quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sete Fontes

      Olá!

     Percorrer a Ilha de S. Jorge, é um permanente itinerário de descoberta. Ano após ano, encontramos sempre algo diferente que nos faz voltar para reencontrar a serenidade necessária para enfrentar mais um ano de trabalho. O mar azul, as aldeias cheias de flores alinhadas à beira mar ou no alto das falésias, as Fajãs de uma beleza surpreendente e a tranquilidade dos espaços verdes, fazem com que as férias sejam também passadas em estreita intimidade com a natureza. 

     No passada segunda-feira, foi dia de desfrutar do ar puro da montanha... Falo do Parque  Florestal das Sete Fontes, situado na freguesia de Rosais, Concelho de Velas, Açores. Esta reserva ocupa 12 hectares de grande beleza e diversidade natural, e alberga variadas espécies de fauna e flora, funcionando também como viveiro para criação de plantas, que depois vão para outros locais do Arquipélago dos Açores.

   
     Fomos até lá... Mas antes ainda houve tempo para os mais novos partirem da casa da avó à descoberta de novas aventuras!





    À chegada às Sete Fontes, enormes pastos biológicos, onde as vacas leiteiras se alimentam e respiram o ar puro da ilha ao sabor da Natureza, esperavam por nós! 






     O leite proveniente destes pastos biológicos, o mais puro leite Açoriano, é devidamente armazenado em bilhas. Em tempo de férias é este o leite servido à mesa do pequeno almoço...




     E cá está o parque das Sete Fontes...






     Neste parque natural, há uma diversidade enorme de locais que permite aos visitantes desfrutar do ar puro da montanha...







     Existem inúmeras infra-estruturas de apoio para momentos de lazer em contacto com a Natureza...



     Cozinha rural típica de São Jorge, que os visitantes podem utilizar....






          Recintos de merenda com churrasqueira e fornos a lenha...





     Mesas para piquenique, de pedra e alvenaria...







     
     E a pensar nos mais pequenos, foi criado um recinto de recreio infantil! Um parque verdadeiramente encantador, onde o único ruído que se ouve é o dos pássaros  a cantar e o dos risos das crianças...



     Para a menina e para o menino!!









      E no final do dia muitas flores para mim! Por mais um ano de existência... 







   Um abraço!

   Manuela

sábado, 16 de agosto de 2014

Poça dos Frades...

  Olá!


   O clima marítimo dos Açores, com temperaturas amenas, tem nos permitido desfrutar de dias intensos no Mar...
   Hoje mostro um dos locais onde estive com a minha gente, a Poça dos Frades! A formação geológica nesta zona, criou aqui uma das zonas balneares mais procuradas na Ilha de S.Jorge. Resultantes das lavas que escorreram das serras do interior da ilha, resguarda entre os rochedos pequenas praias, que são autênticas piscinas naturais!

     Querem ver?





     Um verdadeiro paraíso no meio do Atlântico, onde o mar azul é procurado por baleias e golfinhos que fazem as delicias dos visitantes! 




      A temperatura do mar dos Açores, temperado pela corrente do Golfo, convida a um mergulho constante...




     Por mim, ainda vou ficar com a minha gente durante algum tempo... Fiquem por aqui também!



      Um abraço!

      Manuela.