domingo, 22 de setembro de 2013

Outono com docinho de figo!!!

     Olá!

      Sejamos todos bem vindos ao Outono! À nostalgia e à melancolia... à reciclagem dos elementos da Natureza e da nossa vida!
       Agora a noite chega mais cedo, mais fria e os ambientes vão querer-se mais calorosos... com mistura de tons como o castanho chocolate, o amarelo, o laranja e um pouco de vermelho... As flores dão agora lugar aos galhos secos, ás folhas, ramos, maças... E para mim o Outono quer um toque de rústico! Por isso hoje, aqui pelo campo, não podia deixar de trazer para dentro de casa cores mais ricas e quentes numa homenagem a esta estação mágica... Convido-vos a entrar na minha cozinha, hoje a lembrar uma cozinha quase, quase "gourmet"... 


    Vamos lá então assinalar o inicio do Outono!
     


           Entre conversas e biscoitos, entre um café informal e alguma algazarra foi dia de fazer o doce de figo... Gosto de fazer os doces com a fruta da época, e daqui até ao Natal as prateleiras vão-se enchendo de doçaria, que depois enchem os cabazes para oferecer a quem nos visita nessa altura!


      
           Aqui estão eles já devidamente embalados, este ano animados por etiquetas XXL, para dar graça e encanto... Para tornar a tarefa mais animada, o café esteve sempre pronto a servir, desta feita em tons de castanho, numa alegoria ao inicio do Outono!


      
          Detalhes...



          E mais detalhes!



         Por cá também já se apanham as nozes, e não tarda nada os marmelos! Depois é só juntar tudo e fazer muitas tigelas de marmelada com nozes!! Até finais de Dezembro, os fins de semana aqui pelo campo são dedicados a estas delicias caseiras...


          Manias...


       
          Enquanto os frascos se foram enchendo, a casa foi ficando deliciosamente perfumada com o aroma do figo...



           E quando a noite chegar, um queijinho de cabra, envolvido em massa filó, vai sair do forno directamente para a mesa onde será coberto com o doce de figo! Caso para dizer ... opíparo! 


     
         E a cozinha ficou assim em modo "gourmet"....


        
          Frutos secos a lembrar a época....


        
         A mesa repleta de frascos...



          As prateleiras cheias...


 
         Mais...



         E mais....



         Alguns frascos a enfeitar a banca da cozinha...



         Tabuleiros repletos como eu gosto!



         As tais etiquetas "king size", ou "xxl"...



        Em ironia...


       
         E na dose certa... com peso e medida!!


        
      E a seguir, deixo ficar a receita para a querida  Lulu  do blog http://walkingonsunshinefnc.blogspot.pt/, que gentilmente ma pediu no comentário que deixou à minha publicação anterior sobre figos....



           Então cá vai Lulu, especialmente para si:


 Ingredientes:

.1Kg de figos;
.500 gr de açucar;
.1 pau de canela;
. 1 casca de  limão.

Mais :
. uma boa dose de paciência;
. duas doses de ternura;
. três doses de sorrisos;
. quatro doses de simpatia;
. uma mão cheia de amor!


Preparação:

. Dar um corte nos figos e colocar numa panela;
. Colocar a casca do limão com algumas gotas de sumo do mesmo, e o pau de canela;
 .Cobrir com o açucar.

    Aqui utilizo a tal dose de paciência: coloco a tampa na panela e deixo uma hora a macerar!
    De seguida, vai a lume brando durante cerca de duas horas.  Vou mexendo... Depois desse tempo, passo a varinha mágica de forma grosseira, para ficarem bocados de figo inteiros...( Isto para o caso de o doce ser para acompanhar com salgados, por exemplo com queijo, com presunto etc... Se for para barrar em tostas, scones ou pão, neste caso passo a varinha mágica mais um tempo, de forma a não ficarem os  pedaços de figo inteiros, valeu?)

Nota: os frascos devem ser fervidos. Depois de encher os frascos, colocar virados ao contrário. Deixar ficar assim até o doce arrefecer por completo... Só quando o doce esfriar completamente (às vezes deixo ficar durante toda a noite) é que coloco os frascos direitos, a fim de criar vácuo! Enfim, nada de mais...

   Ah! Lulu, não se esqueça de que enquanto estiver a confeccionar o doce deve ir alternando com os outros ingredientes que referi!!!!!!!!!!!! Misture tudo como lhe aprouver!! Um beijinho para si!



     Uma boa semana para todos... Obrigada!
.


66 comentários:

  1. Olá Manuela, que linda ficou a sua cozinha com todos esses frasquinhos apetitosos, que pena eu nâo
    visitar sua casa, deliciasssss beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela eu adoro doce de figo e fico muito contente que tenha partilhado a receita.Vou fazer de certeza.
    Já tem a casa a cheirar a Outono, a mim já me custa um pouco despedir-me da estação do Verão que eu tanto gosto. Ainda por cima este ano está a prolongar-se mais um pouco com o calor que ainda se faz sentir.
    Desejo-lhe uma boa semana, beijinhos:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lenny, muito obrigada! Só a cozinha da minha casinha de campo é que cheira a Outono!! Hoje já estou na cidade, e por aqui o calor ainda é tanto que nem apetece pensar no Outono!! Boa semana para si! Beijinho.

      Eliminar
  3. Ai, doce de figo! Que delícia! Os frascos ficaram lindos, Manuela!... Realmente, a fotos até cheiram a Outono... :)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipinha, muito obrigada pela sua simpatia!! É um Outono um pouco diferente, com o imenso calor que se faz sentir!! Boa semana para si! Bjinho.

      Eliminar
  4. Manuela que lindezas, um capricho só, emocionante e inspirador, queria estar nessa despensa, hehe, amo doces caseiros. bjos flor, boa semana, obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eva, que pena morar tão longe,senão deixava-a mesmo entrar na minha despensa! Boa semana para si! Bjinho.

      Eliminar
  5. Hola Manuela ,si ya estamos en otoño,con esos tonos tierra,has decorado muy bien ese rincon en la cocina.
    La mermelada de higo uuhhhhmmmmm parece que esta deliciosa,que buena presentación con las etiquetas.
    Muy buenas fotos.
    Eres un encanto,un gran beso de las dos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minhas amigas, vocês são sempre uns amores! Muito obrigada! Boa semana para as duas! Bjinhos.

      Eliminar
  6. Olá Manuela, os figos, a compota, as etiquetas, esse bule maravilhoso, o fundo do tabuleiro em ponto cruz e até os dois frascos de doce de figo em cima do livro de baixas calorias, tudo lindo, delicioso. De comer (olhar) e chorar por mais.
    Bjs. Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisete, que bom vê-la por aqui! Ainda bem que gostou... Fico contente! Boa semana para si! Bjinho

      Eliminar
  7. que post maravilhoso ... tudo tão lindo e com aspecto delicioso ... parabéns. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente de a ver por aqui!! As suas publicações também são sempre muito apelativas! Nunca deixo de passar por lá... Uma boa semana para si! Bjinho.

      Eliminar
  8. Que querida Manuela ter feito este post a pensar também no meu pedido .
    Claro que irei fazer com muito gosto e carinho ,muito ,muito obrigado pela partilha .
    As fotos estão magnificas ,eu adoro esta estação e cá em casa também já se vai sentido um cheirinho a Outono.
    Boa semana
    bj mt grande para si
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um prazer partilhar algo com pessoas que valem a pena, como a Lulu! Ainda bem que gostou! Tenho a certeza de que aí por casa o cheirinho a Outono deve também ser maravilhoso! Apesar do calor que se faz sentir!!
      Boa semana para si! Bjinho!

      Eliminar
  9. Docinho caseiro, tão bom! No ano passado colhemos uma boa quantidade de abrunhos e fizemos um doce super delicioso. Acho que o que é feito em casa com amor tem outro sabor: o meu doce soube-me ao melhor doce do mundo. Tenho a certeza que sentirá o mesmo :) Beijinho Manuela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlinha, sabe que penso da mesma maneira? Estas coisas feitas em casa são as melhores! O seu doce de abrunhos também deve ter ficado fantástico... nunca fiz,é uma sugestão!! No próximo fim de semana, vou fazer outros docinhos, desta feita, de tomate (colhi imensos) e já vou fazer alguma marmelada com marmelos que também já colhemos!! Às vezes questionam-me sobre eu "ter paciência" para estas coisas, e eu respondo sempre da mesma forma: é uma forma de descomprimir de toda uma semana cheia de stress e trabalho!! E há muito tempo que tento não levar trabalho para casa durante o fim de semana! Desligo o telemóvel e "encerro para descanso"... Um xi-coração para si.

      Eliminar
  10. Tudo tão bonito (como sempre)
    Mas eu ainda não estou preparada para o Outono...lá mais para Novembro quando estiver na Feira do Cavalo, aí irão começar a apetecer-me frutos secos, castanhas e compotas...
    Mantenho-me em modo Verão até que o frio me obrigue a mudar o chip.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Sabe, também não estou muito preparada para o Outono!! É só na casinha de campo... Aqui pela cidade ainda faz imenso calor e de facto julgo que o "modo Verão" ainda vai permanecer mais uns tempos... E olhe que trabalhar com este calor devia ser proibido!!! Enquanto o calor se mantém devíamos era ser obrigados a trabalhar junto ao mar!!! Boa semana para si! Bjinho

      Eliminar
  11. Olá Manuela!!
    Como sempre amo seus posts e suas coisas para decorar e deixar o ambiente mais acolhedor. Estou aqui babando pelos figos.
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Muito obrigada pelos seus comentários sempre tão deliciosos! Se pudesse fazia chegar aí alguns figos... Boa semana para si! Bjinho.

      Eliminar
  12. Olá Manuela!
    Fotos e ambientes lindos como sempre. Também gosto de uma cozinha cheia, não tenho é grandes mãos para a cozinha, sinceramente, e acho que já não chego lá..... Li aí em cima que vai fazer doce de tomate: pode colocar a receita desse também? tomate, sob qualquer forma, é comigo!!!....Bjs!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos duas! Fica prometida a receita das minhas delicias de tomate! Mas depois tem de fazer mesmo! Muito simples e super facil... aproveito também para fazer molho de tomate para utilizar durante todo o ano nos meus cozinhados! Boa semana para si! Bjinh



      Eliminar
  13. Oi, Manuela, gostaria de ter essa habilidade toda e todo esse capricho para produzir potinhos tão lindos assim, mas por enquanto me limito apenas a meus móveis...rs! Beijo e ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Porque eu gosto muito do seu blog, e das sugestoes que publica por lá! Uma boa semana para si! Bjinho

      Eliminar
  14. Hola Manuela, feliz comienzo del otoño, y por tus imagenes ya estas preparada para pasarlo muy bien :)
    Que ricas las mermeladas, y hermosa presentacion.
    Saludos y gracias por pasar por mi blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Andrea! Uma boa semana para si! Saludos.

      Eliminar
  15. Oi Manuela,
    Eu sou louca por doces!
    Por aqui estamos comemorando o início da primavera.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Nina! Por aqui estamos com um Outono muito, muito quente! Boa semana para si! Bjinho!

      Eliminar
  16. Adoro vir aqui ver as imagens. Está tudo tão bonito e o doce parece ser bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu fico muito contente que venha!! Obrigada e uma boa semana para si! Bjinho!

      Eliminar
  17. É que não posso ficar indiferente a tanto luxo.Já não bastava todo o requinte das mesas...E pimbas!!!!Levas com o recheio,e ficas com água na boca!!!!Á pois éééééé´....Doce de figo feito á moda da Manuela não é para todos.Por que nos dias de hoje,quem é que tem :A paciência,a ternura,a simpatia e todo o amor que a Manuela consegue transmitir e ainda deixar-me com um sorriso de orelha a orelha.Obrigada Manuela,é que ás vezes não tem sido fácil!!!
    O leque bordado a ponto de cruz no tabuleiro,maravilhoso a fazer lembrar-me,Zarza La Mayor,onde fui tantas vezes comprar bonecas,bebés careca que faziam tudo e mais alguma coisa....E...Depois tive a bebé careca mais linda do mundo!!!
    Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria! Luxo são os seus comentários! E a alegria que neles transmite! Sabe, este blog é um mundo completamente distinto do meu trabalho diário! Mas igual à minha vida quando chego a casa ao fim do dia e bato a porta... Obrigada por estar sempre por aqui! E ainda bem que a faço sorrir... os amigos são mesmo para isso! Uma boa semana para si! Bjinho.

      Eliminar
  18. Olá Manuela!
    Que belas imagens cheirando o Outono... Eu adoro o Outono... os dias mais temperados (com menos calor) o doce entardecer, manso e acolhedor... Ás vezes busca-se um "pullover" ou um casaquinho fino, e como nos aconchega ... Mas na verdade, esses dias estão longe, por aqui ainda faz muito calor mesmo.
    Outono para mim, também cheira a marmelada. Aquele cheirinho dos marmelos... é delicioso! Mas vamos aos figos... Gosto de alguns figos... mas não abuso na quantidade porque são muito calóricos e os anos trouxeram-me uns quilos a mais... É verdade que com outros frutos,como as uvas, esqueço-me que também são muito calóricas...
    Quanto aos doces e compotas de frutos, adoro, delicio-me, embora o de figo não seja dos meus favoritos... pois normalmente é muito doce... Mas os frascos, as tampas, os rótulos são um encanto... Lembro-me da minha infância...Tinha uma madrinha que os fazia divinalmente ....E faz-me lembrar também um certo requinte, sabedoria... de quem os faz. Com pena minha, tenho pouco jeito para eles; não tenho sido feliz nas minhas experiências... por isso aprecio muito quem os faz bem. O de tomate é dos meus favoritos e como a Val fico esperando a sua receita .... Reparei que o de figo tem metade do açucar da fruta e isso agrada-me, porque não gosto dos escessivamente doces...
    Fico à espera. Dá para sentir que a Manuela é "prendada" e tem uma sensibilidade especial, melhor dizendo, uma sensibilidade encantadora.
    VMaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que comentário delicioso! Como os meus figos!! Ainda bem que gostou, e fica aqui a promessa da receita do docinho de tomate! E sim, eu reduzo a dose do açucar para metade! Dura menos tempo (aguenta sempre 6 meses!) e se colocarmos a dose recomendada, pode durar um ano ou mais!!! Acho que não compensa... Depois é bom ir fazendo estes doces ao longo do ano e sempre com a fruta da época! E muito obrigada por me fazer sentir especial! Boa semana para si! Bjinho!

      Eliminar
  19. Hi Manuela,

    Beautiful photo's with an autumn feel to them! You have been really busy. The fig conserve looks good!

    Happy week,

    Madelief x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for the comments so sweet! A good week for you, kisses

      Eliminar
  20. Hmmm, que delícias tão boas... E que saudades de aqui vir visitar este cantinho que cheira tanto a lar! Mas tu, Manela, estás dentro do calendário - ao passo que eu ainda estou em contra-ciclo...
    Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que saudades de a ver por cá!! E pela Casa das Miús! Então vamos lá acelerar o compasso...Muito obrigada e aproveito para enviar um beijinho para as duas manas!

      Eliminar
  21. Manuela, que post lindo! Senti o perfume da sua cozinha e do docinho de figo.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério?! Que feliz que eu fico! Ah! Espero que o seu pensamento continue a viajar muito e sempre com novidades!!! Obrigada, Beijinho.

      Eliminar
  22. Bom dia Manuela,
    Muitos Parabéns por esses dotes de doçaria!!!
    A vida no campo deve ser linda...especialmente nesta nova estação do ano...
    Obrigada pela partilha!
    Boa semana e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Silvia, acredite que não são dotes!!! É apenas a vontade de quebrar um pouco a rotina... A vida no campo nesta altura é de facto deliciosa, só tenho pena de a usufruir apenas durante o fim de semana!!! Beijinhos!

      Eliminar
  23. Olá! Tudo delicioso e apetitoso! Apetece entrar no outono e esquecer o verão! (Nunca pensei vir a dizer isto!!!!!) Adorei os "ingredientes extra"!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha amiga, que bom ver-te por aqui... É que nós mocinhas letradas, mestradas, doutoradas e por aí acima temos a mesma essência comum (lá bem no fundinho!!!) : quando tiramos os saltos altos e a maquilhagem, gostamos de fazer docinhos, adoramos decorar as casinhas, ficamos contentes em fazer umas comidinhas deliciosas... E não é vergonha nenhuma vir aqui ao blog da amiga!!! Como refere lá no blog "O sexo e a Idade", um comentário por dia e nem sabes o bem que te fazia! Rubricado e devidamente assinado!!! Agora a sério, muito obrigada! Um grande xi-coração do tamanho da nossa amizade!

      Eliminar
  24. Tudo tão bonito e acolhedor. E eu que adoro o Outono... Adoro o fresco, o brilho do sol, as cores, os cheiros, as borralheiras, as promessas de aconchego junto à lareira ((para quem pode...), as castanhas, as passas, a chuva misturada com o sol e as nuvens fofinhas, tudo é um encanto. Suspiro... Bons momentos para si e toda a sua gente, misturados com os odores dos doces de fruta na panela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Margarida! Então somos duas! Também gosto de tudo o que adjectiva em relação ao Outono!! E ainda mais do aconchego junto à lareira... E até retribuo o seu suspiro!! Beijinho para si e tudo de bom para a sua gente!

      Eliminar
  25. Olá Manuela,
    Não sei o que se passou mas a mensagem que mandei a partir do ipad não chegou aí!!. O que dizer, que és uma dona de casa perfeita, com jeito para tudo, decoração, arte de bem receber, bons petiscos, coozinhados, e doces, geleias...
    A decoração da tua cozinha ficou ainda mais "apetitosa"! Como sempre lindo texto e belas fotos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida Amiga!! Muito obrigada pelo teu carinho, mas tens de fazer uma rectificação: que sou uma boa dona de casa...apenas ao fim de semana!!!!!!!!!!!!!!! E tu também és isso e muito mais!! E vamos lá aos créditos: de decoração percebes tu! Eu? Dou um jeito... Um grande, grande xi-coração!

      Eliminar
  26. Que delícia deve ser chegar à sua casa e se deparar com tantas delícias! Amo doce de figo. Me lembra Natal, família, crianças correndo... me lembra minha sogrinha querida que os prepara todos os anos. Delícia e nostalgia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe só que recordações deliciosas!! Obrigada! Bjinho.

      Eliminar
  27. Oi Manuela!!
    Passando para te desejar uma ótima quarta!!
    Abraços.Sandra

    ResponderEliminar
  28. adoro tudo o que é de figo, deve ser delicioso!!

    ResponderEliminar
  29. Preciosa entrada para el inicio de otoño,parece todo muy delicioso!!

    ResponderEliminar
  30. Olá, cheguei aqui através do blog Anfitriã.
    Adorei tudo que vi e até mandei seu link para uma amiga que gosta tb de cozinhar.
    Vou ficar freguesa.
    Tenhas uma otima semana. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! Que bom que chegou até cá... Ainda bem que gostou e fico à espera que vá passando por aqui!! Muito obrigada, Bj

      Eliminar
  31. Hizo mermelada ??? Si es lo más rico que hay!! Pero debe dar mucho trabajo ,,no?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda só fiz o doce de figo. Este final de semana tenciono fazer a marmelada, que é muito, muito fácil de fazer!! Beijinho para si!

      Eliminar
  32. E essas etiquetas lindas que vc fez, como? Que programa, Manuela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As etiquetas eu imprimo da internet! Digite no google imprimir etiquetas para doce. É só escolher! Espero ter ajudado...

      Eliminar