domingo, 1 de dezembro de 2013

Árvore de Natal ecológica...

Olá!
A minha porta está aberta! Finalmente cheira a Natal....
O dia 1 de Dezembro, como manda a tradição cá por casa, marca o inicio da época festiva, e como tal chegou a hora de montar a árvore de Natal... Esta é ainda a altura ideal para recuperar algumas tradições : repensar, reiventar e reimaginar... É a altura ideal de rever algumas atitudes, de olhar para o futuro com confiança, de dar valor ao que se tem, tirar o melhor partido da imaginação, do tempo livre e da vontade... e essencialmente rever a forma de estar na vida!
Por aqui, há motivos de sobra para celebrar o Natal em família, e começa desde o momento dos seus preparativos...

Hoje mostro, a árvore ecológica que fizemos na casinha de campo! Durante a semana, mostrarei outra, com contornos mais citadinos...
A decoração natalícia, por aqui é simples, ecológica, e pautada por elementos colhidos na natureza. O tradicional pinheiro aqui é substituído por galhos secos de uma ameixeira, colhidos na altura da sua poda, e que ganharam nova vida ao serem pintados.

 Aqui há uma permanente actualização dos critérios da vida e da estética rural, mas veja por si....



 No campo, privilegiamos  ideias ecológicas... galhos de ameixeira pintados de branco, numa atitude de sustentabilidade e de preservação da natureza... Este ano optei por não colocar luzes eléctricas, e  a iluminação da árvore é feita única e exclusivamente com velas...



Na noite de Natal, serão colocadas velas maiores para iluminar o presépio que ainda se vai montar...



Este ano demos as boas vindas à época natalícia, criando decorações personalizadas com ramos, e muito, mas muito branco! Tenho para mim, que as casas de campo querem-se vestidas de branco... manias!!



Muito embora o Natal por aqui seja esperado com branco, escolhemos pequenos apontamentos de cores alegres... Fizemos uma mistura de elementos decorativos em tecido....



Elementos em vidro...



Em materiais naturais....



Mais vidro...



Mais elementos em tecido...



A estrela também em tecido....



 Chá & Companhia!! Bules, chávenas, e bolinhos sempre prontos a servir, para que nada falte na hora de servir o chá!!



Os acessórios que compõem o carrinho de chá foram escolhidos de forma a combiná-los com o resto dos acessórios que fazem parte  desta decoração campestre...



Ideias em festa... para servir num carrinho de chá, reciclado por mim, para esta ocasião especial!!



 Galhos mais pequenos, foram aproveitados para criar arranjos natalícios simples e delicados...porque é tempo de enfeitar a casa! Para que tudo e todos fiquem muito mais bonitos....



As jarras, estiveram durante muito tempo esquecidas no jardim, até que um dia tiveram nova utilidade e nova vida, depois de pintadas...



Sininhos... porque gosto de sinos a tocar!!



 Mais detalhes...



Não posso deixar de fazer uma referência especial a estas bolas de musgo natural! Foram feitas pelo Pai de uma grande amiga minha, a Evelyne, do blog Evelyne Home, que teve a gentileza de mas oferecer, no Natal do ano passado! Guardei-as dentro de uma caixa, e continuam lindas...



Mais detalhes...



Gosto de decorações personalizadas, em que o resultado seja colorido, simétrico e harmonioso... E isto acontece, quando se resolve brincar com o inesperado, fugindo literalmente a regras e obedecendo apenas à nossa vontade! 



As decorações natalícias foram pensadas de acordo com o estilo e o espírito desta casinha de campo...



E se o Natal é uma época mágica, isto torna-se particularmente verdade quando existem crianças em casa, e adultos que também têm a "mania" de se tornarem crianças de vez em quando...



O branco e apenas os necessários complementos natalícios...



 Para não retirar protagonismo a estes arranjos ecológicos, coloquei apenas um ligeiro toque de cor dado pelo azevinho artificial, e pelos pássaros feitos de madeira...


Mais alguns detalhes...



Pormenor dos passarinhos de madeira...



E por fim, a coroa, feita com paus, corda, palha, cartolina, e um pequeno pai natal! Mais simples não há!



 E por hoje fico por aqui... Espero que tenham gostado desta decoração de natal campestre, simples, ecológica, sustentável e a baixo custo! Original e fácil... Faça como eu! O importante é que tudo seja feito com gosto, com vontade e seja único! Como deve ser a nossa casa!



  Um abraço! Obrigada por gostarem de parar por aqui...



82 comentários:

  1. Linda sua árvore, os arranjos, os enfeites, todo seu envolvimento. Na semana que vem, começarei os preparativos por aqui :). Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou!! Logo, logo, vou mostrar mais... Então depois irei espreitar esses preparativos! Uma boa semana...

      Eliminar
  2. Nos gusta la decoración de Navidad campestre,simple y ecológica!
    Muy bonito Manuela!
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito deste tipo de decorações... Como já vos conheço, sabia que iam gostar :):) "Besitos" para as duas, e uma boa semana!

      Eliminar
  3. Manuela, querida, essa decoração está linda e é como eu já tinha pensado em fazer por aqui! Lindo também o seu texto: parabéns! Beijinhos, um belo domingo por aí, Tereza M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tereza, pensou mesmo em fazer algo do género?! Que bom, afinal temos muita coisa em comum, sem ser as nossas raízes portuguesas!!! E ouvir a Tereza dizer que o texto é lindo, deixa-me lisonjeada!!!!! Sabe, por aqui o Natal é impensável sem muito frio e nalgumas regiões neve, e acho estranho vocês aí terem um Natal primaveril... As vossas árvores de Natal nunca devem ter neve...ou será que têm?! Um xi-coração para si, e uma boa semana... No mais, vamos nos encontrando na casa da Priscilla...

      Eliminar
    2. Oi, Manuela, neve elas não têm, não, mas tem algodão em algumas delas nos troncos e galhos! A verdade é que cada vez mais aqui se usam os padrões estadunidenses e até Halloween já temos. Só falta o Thanksgiving Day e a gente comer peru relembrando o nosso passado histórico de confraternização com o entorno (brincadeirinha rsrsrs). Eu compenso a falta de neve vendo filmes de Natal o ano todo e dobro a dose em dezembro!!! Mas na realidade o sangue tropical corre nas nossas veias e, se bobear, nosso Papai Noel acaba dançando o samba à sombra de um coqueiral tamanho o calor no final de dezembro! Beijinhos, Tereza.

      Eliminar
    3. Querida Tereza, deve ser engraçado ver o Pai Natal sambando à sombra do coqueiral!!! rsrsrs Aqui, ele vem de trenó, e entra em nossas casas descendo pela chaminé... deve ser para aquecer um pouco!! Sabe, um dia o meu filho levantou-se durante a noite e veio espreitar para ver se o pai Natal já tinha chegado. Então veio a correr ter comigo, muito aflito, a dizer o seguinte: Mama, mamã, anda ajudar o Pai Natal porque ele ficou preso na chaminé!!" ! É que eu ainda só tinha colocado um presente debaixo da lareira, e ele pensou que o Pai Natal não conseguia descer para colocar os restantes... Agora já está mais crescido, mas ainda mantemos a dúvida... Um grande beijinho!

      Eliminar
  4. Me gusta esa decoración Navideña Manuela ,,, rústica ,, silvestre y muy ecológica ,,, yo recién hoy comenzare a preparar Mius adornos navideños

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Angélica, eu sei que por aí está calor, por isso estou curiosa por ver as suas decorações de natal...Uma boa semana para si!

      Eliminar
  5. Que gira decoração!
    santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
  6. Olá Manuela, boa tarde. Não me leve a mal se lhe disser aqui o que já comentou no meu blogue. Enquanto me elogia de forma tão simpática a maneira como relato alguns acontecimentos, tenho de lhe dizer, que, ao vir aqui,e entrar em contacto com o cuidado visual, o arranjo cromático e atenção que coloca nos detalhes me deixa maravilhada. são um grande conforto visual. parabéns pela belíssima decoração e pela simplicidade transmitida. bom domingo. um beijinho. Mia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mia! O seu comentário é que me deixa embaraçada :):) Ainda bem que gosta de vir aqui, porque para mim também é um prazer enorme passar no seu blog... Há blogs que marcam não só pela positiva mas também pela diferença, e o seu é um deles!! Beijinho! Uma boa semana!

      Eliminar
  7. Linda, mesmo muito bonita! Adorei, simples e ao mesmo tempo sofisticada!

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado, Celine! Uma boa semana para si ;)

      Eliminar
  8. Simplesmente encantador e tocante esta árvore tão diferente...parabéns!!! Também hoje comecei por aqui os preparativos de Natal...!
    Beijinhos Manuela
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria!! Que bom a sua presença por aqui, com comentários tão gentis... Já faz parte da "casa" :) Uma boa semana para si querida!

      Eliminar
  9. Olá Manuela!
    Estão lindas estas decorações de Natal! Gosto muito dos ramos de ameixeira pintados de branco. São originais do habitualmente visto e não são menos bonitos... Pois, tudo o que existe na natureza, me encanta. Desde as plantas, às pedras, às conchas, aos galhos, ramos... enfim, com um bocado de vontade, tudo isso tem um lugar especial fora do contexto que habita. A coroa está simples, mas muito bonita.
    VeraMaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera! Quando se faz a poda das árvores, aproveito sempre muitos galhos para "inventar"mil e uma coisa... Depois é só pintar, ou deixá-los ao natural... E de facto, tal com diz, tudo o que existe na natureza é encantador... A minha ideia é também mostrar que podemos criar ambientes confortáveis a baixo custo, ou até mesmo custo zero... Concorda? Uma boa semana para si e obrigada por gostar de passar por aqui!

      Eliminar
  10. Era uma vez uma casinha muito distante lá no norte , onde vivia uma menina muito querida e sábia que presenteia quem a visitava com prosas ,chá e serenidade .
    Dá gosto passar por lá e ver que faz tudo com carinho ,bom gosto e leveza .
    Agora com o Natal á porta começou a magia e eu estou encantada .
    ADOREI TUDO :)
    bjs Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lulu! Não é que eu adorei o seu comentário?! Ficou no meu coração! O comentário e a autora do comentário!! Logo, logo, vou publicar mais fotos de Natal... espero que goste! Mas sabe, a casinha é no norte, mas não é muito distante...Pode vir quando quiser! Um abraço grande para si!

      Eliminar
  11. :) :) :) Está encantador, charmoso, fofinho e bonito!
    Para não falar de ecológico, diferente e especial!
    Adorei! Especialmente os sininhos...
    Beijinho
    Estou ansiosa por ver a decoracão citadina :)
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :):) Obrigada Teresa! Ainda bem que gostou... Com o seu bom gosto, fico contente que tenha gostado!! Logo, logo, vou mostrar o Natal na cidade!!! Um grande beijinho para si!

      Eliminar
  12. Boa noite Manuela, a sua decoração de Natal está simplesmente fabulosa.
    Tem tudo a ver com o ambiente de campo, cheio de magia, com o qual já nos habituou.
    Adorei!... Beijos e uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lenny! Fico muito contente que tenha gostado! E já vi que mais uma vez pensamos da mesma forma... quando fiz esta decoração de natal, foi exactamente a pensar no ambiente do campo e na simplicidade que lhe está inerente... Acho que este "sitio" pedia mesmo algo com um pouco de magia como a Helena escreveu... Beijinhos e uma boa semana para si!

      Eliminar
  13. Amiga. Bonita decoração de Natal. Adorei a tua árvore, a predominância do branco salpicada com as cores vivas das louças. O carrinho de chá, em branco, ficou maravilhoso!! Um ambiente bem alegre e acolhedor, Parabéns, Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, viste como eu conservei bem as bolinhas de Musgo?! Vê só que nem perderam a cor!! A Lúcia do Dama das Camélias gostou muito! Um xi-coração para ti!

      Eliminar
  14. Excelentes fotos, árvore de natal é encantadora.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Magda, fico contente que tenha gostado:) Uma boa semana para si!

      Eliminar
  15. Manuela, está tudo caprichado, boa semana e beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mira! Uma boa semana par si, beijinho :)

      Eliminar
  16. Que lindo Manuela, adoro o branco!
    E aquelas bolinhas de musgo, quando lhes deitei o olho pareceu-em logo uma excelente ideia para fazer cá em casa ;) vou pedir à Evelyne se não se importa.


    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lúcia, tenho a certeza de que vai fazer umas bolas de musgo muito bonitas! Tenho a certeza de que a Evelyne vai ficar muito contente, e vai até dizer-lhe como foi que o Pai dela as fez! Ao vivo ainda são mais bionitas... depois mostre-nos! Beijinhos para as três meninas!

      Eliminar
  17. Simplemente preciosa decoración Manuela, me encanta la idea del árbol!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vicky, fico contente que tenha gostado da minha árvore... Uma boa semana para si! "Saludos"!!!

      Eliminar
  18. Que bonitas! Adoro as suas decorações!
    santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
  19. Sua árvore ficou linda, assim como o resto da sua decoração, sou adepta de galhos nas decorações natalinas, até postei sobre o assunto. Parabéns, adorei!
    Beijos
    Tereza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Tereza! Já fui ver a sua postagem e também gostei muito... deixei lá comentário! Beijinho e boa semana para as duas!

      Eliminar
  20. Olá Manuela,
    Mais um excelente texto acompanhado de maravilhosas fotos, ou o contrário!
    Não sei sinceramente onde via buscar a inspiração, mas visitar o seu blogue é sempre uma lufada de ar fresco, uma terapia até.
    As decorações, como é hábito, estão simplesmente MARAVILHOSAS, muito campestres, mas ao mesmo tempo, com imenso requinte. Parabéns minha querida Manuela.
    Obrigada por partilhar connosco este seu estrondoso bom gosto.
    Um grande beijinho e boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria João! É mesmo um amor! Sabe, a inspiração encontro-a no meu dia a dia... Na minha profissão lido muito com problemas graves das pessoas, e depois do trabalho, tento colocar todos esses problemas um pouco de lado, desfrutar da família maravilhosa que tenho, e encarar o lado positivo da vida... E sou eu que agradeço que partilhe a sua simpatia e generosidade comigo! Um grande abraço para si! E uma boa semana!!

      Eliminar
  21. Claro que si!! todo ecológico y precioso.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou!! "Besitos" para si e uma boa semana!

      Eliminar
  22. es muy bonita... especialamente los arbol de palo y colores! encantada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado! "Saludos"! tenha uma boa semana!

      Eliminar
  23. Olá Manuela,

    Linda a decoração, muito criativas e elegantes, como sempre!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Regina! Você é que é sempre simpática! Beijinhos e uma boa semana para si!

      Eliminar
  24. Quem me encanta...É encantadora!
    Em decoração gosto de jarras aos pares...Lindo o azevinho!Lindas as bolas de musgo!Já passaram tantos anos,mas as memórias continuam vivas!O meu fascínio por sinos era de tal forma...Era um dia de Maio...Na minha inocência....Foi o dia de subir a estreita escada de caracol!Ali fiquei até satisfazer a curiosidade!Enorme como o seu canto!Já vinha a meio...E dei conta que tinha ido longe demais...Ouvi o eco da chave...Tinham fechado a porta!Ali fiquei caladita...Só à tardinha,o sacristão veio tocar o sino para o Mês de Maria...Escusado será dizer que toda a vila ficou a saber!Ainda bem que eu não tinha força para o fazer tocar,senão todas as aldeias das redondezas teriam vindo ao som do campanário!
    E,por falar nesse carrinho de chá lindo...A filha vai ajudar,sim.
    Uma feliz semana!
    Beijinho da Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, quem me encanta... é encantadora!!!!! Sabe que tive de rir ao imaginar essa menina pequenina, junto ao sino grande, à espera que o sacristão abrisse a porta?! E olhe que eu sei do que fala!! Vivi em criança perto de um desses sinos... e sempre tive curiosidade de subir e ver de perto... mas confesso que nunca fui tão corajosa!! Se bem que a sorte protege os audazes!! É sempre um prazer ler os comentários de alguém que teve uma infância como a sua, e que de quando em vez me fazem recordar a minha também... Um abraço! Uma boa semana!

      Eliminar
  25. Todo hecho con muy buen gusto! me encanta !!!
    saludos :)

    ResponderEliminar
  26. Manuela, parabéns pela bela decoração.
    Gostei da simplicidade transmitida, mas tudo de muito bom gosto.
    Adoro o branco.
    Agradeço por compartilhar conosco, aqui.
    Boa semana. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana Maria! Eu é que agradeço a sua presença! Boa semana para si... Beijinhos!

      Eliminar
  27. Os arranjos estão todos lindos, adorei a ideia de utilizar galhos secos pintados de branco!
    Digno de uma revista de decoração!
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério Anne?! Obrigada! Ainda bem que gostou! Beijinho:)

      Eliminar
  28. A Manuela com sempre brinda-nos com as suas ideias simples mas requintadas. Gosto imenso do branco como base nas decorações de Natal. Ainda por cima aqui tem o mérito do reaproveitamento. Manuela, obg pelo bonito comentário que deixou no blog. Não esperava uma participação tão massiva na brincadeira do sorteio, e tenho ficado francamente tocada com as vossas palavras. Desta vez, foi falta de experiência, para a próxima terei de preparar mais prendas, vcs merecem. Bj grande e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Val! Obrigada... Vou acreditar então no "simples e requintado"!! :):) Então vai ter mesmo de preparar mais prendas, porque aquelas eram um "must", como diz a minha filha!!! O seu blog é bom Val! Mesmo quando faz posts mais simples o texto é sempre muito bem escrito, e isso faz toda a diferença... E tenho reparado, que os comentários que as suas leitoras deixam vão no sentido daquilo que acabo de escrever! Um abraço, e uma boa semana!

      Eliminar
  29. tudo tão lindo e tão mimoso :) sou fã deste bom gosto todo que paira neste blog beijin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é que é mimoso :):) Obrigada! Também sou fã do seu... Beijinhos!

      Eliminar
  30. Adorável e original! Gosto muito das suas ideias! Tudo muito vivo e verdadeiro!
    Beijos,
    Rosa
    Le Paquet

    ResponderEliminar
  31. Que bien te ha quedado Manuela. Y mil gracias por dejarnos siempre un comentario.

    Nosotras! siempre te leemos aunque a veces nos es imposible comentar en todos.

    Un saludo a ti y a tus lectores de petitecandela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " Gracias"! Fico contente que tenham gostado... "Saludos" para vocês!

      Eliminar
  32. Olá Manuela muito linda a sua árvore e a coroa, a coroa eu amei, eu gosto de árvores verdes e naturais só que o ruin é que pra isso precisa cortá-las né, taí o problema, mas sua ideia de reaproveitamento é muito boa e eu acho que velas são muito mais lindas e mais a cara do natal do que lâmpadas sabe. beijuss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gabi! Ainda bem que gostou!! E de facto as velas têm muito mais a ver com o Natal.... Beijinho

      Eliminar
  33. Simplesmente muito bonita sua árvore e seus acessórios de natal!!
    Bom gosto você tem de sobra..Abraços.
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, que bonito elogio... Obrigada! Um abraço!

      Eliminar
  34. Oi anjo! Adorei sua decoracao! Alias, isso nao é nao novidade neh? Eu sempre te digo isso aquí.
    Beijos para vc

    ResponderEliminar
  35. Olá Manuela,

    Este post fez-me ter várias ideias :-)
    Gostei imenso do carrinho, gostei do galho da ameixoeira, gostei dos pormenores... E quando as coisas são recicladas, aproveitadas e transformadas por nós dão sempre muito prazer... Além de que é económico e isso hoje em dia é muito importante!

    Parabéns :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou! Mostre-me depois as suas ideias:) Beijinho

      Eliminar
  36. Manuela

    Espectacular este post, o que se pode dizer mais do que aqui nos mostrou.
    Adorei todos os pormenores, campo, simplicidade, bom gosto, decoração, tudo tem tudo o que se pode desejar para ter uma decoração linda e o melhor de tudo é ecológica e económica.
    Obrigado por estas lindas imagens :)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado! E eu é que agradeço! Volte sempre :) Beijinho

      Eliminar
  37. Tudo lindo, maravilhoso! O carrinho de chá é um sonho! Parabéns Manuela!

    ResponderEliminar
  38. Que preciosidad de decoración, me gusta todo Manuela. No se porque no me salen todos tus post, voy a tener que revisarlo o venir de vez en cuando aunque no me aparezca nada. Un abrazo y felicidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marina, espero que já consiga visualizar! Um abraço!

      Eliminar