sábado, 28 de junho de 2014

Hortênsias...



     Olá!

     Em homenagem às minhas leitoras simpáticas, hoje abro o portão e convido a entrar... Uma sinfonia de cores, notabilizando a arte de viver no campo em equilíbrio perfeito com a natureza, num brinde às minhas hortênsias, que são para mim, sinónimo do verdadeiro glamour, elegância e distinção a custo zero! Sim, porque por aqui, elas crescem ao sabor da natureza, e vão-se espalhando por todo o lado, querem ver?





     Há uns anos atrás foram plantadas por nós, e sem qualquer rigor ou técnica paisagística,  foram crescendo e tomando conta de espaços cada vez maiores!




     Com tonalidades suaves, rapidamente se tornaram num elemento decorativo deste espaço...




     Vistas de perto transmitem aquilo a que chamo a boa energia da cor! Um refúgio deveras colorido...




     Em detalhe....
          



     Uma dádiva da natureza que hoje vai tornar a minha casa mais acolhedora....




      E à medida que vamos caminhando, vão surgindo mais e mais...




     Por aqui o projecto de vida é de inspiração naturalista, com entusiasmo, energia e muita dedicação à mistura...




      As hortênsias dão vivacidade e salpicam este espaço de cor e beleza, harmonizando todo o conjunto...




   Juntamente com as trepadeiras que cobrem os troncos das arvores e as paredes, protegem este espaço dos olhares alheios, conferindo mais privacidade...




     Foi precisa muita coragem para enfrentar o desafio de recuperar um espaço com muitos anos de uma existência esquecida... Durante todo esse tempo, os amigos reuniam-se por aqui! Entre risos e conversas tudo foi renascendo e hoje transformou-se num recanto de evasão vivido pela minha gente...




     Afinal, é preciso bem pouco para que a vida resulte maravilhosa!




     O passeio já vai longo, o cesto já vai cheio....




      Despidas de excessos e atavios assim são as minhas hortênsias! Um verdadeiro charme campestre e sem dúvida alguma um incentivo ao contacto com a natureza...




     Um bom fim de semana para todos!

      Manuela

76 comentários:

  1. Que lindas ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estou maravilhada com tanta beleza!!! Amo hortênsias, lembram a minha infância, que também tinha esses canteiros lindos. A minha mãe amava essa flor, juntos com as orquídeas que também eram a sua paixão. Me fez muito bem essas imagens.Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que lhe trouxe suaves recordações!! Beijinhos

      Eliminar
  3. as minhas pequerruchas estão confinadas a um vaso. essas companheiras têm muita liberdade, e fazem muita companhia umas às outras. é uma flor que gosto muito por isso as plantei. mesmo sendo um espaço pequeno, dá-me alguma cor à varanda. mais um passeio bem colorido Manuela. do rosa ao azul não tenho preferência, todas me agradam. desejo um bom domingo. florido, de preferência! um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos poucos a sua varanda vai transformar-se num jardim bem florido:):) Beijinhos Mia!

      Eliminar
  4. Manuela querida, anfitriã simpática=leitora simpática, esta é uma bela equação que resulta em momentos esplêndidos para todos! Eu já tinha intuído que nessa mistura de natureza indômita e ação humana várias flores iriam aparecer cada vez mais na sua quinta/chácara/sítio, mas não contava com tal profusão de matizes e belezas! A mim nada surpreende, pois eu mesmo insiro árvores frutíferas no meu jardim (fugindo ao design do paisagista/irmão agrônomo que no fundo me apóia em tudo, sempre) e tenho tido sucesso, pois já até recebi visitas de pássaros, nunca vistos por aqui, depois que plantei minha jabuticabeira com suas jabuticabinhas! Sua cesta cheia está linda e você bem poderia nos ter brindado com sua sombra e seu chapéu refletindo no chão/jardim/canteiro!!! Beijinhos, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terezina, fico aqui cheia de curiosidade de ver esse seu jardim!!! Fica aqui a promessa de num desses dias brindar as minhas leitoras não só com a minha sombra e do meu chapéu (como adivinhou?!) , mas com uma foto minha, ok? Um grande, grande xi-coração!!

      Eliminar
  5. Olá Manuela, é a 3a vez que vou escrever este comment, não estou no meu computador, só dá asneira, é o que é!
    As tuas hortênsias estão lindas. A minha mae que tinha o dedo super verde, conseguia tê-las lindas num apartamento. Dá-me a impressão que elas crescem bem em meio selvagem. No sul do Brasil há cidades em que elas estão em catadupa na beira das estradas, imagina a beleza do local. Adoro as últimas fotos em que aparece o cesto com a madeira usada por trás. Bjs e excelente domingo campestre!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val!! Ainda estou aqui a rever as fotos dessa toalha maravilhosa que inventaste!!!!
      Quanto às minhas hortênsias, acreditas que não lhes faço rigorosamente nada? Nem as rego, porque o terreno tem humidade q.b!! É só vê-las crescer e reproduzir!!! Neste momento tenho a casa cheia de hortênsias... Beijocas para ti!

      Eliminar
  6. Preciosa planta la hortensia es elegante y fina con unos colores tan delicados,pero no tenemos a nuestros patios les da mucho el sol y ella necesita sombra y humedad.
    Un post lleno de belleza.
    Besos
    Feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola chicas! Muchas gracias por vuestro comentario. Besitos dobles!

      Eliminar
  7. Que beleza querida Manuela ! que inveja das suas hortensias !! beijinhos e obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, muito obrigada! É sempre uma honra enorme receber a sua presença por aqui!
      Sabe, as minhas hortênsias precisavam dos seus conhecimentos e da sua mão:):) Um grande abraço!

      Eliminar
  8. Manuela, uma palavra apenas-
    Espetacular!
    Parabéns por esse espaço espetacular.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por "viajar" atá aqui e deixar o seu comentário simpático! Beijinhos!

      Eliminar
  9. Fantastic flowers and photos.

    My hydrangeas are just beginning to flower. I do hope they are as gorgeous as yours.

    ResponderEliminar
  10. Lindas!Gosto das trepadeiras(hera) assim,em espaços abertos a crescerem à vontade delas!Adoro!E como o mais simples pode ser motivo de Felicidade!
    Obrigada Manuela por "escancarar" o portão com tamanha beleza!
    Como é bom partilhar-mos!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, então não havia eu de"escancarar" o portão cá de casa para si?! É sempre tão bem vinda!! Beijinhos querida!

      Eliminar
  11. Adoro, adoro, adoro. Quando vivia na Madeira adorava passear pela serra e vê-las ao longo da estrada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, nos Açores também as hortênsias se vêm por todo o lado!! As minhas vieram de lá! Beijinho para si e para as pequeninas!

      Eliminar
  12. Oi, Manuela, vim aqui dizer neste meu segundo comentário que a Val tem razão e não só no Sul do Brasil elas crescem assim, no sudeste também. No Rio de Janeiro, nas cidades serranas de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo elas dão muitas flores, ao longo até das estradas: tudo muito lindo! Beijinhos, Tereza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que delicia Tereza!! Um dia vou ver essas belezas... Beijinhos!

      Eliminar
  13. Lindo Post ,gostei muito de conhecer esses cantinhos todos ,as Hortênsias são lindíssimas e alegram qualquer espaço.
    Cá em casa há um vaso com hortensias e está lindo também ,é pequeno mas alegra me a vista ;)
    Boa semana
    Ps Amanha vou conhecer alguém pessoalmente ;)
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, já sei que a Renata Sampaio esteve aí... E pelo que já vi, deve ter sido um encontro óptimo! Beijinhos grandes

      Eliminar
  14. Oh Manuela, estão tão lindas, as suas hortênsias! Um sonho mesmo. É engraçado, quando a Manuela me visita, lembra-se daquilo que um dia foi. Quando eu a visito, aspiro vir a ser o que a Manuela é. Por isso é que nos entendemos tão bem, eh eh. Um dia também vou ter hortênsias assim no meu terreno. São tão lindas, adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai sim Margarida!!! Se fosse mais perto, eu própria lhe oferecia as estacas para plantar aí!! Obrigada e um grande abraço!!

      Eliminar
  15. Que espetáculo, Manuela! Elas gostaram muito daí, estão cheias e lindas. Gosto muito de hortênsias, mas só tenho em versões secas. Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado:) Obrigada, e beiinhos grandes!

      Eliminar
  16. Beautiful hydrangeas Manuela! Lovely colours.

    Happy week,

    Madelief x

    ResponderEliminar
  17. Querida Manuela, de facto as hortênsias são maravilhosas, desde a gama de cores possível, até à forma. E como são fáceis! Crescem sem grandes cuidados e "pegam" facilmente.
    Estão nas minhas preferidas também.
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Miú, mais bonitas do que as minhas hortênsias, sós os seus GIRLY!!! O último que vi no Coelhinho Pompom -http://coelhinhopompom.blogspot.pt/- deixou-me encantada... Beijinhos

      Eliminar

  18. Ha estado un regalo el visitar tu bloc, te invito a visitar el mio y espero que te gusten las alfombras florales de Corpus christi asi como el original hotel que
    os he preparado y si te gusta me encantaria que si no eres seguidora te hagas ahora.
    Elracodeldetall.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. São uma flor linda. Eu tenho imensas no local onde trabalho :) Também apanho algumas para alegrarem a minha casa :) :)
    Que lindo recanto que tem! Um encanto!
    Uma boa semana e um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa!! sabia que ias gostar!! Beijinhos

      Eliminar
  20. Ola Manuela,
    wonderful, beautiful, fantastic!
    All my best
    Elisabeth

    ResponderEliminar
  21. Também gosto muito. Na minha casa da Serra da Estrela também as tenho em rosa, roxo, azul, branco, you name it, e também gosto de fazer ramos enormes que depois vão decorar a casa e a mesa de refeições do jardim, fica tão giro, adoro:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo giro Doyle! Fico contente por gostares... Beijinhos para ti e para o pequerrucho!

      Eliminar
  22. Cara Manuela,
    Que Lindo jardim, que Lindas hortênsias, que Lindo cesto!
    Beijinhos e Boa Semana!

    ResponderEliminar
  23. LINDAS as suas hortênsias, Manuela! E que inveja! As minhas continuam em greve. Já no ano passado não deram uma única flor. Bah! Deve ter sido um pé defeituoso que comprei... No horto, eram magníficas, com as flores em branco. Aqui no meu jardim, só dão folhas, ahahah!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá "maninha" segunda!! O problema das horênsias é que têm de estar em solo húmido, e não devem apanhar o sol do meio-dia ... isto foi o que aprendi com a senhora que me trata da horta! Beijocas!

      Eliminar
  24. Olá Manuela...

    Gosto muito de hortênsias... Uma flor bonita, uma flor grande, ideal para enfeites e para alegrar o nosso jardim e as nossas casas :-)
    Obrigada Manuela por nos abrir a porta de sua casa, do seu lindo jardim e nos presentear com estas bonitas fotos :-)

    Beijinhos e uma excelente semana***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha querida, obrigada! A próxima postagem vai ser com os seus deliciosos bolinhos de pêra! Beijinho

      Eliminar
  25. Oi Manuela, plantei várias por aqui para combinar com o nome da minha rua.
    Morreram todas e as que sobraram quem passava ia levando a muda.
    É que plantei para enfeirar a rua não deu muito certo. Mas amo essas plantas.
    As suas simplismente são lindas.
    Uma hora dessas vou tentar novamente e plantar tudo de novo.kkk.
    abraços
    janicce.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Janicce! Obrigada! Tente plantar novamente, para ver se desta vez tem mais sorte... Um abraço!

      Eliminar
  26. Hola Manuela querida ! Yo adoro las hortensias y usted tiene muchas y hermosas ! Además es difícil ver esas de color azul , son mis preferidas , que tengas un buen comienzo semana
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica! Também gosto muito das azuis... Um abraço grande!

      Eliminar
  27. Dearest Manuela,
    Oh my, you do have very fertile soil; one can tell from such lush hydrangeas!
    That is such a joy in summer and you for sure will enjoy them.
    Sending you hugs and blessings for July.
    Mariette

    ResponderEliminar
  28. Acho uma flor muito bonita.
    No quintal da minha mãe só aparecem cor de rosa. Acho que tem a ver com a terra.
    Lindas fotos como sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pintinha, julgo que tem mais a ver com a acidez do solo! Mas as cor de rosa também são lindissimas! Bj

      Eliminar
  29. Maravilhosas e imponentes .Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Disse tudo:) Maravilhosas e imponentes! Beijinho

      Eliminar
  30. Que preciosas tus hortensias, Manuela, mándame alguna para Barcelona !!! Y que bien quedan cuando las pones en esa cestita ....

    Saluditos guapísima, un beso,

    MAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mar!! Fica combinado...vou mandar para Barcelona, e aproveito e vou junto:) Saludos chica!

      Eliminar
  31. Yo tengo hortensias en mi jardín pero en verano se queman del sol. No son ideales para el clima del mediterráneo aqunque me encantan.

    Un besazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Gracias! De facto as hortênsias nao gostam de calor em excesso.... Besitos!

      Eliminar
  32. Manuela acho que a primeira vez que visitei o seu blog, foi com um post de Hortênsias e fiquei agarrada ás suas lindas fotos.
    Já foi há algum tempo.
    Mais uma vez aconteceu ... Lindas fotos, lindas Hortências!
    Adoro ver jarras grandes com estas flores!
    Beijinhos:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Helena?! Que bom!!! Também gosto muito de ver jarras grandes com estas flores!! Beijinhos grandes!

      Eliminar
  33. Viva Manuela!
    Não posso ficar indiferente a este post. Eu adoro hortênsias! Posso incluí-las numas das flores que mais gosto. Brancas, rosa, azuis, aniladas, roxas...Também as tenho um vaso num pequeno quintal, mas este ano estão carregadas de viçosas folhas verdes e não há meio de aparecerem as flores... E quando dão flor não passam do rosa (sem dúvida não deixam de ser lindas!). Mas as suas "derramam" flores nessa largueza de espaço... Que lugar privilegiado para a natureza se mostrar... Próximo de Braga, todos os anos vejo muitas, no fim do verão. Sinto que lá as pessoas em geral, nem lhes dão muita importância. Lindo presente Manuela. Muito obrigada!
    VeraM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera! Fico muito contente por saber que se junta a mim no gosto pelas hortênsias! Sabe, também gosto de as deixar secar em vasos sem água, e depois no Natal pinto-as de acordo com a decoração... Há dias alguém me disse, que também há um processo simples de as manter lindas em casa : basta introduzir a parte da flor em água a ferver e deixar secar... Tenho as minhas duvidas, em todo o caso, vou experimentar e depois conto como foi:) Muito obrigada, beijinhos.

      Eliminar
  34. Obrigada pelo comentário :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Olá, minha querida Manuela! Por força das circunstâncias, fiquei sumidinha por algum tempo, mas não me esqueço do meu blog querido! Como bem sabes, estive na ilha da Madeira, lugar encantador, que superou muito as minhas boas expectativas! Por lá, também se tem muitas hortênsias, de todas as cores, muitas ao longo das estradas, deixando a paisagem glamourosa... Antes de irmos à ilha, passamos alguns dias em Lisboa. Lá, comprei o livro da Teresa Chambel (Um Jardim para Cuidar)! Adoro Portugal, adoro os portugueses! E na Madeira, tive o grande privilégio de conhecer pessoalmente a Lulu, pessoa encantadora! Como falei pra ela, foi um presente divino que a Vida nos dá!! Faltou você neste delicioso encontro! Mas, no futuro, espero tb conhecê-la, pessoalmente ;). A sua cesta de madeira está linda com as hortênsias!! Muitos beijos recheados de carinho, Renata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Renata! Que bom que gostou de visitar a ilha da Madeira!Eu sabia que ia gostar de conhecer a Lulu... São de facto presentes que a vida nos dá! Gostei também de saber que comprou o livro da Teresa Chambel, certamente que ela ficará contente de saber que o livro dela foi parar ao Brasil!
      Espero que num futuro próximo tenha o pivilégio de conhecer você... Fiquei super feliz com o seu comentário. Beijinhos carinhosos para si também!

      Eliminar
  36. Olá Manuela
    Adorei esta viagem por este seu campo de hortencias, estão lindas e adoráveis.
    Lindo e muito colorido este espaço espectacular.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Paula! Uma boa semana para si, beijinhos!

      Eliminar
  37. Estas fotos tiram-me a respiração de tão bonitas que estão.
    Parabéns Manuela pela arte de fotografar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  38. Ai Manuela, tão lindas quer estão!
    Adoro, Estiveram presentes na decoração do meu casamento nos tons azuis aliadas aos motivos do mar, e estão sempre presentes no meu hall... Adoro. Tenho-as no jardim, numa parede com um detalhe especial, onde apanham sol de manhã e sobra à tarde. A pouco e pouco irei espalha-las por muitos mais espaços... Adoro. beijinhos.

    ResponderEliminar
  39. Simply beautiful! You made my day with these photos!
    Hugs
    Marijana

    ResponderEliminar
  40. UAU!
    Amei conhecer as suas Hortênsias!
    Inspiradoras! Deslumbrantes! Acalentos à alma!
    Obrigada por partilhar conosco tamanha preciosidade!

    Beijinhos,
    Fernanda.

    ResponderEliminar