quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Preparativos para o Natal...

Olá!

É dificil ficar imune à magia contagiante desta época.. Todos os anos faço as minhas árvores de Natal, com enfeites que se vão coleccionando de ano para ano ou que vão chegando a casa de geração em geração, embora  às vezes, acrescente algo novo... Mas o resultado final é sempre mágico.. Este ano, e porque as crianças da casa assim o exigiram, o resultado foi uma árvore simples, maravilhosamente "doce"... Decorada com algum equilíbrio  e originalidade!

 O tema foi "gastronómico", com enfeites de guloseimas coloridas!

Querem ver?!



Num registo completamente diferente daquilo que mostrei na publicação anterior....



Fugindo um pouco às tradicionais bolas, este ano a árvore teve direito a muitas guloseimas!



Coloridas e brilhantes... Pendentes na forma de deliciosas fatias de bolo...



Pendentes na forma de cupcakes,



Pendentes na forma de chupas com brilhantes...



De muitas e variadas cores...



Este ano resolvi festejar a casa desta forma! Tudo partilhado em família e convosco...
Aproveitei também o que já existia em casa, e alguns elementos que trouxe do campo, para criar arranjos de natal um pouco mais citadinos, e que espalhei um pouco por toda a casa...



Detalhes em branco, transparências e brilhos...



Arranjos naturais, com algum brilho e mistura de vários elementos...



Alguns apontamentos de cor, numa homenagem aos mais novinhos da casa....



Misturei peças actuais com outras antigas...Se tudo fosse feito de novo, haveria muitas alterações a fazer, mas esta é uma casa com vida, e com gente dentro dela... numa alusão a um célebre poema de Carlos Drummond de Andrade!



Mais detalhes...



E o velho senhor das barbas branquinhas...



Também espalhei vários pela casa...



Mais ideias para pôr em prática: fiz vários arranjos com verdes naturais com alguns adereços nos mesmos tons do restantes elementos... 



Mais detalhes....



Também misturei muito cinza, e algum vermelho, que faz um contraste bonito com os prateados e as transparências...



Mais...



E até ao Natal, ainda muita coisa se vai fazer por aqui, e tenho a certeza de que por aí também... 



Espero que tenham gostado, e quem sabe possam daqui tirar algumas ideias para criar ambientes acolhedores, com o brilho que o Natal pede... se bem que o mais importante é o brilho que os nossos corações devem deixar transparecer... Por aqui há muito brilho, para dar e receber...


Um abraço! Fiquem em Paz!




61 comentários:

  1. Olá Manuela...

    Adorei a árvore! É tão bom ter crianças em casa, até a árvore fica diferente e mais infantil... Com muita pinta :-) Gostei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha! Obrigada:) sabe que ontem fiz uma receita sua?! "Sobremesa com boca doce"... bem bom! Bom fim de semana...

      Eliminar
    2. Ainda bem que gostou Manuela :-) Fico contente! Beijinhos

      Eliminar
  2. Estas manias da Manuela,estão para mim,como os olhinhos que quase saltam da órbita das crianças em noite de Natal!
    Doce este seu pinheirinho!Bonitas as pinhas com as pontas pintadas de branco.Gostei dos "Meninos"!A menina,lembrou-me a minha,quando eu podia fazer-lhe tudo!O que eu adorava fazer-lhe trançinhas!Gosto das várias misturas,e o branco esse é sempre imaculado!O natural do verde,aprendi a gostar ainda mais dele,quando tocado pelas mãos da,Margarida,Maria,Soledade e da Esperança.Irmãs que ajudaram a ser aquilo que hoje sou.
    As suas não lhe ficam atrás!
    Vou ter que ir comprar,Bolinhas de Neve (rebuçados)pois fiquei com água na boca depois disto tudo!Lembram infância,Natal, e porque ficam bonitas a enfeitar!
    (Com sua licença,vou ali ficar (mais) bonita,vou estar numa das zonas mais bonitas de Lisboa,no trabalho do marido,um sítio muito bonito,Reg de Lanceiros 2.E, apesar de estarmos a viver num Portugal cada vez mais pobre,Vou deliciar-me em Belém junto ao Rio,com este abençoado e Maravilhoso Sol de Dezembro.Porque esse ninguém vai conseguir tirar-nos.)
    Beijinho docinho no seu coração!
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, você é um doce! Já vi que esteve em colégio de freirinhas, certo? E quando escreve dessa forma, tenho a sensação de que já nos cruzamos por aí... Então tenha um dia delicioso em Belém, e depois venha aqui partilhá-lo com a amiga nortenha!! E sabe, concordo consigo quando diz que o "Sol" ninguém o vai tirar... e acrescento, nem o "sonho", nem a "esperança"! E apesar de Portugal estar cada vez mais pobre, tenho para mim, que talvez passe a estar mais rico de valores e princípios... Um xi-coração para si! E não me canso de agradecer a sua presença por aqui...

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado :) bom fim de semana!

      Eliminar
  4. Olá Manuela :)
    Que árvore tão engracada e apetitosa!
    Gosto muito dos outros enfeites também! Fica mt acolhedor e confortável...
    Agora é só usufruir ... sabe tão bem!

    Manuela, não recebeu o meu email pois não?
    Eu tentei enviar-lhe mas o endereco era estranho. Envie-me email para eu poder responder-lhe :)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, obrigada:) Não recebi... Cá vai o email: manuelacarvalho.2013@gmail.com

      Eliminar
  5. Que árvore tão gira e original! Os miúdos adoram esse tipo de coisas (os meus pelo menos iriam adorar). Beijinho e bons festejos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlinha, ainda bem que gostou... sei que os seus meninos também iriam gostar, por isso mostre-lhes! Os meus também... Vi as renas e o Pai Natal a passar por aqui muito velozes... será que vão a caminho da sua casa?! Um xi-coração para si!

      Eliminar
  6. Olá Manuela, mais fotos maravilhosas! A árvore está uma doçura!!!!!
    Gostei muito dos enfeites da última foto, lindos!!!!
    Parabéns e beijinhos,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria João, gosto tanto de a ver por aqui!! Ainda bem que gostou... Também sei que os seus Tesourinhos iriam gostar desta árvore.. pergunte-lhes!!! Sabe que há uns anos, fiz uma árvore cheia de guloseimas de verdade?! Como deve calcular, quando chegou o dia de Natal a árvore estava despida... Jurei que nunca mais!!! Até os adultos, quando passavam perto tiravam sempre um doce às escondidas!!! Bom fim de semana :) Beijinhos!

      Eliminar
  7. Lindas decorações :) não me canso de ver o seu blog!
    santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério?! Fico muito contente!! Mas olhe que é reciproco... o seu blog é "colírio" para os meus olhos!! Bom fim de semana:)

      Eliminar
  8. Bonitas decoraciones! Ya empezamos también a decorar!
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meninas! Gracias!! Tenho a certeza de que as vossas decorações vão ser super originais, como sempre... Como costumo dizer, vocês têm mãos de fada!!! "Besitos" para ambas!

      Eliminar
  9. Olá Manuela, tudo muito virado para o lúdico e para o "público" infantil na sua casa, este ano. Simplesmente adoro esses adornos, nesse material que se parte, a imitar os adornos antigos. Não tenho nenhum, eu que sou campeã de enfeites de natal !

    Se há um tema que gosto no Natal é justamente o dos doces. Um bj grande para todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Retribuimos o bj grande... Nem me fale em partir, porque já se partiram uns quantos... Não deixa de ter o seu lado positivo: só quando se partem é que são substituídos... Então vamos lá fazer um Natal bem docinho... :) Bom fim de semana!

      Eliminar
    2. Voltei, só para perguntar como é que a manuela adivinhou que eu ficava com a mesa das cores explosivas!!!?????!!!!! bom fim de semana!!! e outra: não sei não, só se não der certo a minha pretensão, mas acho que vou realmente fazer um Natal hiper doce, mesmo impróprio para diabéticos!!!!

      Eliminar
    3. Pois é, até parece que já a conheço!!! E quem vai querer saber de diabetes, numa altura em que as mesas pedem muitas rabanadas, bolo-rei e afins?! Beijinho grande!!

      Eliminar
  10. Que árvore mais caprichosa, Manuela, uma delícia para os olhos! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou... por mim gostei do seu comentário "delicioso" :) bom fim de semana!

      Eliminar
  11. Manuela a sua árvore está uma doçura.
    E a restante decoração está muito bom gosto, como sempre.
    Beijinhos, Lenny:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, você é que é um doce de pessoa!! As suas decorações também ficaram muito bonitas e elegantes! Um bom fim de semana, com muito sol, apesar do frio... pelo menos no norte está assim... Beijinhos!

      Eliminar
  12. que lindo ese árbol Manuela ,, adore ese viejito pascuero y ese grises con rojo.. muy linda combinación
    besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica! Sei que por aí o Natal chega com muito calor... estou curiosa por ver as suas decorações!! "Besos"!

      Eliminar
  13. Oi Manuela,
    Que lindos os enfeites, bem originais.
    Amei também os seus bonequinhos.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nina! Ainda bem que gostou... Os bonequinhos também são os meus preferidos!! Bom fim de semana! beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Manuela, devido a um cano roto em casa que me obrigou a obras inesperadas, ausentei-me um pouco, mas cá estou eu para visitar os cantinhos maravilhosos das suas "manias". Uma doçura a sua árvore de Natal, mas, como sou uma apaixonada por manualidades, esse casalinho de gorro encarnado mais o pai natal ficaram-me de baixo de olho, assim como a decoração da árvore do post anterior. De cada vez que vejo um post seu, rara a vez que não me surpreende com coisas simples, mas de tão bom gosto, que me deixa a pensar: "mas porque raio eu nunca me lembrei de fazer assim?" Pois é! O bom gosto e uma enorme sensibilidade devem ser sem duvida um dos ingredientes secretos.
    Beijinho
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisete! As minhas "manias" são um pouco como as suas!! Gostou da árvore que fiz no campo? É muito fácil, e ecológica... Sabe, é a minha preferida! Na Páscoa, já estava na minha casa, e foi enfeitada com ovinhos, flores e pássaros! Agora, apenas lhe dei um pouco de tinta spray branca... Faça uma! Fico muito feliz de saber que gosta de passar por aqui...e pelos comentários que vai deixando, a "sensibilidade" também é certamente um dos seus ingredientes secretos! Muito obrigada! Bom fim de semana... beijinhos!

      Eliminar
  15. Hermosa decoracion! especialmente esas muñecas , me encantan.
    Saludos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea!! Ainda bem que gostou.... Saludos:) Bom fim de semana!

      Eliminar
  16. Olá Manuela!
    Para mim já é uma "doce mania" passar pelo seu blogue! Tanta disponibilidade e tanto empenho atravez do que faz.Que sensação boa passarmos por aqui...
    Teve uma excelente ideia centrar-se nas guloseimas para a 1ª. árvore... Os miudos adoram e deliciam-se com a visão dos cup-cakes, dos chupa-chupas, das fatias de bolo...Muito bom!
    Mas os outros enfeites não ficam atrás ... as pinhas debruadas a branco são uma maravilha! as bolas de neve, os ramos salpicados de neve, também.
    Em minha casa também há Natal mas é bem mais simples, pois faltam crianças e isso faz toda a diferença ...
    Beijinho para si.
    VeraMaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Vera! A ideia deste blog é justamente essa : partilhar "doces manias"!! Obrigada! Sabe, à medida que os meninos crescem, vou-me apercebendo que temos de aproveitar muito bem o Natal... um dia crescem, saem de casa, e depois vou estar aqui a dizer aquilo que a Vera acabou de descrever "faltam crianças e isso faz toda a diferença..." Um abraço querida! Bom fim de semana...

      Eliminar
  17. Hola Manuela, que decoracion precioso tienes, me gustan todos los detalles!!!
    Abrazos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda por aqui! Obrigada! Bom fim de semana... Saludos!

      Eliminar
  18. Bem original e linda sua árvore!! E o restante dos enfeites também.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado Sandra! Um bom fim de semana:)

      Eliminar
  19. A-D-O-R-E-I os cupcakes! Os outros enfeites são fofos também, mas os cupcakes...
    E os bonecos de vermelho e cinza, fofos e elegantes!
    Seu natal está mágico! Para os pequenos será uma memória incrível.
    Bjs
    Usha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda por aqui... Fico contente que tenha gostado! Obrigada, e volte sempre! Bom fim de semana!

      Eliminar
  20. Que bonita, ternurenta e especial a sua árvore...! A condizer com o brilho que vem da alma e do quentinho dos corações transbordantes de amor...!
    Beijinhos e excelente semana
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, com o brilho do seu comentário a minha árvore ficou ainda mais especial! Beijinhos e bom fim de semana :)

      Eliminar
  21. Adorei ver esses cupcakes coloridos pendurados :) E tudo o resto tb! Thanks pela visita, tb! Bjinho e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Bom fim de semana também para si!

      Eliminar
  22. Manuela ,a sua árvore está bem original ,com cupcakes ainda não tinha visto ,ficou mt bonita .
    Quanto ao resto da casa ,reina o bom gosto ,prata e vermelho que lindas junções de cores .~
    As fotos também estão muito bonitas ,bom fim de semana amiga nortenha
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu! Ainda bem que gostou dos cupcakes!! Também na sua casa há bom gosto qb!! Bom fim de semana:) Beijinhos!

      Eliminar
  23. Boa noite, Manuela. Não me vou alongar, nem preocupar em encontrar adjetivos muito elaborados, pois as imagens já dizem tudo; encantador. Bom fim-de-semana. Beijinho. Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mia! Ainda bem que gostou... Bom fim de semana! Bjinho

      Eliminar
  24. Que bonito todo Manuela!, las magdalenas en el arbol, los muñecos, tu Papa Noel, Precioso, me ha encantado!!!

    Un abrazo, en cuanto tenga la casa decorada te invito a visitarla!!!

    Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marina! irei visitar a sua casa com muito prazer! Bom Domingo por aí!

      Eliminar
  25. Que bonita decoración Manuela, la Navidad trae magia a nuestras casas!!

    ResponderEliminar
  26. Olá Manuela, tudo tudo muito bonito como se outra coisa fosse de esperar :) mas adoei os cupcakes na árvore, super inusitado.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lúcia! Ainda bem que gostou... estes cupcakes não iam resistir às investidas da Victória!!! Beijinho

      Eliminar
  27. Bonitas Decorações!
    No mínimo diferente!
    Bjs
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Silvia! Vamos deste modo alegrando os dias até à chegada do Natal... Bjs :)

      Eliminar
  28. A arvore está digna de uma loja de cupcakes, super doce :)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  29. Olá Boa noite! Adorei a árvore de guloseimas, mas o que mais gostei foram os bonequinhos. Que fofinhos e ternurentos... as restantes decorações também adorei, até porque gosto muito do branco. Obrigada por nos deixar entrar em seu lar e ver tantas coisas bonitas. Passar por aqui é uma verdadeira terapia para mim porque não penso em mais nada. Já há muito que não vinha cá... falta de tempo mesmo. Obrigada. Beijinho. Isabel Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço minha querida! Volte sempre que tenha disponibilidade! Um abraço!

      Eliminar