domingo, 2 de março de 2014

Laranja cristalizada...

   Olá!

   Mesmo o mais acérrimo dos citadinos, acaba por se render ao encantos que o campo proporciona! O ar puro e a paisagem verdejante aliados ao silêncio apenas perturbado pelos sons da natureza, são factores determinantes nessa constatação. Hoje, no campo foi tempo de apanhar mais laranjas... estão por todo o lado e dão à casa uma alma verdadeiramente campestre e relaxante...
   Dentro de casa, a tarde foi um convite a um verdadeiro deleite de paladares e aromas...

    Hoje mostro mais uma sugestão, facultada por uma leitora amiga deste blog, a Maria, autora do blog http://aproximacurva-maria.blogspot.pt/. Uma "rapariga" com o dom da escrita e o gosto por práticas ligadas à sustentabilidade, e que me enviou uma receita que a sua avó fazia... cascas de laranja cristalizadas! 

 

    Fiquem para ver como foi cá em casa... 




     Aqui estão elas, a parecer saídas da montra da Fortnum & Mason (Piccadilly, Londres)!



   Numa casa portuguesa... a minha!



    Uma proposta deliciosa para servir um café, numa experiência inigualável...



   Detalhes que se reinventam numa alegoria a uma Primavera que  tarda...


   
     A fruta cristalizada é uma técnica de conservação ancestral, mas confesso que para mim, esta sugestão foi nova! As cascas de laranja cristalizada, têm um sabor muito agradável, e podem ser utilizadas para diversos efeitos...



  A sua aparência cristalina e o seu sabor frutado, fizeram deste momento de café um momento único!



    Embora altamente calóricas, devido à grande concentração de açucar,  o certo é que só desta forma se impede a sua deterioração!



    Mais detalhes...



   Também são deliciosas se mergulhadas parcialmente em chocolate preto, e ficam muito bem a enfeitar um bolo de laranja ( vejam a sugestão que apresentei aqui "bolo de laranja do meu pomar", bolo de laranja de uma leitora amiga deste blog, a Lisete!)



    Momentos únicos para alegrar o meu dia e o da minha gente... Manias!



    Aproveite a sugestão e faça da hora do café um momento diferente!



    Se bem que, e como um dia disse Miguel Torga, "a vida é uma coisa imensa, não cabe numa teoria..."



     Obrigada Maria, por esta receita deliciosa! Enchi vários frascos, para usar e abusar!!!



    Mais detalhes...



    Mais....



   Uma boa semana para todos!



    E com esta publicação termina o desafio lançado em "Como vai o meu pomar" (ver etiqueta Horta) Durante  a semana irei divulgar qual a sugestão que foi mais apreciada cá em casa, e o nome da leitora que irá receber um miminho especial do Cem manias!



Um beijinho especial para si Maria!


Fiquem com a receita que a Maria me enviou!

Cortam-se as laranjas em quatro partes, retirando-se toda a polpa. Cortam-se em tiras de cerca de 1 cm. De seguida levam-se ao lume com água suficiente para as cobrir e deixa-se cozinhar dez minutos, contados a partir da fervura, após o que se retira e escorre. Volta-se a levar ao lume com nova água, pelo mesmo tempo, devendo isto ser repetido três vezes na totalidade. Entretanto leva-se ao lume uma panela com 500g de açucar (nota: eu coloquei apenas uma chávena de açucar!!),  e água .Quando começar a engrossar colocam-se as cascas de laranjas e deixa-se cozinhar em fogo lento, mais quinze minutos, mexendo sempre para que não pegue no fundo até que a calda esteja quase seca. Colocar num tabuleiro, papel absorvente e cobri-lo de açucar. Com um garfo, passar as tiras uma a uma pelo açucar. Deixar repousar por uma noite e depois guardar em recipientes de vidro fechados e forrados interiormente com papel absorvente.



Nota:    Já agora, e para  aqueles que como eu são amigos da natureza, e premeiam as práticas ecológicas, e uma vida mais sustentável, não deixem de visitar o novo espaço da Maria: Alerta Planeta Azul, um blog para crianças, pais e avós... para todos nós!
,http://alertaplanetazul3.blogspot.pt/





60 comentários:

  1. Preciosas fotografías, la naranja confitada con chocolate negro es deliciosa!!!
    Abrazos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias Vicky! Estou tentada a fazer com chocolate negro! Besos!

      Eliminar
  2. Olá Manuela, isso é que foi uma tarde de domingo de carnaval produtiva. Confesso que nao aprecio fruta cristalizada, sebem que aqui não é bem a fruta mas a casaca. Gostei mutio foi das cores da mesa, do serviço colorido e algo 70s , misturado com o laranja da fruta. Muito bonito. Bj e boa semana com feriado à mistura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, esta receita não tem nada a ver com aquelas frutas cristalizadas que conhecemos... Ainda bem que gostou... a loiça é um modelo mais antigo da Vista Alegre...Já usei a sua gola!!! Qualquer hora já lhe mostro...Beijinho!

      Eliminar
  3. Hola Manuela querida linda esos cubiertos de esa mesa ,, yo suelo hacer para ciertos postres naranjas caramelizadas ,, mis niños se las pelean

    ResponderEliminar
  4. Não sei do que é que tenho mais inveja: se do Pomar se do seu jeitinho sem manias :) :) :)
    Esses pedacos cristalizados no chocolate deve ser de morrer e chorar por mais!
    Um grande beijinho e uma boa semana!
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Teresinha, um destes dias fazemos um post conjunto: você com as suas almofadas e eu com as minhas manias! Valeu? Sério!!
      E nem me fale nestes pedacinhos de chocolate... que eu sofro do pecado da gula:):)

      Eliminar
  5. Esas naranjas seguro que están riquísimas! Nos gusta el dulce,vamos a tomar nota! Y la decoración,preciosa!
    Feliz lunes!
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas! Façam para os vossos filhos e depois venham cá contar!!! Besos.

      Eliminar
  6. Bom dia Manuela...Obrigada, por ao fazer a receita que lhe enviei, me ter relembrado os tempos em que via a minha avó fazê-la...foi um momento muito terno para mim...! Sim ficam bem com café e sim (socorro...ai as calorias), mergulhadas em chocolate! Mas como sempre a Manuela soube valorizar a simples receita com a elegância na sua apresentação...Gostei muito!!! É sempre um prazer passar por aqui! Obrigada por nos proporcionar um espaço como o seu tão carismático e especial!
    Beijinhos, bom dia , magnífica semana e bem haja!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por tudo! pela delicadeza, pela simpatia e pela disponibilidade em passar por aqui! Um grande abraço!

      Eliminar
  7. Fantástica sugerencia! Gracias por compartir, un abrazo

    Marina

    ResponderEliminar
  8. Bom dia alegria
    Como é bom passar aqui e respirar o campo ,lindas imagens ,com textos muito enriquecedores ,já me inspirei agora vou para o meu dia mais rica por ter passado por aqui .
    Continue assim Manuela ,não sabe o quanto me inspira ......
    bj mt grande de alguém que tem muita admiração pela sua maneira de viver ....:)
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, o seu comentário deixa-me muito feliz! Muito obrigada:) Um grande abraço para si!

      Eliminar
  9. laranja é fruta poderosa. cristalizada eterniza-se. aliada a chocolate transcende-se. boa semana, Manuela. Beijinho, mia

    ResponderEliminar
  10. Eu ADORO doces com laranja, já lho disse, Manuela! E estas tirinhas da dita cristalizada são uma tentação dos deuses...
    Uma outra coisa que prendeu o meu olhar foram as colheres de chá. Lindas, com aquele aro tão original na haste!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miú, um destes dias vou enviar-lhe um doce de laranja que nós fazemos! Sério! Beijinho!

      Eliminar
  11. Olá Manuela, já fiz casca de laranja cristalizada com receita de um blog também muito querido chamado O MEU ESTAMINÉ. Um pouco diferente da receita da Maria. Foi uma desgraça, comi tudo rapidamente, tinha planos para dar um frasquinho aos irmãos, mas não foi possível.
    Agora falando de outras manias, esse conjuntinho de chávenas e pratinhos são uma beleza, daquelas coisas que comprava sem pensar muito.
    Uma boa semana com um Abraço da
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisete querida, é que isto é mesmo uma desgraça!!!! Esta loiça é um modelo da Vista Alegre já com bastante tempo!! Mas eu também gosto... Beijinho!

      Eliminar
  12. Obrigada por partilhares a receita da Maria, nunca fiz laranja cristalizada mas com chocolate é óptima!!!

    ResponderEliminar
  13. Também gosto muito! E são fotogénicas, Como aprecio o tema, vou visitar o site citado. Bom feriado!

    ResponderEliminar
  14. Lindo o colorido de sua mesa, Manuela! Morri de vontade de experimentar essas laranjas, mas não sou tão prendada assim para executar uma receita dessa :(. Com chocolate realmente deve ficar um espetáculo! beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso ser prendada:) Chega-se lá por tentativas rsrs Beijinho

      Eliminar
  15. Olá Manuela!
    Que visual maravilhoso tem as "farripas" de lararanja cristalizada... Estão mais que apetecíveis...Depois todo o enquadramento, os pratinhos e as chávenas com com pequenas florinhas, é um mix colorido que parece chamar a Primavera...
    Mais uma vez, acho espantoso o seu empenho em todas essas delícias da cozinha! Que continue sempre com essa disponibilidade para agradar aos seus e a nós, com tão bonita apresentação.
    Veramaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vera! Sabe, estas "farripas" de laranja como lhe chama ficam muito bem a decorar um simples bolo de laranja!! Vou confessar-lhe um segredo: só tenho disponibilidade para estas coisas no fim de semana!! E graças a DEus tenho uma "prole" que me acompanha nestas coisas... Um abraço!

      Eliminar
  16. que óptima receita e um bom aspecto :)

    Santi
    santiroyalhome.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Manuela, deve ser delicioso com chocolate!! Tenho de provar. A decoração, como sempre, perfeita. beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Eu gosto muito do campo, de sentir a natureza, olhar flores ... respirar um ar puro não tem preço!
    E adoro essa laranjinha! As fotos ficaram lindas...
    Um bejim pra você!

    ResponderEliminar
  19. Bom dia Manuela,
    A cada passagem pelo seu blogue, uma lufada de ar fresco. Depois de mais um post cheio de luz e cor, sinto-me revigorada, com se tivesse dado um passeio pelo "seu campo".
    Pessoalmente, não sou admiradora de fruta cristalizada, mas gosto de casca de laranja desidrata no forno e depois sim, passada por chocolate preto, ou então, depois de desidratada, fantástica para um belo fondue de chocolate.
    Um grande beijinho,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda Bem Maria João! E é sempre bem vinda!! Beijinhos!

      Eliminar
  20. Olá Manuela.

    Que delícia... Este blog sem dúvida que é o meu momento zen :-) É ótimo chegar aqui ao seu/nosso cantinho e ver o amor que lhe dedica, a atenção dos pormenores...
    E esta dica das cascas da laranja cristalizada, parece-me muito bem :-) Tem um aspecto divinal!
    beijinhos grandes Manuela e obrigada por partilhar connosco o seu bom gosto, o seu requinta, a sua simplicidade :-)
    É maravilhoso! Mesmo... E as verdades são para ser ditas! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha! Então vou confessar-lhe um segredo! Este blog também é o meu momento zen!!!!!!!!!!!!!!!!!! é a forma que eu encontrei de fazer algo completamente diferente daquilo a que me dedico a nível profissional!!!! E mais não digo... Beijinhos!

      Eliminar
    2. Então se assim é, acho que está num ótimo caminho :-) E quando é feito com amor, sai melhor ainda, sai do <3
      É maravilhoso este blog existir, acho diferente de qualquer blog que já tenha visto... Ando sempre ansiosa pelo próximo post e pelo próximo... Acho que isso quer dizer alguma coisa :-)
      Beijinhos grandes Manuela!

      Eliminar
    3. Obrigada!! Mas olhe que eu tb gosto do seu!! Vou lá muitas vezes... quando estou sem ideias para o que fazer de jantar!!!!! Tal como a Joana, gosto de ementas simples e saudáveis... e para quem tem filhos pequenos, embora a sua seja ainda muito pequenina, o tempo não permite comidas muito elaboradas... Beijinho

      Eliminar
  21. Adorei a sugestão!
    Há uns dias atrás publiquei a receita de cascas de laranja com chocolate. Merece a experiência.
    Beijo

    ResponderEliminar
  22. OLÁ MANUELA QUE DELÍCIA E QUE LINDAS IMAGENS, SABE QUE QUANDO LEIO AS POSTAGENS DO SEU BLOG BEM COMO DE OUTRAS BLOGUEIRAS PORTUGUESAS E DA ITALIA FICO COM UMA INVEJINHA DO FRIOZINHO QUE VOCÊS TEM AÍ EU SEI QUE ESTÁ BEM RIGOROSO, MAS ESTAMOS AQUI NO VERÃO E SABE AQUELAS TARDES DE INVERNO OU DE OUTONO QUE DÁ VONTADE DE INVENTAR DOCES E BEBIDAS QUENTES E FICAR DEBAIXO DO COBERTOR VENDO TV OU BORDANDO QUE EU AMO TANTO E QUE AGORA NÃO DÁ PRA FAZER, A UNICA OPÇÃO É TOMAR ÁGUA E FICAR PERTO DO VENTILADOR KKKK, TENHO UM PÉ DE LARANJA AQUI EM CASA ESPERO QUE NO OUTONO ELE AMADUREÇA E QUE EU POSSA POSTAR UMA POSTAGEM ASSIM FAZENDO UMA RECEITINHA DELICIOSA COMO ESSA NO FRIOZINHO HEHEHE. BEIJO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabi! Sabe, e nós ficamos com alguma inveja do vosso calorzinho!! Beijinhos grandes!

      Eliminar
  23. Manuela,
    Adoraria ser sua vizinha, para sentar nas mesas maravilhosas que você arruma e provar desses quitutes, provavelmente deliciosos.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu teria imenso gosto em recebê-la!!! Beijinho

      Eliminar
  24. Manuela, querida, essas laranjas com e sem essa decoração ficaram lindas. Eu até fiquei com vontade de fazer e a receita me parece bem simples. Beijinhos, Tereza (acho incrível como você, depois de uma semana de trabalho, com marido e filhos, vai para o campo e coloca mãos à massa, aos doces, ao pomar, etc. Você tem muita energia!!! Que Deus te conserve assim cheia de vida, de alegria, de bondade).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tereza! Muito obrigada pelo seu comentário:) Tenho muita energia, sim!! mas não conhece aquele provérbio que diz "que quem corre por gosto não cansa?!"... E cá em casa somos todos muito "pró-activos", nunca há monotonia!! rsrsrs.
      Um grande xi-coração para si!

      Eliminar
  25. Que maravilhas essas laranjas cristalizadas...realmente são calóricas, mais de vez em quando pode.
    Bela mesa. Abraços,
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mesmo de vez em quando Sandrinha!!! rsrsrs Beijinho

      Eliminar
  26. Que rica la naranja!!!! Me encanta la naranja!!!!

    Besos

    Milady's pretty tables

    ResponderEliminar
  27. Manuela, amei!!!!!!!! vc é demais!! beijos, Pri - Anfitriã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! É um prazer vê-la por aqui.... Beijinhos!

      Eliminar
  28. Não sei há quantos anos não como laranja cristalizada.

    ResponderEliminar