domingo, 26 de janeiro de 2014

Na cozinha...

   Olá!
   Aqui pelo campo, a cozinha é o espaço para refeições ligeiras e convidativas, para partilhar momentos de descontracção enquanto a chuva cai lá fora! Um pequeno almoço revigorante, porque aqui apetece começar bem o dia... A conversa decorre com serenidade, afinal era isso que eu pretendia quando decidi ter uma casinha de campo...

  Fiquem para ver....



No campo, a cozinha quer-se aconchegante, com materiais naturais e reciclagem de peças antigas que depois se misturam com outras mais actuais!



Sem móveis  estériotipados,  aqui tudo tem o seu lugar, o seu canto... 



Os pequenos almoços são feitos essencialmente com produtos biológicos, e ao fundo, o fogão a lenha aconchega a conversa...



Depois de uma semana de trabalho na cidade, perguntam-me como tenho paciência para estas coisas...



A resposta é invariavelmente a mesma: as paixões são assim! Dão trabalho, e exigem essencialmente dedicação... e vontade! Porque há paixões que não têm fim...



Aqui partilha-se tudo: as ideias e o levar a cabo das mesmas! Grandes e pequenos, num esforço conjunto para que tudo resulte...



Do forno saem bolinhos inventados, que aquecem as mão dos mais pequenos...



Da horta vêm as frutas...



O bule está sempre cheio... para quem chega ou simplesmente para nós!



O pão serve-se quente, e espalha pela casa aquele cheirinho de que tanto gosto e que me lembra a infância e a casa da avó!!



 As plantas verdes, vêm directamente do jardim, e dentro da chávena ganham vida ...



No campo é assim! Sem horas, "cem"manias e com imaginação!



Manias ou ideias... tanto faz!! Pequenas coisas e detalhes que fazem a diferença nestes dias de inverno, no campo!


E assim se vai caminhando... por aqui e por aí! Leve daqui ideias ou manias, crie ambientes renovados e faça de cada dia um dia diferente...
Lá fora a chuva continua... mas enquanto o dia não finda ainda há tempo para ficar mais um pouco! No campo...

Um abraço!

78 comentários:

  1. Lindos ambientes Manuela! exatamente como gosto: tudo junto e misturado sem preconceitos. Não pude deixar de notar as cadeiras ( tenho 2 também, uma já reciclada, a outra ainda não) e o banquinho popular lá no fundo. Sente-se daqui o cheirinho das iguarias. Não qualifico isso com ter paciência, quando se faz o que gosta, é um prazer. A Manuela sabe qual é o meu ao domingo de manhã: correr, correr correr. Que bem que me sabe, chova , faça frio ou sol. Também muita gente me pergunta como tenho paciência. Quando porventura não vou, é que me sinto mal! Portanto percebo perfeitamente este seu prazer da cozinha, sem pressas e com a ajuda da família. Bjs e great semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Val! A vida só tem sentido se fizermos as coisas com paixão... Não se trata propriamente de paixão pela cozinha! É antes a paixão de fazer coisas de que gosto :) E aproveitar o que de melhor tem a vida...As cadeiras?! Ainda bem que gosta! Vou mostrar-lhe umas que estou a reciclar... bem coloridas, como a Val gosta! Beijinhos!

      Eliminar
  2. Manuela eres una privilegiada poder gozar de todos estos productos en esta encantadora casita de campo.
    Feliz semana
    Besos de las dos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meninas, sou previlegiada em ter-vos por aqui!! "Besitos" para as duas!

      Eliminar
  3. Linda esta inspiração campestre.
    Escolhi-a para participar na TAG.
    Quero ver essas respostas.
    http://perfect-home.blogspot.pt/2014/01/tag-conhecendo-asos-blogueirasos.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ines! Irei então participar! Beijinhos

      Eliminar
  4. Querida Manuela, como sempre adorei este post.
    Adoro principalmente, a simplicidade com que retrata as coisas.
    Tudo tão natural, tão colorido, tão lindo.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena! Fico contente em que gostes e ainda mais pelo imenso carinho que por aqui vais deixando! Beijinhos!

      Eliminar
  5. Compreendo o espírito Manuela! A cozinha nao é o meu forte como digo sempre, mas contem comigo para me sentar a mesa, para por a mesa, para prolongar a conversa, para apreciar as delícias do paladar...os seus ambientes fascinam me!
    Ontem lembrei me de si... A `area`tem almofadas pretas e brancas muito bonitas em saldos ( 5 euros ...)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, nisso então somos parecidas... As suas almofadas são muito mais bonitas do que as da Area!! As que fez com as pautas de música estão lindas... Beijinhos!

      Eliminar
  6. Que lindo espació campestre amiga mía .. Adore como siempre todas esas mermeladas y frutas lindas en la decoración de su mesa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica! Fico feliz que goste... Um abraço!

      Eliminar
  7. Mais um maravilhoso ambiente Manuela!
    Carinho é sem sombra de dúvida o que deposita nas suas mesas. Quase que consigo sentir o cheiro das iguarias colocadas à mesa. Gosto de pequenos almoços assim, sem pressas e em familía.
    bjs e uma boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, eu sei que gosta destas coisas, e tenho a certeza que de vez em quando aí em casa os Tesourinhos têm assim uns pequenos almoços!!! Obrigada pelo seu carinho! Um abraço

      Eliminar
  8. O azul e o encarado ficam lindamente juntos!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! No campo tudo é permitido... Beijinhos para as duas Miús!

      Eliminar
  9. Adorei o seu blog, mas este post realmente está fantástico, chega-se a sentir o cheiro das coisas!! Eu sou rapariga mais da cidade, mas estou a tentar me adaptar ao campo, e lentamente está a correr bem.
    Parabéns pelo seu cantinho
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria! Vai tudo correr da melhor forma certamente! Beijinhos e volte sempre!

      Eliminar
  10. Manuela...adoro passar por aqui, fico cativa de cada imagem , de cada pormenor...obrigada! Simplesmente lindo, acolhedor, aconchegante...!
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, e quem não fica cativo da sua escrita, hein?! Eu é que agradeço a sua disponibilidade em passar por aqui :) Beijinhos! Ah! As cascas de laranja estão quase, quase prontas:)

      Eliminar
  11. Olá Manuela, que imagens tão aconchegantes. Não sei se foi a madeira da parede, do "tal" bule que adoro, dos pãezinhos quentes que imaginei com manteiga e essa caneca vermelha cheia de café, ou então foi o conjunto. Só pode. A plantinha é um cacto da floresta, uma epífeta, e suponho que seja uma Schlumbergera. Dão flores muito vistosas. Tudo perfeito.
    Beijinhos
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisete, obrigada! Já vi que plantas é consigo... Sabe que eu sempre tive estes cactos e nunca soube a sua designação?! De facto, quando estão floridos, são lindos! Está a ver como tem de voltar às suas " varandas" e dar-nos a conhecer o mundo maravilhoso das plantas?! Beijinhos.

      Eliminar
  12. Manuela, que lindo! Fico aqui pensando que você tem o dom de tornar tudo mais bonito, e isso é privilégio de poucos! Sabe o decorador que prepara casas para serem vendidas? Numa época no passado eu via um programa dos EUA assim e sempre na abertura das vendas, no dia, ele fazia cookies para a casa ficar com aromas da infância dos que ali viriam! Ele diz que isso funcionava e faziam as vendas subirem! Olhe, suas decorações são o máximo, mas fiquei foi babando nessa cesta com laranjas do pomar: um deslumbre! Beijinhos, Tereza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, muito obrigada! Que pena morarmos tão longe!! Teria todo o gosto em fazer-lhe chegar um enorme cesto de clementinas... Fico deliciada com essas histórias que conta! Um grande xi-coração!

      Eliminar
  13. Manuela,
    Sempre que venho aqui no seu blog fico encantada.
    Hoje por exemplo, me deu vontade de sentar nessa mesa, tomar um café e conversar sobre a vida!
    Grande beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E certamente seria muito bem recebida cá em casa! Um abraço para si!

      Eliminar
  14. Que delicia!
    Também quero uma casinha no campo!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então quem sabe um dia não tem uma, hein?! Beijinho

      Eliminar
  15. Tenho de concordar com a Val a mistura de tons e de peças fazem um apanhado único onde tudo se funde .
    Quem me dera sentir esse cheirinho de pão acabado de sair do forno .
    Nunca fiz pão e é uma das coisas que quero fazer muito ,mas no forno eléctrico não sei se dará resultado .
    Fiquei mesmo muito feliz por saber que experimentou a receita e que mais importante todos terem gostado .
    A partilha vale mesmo a pena
    bj mt grande
    Boa semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu, a sua receita é de facto deliciosa!! E é um prazer para mim ter a sua presença por aqui... Quando for à Madeira, espero trocar muitas impressões e ideias consigo! Um grande beijinho para si:)

      Eliminar
  16. Muito lindo seu post, me remeteu meu tempo de campo, onde passei minha infância e de hoje morro de saudades e vendo essas imagens então nossa!!Até me emocionei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Verónica! Fico contente que tenha gostado e sobretudo que este post lhe tenha trazido recordações tão gratas,,, Um abraço!

      Eliminar
  17. Bonitas fotos na tua cozinha!

    O candeeiro e as cadeiras enquadraram-se perfeitamente com a parede em madeira.

    A decoração da mesa, como sempre, muito colorida e convidativa.

    Comia já um pão quentinho com mel e um desses bolinhos com óptimo aspecto!

    Gostei muito do cesto com as laranjas.

    Mais uma bela postagem.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, vem cá a casa comer o pão quentinho com mel! E levas os bolinhos contigo... Ainda bem que gostaste! Beijinhos:)

      Eliminar
  18. Me encanta la simplicidad y naturalidad de la vida en el campo, maravillosas fotografías!!
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que a Vicky gosta de ambientes campestres... Fico contente que tenha gostado:)

      Eliminar
  19. As paixões são motores que promovem tanta coisa.

    Adorei a alegria contagiante das fotos.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo :) Fico muito contente que tenha gostado! Beijos.

      Eliminar
  20. Que cozinha gira Manuela, gostei muito de ver :)

    Santi

    ResponderEliminar
  21. NOSSA QUE DELÍCIA E QUE INVEJA AQUI ESTÁ TÃO QUENTE QUE A IDEIA DE CASA DE CAMPO COM BOLINHO E PÃOZINHO QUENTE É REMOTA, QUE DELÍCIA REALMENTE UMA CASA DE CAMPO COM FRUTAS COLHIDAS NA HORA, É TUDO DE BOM. BEIJUS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabi, e eu fico com inveja do calor que faz por aí :) Por cá está muito frio e chuva... Beijinhos e tudo de bom para si!

      Eliminar
  22. Olá Manuela,

    Que delícia de descrição de uma paixão! O ambiente lindo, descontraido, gostoso. Vontade de ficar com calma, só aproveitado o aconchego, se deliciando com o pão quentinho.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regina, obrigada! O seu comentário traduz tudo aquilo que eu queria passar com estas fotografias... Beijinhos!

      Eliminar
  23. Oi anjo!
    Que delicia de postagens. Senti uma vontade enorme de estar no campo da minha familia com essa sua postagem!
    Ouvi ate o barulho da lenha estourando no fogo e o cheiro do café saindo fresquinho, coado no tecido e nao em maquinas.
    Beijoooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Belle! Então pegue na sua familia e faça isso mesmo:) Obrigada! Beijinhos para si!

      Eliminar
  24. Me leva para o campo!!!! Quero esse aconchego para mim..Abraços.Sandra

    ResponderEliminar

  25. Olá amiga,vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho.
    Amei tudo o que vi por aqui !!!
    Obrigada,volte sempre!

    Beijos Marie.

    ResponderEliminar
  26. Manuela, adorei seu post.
    Por sua simplicidade com que retrata as coisas.
    Tudo tão natural, tão colorido, tão lindo.Que bom vc. curti tudo isso.
    Não gosto de campo, para morar. Sou "matuta" da cidade....rs.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria! Obrigada! Eu também vivo na cidade... tenho o bom dos dois lados! Boa semana também para si!

      Eliminar
  27. Imagens que aquecem o coração :)
    Beijinhos Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério?! Obrigada! Um grande beijinho para si também Marisa!

      Eliminar
  28. Oi, Manuela, te entendo perfeitamente! Muita gente me pergunta como tenho paciência diariamente para cuidar de todas as minhas plantas. Não é paciência, é um prazer. É uma terapia que acalma e faz a gente pensar muito melhor. Beijo

    ResponderEliminar
  29. Manuela, que maravilha, é o meu sonho ter uma casa no campo, regresso ás origens, meus antepassados vieram de lá
    beijos e lindo post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mira! Desejo que um dia consiga realizar esse seu sonho:) Um beijinho para si.

      Eliminar
  30. Nós estamos quase , quase a ir para o campo e a adorar esta mudança :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! Seja bem vinda... que bom encontrar por aqui gente com quem posso partilhar os mesmo gostos:) Que tudo corra bem nessa mudança! Volte sempre!

      Eliminar
  31. Fotos maravilhosas. Agora fiquei com saudades das tardes passadas na casa de campo da família.

    ResponderEliminar
  32. Olá boa tarde!
    A cozinha é o meu lugar preferido da casa. A sua é acolhedora! Um pequeno almoço, mas neste momento seria um rico lunche para mim, então o chá bem quentinho sabia-me tão bem... A cesta fez-me lembrar uma que minha avó tinha... Tudo bonito como sempre. A natureza é realmente mágica, as clementinas, os kiwi transformados em compotas... a natureza é de facto revitalizante. Obrigada por este bocadinho. Beijinhos e fiquem bem. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabelinha, é sempre bom vê-la por aqui! Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  33. Passando para te desejar uma ótima sexta!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  34. Manuela gracias por comentarnos y leernos y por tus palabras siempre cariñosas.
    Bonitas fotos y que buena pinta tiene todooooo mmmmm!!

    Un beso y nos encantaría que participaras en la #decopedia2

    ResponderEliminar
  35. Manuela, nos encantan todos esos productos naturales... Preciosa y deliciosa mesa campestre.

    Besos

    J&Y

    ResponderEliminar
  36. Ohh Manuela, que ambiente más rústico para una cocina!! El pan tiene una pinta buenísima!!! Y las frutas y toda la decoración que has puesto huuuuuu,. de fábula!!!

    Saluditos guapísima!!!

    ResponderEliminar
  37. Perfecto! El ambiente, el pan, las frutas. Genial!!!

    ResponderEliminar
  38. Your breakfast buffet looks absolutely wonderful, Manuela! You did a beautiful job setting it up...... the scrumptious muffins and breads make my mouth water and the little teapot is a darling:) Love the pretty basket of oranges! Thanks for sharing a delicious breakfast with us. Have a lovely week! Hugs, Poppy

    ResponderEliminar