresponderam exactamente aquilo que deixam transparecer nos seus blogs.

4- Qual o animal que mais gostas e porquê?
O cão é sem dúvida o meu eleito!

5- Se pudesses voltar atrás no tempo a saberes o que sabes hoje, farias tudo igual? Desenvolve!
Faria tudo exactamente da mesma forma: iria aos mesmos sítios, faria as mesmas coisas e amaria as mesmas pessoas! Gosto de mim como sou, com os meus defeitos e virtudes, e o que sou depende exactamente de tudo o que fiz até aqui!

BLOGS NOMEADOS:
E agora Joaninha, tenho mesmo de nomear outros blogs? Então cá vai:

1/ evelyne-home-interiors.blogspot.pt
2/http://www.arteemanha.net/
3/vickys-home.blogspot.com
4/http://decosurvintage.blogspot.pt/
5/http://acasadasmius.blogspot.pt/


Um abraço, boa semana!


Manuela




quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Café sempre à mão!

     Olá!

    De tempos a tempos e com a mudança das estações, sou apreciadora de ambientes simples e confortáveis, mas que não impliquem transformações irreversíveis!  Ligeiras alterações aqui e acolá, pequenas mudanças, como reposicionar determinados objectos, variar a cor, enfim criar ambientes acolhedores, são soluções ao alcance de todos.
      No campo, e porque o tempo que aqui passo é gratuito, permito-me fazer isso mesmo, transformar os espaços em simples zonas de convívio e que vão de encontro ao lema de que tanto gosto: ter a porta sempre aberta e pronta para receber!
     Dependendo do sitio onde se fazem as refeições, deixo sempre um aparador preparado para quem chega de repente e gosta de tomar um café na nossa companhia. Objectos e detalhes que podem fazer a diferença, conferindo um ar alegre e descontraído à casa...








     Uma atmosfera campestre que enche as medidas de uma família, que um dia decidiu procurar um retiro de fim-de-semana que fosse suficientemente perto da cidade, para que não se tornasse um incómodo... A prioridade principal era ser um espaço simples, onde todos se sentissem à vontade, e que permitisse usufruir da casa durante todo o ano e da natureza em pleno. As mesas tinham e têm de estar sempre postas...






     Por ora, resolvi celebrar o Outono com a cor azul, para um espaço que se pretende descontraído. Neste aparador, o branco deu lugar ao azul... e a hora do café surge naturalmente despretensiosa. Manias... Um cesto cheio de chávenas, um cesto cheio de pratos, uma mão cheia de ideias simples para levar a cabo aí em casa!






     Valeu a sugestão? É que o tempo que dedicamos aos outros é sempre pouco, por isso há que torná-lo sempre num momento especial! Há quem chame a esta forma de estar uma questão de estilo! Eu chamo-lhe "manias"... as minhas, iguais às de tanta gente!



    Um abraço!

   Manuela

sábado, 20 de setembro de 2014

Desafio...

         Olá!


       Com o aproximar da nova estação, a vontade de tornar tudo mais acolhedor começa a ganhar novo sentido. Nas cozinhas, o aroma das compotas acabadas de fazer convidam a lanches diferentes... Inspiradas nos tradicionais frascos de compotas, encontrei umas velas aromáticas que são nem mais nem menos, o mimo aqui do Cem Manias, para premiar a gentil cedência de uma receita deliciosa por uma leitora deste blog, -ver aqui http://cemmanias.blogspot.pt/2014/05/mimos-e-peras.html, que participou no desafio então lançado! 

       
        São para si  Lisete! Quer ver?






     Estas velas aromáticas, são as mais indicadas para as cozinhas, uma vez que o seu aroma é ligeiramente frutado. 






     Criam um ambiente agradável, e proporcionam uma iluminação suave e acolhedora para os dias de Outono que se avizinham...






   Vale tudo para conseguir ambientes acolhedores...







     Estas velas, muito simples, permitem criar pontos de luz muito suaves ... Encontrei-as na loja VIVA, e apenas substituí a fita que traziam em volta, colocando o fio que se vê nas imagens, manias... 




         
     Também podemos criar com elas uma composição simpática na mesa da cozinha: basta encher uma fruteira com kiwis e colocar discretamente a vela aromática de kiwi ao lado, ou a de ananás ao lado de um ananás etc... Fiz uma dessas composições na minha cozinha, que depois irei mostrar...





     Espero que tenha gostado Lisete! Pelo menos tanto quanto nós gostamos da sua tarte de pêra! Agora é só enviar-me o seu endereço para o email que indico infra, e dentro de dias estas velas chegarão à sua casa! 






     Nota:    manuelacarvalho.2013@gmail.com

Para as outras leitoras que também participaram neste desafio, entre elas, a Joana (http://acomidadavizinha.blogspot.pt/ ), a Maria João (http://koisasdaminhacasa.blogspot.pt/ ), e a Lulu  walkingonsunshinefnc.blogspot.com ), fica mais uma vez o meu muito obrigada, e a promessa de que a seu tempo também irão receber mimos do Cem Manias, os quais já estão a ser preparados!


      E agora sim, desejo a todos um excelente fim de semana!
      Um abraço!

       Manuela