domingo, 25 de maio de 2014

Nós e a avó...

     Olá!

     Quando a avó nos vem visitar, gosta de tomar café no jardim, que nesta altura se converte na principal "área social da casa"... Abrange uma irreverente zona de plantas verdes, alinhada, ou melhor, desalinhada, com imensas árvores que perfazem a harmonia desta casinha de campo...

       Foi assim que recebemos a avó, num ambiente resguardado para estar em família...





    A avó gosta de caixas, de caixinhas e afins, tal como eu...e gosta de envolver-se no encanto de ambientes rústicos, a que eu junto detalhes pessoais e mais citadinos... Hoje rodeada de plantas, de flores e de caixas...as tradicionais caixinhas de chá Harrods, que hoje serviram de porta guardanapos e de açucareiro...Se tem aí por casa, dê-lhes novo uso com um pouco de imaginação, para os mais variados fins!!





     Privilegiou-se a simplicidade e a serenidade, nos objectos e nas cores... Reutilizar caixas e caixinhas, é o lema da avó!! E o meu...
     Sugestões inspiradoras para vivermos estes dias de Primavera!  A avó gosta de receber aquilo a que ela chama "os bons fluidos do ar do campo"!! E nós também! 





      A avó gosta de flores... cortadas ou em vasos! Chegada a Primavera, ela enche a casa de cor e aromas... Flores por todo o lado!! Aprendi isto com ela...




   
     A avó, gosta de contar histórias! Conta, reconta e volta a contar... E obriga-nos a escutar, atentos, como se da primeira vez se tratasse...






         Depois elogia o prato para os bolinhos! Eu explico que foi criado com a junção de duas chávenas e dois pratos, colados com cola de porcelana : simples! A avó gosta destes mimos!! E nós gostamos dela!





           Numa outra mesinha, foi colocado um tabuleiro com mais algumas chávenas e pratos, para o caso de alguém se querer vir juntar às histórias da avó...
 




     Espero que tenham gostado de estar comigo e com a avó! A avó, é avó dos mais pequenos. Mas todos lhe chamamos avó... Ela gosta! E nós também!
     Uma boa semana para todos!
      Um abraço!


  Nota: O desafio das pêras continua! Logo que possível haverá mais pêras aqui no Cem Manias!!! Valeu?

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Em sintonia com a natureza...

     Olá!



   Hoje quero mostrar-vos os presentes que recebi da Moinho do Rei, - www.moinhodorei.com/ - na sequência do passatempo lançado pela arquitecta paisagística, a Teresa Chambel, autora do conhecido blog Um Jardim para cuidar.

     A Moinho do Rei, é uma marca portuguesa ( o que é nacional é bom!!) que comercializa cabazes de legumes e frutas biológicas, e ainda artigos artesanais ecológicos, elaborados de forma manual, feitos com desperdícios naturais, e madeiras resultantes das sobras das podas. Duas irmãs, a Teresa e a Isabel, dedicam-se a este projecto encantador, completamente diferente das suas áreas de formação académica, e com total garantia de sustentabilidade. Para elas, e para a Teresa Chambel, vão o meu muito obrigada!
   Os presentes recebidos, foram colocados na minha horta...

   Uma floreira para colocar as ervas aromáticas, que certamente vai ficar muito bonita na minha varanda, ou na cozinha...  Já estou a providenciar pelas aromáticas!




     E uma encantadora casinha de madeira para pássaros!!




     Foi colocada no cimo de uma macieira, para deste modo ficar mais protegida, e os pássaros sentirem-se tranquilos para entrar. No interior, as manas Teresa e Isabel, desenharam uma pequena cavidade redonda, penso que para os pássaros fazerem o ninho... Não deixem de visitar o site da Moinho do Rei, tem outros objectos artesanais, lindos e originais!




     A minha horta é um local aberto, recebe sol o dia todo, e sendo suficientemente abrigada e protegida de ventos fortes, facilita o cultivo dos produtos. Por agora está assim...




        Legumes colhidos directamente da horta para a mesa!! Seguindo um pouco a filosofia da Moinho do Rei, resolvi aproveitar as caixas de morangos. Pintei com tinta spray, e agora utilizo-as para transportar os legumes para a cozinha!!




   Cultivar frutos e legumes torna-se numa tarefa agradável, porque estamos sempre a aprender, há sempre variedades novas para cultivar. E envolver os mais novos nestas tarefas é ainda mais gratificante!! 





      O fácil acesso a torneiras, e bombas manuais de rega ajuda todo este processo.




     Alfaces e ervilhas...




      Cenouras, e até flores.. que se tingiram de vermelho!!




     Couves e feijão verde.




     Favas e abóboras.




     Tomates e mais variedades de feijão.




     Mais...




      Maças e beterraba...




      E muitas coisas mais!




       Mais detalhes...




     Um abraço!

     E se vive em Lisboa, Coimbra e Condeixa, pode sempre encomendar cabazes de legumes e frutas biológicas na Moinho do Rei! Fazem entregas ao domicilio. Por mim, fiquei fã!!