quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Figos...

               Olá!

         Quem nunca ouviu o provérbio "Setembro molhado, figo estragado"? Eu lembro-me de ser bem pequenina e ouvir este adágio aos meus avôs... E agora já sou eu que transmito estes ensinamentos aos meus filhos... Os provérbio memorizam-se muito facilmente, e são usados não só pela gente do campo, como por todos aqueles que de uma forma ou outra os introduzem nos seus discursos... Os próprios professores  mandam os meninos fazer trabalhos de casa sobre o assunto... Parece-me que alguns provérbios já estão desactualizados e até é difícil fazer entendê-los às nossa crianças, que falam mais a linguagem tecnológica... Mas quer queiramos ou não, são reais e não há como esquecê-los...
      Ontem servi de sobremesa figos, e porque estamos em Setembro, e os figos eram deliciosos, lá tive eu de explicar essa do "Setembro molhado, figo estragado" ao meu filho mais novo! Sim, dizia eu, este provérbio é verdade, pois os melhores figos são os de Setembro, se não chover... Sabem qual foi a observação?!  "Então e com isto do aquecimento global, hein?! Vais ver que o provérbio vai ter de mudar..."! Sem comentários...e sem palavras!!!!!!!!!!!


    
             Hoje com   figos... servidos num pote de vidro, e porque não?



       Enquanto a temperatura não desce, refrescar o final dos dias com fruta e com a alegria de saber que todos vão gostar é mais do que motivo para fazer algo mais... Usar e abusar da imaginação pode transformar um simples momento em família num "acontecimento" para mais tarde recordar... Gosto disso! E cá em casa agradecem! Sempre! As visitas?! Essas já conhecem o meu gosto por essas manias.... e apreciam!



      Para a maior parte das crianças também já começou a escola, e isso também pode servir de pretexto para tanta coisa!! Porquê recebê-los ao final do dia sempre com o prato de sopa à frente, sempre no mesmo prato, sempre a correr, e sempre sem paciência? Mime os seus filhos com uma sobremesa diferente- ou igual !!- mas servida de outra maneira.... Eles vão adorar, e sentir a diferença! Sentir que são especiais...E comer mais e com mais vontade...




      E quer um conselho? Não guarde aquelas loiças bonitas só para as visitas e para os dias de festa... Acredite, nunca na vida irá ter visitas tão boas como estas... nem sorrisos tão sinceros!



           Cresci a ouvir a expressão " devemos poupar", "devemos guardar"... Certo! Mas poupe e guarde apenas o que é importante!! As coisa têm o valor que têm, e se não são usadas para que servem?!



         E já agora, vá aproveitando para comprar mais alguns figos ou colher -se tem a sorte de ter a figueira à mão de semear- e faça compotas, geleias e doces, que certamente irão fazer as delicias dos sábados de inverno... Eu?! Já fiz algumas, antes que os figos acabem... Gosto de as fazer com as frutas da época...



           Escusado será dizer que os figos voaram...



          Detalhes...



           E já que passou por aqui, sirva-se à vontade... Gostava de ver os doces que por cá se fizeram?!  Então prometo mostrar...




         Mais uma vez muito obrigada por passarem por aqui, e um agradecimento em particular para todos aqueles que deixam comentários tão carinhosos e que já fazem parte desta "casa"... E só por isso, podem tirar mais um figo do pote!!!!!

           






42 comentários:

  1. Muchas gracias por tu visita! así he podido conocer tu blog, así que me quedo por aquí, es muy interesante todo lo que publicas.

    Un saludo afectuoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário! Volte sempre... Bj.

      Eliminar
  2. Que maravilla, llevo todo el verano buscando higos y no encuentro. Solo un día este verano pude comprar brevas. Me ha encantado tu entrada, Genial!

    Marina

    ResponderEliminar
  3. https://www.facebook.com/marinainblue

    Te comparto en facebook en el apartado Todos los días, fruta

    ResponderEliminar
  4. Também adoro figos,há dias também fiz um post com uma entradinha com figos, veja :http://na-provincia.blogspot.pt/2013/08/figos-com-ricota.html
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha...para não variar, as tuas fotos são lindas, o amor que colocas em cada apresentação uma delícia...quanto aos figos, ADORO!!! Quer eu quer os meus filhos, mas este ano, como não fomos à casa de férias no final de Agosto, não consegui "chinchar" nenhuns. Este ano não tiramos a barriga de misérias, é que nem os vejo à venda por aqui...

    Saboreia uns por mim...
    Bjs minha querida,
    MJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria João! És um amor!Por aqui não houve falta de figos... Um grande abraço!

      Eliminar
  6. Mmmmm que ricos!!! Por aquí también nos gustan,es un sabor inigualable!!
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Cá em casa também adoramos!!!Mmmmmmmmmmmmm! Besos!

      Eliminar
  7. Oi, Manuela, adoro os provérbios, também uso muito todos os que aprendi com minha avó e tento passá-los para meus filhos. Mas vira e mexe precisam de uma certa releitura para funcionar...rs! Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo!!! Alguns dos provérbios precisavam mesmo de ser revistos!!!! Obigada, Beijinho.

      Eliminar
  8. Manuela ,que maneira mais original de apresentar os figos que lindo :)
    Adoro figos ,mas nunca fiz nenhum doce com este fruto,se tiver alguma receita partilhe
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu! Obrigada pela sua gentileza! Logo, logo, vou fazer uma postagem sobre o assunto e vou dar a receita,ok? Beijinho.

      Eliminar
  9. Manuela eu também sou uma apreciadora deste fruto delicioso.
    As suas imagens são tão lindas que até fazem crescer água na boca.
    Beijinhos, Lenny:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Simpatia sua Lenny!!! Também eu sou "gulosa" por figos!! Beijinhos!

      Eliminar
  10. Era de madrugada pela fresquinha que o meu querido Pai os ia colher e por na mesa à minha espera....
    E,eu "Chamava-lhe um figo".Sempre tive figueiras no quintal,é me um fruto muito familiar!
    Agora só no supermercado,e não ,não é a mesma coisa...Só por isso a Manuela vai ter que colocar mais no pote....Comi todos!!!!!!!
    Docinhos que só eles!!!!Maravilhosa apresentação dos figos!!!Então no pratinho uma delicia!!!!
    Conselhos todos são bem vindos...Alguém muito velhinha com muita sabedoria da vida,disse-me um dia:"Não guardes aquilo que gostas,para dias especiais,pois todos os dias são especiais!!!!!Tantas saudades tuas!!!!
    Beijo
    Maria

    Feliz entrada no ano escolar para os filhotes!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os seus comentários são sempre uma delicia!!! Quase que complementam as minhas publicações!! Escreve tão bem e de forma tão sentida... A tal "velhinha" tinha a sabedoria da vida! A que não se aprende nos livros! Muito obrigada... por tudo!

      Eliminar
  11. Que ricos los higos, me gustan muchísimo.. Gracias por tu comentario guapa..

    ResponderEliminar
  12. Adoro! Comi quilos, no Algarve. A sua apresentação é linda, de artista.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então somos duas! Também tenho comido "quilos"... Ainda bem que foi do seu agrado!! Obrigada, beijinho.

      Eliminar
  13. Oi Manuela,
    Acho que nunca comi o figo natural, só em doce.
    Concordo com você que devemos usar o que temos de bonito e
    não deixar apenas para visitas, aqui em casa não tenho nada guardado
    para ocasiões especiais, tudo está em uso!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nina!Sério que nunca comeu figos?! Tem de experimentar! É uma delicia! Ainda bem que pensamos da mesma maneira! Bjs

      Eliminar
  14. Hola,, gracias por tu visita, por aqui me quedo .
    Saludos :)

    ResponderEliminar
  15. Sou louca por figos Manuela, que perdição! :)

    ResponderEliminar
  16. E quem não é?! Logo, logo vou mostrar os doces de figo... Bjinho

    ResponderEliminar
  17. Ola amiga. Que requinte. Belas fotos. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Então um xi-coração requintado para ti!!

      Eliminar
  18. Adoro figos!
    Eu, tal como a Manuela entendo que as mais bonitas visitas da minha casa são os que aqui vivem e por isso mesmo as mesas e tudo o mais é disposto aqui no dia-a-dia com esmero e com o que de melhor temos; ao almoço não faltam flores na mesa e ao jantar não dispensamos as velas.
    Mesmo o miúdo (que agora já é crescido) quando era ele (ou é ele) a pôr a mesa nunca se esquece destes e outros pormenores e é com agrado que vejo que ele irá, seguramente, perpetuar esta bonita tradição; servir tão bem ou melhor os da casa do que as visitas que vêm.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! Partilhamos os mesmos valores... Um beijinho para si!

      Eliminar
  19. Respostas
    1. Obrigada! Tenho a certeza de que aí por casa as ideias também devem ser muitas e bem bonitas! :)

      Eliminar
  20. Manuela, seu blog é uma graça.

    Amei!

    Conheci seu blog através da Priscilla do Anfitriã.
    Parabéns!
    Não tem nada de melhor do que estar no campo, perto da natureza, perto das belezas simples da vida que inebriam a nossa alma e enchem nosso coração de alegria.
    Já estou te seguindo,pois quero ver cada novidade que vc trouxer para gente.
    Tem razão quando diz que devemos usar as porcelanas e louças bonitas, pois como vc disse se não são usadas para que servem? rsrs
    Nada mais bonito do que uma mesa cheia de beleza e de charme,não é mesmo?

    Um gde beijo
    Isabela

    www.life4up.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabela, que bom conhecê-la!! Ainda bem que gostou deste cantinho!! Muito obrigada, e fico à espera de a ver mais vezes por aqui! Beijinho para si!

      Eliminar
  21. Hola Manuela adoro los higos pero por acá no se dan de ese mismo color y son bien escasos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito! São deliciosos... Pena por aí não haver!Bj

      Eliminar
    2. Também gosto muito! São deliciosos... Pena por aí não haver!Bj

      Eliminar
  22. Sou Celia Regina do Brasil Ceara Fortaleza..
    vi pela escrita q ę portuguesa.
    Aqui nao temos pes de figos e so conheco os figos enlatados.
    muito gostoso teu blog abracos

    ResponderEliminar